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O MISO ENSEMBLE é, na sua formação de base, um duo de flauta e percussão com electrónica em tempo real. Fundado em 1985 pelo percussionista e compositor Miguel Azguime e pela flautista e compositora Paula Azguime, tem construído um percurso singular que se evidencia pela originalidade dos programas apresentados em concerto e pela diversidade das obras criadas para o duo que reflectem uma abordagem que assenta na tripla vertente dos seus membros criadores: compositores/instrumentistas/improvisadores.
Tem assim o MISO ENSEMBLE afirmado desde a sua criação uma nova forma de fazer e pensar a música, onde composição e improvisação são os meios utilizados para criar obras musicais distintas e onde a utilização da informática musical em tempo real como complemento e extensão dos instrumentos acústicos tem dado lugar a um trabalho pioneiro de investigação e criação.
Além de terem alargado substancialmente o repertório para flauta e percussão, as obras colectivas de Paula e Miguel Azguime estendem-se também à música para o cinema, teatro e dança, bem como à criação de instalações sonoras para exposições de arquitectura, pintura e escultura.
Ao longo de 25 anos de existência, com uma intensa actuação em Portugal e mais de 500 concertos realizados, o MISO ENSEMBLE tem-se apresentado regularmente em Portugal e no estrangeiro.
Mais recentemente Paula e Miguel Azguime têm desenvolvido várias obras encenadas, criações musicais em torno da palavra, do gesto, da teatralidade da música, da representação plástica dos fenómenos sonoros, numa congregação de elementos e materiais que configuram uma nova forma de projectar e assumir uma percurso inovador para a ópera no séc. XXI: uma “Nova Op-Era”.
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Miso Ensemble
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Nome | Instrumentos | Sub-categoria Instrumento / Voz | Observações | Invisible Row |
Miguel Azguime | Compositor, Percussionista e Poeta | Observações | Compositor, percussionista e poeta Miguel Azguime nasceu em Lisboa em 1960. Em 1985, fundou com Paula Azguime o Miso Ensemble, duo de flauta e percussão, reconhecido pelo público e pela crítica como um dos mais importantes agrupamentos portugueses de música contemporânea com um percurso de mais de 500 concertos realizados por todo o mundo. Miguel Azguime obteve vários prémios de composição e de interpretação e o seu catálogo compreende mais de 80 obras para as mais diversas formações, instrumentais e/ou vocais, com e sem electrónica, música electroacústica, e ainda música para Teatro, Dança e Cinema. Recebeu encomendas de inúmeras instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. As suas obras têm sido interpretadas por prestigiados maestros, solistas e agrupamentos e apresentadas regularmente nalguns dos mais importantes festivais internacionais de música contemporânea, de Portugal ao Japão, passando pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, China, Croácia, Cuba, Eslovénia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suíça. A ligação entre o ser poeta e o ser compositor veio originar no trabalho criativo de Miguel Azguime uma relação única e privilegiada entre texto e música, e o “teatro electroacústico” que desenvolveu é disso o mais evidente reflexo. À sua intensa actividade como compositor, poeta e percussionista, vem juntar-se uma constante dedicação à divulgação e ao fomento das novas linguagens musicais e das relações da música com a tecnologia. Neste sentido tem multiplicado as acções, destacando-se a fundação da editora independente Miso Records, a realização do Festival Internacional Música Viva, a criação do Miso Studio (estúdio para o desenvolvimento da música electrónica em tempo real, sendo sua a concepção e realização da primeira “Orquestra de Altifalantes” portuguesa), a criação da Federação Portuguesa de Música Electroacústica membro da CIME / UNESCO. Mais recentemente fundou com Paula Azguime o Centro de informação da Música Portuguesa. É vice-presidente da Confederação Internacional de Música Electroacústica, e membro da direcção da Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. Miguel Azguime tem sido compositor residente em numerosos estúdios de criação internacionais, nomeadamente no Heinrich Stroebel Experimental Studio da Sudwestfunk – Freiburg, no Electronic Music Studio EMS de Estocolmo, no Centre de Recherche et Formations Musicales de Wallonie – Liège, no TU Studio da Technische Universität - Berlin, no International Centre for Composers – Visby, no Sonology Department Kunitachi University – Tóquio, no Experimental Media and Performing Arts Center. Em 2006 Miguel Azguime foi compositor residente da DAAD em Berlim, passando desde então a trabalhar e a viver em Lisboa e em Berlim. Recentemente obteve com a sua Nova Op-Era “Itinerário do Sal” o prémio Music Theatre NOW do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO. | |
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Paula Azguime | Compositora, Videasta e flautista | Observações | Em 1985, fundou com Miguel Azguime o Miso Ensemble, duo de flauta e percussão. Ao longo dos últimos anos tem trabalhado regularmente como artista multimédia, no desenvolvimento de novas linguagens para música encenada. À sua actividade artística vem juntar-se uma longa dedicação à promoção dos compositores portugueses e ao fomento da música contemporânea tanto a nível nacional como internacional. Neste âmbito tem desenvolvido e multiplicado ao longo dos últimos anos inúmeras acções, muitas pioneiras, destacando-se a criação da editora independente Miso Records, a realização do Festival Internacional MÚSICA VIVA, a criação da Federação Portuguesa de Música Electroacústica / UNESCO, a direcção da Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Música Contemporânea / UNESCO, a criação do Miso Studio, estúdio para o desenvolvimento da música electrónica em tempo real e a fundação em 2002 do Centro de Informação da Música Portuguesa. Paula Azguime cria recentemente com Miguel Azguime um espaço/projecto de criação e reflexão em torno da nova ópera ao qual dão o nome de “New Op-Era”. | |
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Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Invisible Row |
4 Estações | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1986 | 20' 00" | Flauta e Percussão |
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Ascèse | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1986 | 12' 00" | Flauta e Percussão |
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1 + 1 = 3 | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1988 | 17' 00" | Flauta e Percussão |
