Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Compositor, Sound Designer e Percussionista freelancer para Cinema, Teatro, Dança, Videojogos, Multimédia e Concerto. Membro da equipa da Digitópia – Casa da Música e coordenador de actividades da Interferência. Mauel Brásio nasceu a 1 Agosto de 1992 em Viana do Castelo e teve as primeiras aulas de música aos 7 anos, na Escola de Música de Perre.

Aos 13, ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, onde estudou contrabaixo com Sérgio Barbosa e Claudia Rodet. Paralelamente, iniciou aulas de percussão com Pedro Oliveira e Rui Rodrigues. Concluiu o curso de Percussão na classe do professor Jean-François Lézé em 2011. Durante os anos deste Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão, frequentou igualmente aulas de bateria com Mário Costa e, posteriormente, com Michael Lauren.

Ainda em 2011, ganhou o 1.º Prémio no 3.º Prémio de Composição Século XXI – Gustav Mahler com I need to erase para vibrafone solo; concurso do qual é actualmente júri.

Frequentou Masterclasses e Workshops em performance com Adriano Aguiar, Jean-François Lézé, Matchume Zango, Rainer Seegers, Bruno Costa, Mário Costa, José Salgueiro, Hugo Danin, Emile Parisien, Hugo Carvalhais, Peter Evans e Marito Marques e teve ainda a oportunidade de contactar com o trabalho de vários compositores e musicólogos, como Robert Rowe, Matthew Davies, Bruce Pennycook, Filipe Lopes, Liviu Dănceanu e Cândido Lima.

Em 2014, licenciou-se no curso de Composição na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, tendo trabalhado com Filipe Vieira, Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando C. Lapa, Daniel Moreira, Pedro Santos, Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim, Rui Penha e Fredrick Gifford.

Participou no projeto europeu IICS 2014 – Interdisciplinary Involvement and Community Spaces, que teve lugar em Izmir, Turquia.

Manuel Brásio fundou alguns projectos musicais como VHS – Viana House Session, Marquês Jam Trio & Guests, e juntamente com colegas do curso de Composição, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do projeto Experiências Musicais Contemporâneas. Terminou em Julho de 2016 o Mestrado em Multimédia – Música Interactiva e Design de Som, na FEUP e dirige projectos associativos de intervenção artística como a AISCA (Associação de Intervenção Social e Artística) de Viana do Castelo e Interferência (Associação de Intervenção na Prática Artística) do Porto. Colaborou também na criação da FabLab Porto e do seu estúdio de audiovisual.

Recentemente escreveu Bom dia Sophia para oboé solo, uma encomenda da RTP – Antena 2 para o Prémio Jovens Músicos 2018; captou e fez sound design para Os Estrangeiros, um documentário de Rita Al Cunha; criou e operou a banda sonora para a digressão nacional de FANZINE com o Teatro do Montemuro; e apresentou pelo país SUPRAHUMAN um espectáculo multimédia de sua autoria, com produção da Interferência e o apoio da Direcção Geral das Artes, Centro Nacional de Cultura, IPDJ, Antena 2 e FabLab Porto.

LINKS EXTERNOS
Site oficial de Manuel Brásio
Manuel Brásio – Soundcloud
Manuel Brásio – YouTube
Interferência
AISCA

Última actualização: 11 de Novemrbo de 2019