Agenda

Encontros & Conferências

2019 · Janeiro · Fevereiro
2018
Arquivo

2019 · Fevereiro







imagem ilustrativa
por Kuo-Chiao Lin no Unsplash

Saber Ouvir: 10.º Curso Livre de História da Música
2.º Módulo: Música e Linguagem

11, 18 e 25 de Fevereiro, 17h30
Auditório EDP, Casa da Música, Porto

Uma panorâmica histórica sobre a ligação ancestral entre música e linguagem, da Antiguidade Clássica à actualidade. O que distingue (e o que aproxima) os dois meios, quais as condições para serem combinados e em que medida a linguagem pode servir de modelo para o pensamento sobre a música (ou o contrário). Este módulo mostra ainda como música e linguagem têm sido combinadas de diferentes formas pelos compositores, passando pela polifonia medieval, a sinfonia clássico-romântica e a ópera actual.

Daniel Moreira · formador

>> Mais Informações (11 de Fevereiro)
>> Mais Informações (18 de Fevereiro)
>> Mais Informações (25 de Fevereiro)

>> Topo

2019 · Janeiro







Luís Tinoco
© João Vasco Almeida

Musivus - Ciclo II - Sessão I

29 de Janeiro, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS regressa para um novo ciclo já no final deste mês, continuando a apresentar, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo, tal como o primeiro, conta com quatro sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h00, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A primeira sessão do Ciclo II, a acontecer já no próximo dia 29 de Janeiro, 3.ª feira, às 21h00, conta com a presença do Compositor Luís Tinoco que estará à conversa com o Percussionista André Dias, em torno da obra Mind the Gap (2004) para marimba solo e com a participação especial de Hugo Romano Guimarães, na difusão da obra

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)







imagem ilustrativa
por Kuo-Chiao Lin no Unsplash

Saber Ouvir: 10.º Curso Livre de História da Música
1.º Módulo: A Música Popular das Américas

14, 21 e 28 de Janeiro, 17h30
Auditório EDP, Casa da Música, Porto

Das trocas culturais desenhadas em triângulo sobre o Atlântico, foram muitos os géneros populares que floresceram no Brasil, em Cuba, na Argentina e em muitas outras paragens. Explorando os traços comuns que evidenciam origens coincidentes e também os percursos próprios de várias destas músicas, que viriam a marcar inclusivamente o desenvolvimento da música erudita, esta será uma viagem fascinante através de um conjunto de tradições musicais da América Central e do Sul.

João Silva · formador

>> Mais Informações (14 de Janeiro)
>> Mais Informações (21 de Janeiro)
>> Mais Informações (28 de Janeiro)

>> Topo

2018







imagem ilustrativa
no Unsplash

3.º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

10-12 de Dezembro de 2018
Auditório e Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d'Aranda, Évora

O 3.º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado pela Escola de Artes da Universidade de Évora (Portugal) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2018.

Criado em 2016, o objectivo do Encontro é promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e actividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano.

A temática dessa terceira edição é O impacto da obra de Olivier Messiaen na escrita para piano do nosso tempo. Além de prestar uma homenagem ao compositor francês pelos 110 anos do seu nascimento, os organizadores pretendem criar um espaço de discussão sobre práticas, técnicas e repertórios actuais, tomando como referência a produção pianística de Messiaen e sua repercussão na música para piano a partir da segunda metade do século XX.

>> Programa completo

>> Concertos no âmbito do 3.º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

>> Mais Informações

Lançamento do livro: Christopher Bochmann
(edições do Atelier de Composição)

3 de Dezembro de 2018, 19h00
Colégio Mateus d'Aranda, Sala dos Espelhos, Évora

Elaborada em estreita colaboração com o próprio compositor, a edição integra textos de Ana Telles, Armando Possante, Benoît Gibson, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Pedro M. Rocha, Roberto Pérez e Sérgio Azevedo e foi coordenada por Pedro Junqueira Maia.

Programa:
· Apresentação do livro e um mini-concerto por Ana Telles com Essay VIII (1991) de Christopher Bochmann

>>Mais informações

Lançamento do livro: Christopher Bochmann
(edições do Atelier de Composição)

30 de Novembro de 2018, 16h00
ESML – Escola Superior de Música de Lisboa

Elaborada em estreita colaboração com o próprio compositor, a edição integra textos de Ana Telles, Armando Possante, Benoît Gibson, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Pedro M. Rocha, Roberto Pérez e Sérgio Azevedo e foi coordenada por Pedro Junqueira Maia.

Programa:
· Apresentação a cargo de Nuno Bettencourt Mendes

· Estreia do Trio de Cordas de Christopher Bochmann pelo Chmann Trio

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão IV

26 de Novembro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A quarta sessão deste projecto conta com as presenças do Compositor João Pedro Oliveira, que estará à conversa com a Pianista Ana Cláudia de Assis, em torno da obra Mosaic para piano, piano de brinquedo e electrónica (2010).

