Christopher Bochmann no 8.º Estágio da Orquestra de Saxofones do Dão com Percussão
4-6 de julho
ViseuMaestro convidado: Christopher Bochmann
Organização: Dulcineia Guerra, Jorge Oliveira, José Magalhães
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Composição: Premissas e Desafiso · Masterclass com Diogo da Costa Ferreira
17 de junho, 10h00-17h00
Conservatório de Música de MafraEntrada Livre
Academia Sond'Ar-te · Sondar, Decifrar e Interpretar a Música de Hoje
4-8 de Setembro
Fundação da Casa de Mateus, Vila Real
A inscrição deve ser feita até dia 7 de Julho de 2022 por e-mail dirigido a sondarte[at]sondarte.comO Sond'Ar-te Electric Ensemble oferece em 2022 um programa intensivo de formação para estudantes de instrumento (nível secundário e nível superior) que procurem SONDAR, DECIFRAR & INTERPRETAR obras do nosso tempo; envolvendo-se na descoberta de um repertório contemporâneo estimulante, incluindo obras que integram meios electroacústicos.
A Academia decorrerá em Vila Real entre 4 e 8 de Setembro de 2022 na Fundação da Casa de Mateus.
Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de:
• Trabalhar obras contemporâneas de compositores portugueses e estrangeiros sob a direcção do maestro Pedro Carneiro em sessões de conjunto.
• Trabalhar técnicas contemporâneas, em aulas individuais e de conjunto, com os solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble: Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Vítor Vieira (violino), Jorge Alves (viola), Luís André Ferreira (violoncelo), Elsa Silva (piano).
• Inteirar-se das relações dos instrumentos acústicos com as novas tecnologias (a amplificação, a electroacústica, a informática–musical) com o compositor Miguel Azguime, participando activamente na interpretação electroacústica das obras que serão abordadas.
• Assistir e participar em Encontros e Tertúlias que irão abordar o passado e o estado actual da criação e da interpretação musicais, irão elucidar sobre os caminhos das novas linguagens musicais, irão reflectir sobre o lugar dos músicos no actual contexto socio-cultural.
• Apresentar-se publicamente no concerto de encerramento da Academia.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Saber Ouvir: 13º Curso Livre de História da Música · 1.º Módulo: Música no Cinema Português
7, 14 e 21 de Fevereiro, 17h30
Casa da Música, PortoAo longo do século XX, o cinema português contou com a colaboração de um número significativo de compositores de música erudita. Armando Leça, Tomás de Lima, Frederico de Freitas, Luís de Freitas Branco, Rui Coelho, Joly Braga Santos, Jorge Peixinho, António Victorino d'Almeida, Constança Capdeville, Álvaro Salazar, António Pinho Vargas e António de Sousa Dias foram alguns dos principais compositores portugueses que participaram, de forma episódica ou regular, em projectos cinematográficos. Sob a orientação de Manuel Deniz Silva, musicólogo e investigador reconhecido particularmente nesta área, percorremos estas colaborações musicais que nos permitem pensar, através do prisma do cinema, uma história alternativa da composição musical em Portugal.
Manuel Deniz Silva · formador
Workshop · Concerto · Comentário · Conversa
GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa · Christopher Bochmann
7 de Maio, 18h30
Escola de Música São Teotónio, Coimbra
on-line através da aplicação Teams/ Office 365Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio...
No dia 7 de maio realiza-se, pelas 18h30, a distância, através da aplicação Teams/Office 365, um workshop no âmbito da disciplina de Análise e Técnicas de Composição tal como num contexto interdisciplinar com a disciplina de Formação Musical, e que inclui a apresentação de repertório contemporâneo pelo GMCL, com obras de João Madureira, Jorge Peixinho e Clotilde Rosa, um comentário sobre a obra a silenciosa Rosa/ Rio do tempo, de Jorge Peixinho pelo maestro Christopher Bochmann e uma conversa final entre este último, o violoncelista Jorge Sá Machado e os alunos participantes.
