|
Nascido em Dezembro de 1983, iniciou os seus estudos musicais em Seia aos cinco anos, onde estudou com vários professores, destacando-se o etnomusicólogo António Tilly. As suas primeiras composições, para sequenciador MIDI, electrónica e pequenos conjuntos instrumentais foram iniciadas aos 12 anos, prolongando-se até aos 16, altura em que foi estudar para Conservatório de Viseu. Entre os 17 e os 22 anos conclui a licenciatura em ensino de música, na Universidade de Aveiro, onde estudou composição e música electrónica com Isabel Soveral e João Pedro Oliveira. Actualmente, frequenta o curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Universidade Nova de Lisboa. Desde 2003 que frequenta regularmente os seminários da Fundação Gulbenkian com Emmanuel Nunes e os cursos de Verão com Karlheinz Stockhausen (em Kürten). Foram-lhe atribuídas menções honrosas nas duas primeiras edições do Concurso Jorge Peixinho, foi seleccionado para a 2ª, 3ª e 4ª edições do Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, a sua música foi seleccionada para ser apresentada no ICMC 2005 (Barcelona), recebeu da Universidade de Aveiro duas bolsas por mérito (2005 e em 2006) e a bolsa da Fundação Engenheiro António de Almeida, por ter sido o melhor aluno a concluir a sua licenciatura em 2006. Para além do seu trabalho enquanto compositor, tem desenvolvido actividades como: direcção artística do festival Dni Muzyki Portugalskiej w Krakowie (Dias de Música Portuguesa em Cracóvia); conferências (na Universidade de Aveiro, Academia de Música de Cracóvia, Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia, no 42. Darmstadt Internationale Ferienkurse für Neue Musik, inserida no fórum Musical thinking today) e na International Summer School of Systematic Musicology, onde foi como aluno representante da Universidade Nova de Lisboa; sonorização de documentários e apresentações multimédia (como free lancer, para empresas de design); colaboração com o Centro de Informação da Música Portuguesa e com o INET (Instituto de Etnomusicologia – Universidade Nova de Lisboa) e participação na direcção pedagógica colegial e docência no Conservatório de Música de Seia. A sua música tem sido apresentada em Portugal, entre outros, no Festival Música Viva e Festival de Música de Aveiro, na Polónia, Túrquia (Ankara), França (Synthèse 2005, Bourges), Áustria (Hörfest 05, Graz), onde esteve como compositor convidado para a estreia da sua peça Lysozyme Synthesis e Bélgica (Gent), onde estreou a sua peça Density Study, encomenda da Logos Foundation. Foi compositor residente no LEC - Laboratório Electroacústico de Criação – da Miso Music Portugal. LINKS EXTERNOS: Site oficial de Jaime Reis: jaimereis.pt |
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Bartolomeu, o voador | 2017 | A.P.E.M. / Cantar + (F. C. Gulbenkian), Arte no Tempo e Câmara Municipal de Seia | Portugal | Observações | ||||
Sangue Inverso - Olho de Tigre | 2015 | Síntese . Grupo de Música Contemporânea | URL | Guarda | Portugal | Observações | http://sintesegmc.com/ | |
A Omnisciência é um Colectivo II | 2011 | União Filarmónica Troviscal | URL | Troviscal | Portugal | Observações | http://www.uftband.org/Inicio.php | |
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Estátua de Pessanha | 2º Concurso Nacional de Composição Jorge Peixinho | Menção Honrosa | 2004 | Universidade de Aveiro | URL | Aveiro | Portugal | Observações | http://www.ua.pt/ | |
Lysozyme Synthesis | 1º Concurso Nacional de Composição Jorge Peixinho | Menção Honrosa | 2003 | Universidade de Aveiro | URL | Aveiro | Portugal | Observações | http://www.ua.pt/ | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Aera Excipere | Estreia | 2018/out/01 | Hommage à Jean-Sébastien Béreau | Mairie du 17e arrondissement de Paris | Paris | França | Orchestre de Flûtes Français Marc Hajjar . direcção |
Observações | |
Sândalo. Prata. | Estreia | 2018/abr/20 | Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu | Museu Nacional Grão Vasco | Viseu | Portugal | Monika Streitová . flauta Pedro Rodrigues . guitarra | Observações | |