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

Apresentação pública · Festival CriaSons 18/19 - Tendências da Música de Câmara Portuguesa Contemporânea

22 de Novembro de 2018, 15h30
Lisboa Incomum

Inaugurado em 2011, o festival CRIASONS surgiu como evento inédito na sua dedicação às novas tendências da música de câmara portuguesa contemporânea. Na 1ª edição, promoveu um programa de dez concertos, alargado a seis cidades do país e levando a fruição de um repertório camarístico de excelência para todos. Reuniu a participação de três dos mais prestigiados agrupamentos de música de câmara nacional – Opus Ensemble, Duo Contracello e Duo Contracello – apresentando nove obras inéditas de sete compositores portugueses, em estreia mundial.

No próximo dia 22 de Novembro, pelas 15h30, no Espaço Lisboa Incomum (Rua General Leman, 20 A Lisboa), serão dados a conhecer todos os pormenores de programação do festival CRIASONS 18/19: os compositores convidados, os compositores emergentes escolhidos a partir do concurso e as obras que irão compôr os 6 programas desta nova edição que se pretende ainda mais relevante que a primeira.

PROGRAMA
• Apresentação do festival por Brian MacKay, director artístico do festival;
• Apresentação de vídeo CRIASONS 18/19;
• Concerto pelo Quarteto Lopes-Graça incluindo obras de Alejandro Erlich Oliva, Amílcar Vasques Dias e Eurico Carrapatoso;
• Porto de Honra.

>>Mais informações

NCMM - Nova Contemporary Music Meeting 2018

21-23 de Novembro de 2018
Palácio Fronteira, Escola Superior de Música de Lisboa

Nova Contemporary Music Meeting (NCMM) is a biennial, 3-day international conference launched by the Contemporary Music Research Group (GIMC) of CESEM (Centre for the Study of Sociology and Musical Aesthetics at Nova University, Lisbon) and focused on a variety of questions relating to music since the beginning of the 20th century.

Conceived as a contribution to the development of multidisciplinary and collaborative research the field of contemporary music, NCMM is a research meeting bringing together researchers, musicologists, composers and performers, working in multidisciplinary areas related to contemporary music. Placing a special focus on the articulation between musical practices and theoretical research activities, NCMM intends to respond to current challenges within contemporary music artistic practices and research, offering a platform for proposing, discussing and disseminating knowledge in a variety of fields.

>>Mais informações

Palácio Fronteira


Escola Superior de Música de Lisboa

Portuguese Composers at the International Conference on Mixed Music Pedagogy 2018

November 16-19, 2018
Montreal, Canada

A bilingual conference and concert series co-hosted by McGill University, Université de Montréal, and CIRMMT

The International Conference on Mixed Music Pedagogy 2018 (ICOMMP-2018) will be the first event of its kind: a four-day research-creation conference on the pedagogy of mixed music (music combining acoustic and electronic sound sources). Led by artist-researchers and scholars at McGill University and the Université de Montréal, the conference will include public workshops, research colloquia, and concerts featuring guest artists and lecturers from Canada, the United States, France, and Portugal.

ICOMMP-2018 will feature four days of presentations in French and English by international guests and presenters chosen from an open call for papers. Confirmed speakers include composers (Miguel Azguime, Bertrand Dubedout, Bruno Gabirro, Philippe Leroux, Pierre Michaud, Nina C. Young), musicologists (Guillaume Boutard, Jonathan Goldman, Robert Hasegawa), performers (Guillaume Bourgogne, Jean-Michaël Lavoie, Lorraine Vaillancourt), and technology experts (Mikhail Malt, Gilbert Nouno). Three associated concerts will feature Portugal’s Sond’Ar-te Electric Ensemble plus student performers from McGill and Université de Montréal, including a rare North American performance of Pierre Boulez’s …explosante-fixe… and new works by Miguel Azguime, Bertrand Dubedout, Pierre-Luc Lecours, Pierre Michaud, and Nina C. Young.

>>More information

Musivus - Ciclo I - Sessão III

13 de Novembro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A terceira sessão deste projecto inicia-se com as presenças do Compositor António de Sousa Dias, que estará à conversa com o guitarrista Pedro João Rodrigues, em torno da obra Va(lé)riation 5b (2009), para guitarra e electrónica.