Ainda relativamente ao comentário referido, Christopher Bochmann foca-se na interpretação de música contemporânea - aspetos técnicos e estilísticos - da obra a silenciosa Rosa / Rio do tempo, de Jorge Peixinho, com recurso a exemplos de excertos musicais executados pelos músicos, de forma a ilustrar os elementos principais das técnicas instrumentais e de composição, sendo uma das suas últimas escritas e central da temporada Rio do Tempo, que o GMCL apresenta em 2021.
Segundo o GMCL, «Depois de um ano dedicado aos seus (grupo) 50 anos de história e às efemérides evocativas de Jorge Peixinho e Clotilde Rosa, este ano apresentamos Rio do Tempo. Uma temporada de renovação da tradição musical contemporânea, qual fluidez do tempo, trazendo a herança até ao presente, revisitando as origens, sem, no entanto, deixar de construir pontes para a vanguarda da contemporaneidade.»
Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio... Heráclito (Filósofo Grego)
Este é um pensamento que sempre norteou a música e a estética de Jorge Peixinho, e dos músicos que o acompanharam. É neste mesmo Rio que iniciamos o novo ciclo de vida do GMCL, apresentando uma temporada de viragem, tanto no contexto mundial em que vivemos, como nos caminhos que queremos auspiciar para os novos tempos da criação musical em Portugal.”
Sond'Ar-te Electric Ensemble · Sondar e Interpretar a Música de Hoje
Formação em dois periodos: 16-18 de Abril e 22-25 de Abril
EMST Workshop · Guitarra Portuguesa · Hugo Vasco Reis
26 de Março, 18h10
Escola de Música São Teotónio, Coimbra
a distância, através da Aplicação Teams/ Office 365
No dia 26 de março realiza-se, pelas 18.10, a distância, através da aplicação Teams/ Office 365, um workshop sobre a Guitarra Portuguesa, orientado pelo músico e compositor Hugo Vasco Reis, com a participação dos alunos de Análise e Técnicas de Composição tal como os que frequentam a Classe de Guitarra, tendo como finalidade contextualizar historicamente o instrumento, referindo e exemplificando as suas capacidades organológicas e apresentando repertório selecionado, com posterior diálogo sobre a sessão.
Objetivos Específicos: Alcançar um olhar neutro sobre a guitarra portuguesa; interpretar peças num discurso entre a tradição e a modernidade; experimentar e improvisar; exponenciar o conhecimento do instrumento além das convenções musicais; incentivar outras formas de composição musical para o instrumento; visualizar a utilização ferramentas auxiliares para a interpretação do instrumento; pensar sobre a música dos nossos dias.
EMST Workshop · Guitarra · Música Contemporânea · Luís Miguel Leite e José Teixeira
19 de Março, 18h10
Escola de Música São Teotónio, Coimbra
a distância, através da Aplicação Teams/ Office 365
No dia 19 de março realiza-se, pelas 18.10, a distância, através da aplicação Teams/ Office 365, um workshop sobre Música Contemporânea para Guitarra, orientado pelos músicos Luís Miguel Leite e José Teixeira, com a participação dos alunos de Análise e Técnicas de Composição tal como os que frequentam a Classe de Guitarra, tendo como finalidade expor aspetos relevantes da composição para o instrumento, mas também de várias possibilidades de interpretação de repertório díspar selecionado juntamente com exemplificação com posterior diálogo sobre a sessão.
Objetivos Específicos: proporcionar o contacto com repertório contemporâneo português; analisar vários recursos e técnicas de composição utilizados atualmente; entender as várias possibilidades interpretativas da guitarra e recursos técnicos específicos associados à música contemporânea; compreender a diversidade de obras e estilos associados a cada compositor abordado.
Interpretação – Música Contemporânea com Clara Saleiro · oficina on-line
Inscrições abertas até 28 de Fevereiro · 6-7 de Março
“«Ah, mas é um concerto de música contemporânea!»
Quantas vezes ouvimos esta frase com um sentido pejorativo. O objetivo deste curso é tornar a música contemporânea cada vez mais acessível e que a frase de abertura deste texto ganhe um outro significado. A mesma frase. Um grande entusiasmo.
