|
Daniel Moreira nasceu no Porto em 1983. É doutorado (PhD) em Composição Musical (King’s College; Universidade de Londres; 2017), com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia; mestre em Composição e Teoria Musical (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; Instituto Politécnico do Porto; 2010); e licenciado em Economia (Faculdade de Economia; Universidade do Porto; 2006). Como principais professores, destacam-se Sir George Benjamin, Fernando C. Lapa, Dimitris Andrikopoulos e João-Heitor Rigaud (Composição); Carlos Guedes (Música Electrónica); e Miguel Ribeiro-Pereira, José Oliveira Martins e Silvina Milstein (Teoria e Análise Musical). Participou ainda em seminários e/ ou teve aulas ocasionais com Helmut Lachenmann, Klaas de Vries, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey e Kaija Saariaho; e em workshops com o Remix Ensemble Casa da Música, Quarteto Diotima, Lontano Ensemble e a Orquestra Gulbenkian. Em 2015, foi seleccionado para o «LSO Panufnik Scheme», um conjunto de workshops ao longo de um ano com a London Symphony Orchestra, que culminou com a apresentação de uma nova peça orquestral em 2016. Em 2009, foi Jovem Compositor em Residência na Casa da Música. Desde então, têm-lhe sido regularmente encomendadas novas obras e arranjos (Casa da Música, Festival Musica Strasbourg, European Concert Hall Organisation – ECHO, Chester & Novello, Banda Sinfónica Portuguesa, Antena 2/ RDP, MPMP Património Musical Vivo, Programa «Criatório», Kölner Philarmonie, entre outros). A sua música tem sido tocada em Portugal e no estrangeiro, destacando-se a participação em três festivais de música contemporânea, com obras escritas para os agrupamentos residentes da Casa da Música (Witten, 2009; Estrasburgo, 2010; Estrasburgo, 2012); e a estreia da obra coral Poema para a padeira em três salas de concerto europeias (Cité de la Musique, Paris; Sage Gateshead, Reino Unido; Fundação Gulbenkian, Lisboa), no âmbito do programa «Rising Stars» da ECHO, em 2014. Foi três vezes premiado em concursos de composição (3.º Prémio no Concurso Internacional de Composição Gian Battista Viotti, em Itália, em 2007; Menção Honrosa no 3.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, em 2008; e 2.º Prémio no 1.º Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho, em 2014) e, em 2010, representou Portugal na Tribuna Internacional de Compositores. A sua música abarca múltiplos géneros – da música orquestral à de câmara –, com especial ênfase, mais recentemente, em música coral (Poema para a padeira, 2013; Do Desconcerto do Mundo, 2016); ópera (Cai uma Rosa…, 2015; Ninguém & Todo-o-Mundo: ópera lírico-turística em torno de Gil Vicente, 2018); e música para grande ensemble e orquestra (Beethoven quasi una fantasia op. 27 n.º 2, 2018; Isto não é um filme, concerto para orquestra e electrónica, 2020). Desde 2017, a sua música tem também explorado a relação entre meios acústicos (vozes e instrumentos) e electrónica (Ninguém & Todo-o-Mundo; Isto não é um filme). Projectos em curso incluem a composição da música de abertura para o Pavilhão de Portugal na Exposição 2020 do Dubai (As ondas que a maré conta, ninguém as pode contar, para electrónica); a composição de música para filmes mudos (com piano e electrónica); e uma obra para octeto vocal amplificado (Quadras Pessoanas). Enquanto investigador, dedica-se especialmente à análise da música de cinema (com especial foco na música de Bernard Herrmann) e ao estudo da ideia de musicalidade no cinema (com especial foco nos filmes de David Lynch); aborda ainda questões de harmonia e temporalidade em música dos séculos XX e XXI, tanto do âmbito erudito como popular. Os seus principais artigos incluem: Nondirected Linearity and Modulatory Networks in Webern’s op. 10/4 (Revista Portuguesa de Musicologia, 2016); The Spiral of Time: the Crystal-Image in Herrmann’s Music for Hitchcock’s Vertigo (Music Analysis, 2021); Chaos, Madness and Distorted Mirrors in Herrmann’s Music for Hitchcock’s