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

O Doido e a Morte de Alexandre Delgado . lançamento de CD e encontro com o compositor

13 de Novembro de 2018, 18h00
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa

Programa: Alexandre Delgado . O Doido e a Morte
encontro com o compositor

>>Mais informações
>>Mais informações (MPMP . Movimento Patrimonial pela Múisca Portuguesa)

ENIM 2018 - VIII Encontro de Investigação em Música

8-10 de Novembro de 2018
Instituto Politécnico do Porto

PROGRAMA COMPLETO

Organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espectádulo do Instituto Politécnico do Porto

Comissão Científica/Scientific Commitee
Ana Telles (Universidade de Évora)
Diósnio Machado Neto (Universidade de São Paulo)
Elsa De Luca (CESEM)
Graça Boal-Palheiros (Instituto Politécnico do Porto)
Heloísa Valente (Universidade Paulista)
Pedro Nunes (INET-md)
Rui Penha (Universidade do Porto)
Susana Moreno (Universidad de Valladolid)

Oradores Principais/Keynote Speakers
Gabriela Cruz
João Pedro Cachopo (CESEM)

Comissão Organizadora/Organizing Committee
Cristina Fernandes
Jorge Alexandre Costa
Leonor Losa
Maria José Artiaga
Maria do Rosário Pestana

>>Mais informações

Lançamento do livro: Christopher Bochmann
(edições do Atelier de Composição)

3 de Novembro de 2018, 17h00
Gato Vadio, Porto

Elaborada em estreita colaboração com o próprio compositor, a edição integra textos de Ana Telles, Armando Possante, Benoît Gibson, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Pedro M. Rocha, Roberto Pérez e Sérgio Azevedo e foi coordenada por Pedro Junqueira Maia.

O lançamento consistirá numa breve conversa com o próprio Christopher Bochmann, orientada por Ângelo Martingo (director do Departamento de Música da Universidade do Minho).

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão II

30 de Outubro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A segunda sessão deste projecto inicia-se com as presenças do Compositor Ricardo Ribeiro, que estará à conversa com o saxofonista Henrique Portovedo, em torno da obra In Nuce (2011), para saxofone e electrónica em tempo real.

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

Sessão de Cinema - Estudos Incomunicantes de Álvaro Salazar

27 de Outubro de 2018, 18h30
Galeria Municipal do Porto

Estreia de Estudos Incomunicantes, de Álvaro Salazar
Bruno Nacarato . realização
Atelier de Composição . produção

>>Mais informações

XII Encontro Nacional da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical

27 de Outubro de 2018, 9h00 – 18h00
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

O objectivo deste Encontro é proporcionar aos participantes diversas perspetivas sobre o ensino da música e a aprendizagem da música em contextos diversificados de ensino (formal, não formal e informal) desta vez centrado nas canções e no processo criativo da sua composição, cruzando diversas linguagens, nomeadamente a literatura e a música. Pretende-se com este Encontro contribuir para a reflexão das potencialidades das práticas musicais interdisciplinares e as possibilidades de cruzamentos e interseções dos processos criativos de diferentes linguagens que enriqueçam a aprendizagem musical.

>>Mais informações

O som como vibração da vida . conferência por Jonas Runa

17 de Outubro de 2018, 18h00
Museu Coleção Berardo, Lisboa

"O som tem um potencial imenso para a pesquisa científica e artística, uma vez que revela ligações profundas tanto à física fundamental quanto à psique humana. Nesta conferência, abordar-se-ão de forma anárquica (1) as relações entre o som enquanto entidade científica e o som enquanto perceção, (2) as consequências da autonomia do ruído e (3) as fronteiras entre a computabilidade e a criatividade na música eletrónica de arte, do ponto de vista da artistic research *.

Os três problemas são pistas que por fim permitem não só chegar à interpretação da consciência como a música da natureza mas também esboçar um conceito da filosofia da música desenvolvido em colaboração com o musicólogo Jorge Lima Barreto — a Energia Musical Irrealizada.

*Artistic research: pesquisa interdisciplinar, englobando ciência, técnica, teoria e/ou tecnologia, que assenta na criação artística do próprio autor; música como arte-ciência".

Jonas Runa

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão I

16 de Outubro de 2018, 21h30
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa, Portugal

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

O Primeiro Ciclo deste projecto inicia-se com as presenças da Compositora Isabel Soveral, que estará à conversa com o violinista José Machado, em torno da obra Anamorphoses III (1995), para violino e electrónica.

>>Mais Informações

Seminário do CIPEM - Centro de Investigação em Psicologia da Música
e Educação . 20 anos de Investigação e Prática

Prazo para envio de prpostas de comunicação: 18 de Setembro de 2018

Seminário: 13 de Outubro de 2018
CIPEM – Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical
Escola Superior de Educação . Instituto Politécnico do Porto

O Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical – Polo do Politécnico do Porto do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (CIPEM/INET-md), celebra o 20.º Aniversário, promovendo a partilha de experiências entre investigadores, estudantes e professores de Educação Musical e Música.

Propostas de temas para debate:
. Desafio atuais da Educação Musical
. Provas de aferição em Educação Musical
. AEC de Ensino da Música: professor ou técnico?
. Ensino do Instrumento: individual vs grupo
. Problemáticas do Ensino da Formação Musical

Até dia 18 de Setembro de 2018, aceitam-se propostas de comunicação (15 minutos), painel de discussão (60 minutos), oficina (45 minutos) e poster (na vertical com dimensões máximas de 85 cm x 120 cm).