A música contemporânea é a música do nosso tempo. Criações recentes, a possibilidade de contacto entre um intérprete e um compositor, de uma peça nascer porque certa pessoa existe, está em certo local e toca música dos dias de hoje. A troca de ideias, a aprendizagem mútua. Tantas estéticas diferentes, tantas possibilidades. Se uma pessoa vive toda a vida fechada dentro de casa, não conhece a realidade do mundo que há lá fora. Se não o conhece, não o pode compreender nem saber que existem outras formas de vida. Existem tantos caminhos possíveis no percurso de um músico.
Neste curso haverá uma componente teórica onde se fará um contexto histórico da música contemporânea, serão escutados exemplos musicais das mais variadas estéticas, demonstrados exemplos de partituras e notação, serão discutidas possibilidades multidisciplinares, a utilização de meios eletrónicos e visuais e as diferentes abordagens do ponto de vista de um intérprete.
Numa componente prática, serão aprendidas técnicas estendidas, realizar-se-á uma exploração sonora nos diferentes instrumentos, serão trabalhadas peças ou excertos de peças da segunda metade do século XX e século XXI.
As aulas são destinadas a músicos instrumentistas profissionais, estudantes de música, músicos amadores, compositores. O importante é o interesse, a curiosidade e o entusiasmo pela exploração e descoberta de novas sonoridades.”
>> formulário de inscrição
Introdução aos Sintetizadores Modulares com Daniel Martinho · oficina on-line
Inscrições abertas até 28 de Fevereiro · início a 4 de Março
“Quer se utilize um sintetizador modular para criar bleeps, bloops, quer se use para Sound Design ou para a composição/ improvisação musical, é inegável que estes instrumentos são musicalmente gratificantes quando manipulados e explorados.
O Curso de Introdução aos Sintetizadores Modulares pretende desmistificar o instrumento, fomentar o seu uso para diferentes fins e guiar todos os interessados na descoberta deste fascinante mundo modular. O curso será lecionado através do software VCV Rack disponível para qualquer sistema operativo (>> ligação), para que todos consigam compreender e assimilar os conteúdos programáticos. Embora o foco sejam os modulares, muitos dos conceitos e conhecimentos serão transversais a qualquer sintetizador (físico/ software ou analógico/digital).”
>> formulário de inscrição
Interferência · Cursos On-line
Inscrições abertas até 30 de Maio
Nestes tempos de recolha, a Interferência apresenta um conjunto de formações, de ensino à distância, para ajudar a cultivar as ideias.
22.º Curso Internacional de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental na ARTAVE
4-8 de Fevereiro
ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, Areias, Santo TirsoA ARTAVE e o CCM organizam, de 04 a 08 de Fevereiro de 2020, o 22º Curso Internacional de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental.
Tem sido ressaltada a importância de proporcionar aos estudantes dos cursos de instrumento a diversificação das experiências de formação. O contacto dos alunos com professores e instrumentistas de reconhecido valor pedagógico e artístico permite o enriquecimento da aprendizagem, contribui para adquirir diferentes perspectivas musicais e profissionais, abrindo caminho para o sucesso académico e para a futura carreira profissional.
No presente ano são reunidos, mais uma vez, um conjunto de professores e instrumentistas de carreira internacional de excepcional valia, estando representadas várias das mais importantes escolas europeias de ensino superior.
Intérpretes para Compositores · Jorge Alves (viola de arco) · APC – Associação Portuguesa de Compositores
30 de Novembro
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-VelhaCiclo de seis seminários para jovens compositores, intérpretes e maestros interessados em técnicas de composição / interpretação de música contemporânea.
Intérpretes para Compositores · Luís Gomes (clarinete) · APC – Associação Portuguesa de Compositores
26 de Outubro
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-VelhaCiclo de seis seminários para jovens compositores, intérpretes e maestros interessados em técnicas de composição / interpretação de música contemporânea.
Ensemble Fractales · Estágio de Aperfeiçoamento Interpretativo
8-10 de Outubro
Centro Cultural Raiano, Idanha-a-NovaO Festival DME – Dias de Música Electroacústica, tem o prazer de organizar o estágio de aperfeiçoamento interpretativo para práticas associadas à música erudita contemporânea, a realizar em Idanha-a-Nova nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2019.