Psycho (Journal of Film Music; artigo aceite em 2021, em fase de revisão). É professor na ESMAE-IPP desde 2009, onde tem leccionado unidades curriculares de Análise, Estética e Composição, e onde é, desde 2020, coordenador da área de Teoria. Leccionou também na Universidade do Minho (2017-19) e, como professor visitante, no Projecto Xiquitsi, em Maputo (2015-17). É, desde 2020, investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20 – da Universidade de Coimbra, onde é, desde 2021, um dos coordenadores do grupo de investigação «Correntes artísticas e movimentos intelectuais». É ainda, desde 2021, membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música. Por fim, colabora frequentemente com a Casa da Música e outras instituições, redigindo notas de programa e apresentando cursos livres, palestras pré-concerto e concertos comentados. Última actualização: 16 de Agosto de 2021 |
Última actualização: 16 de Agosto de 2021
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Alternative Middles | 2011 | Portugal | Observações | Solicitação do Vítor Pereira | ||||
|
||||||||
...Thrice upon a time... (Homenagem a Manoel de Oliveira) | 2011 | Portugal | Observações | Encomenda/Solicitação do Sérgio Carolino | ||||
|
||||||||
Labirinto | 2010 | Portugal | Observações | Encomenda/solicitação do Miguel Amaral | ||||
|
||||||||
Liberdade | 2010 | Portugal | Observações | Encomenda/solicitação do Carlos Semedo | ||||
|
||||||||
Luz Poente | 2010 | Portugal | Observações | Encomenda/solicitação do Paulo Peres e da Paula Marques | ||||
|
||||||||
Balada | 2008 | Portugal | Observações | Encomenda/solicitação da pianista Brenda Hermida | ||||
|
||||||||
Pastoral | 2009 | Antena 2/RDP (Prémio Jovens Músicos) | URL | Portugal | Observações | http://www.rtp.pt/antena2 | ||
Alter Ego | 2011 | Banda Sinfónica Portuguesa | URL | Portugal | Observações | http://www.bandasinfonicaportuguesa.com | ||
Flashback | 2011 | Banda Sinfónica Portuguesa | URL | Portugal | Observações | http://www.bandasinfonicaportuguesa | ||
The Tale of the Three Trees (Allen Pote e Tom S. Longs) | 2010 | Banda Sinfónica Portuguesa | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.bandasinfonicaportuguesa.com | |
Música para Os Faroleiros | 2023 | Batalha Centro de Cinema | URL | Porto | Portugal | Observações | https://www.batalhacentrodecinema.pt/ | |
Choral-Phantasie, sobre a Cantata BWV 140 | Casa da Música | Porto | Portugal | Observações | ||||
Fantasia sobre Orfeo | Casa da Música | Porto | Portugal | Observações | ||||
A Madrugada | 2024 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | https://casadamusica.com/ | |
Isto não é um filme | 2020 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | https://www.casadamusica.com | |
Beethoven quasi una fantasia, op. 27 n.º 2 | 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
Do Desconcerto do Mundo | 2016 | Casa da Música | Porto | Portugal | Observações | |||
Naquela Praia | 2010 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | 2009 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com/ | |
Jubilate Deo (Tarik O´Regan) | 2009 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
Limiar (Homenagem a Haydn) | 2009 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
Pequena Suite Nocturna | 2009 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com/ | |
Paysage du Temps | Casa da Música e do Festival Musica de Estrasburgo (festival international de musiques d'aujourd'hui) | Observações | ||||||
The Ecstasies Above (Tarik O´Regan) | 2011 | Chester Music and Novello & Company | URL | Londres | Reino Unido | Observações | http://www.chesternovello.com | |
A Noite | 2023 | Companhia de Ópera do Castelo | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Es ist ein Ros Entsprungen (Michael Praetorius) | 2007 | Coro Académico da Universidade do Minho | URL | Braga | Portugal | Observações | http://www.caum.pt | |