Num máximo de 300 palavras, o resumo deve contemplar a temática, os objetivos, as metodologias e 3 a 5 palavras-chave.

O resumo deve ser acompanhado de uma breve nota biográfica (até 100 palavras).

Envio de resumo e nota biográfica em formato word para cipem@ese.ipp.pt

>>Mais Informações

Ciência e Arte na Composição Musical . conferência por Pedro Amaral

11 de Outubro de 2018, 18h00
Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre

12 de Outubro de 2018, 14h00
Auditório 1 do Instituto Politécnico de Beja

Música e Ciência
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a AMEC (Associação Música – Educação e Cultura ) – Metropolitana

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Ciência e Arte na Composição Musical . conferencista/maestro Pedro Amaral

Antonín Dvořák . Sinfonia N.º 9 em Mi Menor, Op. 95, Do Novo Mundo

>>Mais Informações (dia 11)
>>Mais Informações (dia 12)

Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre


Instituto Politécnico de Beja

Lançamento do livro: Joly Braga Santos: uma vida, uma obra

10 de Outubro de 2018, 18h30
Biblioteca Nacional, Lisboa

Lançamento do livro: Joly Braga Santos: uma vida, uma obra (coordenação de Álvaro Cassuto)

>>Mais Informações

Festival DME . Homenagem a Jorge Peixinho

6 e 7 de Outubro de 2018
Lisboa Incomum

Conferência: Jorge Peixinho: Ontem e hoje

Programa:

Dia 6

. 17h00
Conferências #1
. Ana Telles & Luís Gomes . META-FORMOSES ou Concerto para Clarinete Baixo e Ensemble de Jorge Peixinho Importância, escrita idiomática e questões de interpretação
. Ana Cancela . A introdução da vanguarda em Portugal: os primeiros happenings e espetáculos mixed-media na obra de Jorge Peixinho

. 18h00
Visualização do documentário: Um Dia Com… Jorge Peixinho (RTP)

. 18h30
Mesa Redonda Jorge Peixinho: Ontem e hoje - José Machado + Jorge Machado + Maria João Serrão + Ana Telles + Luís Gomes + Ana Cláudia Assis

Dia 7

. 16h00
Conferências #2
. Jaime Reis . Introdução à música electroacústica de Jorge Peixinho
. Ana Cláudia Assis . Um piano europeu na terra do batuque: circulação e recepção das obras para piano de Jorge Peixinho no Brasil (1970-1990)

. 17h00
Concerto #1
Jaime Reis - obras electroacústicas de Jorge Peixinho

. 18h00
Visualização do documentário Percursos da Música Portuguesa: Jorge Peixinho (RTP)

. 18h30
Conferências #3
. Cristina Delgado . Jorge Peixinho: composição e pedagogia
. Francisco Pessanha de Meneses . Notas sobre a música de cena de Jorge Peixinho: contributos para um diálogo entre teatro e música

. 19h30-20h30
Concerto #2 - Ana Cláudia Assis (piano) & Miguel Rocha (violoncelo) - programa completo

>>Mais Informações (Lisboa Incomum)
>>Mais Informações (Festival DME)

3.ª Bienal Jorge Lima Barreto em Vinhais

14-16 de Setembro
Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais

Programa:

dia 14 . sexta-feira . 17h00
. Conferência: A poesia concreta & Jorge Lima Barreto, com Feliciano Mira . Exposições: Singularidades em JLB
. Marco Franco: Pintura
. Ilda Teresa Castro: Instalação de Vídeo

dia 14 . sexta-feira . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 1
Cena 1: Telectu interpreta Belzebu (Vítor Rua & Antónia Duarte)
Cena 2: Helena Espvall & Nuno Reis & Chris Cutler
Cena 3: Gimba


dia 15 . sábado . 11h00
. Workshop Walk through Vinhais & the Park, por Kersten Gladien

dia 15 . sábado . 15h00
. Exibição dos filmes: Interaction with sound, por Kersten Gladien . Ecocídio e Hope Esperanza, por Ilda Teresa Castro

dia 15 . sábado . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 2
Cena 1: Marco Franco
Cena 2: Bernardo Devlin
Cena 3: Tó Trips


dia 16 . domingo . 15h30
. Conferência: A presença do humor na arte de Barreto, com Gonçalo Falcão & Vítor Rua

dia 16 . domingo . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 3
Cena 1 . Ópera: com Bárbara do Canto Lagido, Helena Espvall, Vítor Rua, Marco Franco, Jochen Arbeit, Bernardo Devlin, Ilda Teresa Castro, Luís Lima Barreto, Nuno Reis, Gimba, Kersten Gladien, Gonçalo Falcão, Feliciano de Mira, Rui Duarte

>>Mais Informações

Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra . Apresentação

30 de Agosto de 2018, 19h00
Dar a Ouvir. Paisagens sonoras da Cidade; Convento de São Francisco, Coimbra

Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra . Apresentação

. com Daniel Lopes, Pedro Martins, Paulo Peixoto, Silvia Ferreira, João Bicker, Catarina Pires
. Carlos Alberto Augusto . moderador

Projecto Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o Município de Coimbra.