Destinado a instrumentistas que se encontrem a frequentar conservatórios e academias, ensino superior de música e profissionais, este estágio propõe três dias intensivos de trabalho com o Ensemble Fractales, oriundo da Bélgica e especializado na interpretação de música contemporânea.
O estágio será orientado pelos instrumentistas do Ensemble Fractales (Bélgica). Os participantes terão a oportunidade de trabalhar repertório proposto pelos orientadores a solo e/ou em música de câmara, integrando o concerto do Ensemble Fractales a realizar no dia 10 de outubro de 2019.
Ensemble Fractales:
Gian Ponte (piano)
Marion Borgel (violino)
Renata Kambarova (flauta transversal)
Diego Coutinho (violoncelo)
Benjamin Maneyrol (clarinete)
Curso Intensivo de composição e espacialização electroacústica III e IV
22-26 de Julho, 10h00 – 19h00
O'culto da Ajuda, LisboaCurso intensivo de composição e espacialização electroacústica III e IV com:
António Ferreira, António de Sousa Dias e Miguel Azguime
Os interessados deverão enviar dados pessoais, currículo, portfólio (constituído por eventuais exemplos de peças já compostas que considere relevantes na sua produção) e uma carta de intenções a explicitar a sua experiência passada e a sua motivação para a frequência deste curso até ao dia 30 de Junho de 2019.
Informações & Inscrições: cursos[at]misomusic.com
Música Viva 2019 · crusos com Gilles Gobeil e Trevor Wishart
25-28 de Maio
O'culto da Ajuda, Lisboa25 e 26 de Maio das 9h30 às 13h00 – curso de composição electroacústica I, com Gilles Gobeil
27 e 28 de Maio das 9h30 às 13h00 – curso de composição electroacústica II, com Trevor Wishart
Síntese – XIII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda 2019
10-11 de Abril, 14h30 – 17h30
Castelo Branco
29 de Abril, 10h00 e 11h00
Teatro Municipal da GuardaActividades em Abril no contexto do Síntese – XIII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (Abril · Maio · Junho):
· Dias 10-11: Masterclass destinada a alunos de ensino básico e secundário – Introdução às técnicas instrumentais contemporâneas –, por Rogério Peixinho e Carlos Canhoto;
· Dia 29: Ensaios Abertos, onde o Síntese – GMC realiza uma abordagem pedagógica à música contemporânea, destinada a alunos dos dois agrupamentos de escolas da cidade da Guarda (do 1.° ciclo até ao secundário).>> Mais informações
Castelo Branco
Teatro Municipal da Guarda
Masterclasses & Workshops no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
6-27 de Abril
Viseu· 6 Abril – Guitarra Portuguesa – Pedro Caldeira Cabral
· 8 Abril – Clarinete – Carlos Piçarra Alves
· 9, 10, 11 Abril – Bateria e Improvisação – André Silva e Elmano Coelho
· 11 Abril – Acordeão – Franck Angelis
· 12 Abril – Violino – Roberto Valdés
· 23 e 27 Abril – Piano – Shao Xiao Ling
· 23 e 27 Abril – Piano – Luís Pipa
· 25 Abril – Violoncelo – Miguel Rocha
· 25 e 26 Abril – Guitarra – Dejan Ivanović
· 27 Abril – Piano – Giuseppe Andaloro
· 27 Abril – Piano – Aquiles Delle Vigne
>> INSCRIÇÔES
>> Concertos no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
Masterclass por José Mesquita Lopes
10 e 11 de Abril
Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Torres VedrasMasterclass e aulas de técnica para guitarristas por José Mesquita Lopes, no contexto da 2.ª Masterclass organizada na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues em Torres Vedras.
FLAUTUÉ – Festival de Flauta Transversal · Performance · Ensino · Investigação
1-3 de Abril
Escola das Artes / Departamento de Música, Universidade de ÉvoraFlautistas / Professores convidados: Christian Studler · Monika Streitová · István Matuz · Katharine Rawdon · Francisco Barbosa
Curso livre de música do séc. XX e XXI por Gonçalo Gato
21, 22, 26, 28 e 29 de Março, horário pós-laboral, das 18h:30 às 21h30
Cossoul, LisboaCurso livre de música do séc. XX e XXI
Orientado pelo compositor Gonçalo Gato, investigador do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.