Natal de Penamacor (popular, arr. João Fidalgo) | 2007 | Coro Académico da Universidade do Minho | URL | Braga | Portugal | Observações | http://www.caum.pt | |
Poema para a padeira | 2014 | ECHO | European Concert Hall Organisation | URL | Bruxelas | Bélgica | Observações | http://www.concerthallorganisation.eu/ | |
Espacios Oníricos | 2008 | Nuno Pinto e José Ferra | Portugal | Observações | ||||
Vórtice: para o fim de um tempo | 2021 | Quarteto Caleidoscópio | URL | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/quartetcaleidoscopio/?locale=pt_PT | ||
As Três Faces da Serra | Ricardo Antão | Portugal | Observações | |||||
As Três Faces da Serra | Ricardo Antão | Portugal | Observações | |||||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
As Três Faces da Serra | Ante-Estreia | ESMAE - Sala 1.10 | Porto | Portugal | Solista: Ricardo Antão; Ensemble: Músicos da ESMAE; Dir: Severo Martinez. | Observações | |||
A Madrugada | Estreia | 2024/Apr/19 | Esta é a madrugada | Casa da Música | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música Coro Infantil Casa da Música Coro Casa da Música Brad Lubman (direção musical) |
Observações | |
As Três Faces da Serra | Execução | 2023/Oct/01 | Igreja Matriz de Provesende | Sabrosa | Portugal | Nuno Costa (eufónio solo) Músicos da Banda Sinfónica Portuguesa Ivo Silva (direção) |
Observações | ||
As Três Faces da Serra | Execução | 2023/Sep/24 | Festa do Outono | Fundação Serralves | Serralves | Portugal | Nuno Costa (eufónio solo) Músicos da Banda Sinfónica Portuguesa Ivo Silva (direção) |
Observações | |
Música para Os Faroleiros | Execução | 2023/Mar/31 | Culturgest | Auditório Emílio Rui Vilar | Lisboa | Portugal | The Arditti Quartet Irvine Arditti (violino), Ashot Sarkissian (violino), Ralf Ehlers (viola), Lucas Fels (violoncelo) |
Observações | Estreado em 1922, esta raridade do cinema mudo português é apresentado com uma nova composição sonora, encomendada pelo Batalha Centro de Cinema ao compositor Daniel Moreira e interpretada ao vivo pelo quarteto de cordas The Arditti Quartet. Rodado nas agitadas águas de confluência entre o Tejo e o Atlântico e realizado por Maurice Mariaud, Os Faroleiros esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993 — onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede. Um filme que, pelo seu pioneirismo e audácia técnica, se tornou num marco do cinema mudo europeu, numa altura em que os mais desafiantes e ambiciosos filmes eram o resultado do esforço de equipas multinacionais, que recorriam aos mais variados exercícios de imaginação para reproduzir, no ecrã, realidades desconhecidas. |
|
|||||||||
Música para Os Faroleiros | Estreia | 2023/Mar/22 | Filmes-concerto | Batalha Centro de Cinema | Porto | Portugal | The Arditti Quartet Irvine Arditti (violino), Ashot Sarkissian (violino), Ralf Ehlers (viola), Lucas Fels (violoncelo) |
Observações |
O restauro desta raridade do cinema mudo português é apresentado em estreia, com uma nova composição sonora encomendada a Daniel Moreira e interpretada ao vivo pelo quarteto de cordas The Arditti Quartet, a convite do Batalha. Neste drama — uma ambiciosa produção dos anos 1920 restaurada no âmbito do FILMar, projeto operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa, parceira e impulsionadora desta iniciativa, com o apoio do programa EEAGrants 2020/2024 — acompanhamos um triângulo amoroso fatal. Em torno de Rosa (alojada no farol após a morte do seu pai no mar), do faroleiro João Vidal, por quem ela nutre sentimentos, e de António Gaspar, um outro faroleiro que vive arrebatado pelo ciúme, desenvolve-se uma narrativa apaixonante que navega entre o afeto e a violência, sempre com o mar como elemento omnipresente. Rodado nas agitadas águas de confluência entre o Tejo e o Atlântico e realizado por Maurice Mariaud (que aqui interpreta também o papel de João Vidal), Os Faroleiros (1922) esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993 — onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede. |
|
|||||||||
