Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nasceu em Vila Real, em 1950.
Fez os seus estudos musicais no Curso de Música Silva Monteiro e no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Composição, na classe do professor Cândido Lima. Frequentou ainda diversos cursos, nas áreas da Análise e Composição, Pedagogia Musical, Música Antiga e Direcção Coral.
A sua intensa actividade musical, desenvolvida em áreas distintas, concentra-se prioritariamente na composição. Desta forma, no período de cerca de três décadas, criou perto de três centenas de obras, abrangendo praticamente todos os géneros musicais: concerto, repertório sinfónico e coral-sinfónico, ópera, música de câmara, obras para instrumento solo, bem como numerosas bandas sonoras para o cinema e o teatro, onde se utilizam também diversos elementos da música electro-acústica. Contam-se também por muitas dezenas as harmonizações, arranjos, orquestrações e adaptações que realizou a partir de muitas melodias populares ou outras, e diversas peças didácticas ou de música para as crianças.
A escrita vocal tem ocupado um lugar de destaque na sua produção, quer se trate de vozes solistas, quer de repertório coral (“a capella” ou com o acompanhamento dos mais variados instrumentos e formações, incluindo a orquestra). A cultura portuguesa em todas as suas manifestações, desde a literatura às artes plásticas, do teatro e cinema à arquitectura, sem esquecer memórias de tempos, lugares e gentes, tem constituído uma orientação determinante da sua música. São inúmeros os poetas portugueses, de entre os mais importantes, que encontramos nas suas obras vocais ou instrumentais. Sem fundamentalismos de escola ou corrente artística, a sua escrita dá particular importância à componente harmónica e ao jogo polifónico. Sempre fascinada pelo movimento, pela cor e pela luz.
Uma larguíssima maioria das obras que compôs até ao presente foi estreada nas mais importantes salas, em muitas centenas de concertos, realizados tanto em Portugal como no estrangeiro (Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Áustria, Polónia, Hungria, Noruega, Finlândia, Macedónia, Eslovénia, Egipto, Índia, Japão, Singapura, México, Brasil, Canadá, EUA). Diversas obras foram gravadas e transmitidas pela RTP, RDP Antena 2 e outras estações de rádio e televisão, estando também representado em mais de duas dezenas de CD, editados pela Numérica e por diversas outras editoras nacionais e estrangeiras. Tem partituras editadas em Portugal e na Alemanha. Podem encontrar-se com regularidade inúmeras peças suas nos programas de muitos dos mais destacados intérpretes e formações.
Leccionou em diversas escolas, desde o Curso de Música Silva Monteiro e da ARTAVE até à Cooperativa de Ensino Superior Artístico ÁRVORE, sendo professor de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório de Música do Porto, desde 1984 até ao presente. Para além do desempenho de funções docentes nesta escola pública, foi presidente do Conselho Pedagógico, da Assembleia de Escola e do Conselho Geral. Tem desempenhado ainda funções docentes na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, nas cadeiras de Composição, Orquestração e diversas outras, orientando alunos de licenciatura e mestrado.
Tem sido convidado a integrar o júri de inúmeros prémios e concursos (Concurso de Órgão do Porto, Prémio de Composição “Claudio Carneyro”, Concurso Internacional de Piano “Vianna da Motta”, Prémio Fernando Lopes-Graça, Prémio Helena Sá e Costa, Concurso de Composição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, entre muitos outros), em alguns deles na qualidade de presidente. Desempenhou as funções de director artístico em diversas produções e gravações. Tem sido convidado para palestras e conferências ou para a orientação de cursos e seminários, a convite das mais diversas instituições. Integrou equipas de programas no Ministério da Educação, sendo o autor dos primeiros programas de Composição para as escolas profissionais de música.
Ligado desde o início da sua actividade profissional ao mundo da música coral, dirigiu diversos coros e formações instrumentais em inúmeros concertos, nomeadamente o Coro da Sé Catedral do Porto e a Orquestra Artave. Dirigiu o Coro Académico da Universidade do Minho, desde a sua fundação em 1989 até 2004, tendo realizado com esta formação mais de três centenas de actuações e concertos, em Portugal e no estrangeiro, tanto “a capella” como com acompanhamento de piano ou órgão, com quinteto de metais ou com orquestra.
Foi editor da secção de música da revista de artes “Ideias fixas”, tendo textos publicados em diversos livros, revistas, jornais e estações de rádio. Entre 1994 e 2008 foi colaborador permanente do jornal diário “ Público”, tendo publicado neste jornal perto de três centenas de textos de crítica musical. É autor de inúmeras notas para programas de concerto ou para edições em CD, mantendo uma rubrica regular na revista de Música “Glosas”.
Informação mais detalhada, diversas listagens da obra musical e da actividade desenvolvida podem consultar-se em vários sites da Internet, nomeadamente em Centro de Informação da Música Portuguesa (www.mic.pt).