DESCRIÇÃO:
Curso destinado ao público em geral, estruturado em cinco módulos de 3 horas, perfazendo um total de 15 horas. Tem como objectivo a familiarização dos participantes com a realidade sonora de obras fundamentais da música erudita, mas também com o contexto cultural e estético que lhes deu origem.
DATAS:
· 21 de Março: Conceitos Básicos e Vocabulário Musical Geral. Escuta Activa e Passiva, Audição Crítica
· 22 de Março: Modernismo e Recepção
· 26 de Março: Pós-Guerra e Vanguardas
· 28 de Março: Estúdios de Paris e Colónia, Tecnologias da Música
· 29 de Março: Pós-modernismo e Contemporaneidade
Palestra por Ricardo Matosinhos no Conservatório de Música do Porto
21 de Março, 19h00
Piano Bar, Conservatório de Música do Porto
1 de Abril, 14h00
>> FLAUTUÉ – Festival de Flauta Transversal, Universidade de ÉvoraPalestra sobre as oito obras que Ricardo Matosinhos escreveu para flauta. Este conjunto de obras abarca diferentes formações – desde o solo, a grupos de câmara e grande ensemble.
Dois semestres a partir de Outubro de 2018 . O'culto da Ajuda, Lisboa
Prazo de inscrições: 30 de Setembro de 2018Um ensinamento sistemático em Composição de Música Electroacústica com características únicas e inovadoras em Portugal.
O 1.º Curso de Composição Electroacústica é uma proposta que beneficia de uma vasta experiência, de pluralismo estético, de uma extensa rede institucional internacional; e que beneficia dos recursos logísticos e técnicos disponíveis no O’culto da Ajuda, onde está instalada de forma permanente uma “Orquestra de Altifalantes” de 40 elementos, instrumento de difusão sonora único em Portugal, proporcionando assim aos alunos deste curso condições de excelência para a prática da composição musical a abordar.
O corpo docente deste curso assenta na direcção pedagógica, coordenação e docência de António Ferreira, com a participação de Miguel Azguime e de António de Sousa Dias.
Em cada um dos semestres que constituem o curso, haverá também a participação de um professor convidado estrangeiro de reconhecido mérito artístico a anunciar oportunamente.
Duração: O curso terá inicio em Outubro de 2018 e irá desenvolver-se sobre 4 semestres (cada nível será constituído por 2 semestres) - 1 fim de semana de 3 em 3 semanas. Sábados e Domingos no seguinte horário: 14h30-19h00/20h00-22h30.
No final do 2.º semestre haverá adicionalmente 2 dias de seminários com apresentações públicas das obras compostas pelos alunos.
Este curso terá um número máximo de 12 participantes.
Datas . 1.º semestre:
. I - 13 e 14 de Outubro de 2018
. II - 3 e 4 de Novembro de 2018
. III - 24 e 25 de Novembro de 2018
. IV - 15 e 16 de Dezembro de 2018
. V - 5 e 6 de Janeiro de 2019
. VI - 26 e 27 de Janeiro de 2019
Condições de participação: sob consulta - cursos[at]misomusic.com
Information in English (click here)
September 8, 2018, 14h00
Gaudeamus Muziekweek, Muziekhuis Utrecht, The NetherlandsIn this Reading Session young composers will tackle short sketches they have submitted in advance. Working together with the musicians and Igor C. Silva , each will develop their short sketch into a composition lasting several minutes. It is highly likely that successful results of the Session will return during the 2019 Gaudeamus Muziekweek.
September 3-9, 2018
Kyiv Contemporary Music Days, Ukraine
Deadline for applications: August 15Educational and concert platform for new music Kyiv Contemporary Music Days is happy to announce the launch of its fifth masterclasses for electroacoustic music for composers of any age and nationality with tutors composers Annette Vande Gorne (Belgium) and Jaime Reis (Portugal), which will take part on September, 3-9 2018 in Kyiv, Ukraine.