Quarteto | Execução | 2022/Nov/20 | Estúdio da Orquestra de Jazz de Matosinhos | Matosinhos | Portugal | Quarteto de cordas de Matosinhos | Observações | ||
Vórtice: para o fim de um tempo | Execução | 2022/Oct/02 | Armazém 22 | Vila Nova de Gaia | Portugal | Quarteto Caleidoscópio | Observações | ||
Vórtice: para o fim de um tempo | Execução | 2022/Feb/22 | Casa da Música | Porto | Portugal | Quarteto Caleidoscópio | Observações | ||
Vórtice: para o fim de um tempo | Estreia | 2022/Feb/19 | Ermo do Caos | Porto | Portugal | Quarteto Caleidoscópio | Observações | ||
Duas Canções Populares Portuguesas | Execução | 2021/Jul/29 | Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha | Batalha | Portugal | Moços do Coro Nuno Almeida (direção) |
Observações | ||
Isto não é um filme | Estreia | 2020/Oct/02 | Casa da Música | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música; Baldur Brönnimann (direcção musical); Worten Digitópia (electrónica) | Observações | ||
Ninguém & Todo-o-Mundo | Estreia | 2018/Dec/09 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Teresa Nunes · soprano; João Terleira · tenor; Coro do Conservatório de Música do Porto; Crispim Luz · clarinete; Brenda Vidal · piano; Fábio Palma · acordeão; Miguel Amaral · guitarra portuguesa; Óscar Rodrigues · electrónica; Susana Lima · violoncelo; Jan Wierzba · direcção | Observações | ||
Beethoven quasi una fantasia, op. 27 n.º 2 | Estreia | 2018/Sep/18 | Para lá da Fantasia | Casa da Música | Porto | Portugal | Remix Ensemble Casa da Música Peter Rundel . direcção musical |
Observações | |
Do Desconcerto do Mundo | Estreia | 2016/Dec/06 | Nova música para novos públicos | Casa da Música | Porto | Portugal | Remix Ensemble Coral de Letras da Universidade do Porto Orquestra Som da Rua e Cor da Voz (Santa Casa da Misericórdia da Maia) |
Observações | |
Alternative Middles | Execução | 2016/Jun/30 | Casa da Música - Sala 2 | Porto | Portugal | Victor Pereira , clarinete | Observações | Academia de Verão Remix Ensemble | |
|
|||||||||
Duas Canções Populares Portuguesas | Execução | 2016/May/21 | Sala Suggia, Casa da Música | Porto | Portugal | Coral de Letras da Universidade do Porto José Luís Borges Coelho (direção) |
Observações | ||
da Luz e do Fogo | Execução | 2016/May/19 | Auditório do DeCA, Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Estudantes da Universidade de Aveiro | Observações | ||
Miniature Variations | Estreia | 2016/Mar/11 | Panufnik Composers Scheme | LSO St. Luke's | Londres | Reino Unido | London Symphony Orchestra; Dir: François-Xavier Roth. | Observações | Workshop aberto ao público (no Panufnik Composers Scheme) |
|
|||||||||
Choral-Phantasie, sobre a Cantata BWV 140 | Estreia | 2015/Oct/01 | Casa da Música (Sala Suggia) | Porto | Portugal | Orquestra de Estudantes. Dir: Pedro Neves. | Observações | ||
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Execução | 2015/May/16 | Casa da Música (Sala Suggia) | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Dir: Takuo Yuasa. | Observações | ||
Limiar (Homenagem a Haydn) | Execução | 2015/May/12 | Casa da Música (Sala Suggia) | Porto | Portugal | Remix Ensemble. Dir: Pedro Neves | Observações | ||
Cai uma rosa… | Execução | 2015/Apr/19 | Teatro Municipal do Porto, Campo Alegre | Porto | Portugal | Ensemble MPMP . Jan Wierzba, direcção musical | Observações | ||
Cai uma rosa… | Execução | 2015/Apr/18 | Teatro Municipal do Porto, Campo Alegre | Porto | Portugal | Ensemble MPMP . Jan Wierzba, direcção musical | Observações | ||
Cai uma rosa… | Estreia | 2015/Apr/11 | Teatro Municipal Joaquim Benite | Almada | Portugal | Ensemble MPMP . Jan Wierzba, direcção musical | Observações | ||
Cinco Poemas da Água | Execução | 2015/Apr/05 | 1.º Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho | Palácio Foz | Lisboa | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa . Adriano Martinolli d'Arcy, direcção musical | Observações | |