Inverso Sangue – Âmbar B | Estreia | 2018/abr/12 | Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu | Clube de Viseu | Viseu | Portugal | Carlos Canhoto . saxofone | Observações | |
Bartolomeu, o voador | Estreia | 2018/fev/11 | Festival DME 58 | Casa Municipal da Cultura de Seia | Seia | Portugal | Hélder Abreu . direcção musical José Baptista . encenação Beatriz Cruz . coreografia Ludovina Fernandes, Diana Dias e Hugo Passeira . direcção do coro Interpretação Alunos do Collegium Musicum - Conservatório de Música de Seia Maria Luísa Rodrigues . narração Rui Andrade . percussão Maria Monteiro . flauta Filomena Afonso . violino Ana Clara . clarinete João Oliveira . violoncelo Constança Neves . piano |
Observações | |
Fluxus, pas trop haut dans le ciel | Estreia | 2018/jan/31 | Musiques & Recherches . Concerto temático Le Paysage Sonore | Centre Culturel d'Etterbeek Le Senghor | Bruxelas | Bélgica | Música electroacústica para sistema em forma de cúpula (16 canais) | Observações | |
Inverso Sangue: Cinábrio | Estreia | 2017/dez/16 | Kyiv Contemporary Music Days | Art Ukraine Gallery | Kiev | Ucrânia | Membros da International Ensemble Modern Academy | Observações | |
Sketch for Omniscience is a Collective - part IV | Estreia | 2017/jun/17 | Percussão Extraordinária | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Nuno Aroso, percussão | Observações | |
Voces excipere | Estreia | 2017/mai/16 | digressão pelo coro francês "Soli-Tutti”, dirigido por Denis Gautheyrie | Madrid | Espanha | "Soli-Tutti” Denis Gautheyrie, direção |
Observações | ||
Inverso Sangue: Granito B | Estreia | 2017/mai/13 | Barcelona Modern Project | Barcelona | Espanha | "Barcelona Modern Project” | Observações | ||
Inverso Sangue: Granito | Estreia | 2017/mai/10 | Composer-Speed-Dating | Colónia | Alemanha | Ensemble Musik Fabrik | Observações | ||
Bartolomeu | Estreia | 2017/mai/07 | Reencontros de Música Contemporânea: Figurações sobrepostas + Peças para os RMC | Salão Nobre do Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Francisco Ferreira, piano | Observações | |
Fluxus, Dimensionless sound (B) | Estreia | 2017/mai/05 | Monaco Electroacoustique 2017 | Academie Rainier III | Mónaco | Mónaco | Clara Saleiro, flauta | Observações | |
Bartolomeu | Estreia | 2017/abr/30 | ALUNOS DO CMACG (AVEIRO) | Salão Nobre do Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian: Coro de Iniciação do CMACG João Carlos Soares e Ângela Alves, direcção |
Observações | |
Sketch for Omniscience is a Collective - part IV | Estreia Parcial | 2016/ago/14 | 11th Jeju International Brass & Percussion Competition | Jeju | Coreia do Sul | Nuno Aroso, percussão | Observações | http://jiwef.org/english/?mcode=0311&PHPSESSID=fe31a9417b67959202c6083f0edbca75 | |
|
|||||||||
Fluxus, Dimensionless sound II | Estreia | 2016/abr/22 | Festival Internacional de Música da Primavera | Museu Grão Vasco | Viseu | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa | Observações | |
Sangue Inverso: Magnetite, Ametista, Obsidiana | Estreia | 2016/abr/22 | Festival Internacional de Música da Primavera | Museu Grão Vasco | Viseu | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa | Observações | |
Fluxus, Drag | Estreia | 2015/nov/22 | XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid COMA'15 | Sala Berlanga | Madrid | Espanha | Duo Contracello Miguel Rocha, violoncelo Adriano Aguiar, contrabaixo |
Observações | |
Sangue Inverso: Ametista (B) | Estreia | 2015/nov/21 | Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian | Aveiro | Portugal | Borealis Ensemble António Carrilho, flautas de bisel Helena Marinho, piano |
Observações | ||
Sangue Inverso - Olho de Tigre | Estreia | 2015/out/31 | X Síntese . Ciclo de Música Contemporânea | Teatro Municipal da Guarda | Guarda | Portugal | Síntese . Grupo de Música Contemporânea | Observações | |
GS65 | Estreia | 2015/jan/14 | Stiftung Museum Kunstpalast | Düsseldorf | Alemanha | Chaim Steller, viola | Observações | ||
Fluxus, Transitional Flow | Estreia | 2014/dez/10 | Teatro Viriato | Viseu | Portugal | João Pedro Delgado, viola | Observações | ||
A Omnisciência é um Colectivo II | Estreia | 2011/jul/02 | Concerto no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau | Macau | China | União Filarmónica do Troviscal | Observações | ||