>>Mais informações

Conferência por Rui Vieira Nery no contexto do 40.º Festival Internacional
de Música da Póvoa de Varzim

6 de Julho de 2018, 21h45
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

Rui Vieira Nery . Vianna da Motta e a Construção de uma Identidade Musical Portuguesa

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos no âmbito do FIMPV 2018

>>Mais Informações (FIMPV 2018)
>>Mais Informações (FIMPV 2018 . Facebook)

Cine-Teatro Garrett

Apresentação por Carlos Guedes no contexto da 15th Sound & Music Computing Conference Sonic Crossings . Chipre

6 de Julho de 2018, 10h40
CUT Amphitheatre, Limassol, Chipre

Paper Session VII: Computational Musicology
Anastasia Georgaki (chair)

Modeling Carnatic Rhythm Generation: a Data Driven Approach Based on Rhythmic Analysis . Carlos Guedes, Konstantinos Trochidis, Akshay Anantapadmanabhan

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos - SMC 2018

>>Mais Informações (Programa completo - SMC 2018)

Lançamento do CD I am (k)not com composições de Hugo Vasco Reis

30 de Junho de 2018, 17h30
Lisboa Incomum

Apresentação do CD I am (k)not de Hugo Vasco Reis . Música Acusmática

I am (k)not é um ciclo seis peças de música acusmática, resultado do cruzamento interdisciplinar entre o compositor Hugo Vasco Reis e a artista cénica Ana Jordão. O processo criativo desenvolve-se através da relação entre a expressividade, o gesto e o movimento. Entre o ritmo do corpo e a memória, de forma a encontrar interiormente, novos caminhos de escuta e perceção, num diálogo que oscila entre o sonho e a realidade. Durante o discurso de cada peça estão intrínsecos conceitos relativos ao processo criativo do compositor, encontrando-se gestos, focos, motivos e timbres, que criam em cada ciclo um discurso de ordem e desordem.

>>Mais informações

7.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação

21 e 28 de Junho; 2, 12, 19 de Julho de 2018
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

21 de Junho . Torre B, Auditório 1 . 14h00
Ópera Portuguesa no Século XXI
Coordenação e moderação: Luís Soldado
. Carlos Marecos . Sobre ópera contemporânea
. Miguel Aguime . Nova Op-Era
. Nuno Côrte-Real . "O rapaz de bronze" - linguagem/estética/drama
. Paula Gomes-Ribeiro . Heterotopias da ópera no presente
. Luís Soldado . Ópera de Câmara "Tabacaria" - metodologias de composição, produção e encenação

28 de Junho . Edifício I&D Sala Multisusos 3 . 14h00
Prazer e Poder - Da produção audiovisual na construção de subjectividades
Moderação: Júlia Durand
Comentador convidado: Ricardo Guerreiro
. Bárbara Carvalho . Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film
. Paula Gomes-Ribeiro . Por onde anda a ópera? Sobre a disseminação da ópera em conteúdos audiovisuais, na era da internet das coisas
. Júlia Durand . "Hard work pays off": A música épica do empreendedor herói no site Fearless Motivation . João Porfírio . "Celebrating everyday life in and around the kitchen": Modelos de comunicação audiovisual na construção da cozinha como cenário de prazer

2 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 17h00
Entre a produção e a investigação musical - sécs. XX-XXI
Moderação: Jelena Novak
. Rui Magno Pinto . Os empreendimentos sinfónicos de orquestras semi profissionais, amadoras e académicas na primeira década do século XX
. Daniel Schvetz . Concerto para Bandoneón e Orquestra de Daniel Schvetz
. Maria João Neves . Criação do laboratório multidisciplinar para verificação das características do logos musical na oralidade

12 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 14h00
Representações de África na música em Portugal no século XX
Coordenação: Edward Ayres d’Abreu
Moderação: Paulo Ferreira de Castro
Comentador convidado: Manuel Deniz Silva
. Edward Ayres d’Abreu . África enquanto tópico musical no século XX português
. Luísa Gomes . Elementos para uma definição da personagem cómica do diabo negro na farsa lírica Tição negro (1902)
. Rosa Paula Rocha Pinto . Política cultural, narrativa histórica e memória: a digressão Bailados Portugueses Verde Gaio a Luanda e "Lourenço Marques" (1966)

19 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 14h00
Pensar a Ópera
Moderação: Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro
. Andrea Luísa Teixeira . Elementos do universo das montagens de Antonio Jose em Pirenópolis
. Luís Santos . "A boa administração manda que o Estado não gaste um vintém para ter teatro lírico": o Teatro de São Carlos nos primeiros anos da República (1910-1917)
. João Quinteiro . Nono e Lachenmann: Insurreição depois de Darmstadt, os desafios do perigo ou os perigos de desafiar
. Jelena Novak . Film as an Opera Hero: "Afterlife" by Michel van der Aa
. João Pedro Cachopo . Onde está a Callas? Sobre reprodutibilidade técnica da aura em Maria By Callas de Tom Volf