Cinco Poemas da Água | Estreia | 2015/Apr/04 | 1.º Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho | Auditório Joaquim d’Almeida | Montijo | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa . Adriano Martinolli d'Arcy, direcção musical | Observações | |
Duas Canções Populares Portuguesas | Execução | 2014/Dec/17 | Igreja dos Clérigos | Porto | Portugal | Coral de Letras da Universidade do Porto José Luís Borges Coelho (direção) |
Observações | ||
Poema para a padeira | Estreia | 2014/Nov/09 | Body of Songs | Cité de la musique | Paris | França | Sequenza 9.3 | Catherine Simonpietri, conductor | Observações | |
Poema para a padeira | Estreia | 2014/Nov/09 | Celebração dos 50 anos do Coro Gulbenkian | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa | Instrumentistas da ESML | Inês Lopes, maestrina | Observações | |
Duas Canções Populares Portuguesas | Execução | 2014/Nov/09 | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Coral de Letras da Universidade do Porto; Dir: José Luís Borges Coelho | Observações | Executada apenas a canção "Deus te guarde pastorinha" das Duas Canções Populares | |
|
|||||||||
Poema para a padeira | Estreia | 2014/Nov/09 | Body of Songs | Sage Gateshead | Gateshead | Reino Unido | Observações | ||
Singra o navio | Estreia | 2014/Sep/12 | Workshop ENOA Composição para Voz | Grande Auditório - Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Inês Simões, soprano | Orquestra Gulbenkian | Magnus Lindberg, maestro | Observações | |
Duas Canções Populares Portuguesas | Execução | 2014/Aug/07 | Praça do Município | Ponta Delgada | Portugal | Coral de Letras da Universidade do Porto; Dir: José Luís Borges Coelho | Observações | Executada apenas "Deus te guarde pastorinha" das Duas Canções Populares | |
|
|||||||||
da Luz e do Fogo | Execução | 2014/Jul/08 | Largo de Camões | Ponte de Lima | Portugal | Real Choir Voices; Dir: Rafael Araújo. | Observações | ||
Sextet | Execução | 2014/Jul/01 | Casa da Música - Sala 2 | Porto | Portugal | Alunos da Academia de Verão Remix Ensemble. Dir: Jan Wierzba. | Observações | ||
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Execução | 2013/Oct/12 | Auditorio Nacional | Madrid | Espanha | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Dir: Christoph König | Observações | ||
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Execução | 2013/Oct/11 | Auditorio Miguel Delibes | Valladolid | Espanha | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Dir: Christoph König | Observações | ||
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Execução | 2013/Oct/10 | Auditorio Miguel Delibes | Valladolid | Espanha | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Dir: Christoph König | Observações | ||
Paysage du Temps | Execução | 2013/Oct/04 | Casa da Música | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Dir: Christoph König | Observações | ||
Fantasia sobre Orfeo | Execução | 2013/Oct/01 | Casa da Música | Porto | Portugal | Orquestra de estudantes. Dir: Pedro Neves | Observações | ||
O Escuro Silêncio da Chuva | Execução | 2013/Sep/27 | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Ensemble MPMP. Dir: Jan Wierzba | Observações | ||
Images-Miroirs | Execução | 2013/May/14 | Chapel - King’s College London | Londres | Reino Unido | Park Quartet | Observações | Apenas 2.º e 3º andamentos | |
|
|||||||||
O Escuro Silêncio da Chuva | Execução | 2013/Apr/26 | Salão Leopoldo Dominguez - Universidade Federal | Rio de Janeiro | Brasil | Quarteto Contratempus | Observações | ||
Do S. João ao Natal | Execução | 2013/Jan/05 | Igreja dos Clérigos | Porto | Portugal | Coro Anonymus. Dir: Rui Paulo Teixeira | Observações | Vinde e Adoremos (de "Do S. João ao Natal") | |
|
|||||||||
Paysage du Temps | Execução | 2012/Oct/06 | Festival Musica de Strasbourg | Cité de la Musique et de la Danse | Estrasburgo | França | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Dir: Christoph König | Observações | |
