|
Diogo Alvim compõe música instrumental e electroacústica e desenvolve projectos de artes sonoras. Estudou arquitectura e composição em Lisboa e fez um doutoramento em composição e artes sonoras no Sonic Arts Research Center da Queen’s University Belfast. A sua investigação explorou diferentes relações entre música e arquitectura. Apresentou trabalhos em vários contextos, dos quais se destacam: os 6.º e 7.º Workshops da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores (2008 e 2009); Festival Música Portuguesa Hoje, no CCB em Lisboa (2008); Tribuna Internacional de Compositores (Unesco) em Paris, 2009; Festival Synthèse 2009, em Bourges; Prémio Jovens Músicos 2009 (encomenda da Antena 2/ RTP); Festival Música Viva 2013 (Miso Music Portugal); ICMC2012 Liubliana (com o colectivo Unlikely Places); Notation in Contemporary Music (Goldsmiths University, Londres, 2013); Ibrasotope#60 e Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Brasil, 2014); Belfast Festival 2014 (com Matilde Meireles); Sonorities Festival 2015 (com o Royal String Quartet); Do Liminar#6 (Galeria Zaratan, Lisboa, 2016), Habiter l’exposition The House of Dust (CNEAI, Pantin, França), Música para S, de Tânia Carvalho para a CNB, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa (2018) e Campo Próximo, instalação e concerto no Convento São Francisco em Coimbra (com Matilde Meireles 2020). Diogo Alvim lecciona artes sonoras na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e música electrónica e experimental na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. É investigador integrado do CESEM, FCSH-UNL. Tem desenvolvido colaborações com artistas plásticos, artistas de som, coreógrafos e encenadores. LINKS EXTERNOS Site oficial de Diogo Alvim Última actualização: 31 de Março de 2020 |
Última actualização: 31 de Março de 2020
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Jogo Duplo | 2023 | MisoMusic Portugal | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.misomusic.me | Peça encomendada no contexto da exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. A exposição explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados, sendo que a maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica no ICS-ULisboa. |
|
||||||||
Posição Relativa | Projecto DME (apoio do Instituto Italiano da Cultura de Lisboa) | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.projecto-dme.org/ | ||
Shift | 2009 | RDP - Prémio Jovens Músicos | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://tv1.rtp.pt/canais-radio/antena2/inicio_23.php | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Um Ano A Flor | Execução | 2024/Oct/13 | Teatro do Bairro Alto | Lisboa | Portugal | Sofia Dinger (criação e interpretação) | Observações | ||
Um Ano A Flor | Execução | 2024/Oct/12 | Teatro do Bairro Alto | Lisboa | Portugal | Sofia Dinger (criação e interpretação) | Observações | ||
Um Ano A Flor | Execução | 2024/Oct/06 | Teatro do Bairro Alto | Lisboa | Portugal | Sofia Dinger (criação e interpretação) | Observações | ||
Um Ano A Flor | Estreia | 2024/Oct/05 | Teatro do Bairro Alto | Lisboa | Portugal | Sofia Dinger (criação e interpretação) | Observações | ||
Música para "Mysterious Heart" | Estreia | 2024/Mar/02 | Staatstheater Mainz | Mainz | Alemanha | Observações | |||
Jogo Duplo | Estreia | 2023/May/13 | Festival Música Viva 2023 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Sond'Ar-te Trio Vitor Vieira (violino) Filipe Quaresma (violoncelo) Elsa Silva (piano) |
Observações | [projeto A Guerra Guardada] |
|
|||||||||
Posição Relativa | Estreia | 2023/Jan/28 | Museu Nacional de Arte Antiga | Lisboa | Portugal | Valerio Sannicandro (direção) Ensemble DME: Marina Camponês (flauta), Carlos Silva (clarinete), Beatriz Costa (violino), Ângela Carneiro (violoncelo), Francisco Cipriano (percussão) |