The masterclasses are organized together with Dias de Música Electroacústica, Goethe Institut in Ukraine, Ukrainian Minor Academy of Science and supported by Culture Bridges.
REGISTRATION FORM>>More Information (KCMD)
>>More Information (KCMD . Facebook)
July 29 - August 10, 2018
Radziejowice, Poland
The deadline for sending applications is May 31, 2018The Synthetis 2018 lecturers are: Ondřej Adámek (Czech Republic), Chen Yi (China/USA), Johannes Kreidler (Germany), Mauricio Sotelo (Italy).
Artists-in-residence: members of the E-MEX Ensemble (Germany)
The International Summer Course for Composers SYNTHETIS 2018 is a fee-based programme where admitted participants attend workshops, lectures and individual lessons conducted in English, as well as concerts, presentations and other events included in the schedule.
The event is organized by the Music Gardens Foundation and is directed by Zygmunt Krauze. Each participant is guaranteed at least three hours a day of collective activities and the possibility of having individual meetings with all lecturers.
Apart from the lecturers-composers, the organizers invite artists-in-residence who will be present during entire length of the course. The participants will have an opportunity to attend individual lessons with the artists, during which newly-written pieces might be discussed. The artists will perform selected compositions written by participants at the course’s final concert. The concert will be recorded and each participant (whose work will be performed) will be provided with a recording of her/his composition. The fragments of the participants’ compositions written during course’s previous editions are available at the Recordings tab.
In 2018, there will be at least 2 artists-in-residence present during the course – a cellist and a trombonist. It is advisable to prepare the draft of a composition before the course (a solo piece for cello/trombone or a duo).
The organizer reserves the right to make changes to the event programme.
MORE PRACTICAL INFO
APPLICATION FORM>>More Information (Synthetis 2018)
>>More Information(Synthetis 2018 . Facebook)
6, 11, 14 e 17 de Julho, 2018
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Oficina de escrita poética e oficina de composição
O Workshop de Poesia e Música Eletrónica Experimental possibilitará aos seus inscritos um momento de aprofundamento e maturação do trabalho que têm vindo a desenvolver. Dividindo-se em dois grupos distintos de dez participantes, este workshop destina-se a todos os que já se iniciaram na escrita ou na composição e se interessam pela relação entre Música e Poesia.
Ao longo de quatro sessões, os participantes inscritos na oficina de escrita poética serão desafiados a trabalhar a partir de uma peça de um jovem compositor inscrito na oficina de composição, enquanto estes últimos receberão um desafio análogo, ou seja, serão convidados a compor a partir de um poema inscrito na oficina de escrita poética.
No final, todos os participantes são convidados a participar numa sessão pública para apresentação do resultado a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no Auditório 3, no dia 22 de julho, pelas 18:00.
Formadores: Vasco Macedo (oficina de escrita poética) . Tomás Frazer (oficina de composição)
June 11-20, 2018
Lisboa Incomum, Lisbon, PortugalThe educational and concert platform for new music Kyiv Contemporary Music Days together with the Festival DME (Dias de Música Electroacústica) are organizing the 4th International Masterclasses for Composers . Festival New Music: Touchpoints . It will be held in Lisbon, Portugal on June 11-20, 2018.
The invited composition tutors are: Hans Tutschku (Germany) and Jaime Reis (Portugal) - they will give group and individual lessons to the students.
The composers João Pedro Oliveira, Carlos Caires, Dimitris Andrikopoulos and António de Sousa Dias will also give workshops.
Musicians invited to give workshops: Nina Janssen-Deinzer (clarinet, Germany), Yuri Matsuzaki (flute, Japan-Germany), Junya Makino (violin, Japan-Switzerland), Milosz Drogowski (cello, Poland).
