Actualidade



World New Music Days 2021 · Xangai e Nanning · China

2021.03.25
[Foto: Xangai · Freeman Zhou no Unsplash]

No âmbito do Call for Scores para o World New Music Days 2021, a Miso Music Portugal/ MIC.PT, enquanto Secção Portuguesa da ISCM, convidou uma compositora e cinco compositores portugueses da actualidade a incluírem as suas obras na Candidatura Oficial para este Festival dedicado à música do nosso tempo; são eles: Ângela Lopes na Categoria 9 (Música Electrónica) com a obra Reciclo-Recírculos – em forma de sanza (2019), Armando Santiago na Categoria 7 (Piano Solo) com a obra Groupes III (2019), Filipe Esteves na Categoria 9 (Música Electrónica) com a obra Barra-a-Barra (2020), Jaime Reis na Categoria 4 (Música de Câmara – Grupo A) com a obra Sangue Inverso – Ametista (II) · Inverso Sangue – Granito (II) (2015-17), Miguel Resende Bastos na Categoria 6 (Obras Corais SATB) com a obra A Soldier's Cemetery (2016) e Rui Penha na Categoria 10 (Música Electrónica com Um Instrumentista) com a obra no man is an island (2014). As peças submetidas pelas Secções e pelos Membros da ISCM – Sociedade Internacional para a Música Contemporânea do mundo inteiro, serão seleccionadas por um júri internacional para integrarem a programação do Festival World New Music Days 2021, que decorrerá nos dias 17-25 de Setembro em Xangai e Nanning na China.

>> mais info




Espaço Crítica para a Nova Música · Reactivação

2021.01.04
[Foto: imagem ilustrativa · Luca Onniboni no Unsplash]

Em Dezembro de 2020 o MIC.PT reactivou o Espaço Crítica para a Nova Música, um fórum on-line para crítica livre e aberta, em que podem ser confrontadas de uma forma lata e profunda, opiniões firmes e gostos diferentes sobre as novas tendências na música criada em Portugal. É um lugar dedicado, por um lado, a estéticas e expressões múltiplas, fenómenos da criação, narrativas musicais, performances/ concertos/ espectáculos da música de arte actual, por outro, à sua relação com outras áreas, tais como artes visuais, dança, arquitectura, literatura, novas tecnologias, psicologia e sociologia. Fazendo referência às palavras do poeta, jornalista e escritor francês Anatole France, no Espaço Crítica para a Nova Música os críticos «contam as aventuras das suas próprias almas entre as obras-primas».
A partir de Dezembro o Espaço Crítica para a Nova Música conta com a colaboração regular de Pedro Boléo, crítico, jornalista, musicólogo e músico, cujos dois textos sobre dois concertos que decorreram no mês passado no O'culto da Ajuda e no CCB em Lisboa já estão disponíveis on-line. O primeiro, >> Diversas vozes despertas, diz respeito ao concerto pelo Lisbon Ensemble XX/ XXI que teve lugar no contexto da Extensão Emergência do Festival Música Viva 2020 e que no programa incluiu obras de cinco compositores portugueses. O segundo texto, >> Uma viagem donde não se sai ileso, é uma crítica ao concerto intitulado Utopia, no âmbito do qual os Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble e a Camerata Alma Mater, sob a direcção de Pedro Neves, estrearam o novo Triplo Concerto da autoria de Miguel Azguime.




Música de Invenção e Pesquisa · Novo Programa de Rádio

2021.01.04
[Foto: imagem ilustrativa · Austin Neill no Unsplash]

Música de Invenção e Pesquisa é o nome da nova emissão radiofónica produzida pela Miso Music Portugal e pelo MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, que a partir de Janeiro de 2021 substitui o programa Música Hoje. Por um lado, Música de Invenção e Pesquisa continuará as linhas temáticas e programáticas desenvolvidas no âmbito do Música Hoje, focando-se na música criada por compositoras e compositores residentes em Portugal, apresentado novidades discográficas, realizando entrevistas e mesas redondas. Por outro lado, no âmbito do programa quinzenal Música de Invenção e Pesquisa em breve inaugurar-se-á um ciclo inédito, no âmbito do qual compositores e compositoras irão apresentar e analisar as suas próprias obras musicais; esta será certamente uma oportunidade única de vir a conhecer, Em Primeira Mão, a música de invenção e pesquisa criada em Portugal. Os dois primeiros programas, a 8 e 22 de Janeiro à 1h00 da madrugada na Antena 2, serão dedicados a vários novos CDs com música portuguesa – Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra, Duo Contracello IV, Jaime Reis – Fluxus e Jaime Reis – Solo and Chamber Works.

>> MiP no Facebook

 

 

 

Espaço Crítica para a Nova Música

 

MIC.PT · Catálogo de Partituras

 

MIC.PT · YouTube