Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nascido em Dezembro de 1983, iniciou os seus estudos musicais em Seia aos cinco anos, onde estudou com vários professores, destacando-se o etnomusicólogo António Tilly. As suas primeiras composições, para sequenciador MIDI, electrónica e pequenos conjuntos instrumentais foram iniciadas aos 12 anos, prolongando-se até aos 16, altura em que foi estudar para Conservatório de Viseu. Entre os 17 e os 22 anos conclui a licenciatura em ensino de música, na Universidade de Aveiro, onde estudou composição e música electrónica com Isabel Soveral e João Pedro Oliveira. Actualmente, frequenta o curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Universidade Nova de Lisboa.
Desde 2003 que frequenta regularmente os seminários da Fundação Gulbenkian com Emmanuel Nunes e os cursos de Verão com Karlheinz Stockhausen (em Kürten).
Foram-lhe atribuídas menções honrosas nas duas primeiras edições do Concurso Jorge Peixinho, foi seleccionado para a 2ª, 3ª e 4ª edições do Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, a sua música foi seleccionada para ser apresentada no ICMC 2005 (Barcelona), recebeu da Universidade de Aveiro duas bolsas por mérito (2005 e em 2006) e a bolsa da Fundação Engenheiro António de Almeida, por ter sido o melhor aluno a concluir a sua licenciatura em 2006.
Para além do seu trabalho enquanto compositor, tem desenvolvido actividades como: direcção artística do festival Dni Muzyki Portugalskiej w Krakowie (Dias de Música Portuguesa em Cracóvia); conferências (na Universidade de Aveiro, Academia de Música de Cracóvia, Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia, no 42. Darmstadt Internationale Ferienkurse für Neue Musik, inserida no fórum Musical thinking today) e na International Summer School of Systematic Musicology, onde foi como aluno representante da Universidade Nova de Lisboa; sonorização de documentários e apresentações multimédia (como free lancer, para empresas de design); colaboração com o Centro de Informação da Música Portuguesa e com o INET (Instituto de Etnomusicologia – Universidade Nova de Lisboa) e participação na direcção pedagógica colegial e docência no Conservatório de Música de Seia.
A sua música tem sido apresentada em Portugal, entre outros, no Festival Música Viva e Festival de Música de Aveiro, na Polónia, Túrquia (Ankara), França (Synthèse 2005, Bourges), Áustria (Hörfest 05, Graz), onde esteve como compositor convidado para a estreia da sua peça Lysozyme Synthesis e Bélgica (Gent), onde estreou a sua peça Density Study, encomenda da Logos Foundation. Foi compositor residente no LEC - Laboratório Electroacústico de Criação – da Miso Music Portugal.

LINKS EXTERNOS:
Site oficial de Jaime Reis: jaimereis.pt