>>Mais informações

Macías e Portugal: um olhar próximo

25 de Junho de 2018, 19h00
Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela

60.º Aniversário do Nascimento de Enrique X. Macías (1958-95)
. Encontro moderado por Paco Yáñez (crítico musical) com a participação de Manolo Romón (actor e escritor), Pedro Amaral (compositor e maestro), Javier Macías (irmão de Enrique X. Macías)

EVENTO RELACIONADO: Concerto pelo Vertixe Sonora Ensemble

>>Mais informações

Conferências ministradas por Vitor Rua e Ilda Teresa Castro na Galeria Arco 8 (Açores)

22 de Junho de 2018, 21h30
Galeria Arco 8, Ponta Delgada, Açores

. Hasta La Vista Baby (Vítor Rua) . A manipulação subliminal da música de cinema e o diluimento de fronteiras no território do gosto
. Ilda Teresa Castro . Ecovisões em cenário worldwidewebiano

EVENTO RELACIONADO: Vitor Rua - A Sonosfera em Arco 8

>>Mais informações (Conferências)

ICLI 2018 . International Conference on Live Interfaces . Porto

June 14-16, 2018
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto . Passos Manuel . Casa da Música

Every creative process starts from a given seminal idea, lying somewhere between abstract thinking and engagement with material objects: let’s call it the inspiration. The moment when ideas flow into and out of place, slowly building to become a cohesive whole. What are the problems we deal with in the early prototyping of interfaces for live performance? What technologies do we use and how do we choose them? How do these technologies inform and catalyse the creative process? How do we unlock their unique expressive potential?

Inevitably, the time for the highly anticipated first performance arrives. What strategies do we use to combine the live interfaces within the performance? How do we cope with the technical difficulties of integrating various technologies? What is the unique aesthetic potential of each of these technologies? How do they transfigure the performance reception from the audience’s perspective?

Eventually, each live interface has to find its own path towards an emancipation from its first performative use. How do we repurpose live interfaces? How do we maintain the underlying technologies so that we can reuse or repurpose them? How do we build a repertoire for their use? How do we document and notate their technical and artistic aspects for future use?

These and other questions will be debated in ICLI 2018. Welcome to Porto!

COMPLETE PROGRAMME

PERFORMANCES WITH MUSIC BY PORTUGUESE COMPOSERS IN THE CONTEXT OF ICLI 2018

>>Mais informações

FBAUP


Passos Manuel


Casa da Música

Conferências no âmbito do Festival Festival New Music: Touchpoints (DME + KCMD)

11-20 de Junho
Espaço Lisboa Incomum

12 de Junho: Guilherme Bertissolo . Rogério Vasconcelos . João Pedro Oliveria

14 de Junho: Hans Tutschku

15 de Junho: Jaime Reis

16 de Junho: António de Sousa Dias

Programa completo

Concertos no âmbito do Festival New Music: Touchpoints

Cursos no âmbito do Festival New Music: Touchpoints

>>Mais informações

Lançamento do disco The Blue Voice of the Water (O Sotaque Azul das Águas)
com obras de Luís Tinoco

8 de Junho de 2018, 18h30
Estúdios Victor Córdon, Lisboa

17 de Junho de 2018, 21h15
Cybermusica - Casa da Música, Porto

O mais recente CD com obras orquestrais de Luís Tinoco será lançado mundialmente no dia 15 de Junho, sob a chancela da editora norte-americana Odradek Records, e terá duas apresentações em Portugal:

. Lisboa
8 de Junho . 18h30
Estúdios Victor Córdon
Apresentação por Prof. Dr. Rui Vieira Nery

. Porto
17 de junho . 21h15
Cybermusica - Casa da Música
Apresentação por Prof. Dr. Rui Pedro Pereira

Para além do compositor, Luís Tinoco, marcarão também presença o violoncelista Filipe Quaresma e o maestro Pedro Neves, intépretes no disco.

Confirmação da presença no evento através do e-mail: vanessapires@artway.pt.

>>Mais informações

Estúdios Victor Córdon


Casa da Música

Conferências no âmbito do Festival Música Viva 2018 . O Insustentável do Ser!

24 e 25 de Maio de 2018
O'culto da Ajuda, Lisboa

24 de Maio . 17h30
Horacio Vaggione . Composing With Networks of Digital Objects

25 de Maio . 17h30
António de Sousa Dias . conferência/leitura em torno do Lexikon der Elektronischen Musik (Dicionário da Música Electrónica) de Herbert Eimert

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos . Música Viva 2018

>>Mais informações

Apresentação pública da Associação Portuguesa de Compositores

19 de Maio de 2018, 18h00
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém, Lisboa

A Associação Portuguesa de Compositores (APC) que tem como objectivo criar condições e meios para a regulação e desenvolvimento desta profissão, vai apresentar-se no dia 19 de Maio pelas 18 horas, no Centro Cultural de Belém, sala Luís de Freitas Branco, onde terá lugar um debate por um painel de compositores nacionais.