Zoom Point (Omaggio a Antonioni) | Execução | 2012/Jul/27 | Casa da Música - Sala Suggia | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica de Jovens. Dir: José Eduardo Gomes | Observações | No contexto do I Estágio Nacional Orquestra Sinfónica de Jovens (organizado pela Academia de Música de Costa Cabral) | |
|
|||||||||
Fulgurações | Ante-Estreia | 2012/Jul/06 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Alunos da classe de Percussão da ESMAE - Dir.: Manuel Campos | Observações | ||
Alter Ego | Execução | 2011/Dec/11 | Casa da Música (Sala Suggia) | Porto | Portugal | Banda Sinfónica Portuguesa, dir. Alberto Roque | Observações | ||
Labirinto | Execução | 2011/Oct/06 | Festival Jovens Músicos | Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2) | Lisboa | Portugal | Miguel Amaral (guitarra) | Observações | |
Flashback | Execução | 2011/Oct/02 | World Music Contest (60.ª Edição) | Kerkrade | Países Baixos | Sérgio Carolino (tuba), Banda Sinfónica Portuguesa, dir. Francisco Ferreira | Observações | ||
Flashback | Execução | 2011/Sep/22 | Coliseu do Porto | Porto | Portugal | Sérgio Carolino (tuba), Banda Sinfónica Portuguesa, dir. Francisco Ferreira | Observações | ||
Flashback | Execução | 2011/Sep/17 | Cine-Teatro João d´Oliva Monteiro | Alcobaça | Portugal | Sérgio Carolino (tuba) Banda Sinfónica Portuguesa, dir. Francisco Ferreira | Observações | ||
Trio | Execução | 2011/Sep/04 | Prémio Jovens Músicos | Casa da Música | Porto | Portugal | Trio Densité | Observações | |
Naquela Praia | Estreia | 2011/May/31 | Casa da Música (Sala Suggia) | Porto | Portugal | Remix Ensemble, Peter Rundel (direcção musical) | Observações | ||
Luz Poente | Execução | 2011/May/14 | Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso | Auditório Padre António Vieira, ARTAVE | Caldas da Saúde | Portugal | Paulo Peres e Paula Marques (guitarras) | Observações | |
Luz Poente | Execução | 2011/Apr/02 | Internationales Halleiner Gitarrenfestival 2011 | Keltenmuseum Hallein | Salzburg | Áustria | Paulo Peres e Paula Marques (guitarras) | Observações | |
Luz Poente | Execução | 2011/Mar/15 | Conservatório de Música do Porto | Porto | Portugal | Paulo Peres e Paula Marques (guitarras) | Observações | ||
Luz Poente | Execução | 2011/Jan/29 | Escola de Música Óscar da Silva | Matosinhos | Portugal | Paulo Peres e Paula Marques (guitarras) | Observações | ||
The Tale of the Three Trees (Allen Pote e Tom S. Longs) | Execução | 2010/Dec/19 | Aeroporto Francisco de Sá Carneiro | Matosinhos | Portugal | Banda Sinfónica Portuguesa, dir. Francisco Ferreira | Observações | ||
Trio | Execução | 2010/Nov/23 | Casa da Música | Porto | Portugal | Trio Impressões | Observações | ||
O Escuro Silêncio da Chuva | Execução | 2010/Sep/27 | Conservatório de Música do Porto | Porto | Portugal | Ensemble Contemporâneo do Porto, dir. Jan Wierzba | Observações | ||
Limiar (Homenagem a Haydn) | Execução | 2010/Sep/25 | Festival Musica | Cité de la Musique et de la Danse | Estrasburgo | França | Remix Ensemble, Baldur Bronnimann (direcção musical) | Observações | |
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Execução | 2010/Sep/04 | Theaterhaus | Viena | Áustria | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Christoph Konig (direcção musical) | Observações | ||
Pastoral | Execução | 2010/Jul/26 | Prémio Jovens Músicos | Casa da Música | Porto | Portugal | Observações | ||
Trio | Execução | 2010/Jul/20 | Café-Concerto | ESMAE | Porto | Portugal | Trio Impressões | Observações | |
Improvisação | Execução | 2010/Jul/20 | Café-Concerto | Recital final do Mestrado em Composição e Teoria Musical | ESMAE | Porto | Portugal | Bernardo Pinhal (piano MIDI), Daniel Moreira (electrónica) | Observações | |
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Execução | 2010/Jun/05 | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Ira Levin | Observações | ||
Jubilate Deo (Tarik O´Regan) | Execução | 2010/Mar/14 | Casa da Música (Sala Suggia) | Porto | Portugal | Coro da Casa da Música, dir. Simon Carrington, Quarteto Remix | Observações | ||
