Actualidade

Espaço Crítica para a Nova Música · Reactivação

2021.01.04
[Foto: imagem ilustrativa · Luca Onniboni no Unsplash]

Em Dezembro de 2020 o MIC.PT reactivou o Espaço Crítica para a Nova Música, um fórum on-line para crítica livre e aberta, em que podem ser confrontadas de uma forma lata e profunda, opiniões firmes e gostos diferentes sobre as novas tendências na música criada em Portugal. É um lugar dedicado, por um lado, a estéticas e expressões múltiplas, fenómenos da criação, narrativas musicais, performances/ concertos/ espectáculos da música de arte actual, por outro, à sua relação com outras áreas, tais como artes visuais, dança, arquitectura, literatura, novas tecnologias, psicologia e sociologia. Fazendo referência às palavras do poeta, jornalista e escritor francês Anatole France, no Espaço Crítica para a Nova Música os críticos «contam as aventuras das suas próprias almas entre as obras-primas».
A partir de Dezembro o Espaço Crítica para a Nova Música conta com a colaboração regular de Pedro Boléo, crítico, jornalista, musicólogo e músico, cujos dois textos sobre dois concertos que decorreram no mês passado no O'culto da Ajuda e no CCB em Lisboa já estão disponíveis on-line. O primeiro, >> Diversas vozes despertas, diz respeito ao concerto pelo Lisbon Ensemble XX/ XXI que teve lugar no contexto da Extensão Emergência do Festival Música Viva 2020 e que no programa incluiu obras de cinco compositores portugueses. O segundo texto, >> Uma viagem donde não se sai ileso, é uma crítica ao concerto intitulado Utopia, no âmbito do qual os Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble e a Camerata Alma Mater, sob a direcção de Pedro Neves, estrearam o novo Triplo Concerto da autoria de Miguel Azguime.

Música de Invenção e Pesquisa · Novo Programa de Rádio

2021.01.04
[Foto: imagem ilustrativa · Austin Neill no Unsplash]

Música de Invenção e Pesquisa é o nome da nova emissão radiofónica produzida pela Miso Music Portugal e pelo MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, que a partir de Janeiro de 2021 substitui o programa Música Hoje. Por um lado, Música de Invenção e Pesquisa continuará as linhas temáticas e programáticas desenvolvidas no âmbito do Música Hoje, focando-se na música criada por compositoras e compositores residentes em Portugal, apresentado novidades discográficas, realizando entrevistas e mesas redondas. Por outro lado, no âmbito do programa quinzenal Música de Invenção e Pesquisa em breve inaugurar-se-á um ciclo inédito, no âmbito do qual compositores e compositoras irão apresentar e analisar as suas próprias obras musicais; esta será certamente uma oportunidade única de vir a conhecer, Em Primeira Mão, a música de invenção e pesquisa criada em Portugal. Os dois primeiros programas, a 8 e 22 de Janeiro à 1h00 da madrugada na Antena 2, serão dedicados a vários novos CDs com música portuguesa – Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra, Duo Contracello IV, Jaime Reis – Fluxus e Jaime Reis – Solo and Chamber Works.

>> MiP no Facebook

 

 

 

Espaço Crítica para a Nova Música

 

MIC.PT · Catálogo de Partituras

 

MIC.PT · YouTube