>>Mais informações

Homenagem a Clotilde Rosa . 88,º Aniversário do Nascimento . Sessão Performativa

11 de Maio de 2018, 18h00
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém, Lisboa

Programa:

Mestres da Velocidade . filme de Musa paradisíaca com Clotilde Rosa

Comunicação de Ana Telles . Clotilde Rosa: do lirismo onírico ao gesto sonoro na obra para piano

Comunicações pelo escritor João Rebocho e pelo Padre António Colimão

Clotilde Rosa - documentário . filme produzido por Troufa Real

Mesa redonda com a participação de - Mário Vieira de Carvalho, Manuel Pedro Ferreira, Manuel Morais, Luís Cília, Mário Falcão, Ana Telles, João Rebocho, Lopes e Silva, Aldo Brizzi, Troufa Real, Isabel Soveral, Jaime Reis, Padre Colimão, João Pedro Oliveira, Miguel Ferrão, Eduardo Guerra, João Paulo Santos, Christopher Bochmann, Pedro Figueiredo, Vasco Azevedo, Miguel Azguime, João Luiz, José Sá Machado, Jorge Sá Machado.

EVENTO RELACIONADO: Homenagem a Clotilde Rosa . Concerto

>>Mais informações

Semana da Composição 2018 da Escola Superior de Música de Lisboa
conferências, debates e concertos

14-20 de Maio
ESML - Escola Superior de Música de Lisboa

A novíssima música Portuguesa em destaque, com obras de repertório dos séculos XX e XXI.

Um evento colaborativo entre as classes de composição, instrumento, canto e tecnologias da música.

Uma mostra da investigação da ESML, no âmbito do projeto Criação, Circulação, Registo e Edição de Obras de Música Portuguesa Contemporânea, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Música de: André Lisboa, André Mota, André Simões, António Pinho Vargas, Arvo Pärt, Carlos Caires, Courtney Miller, Diogo C. Ferreira, Eduardo Marques, Giovanni Zaniol, György Ligeti, Hugo Reis, Inês Lopes, Inês Matos, João Carlos Pinto, João Damas, Jorge Ramos, José Luís Ferreira, Jug Markovic, Karlheinz Stockhausen, Luigi Abbate, Luís Mandacaru, Luís Soldado, Manuel Beirão, Mariana Vieira, Pedro Beirão, Pedro Latas, Rodrigo Cardoso, Sérgio Azevedo, Sérgio Lopes, Simão Bárcia

>>Mais Informações

Memórias da Ópera

4-6 de Maio de 2018
Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

Promovido pelo Teatro Nacional de São Carlos o Programa Memórias da Ópera integra actividades abertas ao público com workshops, conversas, visionamento de imagens de arquivo, espetáculos, exposições e os Dias da Memória da Ópera, realizando o registo, organização e disseminação
das memórias e património vivo em torno da ópera nos dias 4, 5 e 6 de Maio de 2018.

>>Mais informações

Ciclo reXistir - A Miso Music Portugal e o espaço O'culto da Ajuda

2 de Maio de 2018, 17h00
Auditório B2013, ISCTE-IUL, Lisboa

Ciclo de Encontros . Experiências Culturais
reXistir
A MISO MUSIC PORTUGAL E O ESPAÇO O'CULTO DA AJUDA

Miguel Azguime . co-fundador e director da Miso Music Portugal
Paula Abreu (comentário final) . Fac. de Economia e Ces. . Universidade de Coimbra

>>Mais informações

European Platform for Artistic Research in Music EPARM Conference

March 22-24
Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo (ESMAE) - Politécnico do Porto, Porto

EPARM 2018 Conference is a common ground for artistic research and teaching arts – reflection, knowledge and knowledge transfer.

Please note that the AEC EPARM 2018 is organized in combination with the HARMOS Festival (Porto, 20th - 24th March ) and ICMuC 2018: International Chamber Music Conference 2018 organized by NIMAE - I2ADS and ESMAE in Porto right before EPARM, from 21st March (afternoon) to 22nd March (morning).

The EPARM Conference includes the participation of Portuguese composers, performers and researchers: Marco Conceição, Gustavo Costa, Rui Penha, Jorge Salgado Correia, Luís Costa, Nuno Pinto.

The opening concert - March 22, 16h00, THSC . Helena Sá e Costa Theatre - will be performed by Diogo Taveira (clarinet and electronics) - its programme includes the piece by Lino Pinto, Clavistar 2 (2017).

>>More information

ICMuC - International Chamber Music Conference

March 21-22
Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo - Politécnico do Porto, Casa da Música, Cibermúsica, Porto

The aim of this Conference is to stimulate discussion and reflection on Chamber music.