Zoom Point (Omaggio a Antonioni) | Estreia | 2010/Feb/20 | 8º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Culturgest | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian, Joana Carneiro (direcção musical) | Observações | |
Introspections | Execução | 2010/Feb/02 | Casa da Música | Porto | Portugal | Solistas do Remix Ensemble | Observações | ||
Improvisação | Execução | 2009/Nov/09 | Conservatório de Música do Porto (Grande Auditório) | Porto | Portugal | Bernardo Pinhal (piano MIDI), Daniel Moreira (electrónica) | Observações | ||
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Execução | 2009/Oct/19 | Auditorio de Galicia | Santiago de Compostela | Espanha | Orquestra Nacional do Porto, Peter Rundel (direcção) | Observações | ||
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Estreia | 2009/Oct/17 | Casa da Música (Sala Suggia) | Porto | Portugal | Orquestra Nacional do Porto, Peter Rundel (direcção) | Observações | ||
From Dawn to Twilight over Zabriskie Point (Homage to William Turner) | Ante-Estreia | 2009/Oct/16 | Auditório da Galiza | Santiago de Compostela | Espanha | Orquestra Nacional do Porto, dir. Peter Rundel | Observações | ||
Pequena Suite Nocturna | Execução | 2009/Oct/10 | Casa da Música | Porto | Portugal | Duo XaSnaiP - Hélder Alves (saxofone), Cândido Fernandes (piano) | Observações | ||
Improvisação | Execução | 2009/Oct/09 | Café-Concerto | ESMAE | Porto | Portugal | Bernardo Pinhal (piano MIDI), Daniel Moreira (electrónica) | Observações | |
The Bells | Execução | 2009/Jun/27 | Recital final dos alunos do Mestrado em Composição e Teoria Musical | Fábrica - ESMAE | Porto | Portugal | Ensemble I&D, dir. Dimitris Andrikopoulos | Observações | |
Fulgurações | Execução | 2009/Jun/14 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Alunos da classe de Percussão da ESMAE, dir. Manuel Campos | Observações | ||
Images-Miroirs | Execução | 2009/May/30 | Serralves em Festa | Fundação Serralves | Porto | Portugal | Quarteto Remix | Observações | |
Zoom Point (Omaggio a Antonioni) | Execução | 2009/May/23 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica da ESMAE, dir. Yuri Nasuskhin | Observações | ||
Zoom Point (Omaggio a Antonioni) | Execução | 2009/May/22 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica da ESMAE, dir. Yuri Nasuskhin | Observações | ||
Limiar (Homenagem a Haydn) | Execução | 2009/Apr/24 | Wittener Tage für neue Kammermusik | Witten | Alemanha | Remix Ensemble, Peter Rundel (direcção musical) | Observações | ||
Images-Miroirs | Execução | 2009/Mar/29 | Cultugest - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Quarteto Remix: Angel Gimeno (violino), José Pereira (violino), Trevor McTait (viola), Oliver Parr (violoncelo) | Observações | ||
Limiar (Homenagem a Haydn) | Estreia | 2009/Mar/13 | Duplo Retrato Aperghis/Xenakis | Casa da Música - Sala Suggia | Porto | Portugal | Remix Ensemble, Jean Deroyer (direcção) | Observações | |
Images-Miroirs | Execução | 2009/Mar/07 | Casa da Música | Porto | Portugal | Quarteto Remix | Observações | ||
Magma | Execução | 2008/Jul/04 | Café-Concerto | Ensaio Aberto | ESMAE | Porto | Portugal | Ensemble I&D, dir. Dimitris Andrikopoulos | Observações | |
Introspections | Execução | 2008/May/29 | Café-Concerto | ESMAE | Porto | Portugal | Alunos da disciplina de Oficina de Música Contemporânea - ESMAE, dir. Hugues Kesteman | Observações | |
Fulgurações | Execução | 2008/Mar/12 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Alunos da classe de Percussão da ESMAE, dir. Manuel Campos | Observações | ||
Noctis Lumina | Execução | 2007/Dec/16 | Final do Concurso de Composição de Viotti | Sala Dugentesca | Vercelli | Itália | Francesca Monego (viola) | Observações | |
Natal de Penamacor (popular, arr. João Fidalgo) | Ante-Estreia | 2007/Dec/15 | Concerto no quadro do XII Puer Natus Est | Sé Catedral | Braga | Portugal | Orquestra Associação Musical Sinfonieta de Braga e Coro Académico da Universidade do Minho, dir. Rui Paulo Teixeira | Observações | |