Entretecimento | Execução | 2010/set/14 | EIMAS 2010 - Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras | IAD - UFJF | Juiz de Fora | Brasil | Pedro Rodrigues (guitarra) | Observações | |
Phonopolis | Execução | 2010/set/09 | III FIMC - Festival Internacional de Música Contemporânea | Teatro do Movimento | São Salvador | Brasil | Observações | ||
A Omnisciência é um Colectivo | Execução | 2010/set/09 | III FIMC - Festival Internacional de Música Contemporânea | Teatro do Movimento | São Salvador | Brasil | Observações | ||
Entretecimento | Execução | 2010/set/08 | III FIMC - Festival Internacional de Música Contemporânea | Museu de Arte Sacra | São Salvador | Brasil | Pedro Rodrigues (guitarra) | Observações | |
Sinais do Tempo | Execução | 2010/set/08 | III FIMC - Festival Internacional de Música Contemporânea | Museu de Arte Sacra | São Salvador | Brasil | Pedro Rodrigues (guitarra) | Observações | |
Phonopolis | Execução | 2008/nov/07 | Teatro Aveirense | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Observações | ||
Phonopolis | Execução | 2008/jul/13 | Centro Cultural de Belém / Música Portuguesa Hoje | Centro Cultural de Belém - Sala Luís de Freitas Branco | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Estudo de Densidades II | Execução | 2008/mar/19 | Conservatório de Música de Seia / Dias de Música Electroacústica | Conservatório de Música de Seia | Seia | Portugal | Atelier de Música Contemporânea de Linda-a-Velha Pedro Pinto Figueiredo (direcção) | Observações | |
Entretecimento | Execução | 2007/mai/04 | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Pedro Rodrigues (guitarra) | Observações | ||
Phonopolis | Execução | 2007/mai/04 | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Sinais do Tempo | Estreia | 2007/mai/04 | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Pedro Rodrigues (guitarra) | Observações | ||
Phonopolis | Execução | 2007/mar/31 | Dias de Música Electroacústica | Casa das Artes | Seia | Portugal | Observações | ||
Reificação Espectral | Estreia | 2006/mar/24 | 4º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Membros da Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Phonopolis | Execução | 2005/set/20 | Festival Música Viva 2005 | Centro de Apoio Social de Oeiras | Oeiras | Portugal | Observações | 1ª Audição em Portugal | |
|
|||||||||
Lysozyme Synthesis | Estreia | 2005/fev/26 | Festival Hörfest | Graz | Áustria | Observações | |||
Improvisação sobre Três Poemas de Al Berto | Estreia | 2005/jan/22 | 3º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores | Culturgest | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Estátua de Pessanha | Estreia da Revisão | 2004/jul/03 | Festival Internacional de Piano | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Nancy Lee Harper (piano), István Matuz (flauta), Jaime Reis (vídeo) | Observações | |
Síntese 1.2 | Estreia | 2004/mar/19 | 2º Workshop para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Entretecimento | Estreia | 2003/set/13 | Festival Música Viva 2003 | Museu dos Transportes | Coimbra | Portugal | Pedro Rodrigues (guitarra) | Observações | |
Calmodulin Synthesis | Estreia | 2003/mai/22 | Concerto de Percussão | Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte | Aveiro | Portugal | Grupo Interpercussão | Observações | |
(Sobre o Processo de) Replicação | Estreia | 2003/mar/16 | Festival Internacional de Música de Aveiro | Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte | Aveiro | Portugal | Grupo Interpercussão Classe de Flauta da Universidade de Aveiro | Observações | |
Caracterização da Actividade | Designação | Data (período) | Entidade | URL | Local | Localidade | País | Observações | Invisible Column | |
Conferências | 2000-2010, de Entretecimento a Omnisciência | 2010/set/14 - 2010/set/14 | UNICAMP | URL | Brasil | Observações | http://www.unicamp.br/ciddic/ | |||
Designação | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Bolsa de Mérito | - 2005 | Universidade de Aveiro | URL | Aveiro | Portugal | Observações | http://www.ua.pt/ | |