Educationally, chamber music is a curricular unit which is widely spread in every level of music education, but with a surprisingly scarce body
of research. We want to develop a broader view on chamber music, gaining insight on aspects such as creating the ensembles, group dynamics and leadership, assessment and repertoire, as well as composition practices for chamber music or the development of innovative teaching methods, programming, among others.

>>More information
>>More information (Harmos Festival)

Cerimónia de entrega do Prémio SPA Autores 2018

20 de Março, 22h00
Grande Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa

Nomeados na categoria Melhor Trabalho de Música Erudita:

In Tempore (álbum Ouver) de João Pedro Oliveira
Metamorphosis and Resonances de Hugo Vasco Reis
Agora muda tudo de Nuno Côrte-Real e José Luís Peixoto

>>Mais Informações

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o Diálogo entre a Música e a Poesia . apresentação do livro de Tiago Hora

10 de Março, 17h00
Biblioteca Pública Municipal do Porto

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O Diálogo entre a Música e a Poesia (Correspondênica)
edição e transrição por Tiago Manuel da Hora (Chiado Editora)

Orador Convidado: Henrique Manuel Pereira

>>Mais Informações

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o Diálogo entre a Música e a Poesia . sessão de lançamento do livro de Tiago Hora

1 de Março, 18h30
FNAC, Chiado, Lisboa

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O Diálogo entre a Música e a Poesia (Correspondênica)
edição e transrição por Tiago Manuel da Hora (Chiado Editora)

>>Mais Informações

Aveiro_Síntese 2018 . Colóquio

24 de Fevereiro de 2018, 10h00-17h00
Teatro Aveirense, Aveiro

Incursão pelos recursos da electroacústica com P. Bento, H. Santana, D. Teruggi, R. Guerreiro e J. Chowning

EVENTOS RELACIONADOS:
Concertos do Aveiro_Síntese 2018
Oficinas do Aveiro_Síntese 2018

>>Mais Informações (Teatro Aveirense)
>>Mais Informações (Arte no Tempo)

Lopes-Graça e a Modernidade Musical . lançamento do livro de Mário Vieira de Carvalho

22 de Fevereiro, 17h00
Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa

O novo livro de Mário Vieira de Carvalho, professor catedrático jubilado da NOVA FCSH e investigador integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), revisita o pensamento e a obra de Fernando Lopes-Graça (1906-1994) em quatro ensaios.

Em Lopes-Graça e a Modernidade Musical, editado pela Guerra e Paz, serão postas em evidência as circunstâncias mais agitadas da competição pela modernidade musical em Portugal. De acordo com a editora - "a modernidade de Lopes-Graça – verbalizada como projecto estético ou manifesta na sua música, na sua visão do mundo e na sua acção cultural e política – é um processo emergente a partir da constelação de possibilidades que a ancoragem num certo e determinado aqui e agora lhe podia oferecer".

>>Mais Informações

Tertúlia A Minha Música é... . XII Síntese - Ciclo de Música Contemporânea

2 de Fevereiro de 2018, 23h00
Café Concerto, Teatro Municipal da Guarda

A tertúlia A Minha Música é... contará com a presença dos compositores Cândido Lima, Nuno Côrte-Real e Ângela da Ponte, assim como com os músicos do ensemble Síntese. Tendo como ponto de partida a visão individual acerca das características intrínsecas que definem cada um dos compositores, parte-se para a exploração do que são as estéticas musicais na vanguarda da música portuguesa.

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos do XII Síntese - Ciclo de Música Contemporânea

>>Mais informações

La Nuit des idées na Fundação Gulbenkian com músicos/musicólogos portugueses

25 de Janeiro de 2018, 19h00-24h00
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Este ano a cidade de Lisboa participará na sua primeira edição da Noite das Idéias - uma iniciativa da Embaixada de França em Portugal e do Instituto Francês de Portugal, organizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Neste evento dedicado à reflexão sobre várias áreas da actividade humana (política, economia, sociologia, tecnologia, arquitectura, arte...) participarão também, entre muitos outros intervenientes, músicos/compositores/musicólogos portugueses: Jonas Runa, Joana Sá e Rui Vieira Nery.

>>Mais informações

Conferência: Research Hands on PIANO

January 24-27, 2018
University of Aveiro, Portugal

Hands on PIANO is a meeting dedicated to the piano. It is a unique event due to the symbiosis between two types of meetings:
the convention type, of an artistic nature, focusing on a specific musical instrument, and the traditional type of academic research conference, but focusing on a specific instrumental area. Hands on PIANO aims to bridge the gap between artistic production and academic research, creating opportunities to combine artists’ and researchers’ knowledge, for mutual benefit. The first hands on meeting took place in April 2017 at the University of Aveiro, dedicated to the flute (Hands on FLUTE).

COMPLETE PROGRAME

>>More information
>>More information

>>Topo

Concertos & Espectáculos

Cursos

Concursos & Calls