Observações | ||
Peça com Vista | Estreia | 2022/Sep/16 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Larry Axelrod (piano) | Observações | ||
Tlumaczenie | Estreia | 2015/Apr/22 | Sonorities Festival | SARC | Belfast | Irlanda | Royal String Quartet | Observações | |
Provisional Title | Estreia | 2012/Oct/14 | SARC | Belfast | Irlanda | Linda Walsh | Observações | ||
Music for Sax and Boxes | Execução | 2012/Oct/10 | ISMIR 2012 | Porto | Portugal | Franziska Schroeder | Observações | ||
Música para "27 Ossos" | Estreia | 2012/May/20 | Espace 1789, Saint-Ouen | Paris | França | Joana Gama | Observações | ||
Música para "27 Ossos" | Estreia | 2012/May/19 | Espace 1789, Saint-Ouen | Paris | França | Joana Gama | Observações | ||
Music for Sax and Boxes | Estreia | 2012/May/02 | SARC | Belfast | Irlanda | Franziska Schroeder | Observações | ||
Paralaxe | Estreia | 2011/Oct/11 | Escola Superior de Música de Lisboa | Lisboa | Portugal | Ana Francisco | Observações | ||
Música para "Icosahedron" | Execução | 2011/Apr/30 | Icosahedron | Culturgest - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Música para "Icosahedron" | Estreia | 2011/Apr/29 | Icosahedron | Culturgest - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Do you hear what I'm seeing | Execução | 2010 | Miso Music Portugal - Festival Música Viva 2010 - Novos Ciclos por Segundo | Instituto Franco-Português - Auditório Phillippe Friedman | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Música para "Como rebolar alegremente sobre um vazio exterior" | Execução | 2010 | Teatro da Comuna | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Música para "Como rebolar alegremente sobre um vazio exterior" | Estreia | 2010 | TeCA | Porto | Portugal | Observações | |||
Distância | Execução | 2009/May/31 | Festival Synthese 2009 | Maison de la Culture | Bourges | França | Observações | Representação Oficial da Secção Portuguesa da Confederação Internacional de Música Electroacústica | |
|
|||||||||
Shift | Estreia | 2009 | Prémio Jovens Músicos - Eliminatórias | Escola Superior de Música de Lisboa - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Études d'aprés MIDI | Estreia | 2009 | ESML/Teatro São Luiz - Peças Frescas | Teatro Municipal São Luiz | Lisboa | Portugal | Carlos Filipe Cruz | Observações | |
Concatenação | Estreia | 2009/Mar/20 | Concertos de Encerramento do 7º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian, Joana Carneiro (direcção) | Observações | |
Distância | Estreia | 2008/Oct/23 | Miso Music Portugal / Novos Ciclos por Segundo | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Pentacorde | Execução | 2008/May/19 | ESML - Teatro São Luiz / Peças Frescas | Teatro São Luiz - Jardim de Inverno | Lisboa | Portugal | Grupo de Música Contemporânea da ESML, Alberto Roque (direcção) | Observações | |
Topografia | Estreia | 2008 | Festival Música Portuguesa Hoje | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Orchestrutopica, Cesário Costa (direcção) | Observações | |
Pequeno Concerto para Clarinete e Paisagem | Estreia | 2008/Jan/26 | Fundação Calouste Gulbenkian / 6º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian, Esther Georgie (clarinete), Joana Carneiro (direcção) | Observações | |
Estudo_2 | Estreia | 2007/May/20 | ESML - Teatro São Luiz / Peças Frescas | Teatro São Luiz | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Pequenas Peças para Piano | Estreia | 2007/May/19 | ESML - Teatro São Luiz / Peças Frescas | Teatro São Luiz | Lisboa | Portugal | Marta Menezes | Observações | |
Ocupação_1 | Estreia | 2007 | ESML - Teatro São Luiz / Peças Frescas | Teatro São Luiz | Lisboa | Portugal | Sérgio Nogueira (percussão), Carlos Silva (clarinete), Pedro Pires (clarinete) | Observações | |