Complete prorgamme
Concerts in the context of the Festival New Music: Touchpoints
Conferences in the context of the Festival New Music: Touchpoints
VIII Estágio de Orquestra de Guitarra . data limite de inscrição: 25 de Maio de 2018
VIII Encontro de Orquestras e Ensembles de Guitarra . data limite de inscrição: 25 de Maio de 2018VIII Estágio de Orquestra de Guitarra . 2 e 3 de Junho
XIII Concurso Internacional de Guitarra . 3 e 10 de Junho
EVENTOS RELACIONADOS
21 de Março de 2018
Conservatório D'Artes de Loures
24 e 25 de Março de 2018
Orfeão de Leiria Conservatório de Artes
26-28 de Março de 2018
Escola Profissional de Artes da Beira Interior, CovilhãDia 21 de Março - Master Class de Guitarra no Conservatório D'Artes de Loures
Dias 24 e 25 de Março - Master Class de Guitarra no IX Festival Internacional de Guitarra de Leiria com Andrea Roberto (Itália), José Mesquita Lopes e Ilda Coelho
Dias 26, 27 e 28 de Março - Master Class de Orquestra de Guitarras (direcção) no EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior - Covilhã).
No dia 28 de Março às 21h30m irá ter lugar um concerto do Estágio no Teatro das Beiras (Covilhã). O programa: J. J. Quantz . Ennio Morricone . John Williams . Celso Machado/José Mesquita Lopes (arranjo) . O Professor de José Mesquita Lopes . G. Bizet
>>Mais Informações (IX Festival Internacional de Guitarra de Leiria)
5 de Março de 2018, 17h30
Auditório EDP, Casa da Música, PortoA 9.ª Edição do Curso Livre de História da Música está centrada na figura de grandes compositores. Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert abrem o curso com um módulo dedicado à Primeira Escola de Viena e ao período Clássico. Num ano em que poderá ouvir muitas obras-primas destes compositores na Casa da Música, este é um tema imprescindível. A tríade formada por Schoenberg, Berg e Webern deu origem à Segunda Escola de Viena, módulo que decorre em ligação com a programação do Música & Revolução. A Orquestra Sinfónica irá apresentar a integral das Sinfonias de Bruckner mas o compositor austríaco tem uma obra vastíssima em outros domínios, como os da música sacra e coral, assuntos a desenvolver num módulo consagrado à sua vida e obra. Carlos de Seixas é talvez o maior nome da música barroca portuguesa, sendo figura em destaque no último módulo dedicado à Música Barroca na Península Ibérica. Um aspecto comum à obra de todos estes compositores é a questão do tempo e a música: 1) o tempo musical como medida objectiva; 2) o tempo musical como percepção subjectiva; 3) o tempo musical como construção cultural; constituindo mais um tema inédito no Curso Livre de História da Música.
Destinado a um vasto público sem formação musical, o Curso tem uma abordagem multidisciplinar e uma estreita relação com a programação da Casa da Música.
24 de Fevereiro de 2018, 11h00
Sala De Ensaio 3, Casa da Música, PortoVai explorar-se o computador para a geração automática de música. Neste papel, o computador torna-se um interveniente activo, admitindo novos modelos de utilização e formatos de criação. Com a abordagem a técnicas e ferramentas de programação, os participantes poderão criar programas próprios ou utilizar e adaptar os já existentes. As plataformas de desenvolvimento principais são o MaxMSP, Javascript e Processing, mas os participantes são livres de utilizar outra linguagem que conheçam.
13-23 de Fevereiro de 2018
Teatro Aveirense, Aveiro13 e 14 de Fevereiro
Oficina de difusão, com Ricardo Guerreiro
20 de Fevereiro
Narrativas e gravações de campo, com João Martins (2.º/3.º ciclo)
21 de Fevereiro
(Ou)ver o som, com João Martins (pré-escolar)
23 de Fevereiro
Construção de instrumentos, com João Martins (2.º/3.º ciclo)
EVENTOS RELACIONADOS:
Concertos do Aveiro_Síntese 2018
Colóquio do Aveiro_Síntese 2018>>Mais Informações (Teatro Aveirense)
>>Mais Informações (Arte no Tempo)
Janeiro - Fevereiro de 2018, O'culto da Ajuda, Lisboa
Workshop Performativo com a Companhia Maior orientado por Miguel Azguime no O’culto da Ajuda.
Concertos & Espectáculos
Encontros & Conferências
Concursos & Calls