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Passing Rooms | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1988 | 7' 49" | Flauta e Percussão |
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Constelações | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1989 | 10' 55" | Flauta, Marimba ou Vibrafone e Electrónica em Tempo Real |
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Poemas de 3 Sons | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1989 | 15' 00" | Percussão |
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Déposer la Forêt | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1990 | 7' 21" | Flauta, Percussão e Electrónica em Tempo Real |
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Mandala | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1990 | 12' 37" | Xilomarimba |
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Água ou Maré-Nome de Pedra | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1991 | 20' 22" | Flauta, Percussão, Electroacústica sobre Suporte e Electrónica em Tempo Real |
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Determinante-Solar | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1991 | 3' 52" | Flauta Baixo e Xilomarimba |
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Arcano I | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 00" | Flauta e Tambor de Madeira |
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Arcano II | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 00" | Flauta e Tambor de Madeira |
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Arcano III | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 30" | Tambor de Madeira |
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Arcano IV | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 00" | Flauta e Tambor de Madeira |
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Arcano IX | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 6' 30" | Tambor de Madeira |
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Arcano V | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 4' 12" | Tambor de Madeira |
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Arcano VI | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 00" | Flauta e Tambor de Madeira |
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Arcano VII | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 00" | Flauta e Tambor de Madeira |
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Arcano VIII | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 00" | Flauta e Tambor de Madeira |
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Ícone I | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 5' 29" | Dorna e Escada de Madeira |
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Ícone II | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 6' 40" | 5 Roto-toms, 1 Tom-tom e Voz |
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Ícone III | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 8' 49" | Glockenspiel, Gongs, Pratos, Sound-Icon e Electrónica em Tempo Real |
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Ícone IV | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 9' 26" | 3 Tambores de Madeira |
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Ícone V | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 3' 44" | Xilomarimba |
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Ícone VI | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1992 | 9' 50" | Percussão |
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A evidência dos números | Azguime, Miguel | Performance | Instrumentação sintética | 1994 | 15' 00" | Flauta e percussão |
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Múltiplos-Transitórios | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 1995 | 12' 00" | Marimba e Electrónica em Tempo Real |
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Amen para uma ausência | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1996 | 10' 00" | Flauta e percussão |
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Parfaire le Bleu | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1996 | 10' 00" | Flauta, Cravo e Electrónica em Tempo Real |
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Pulse Code Modulation | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1996 | 22' 00" | Flauta, Percussão e Electrónica em Tempo Real |
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A Ausência do Autor | Azguime, Miguel | Teatro Musical | Instrumentação sintética | 1999 | 12' 00" | Voz, Percussão e Electrónica em Tempo Real |
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Du Néant de l’Étant | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 2000 | 12' 00" | Vibrafone e Electrónica em Tempo Real |
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Poesia Cantada | Azguime, Miguel | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2000 | 50' 00" | 8 Vozes Declamadas |
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O Ar do Texto Opera a Forma do Som Interior | Azguime, Miguel | Teatro Musical | Instrumentação sintética | 2001 | 22' 00" | Voz, Percussão e Electrónica em Tempo Real |
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À Procura de Dizer as Palavras dos Poetas | Azguime, Miguel | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2002 | 60' 00" | 8 Vozes Declamadas |
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Escrituras | Azguime, Miguel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2002 | 14' 57" | Flauta, Percussão e Electrónica em Tempo Real |
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Itinerário do Sal - Salt Itinerary | Azguime, Miguel | Ópera | Instrumentação sintética | 2006 | 60' 00" | Voz, Electrónica em Tempo Real e Dispositivo Multimédia |
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Itinerário do Sal - Salt Itinerary | Azguime, Miguel | Ópera | Instrumentação sintética | 2006 | 60' 00" | Voz, Electrónica em Tempo Real e Dispositivo Multimédia |
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No Sítio do Tempo | Azguime, Miguel | Solo | Instrumentação sintética | 2009 | 31' 05" | Recitante, Vídeo e Electrónica |
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Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | |
Concurso de Interpretação de Música Contemporânea "Cultura e Desenvolvimento" | 1º Prémio de Música de Câmara | 1989 | Clube Português de Artes e Ideias / Instituto Português da Juventude | URL | Lisboa | Portugal | Observações | |