Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Flauta e Piano
Estreia
Data 1990/Nov/16
Intérpretes
Olavo Barros (flauta), Francisco Monteiro (piano)
Entidade/Evento Jornadas de Música Contemporânea da Oficina Musical
Local Teatro Rivoli
Localidade Porto
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Esta peça pertence a um ciclo de obras de pequena e média duração, para instrumento melódico (flauta, clarinete, violoncelo, trombone, contrabaixo) e piano. Com a excepção da peça para contrabaixo e piano – As cinco portas do labirinto – todas elas se intitulam Plural, já que derivam, ainda que por vezes de forma remota, de uma grande obra para solistas, coro e orquestra, sobre poemas de Fernando Pessoa, que utilizou esse título pela primeira vez. Plural II é a primeira peça desse ciclo e foi composta em 1989.
Consta de três breves andamentos, marcados por escritas bem diferenciadas. No primeiro, o gesto musical forma-se a partir do registo grave do piano, progressivamente lançado até ao aparecimento da flauta, evoluindo a partir daí numa escrita de texturas abertas, com sucessivos gestos de caracter progressivo. O segundo andamento, vivo e rápido, explora pequenos movimentos harmónicos, desenhados sobre insistentes notas repetidas. O ritmo, a harmonia e a exploração dos diversos registos têm aqui a primazia.
O terceiro andamento é o mais complexo. Depois de uma fase inicial que de alguma forma retoma o ambiente do primeiro andamento – com um alargamento da harmonia até ao cluster – somos confrontados com texturas que aludem a alguns elementos rítmicos do segundo, numa breve secção que desenha alguns ritmos de dança. Estes depressa se desvanecem, evoluindo para figurações mais abertas, num processo de colagem construído sob o signo do contraste, onde o jogo de registos e sonoridades adquire importância central. O tema do quarto andamento de Plural – a obra original acima referida – citado integralmente a meio deste andamento e objecto de múltiplas utilizações em pequenos fragmentos, adquire um papel central na organização de todo o discurso.
Fernando C. Lapa
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Plural II
Execução
2000/Jan/01
Palácio da Bolsa - Salão Árabe
Porto
Portugal
Luís Meireles (flauta) e Eduardo Resende (piano)
Observações
Plural II
Ante-Estreia
1998/Jan/01
Vila Real
Portugal
Luís Meireles (flauta) e Eduardo Resende (piano)
Observações
também executado em Vila da Feira (Portugal)
também executado em Vila da Feira (Portugal)
Plural II
Execução
2000/Jan/01
São João da Madeira
Luís Meireles (flauta) e Eduardo Resende (piano)
Observações
Também executado em outras localidades
Também executado em outras localidades
Plural II
Estreia
1990/Nov/16
Jornadas de Música Contemporânea da Oficina Musical