Intérpretes

Entrevista
Bibliografia
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de compositor
“A variação e a multiplicidade idioletal de um intérprete como Luís Miguel Leite, torna insuscetível qualquer classificação estilística e tipológica unívoca, pois os seus recitais de guitarra são como uma poética-heterofónica...”
Luís Miguel Leite (1993) é um guitarrista, performer e docente licenciado pela Universidade do Minho na classe do Prof. Doutor Ricardo Barceló e Mestre em Ensino de Música pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Relativamente à discografia conta já com: “Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra” (2020) e “Post Hoc Ergo Propter Hoc” (2021), álbuns partilhados a solo e em música de câmara com o guitarrista José Teixeira, “Guitarra Clássica” (2019) a solo, participou no trabalho discográfico “Dream Sandwich” (2020) do compositor Yuri Umemoto (Japão) e no álbum “Pleiades” (2015) juntamente com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB). O seu trabalho tem vindo a marcar e marcou presença na programação da Antena 2, Rádio Vizela (programa Filarmonia), FafeTV, TCF (Canal Açoriano), RTP Madeira e outros media.

Foi laureado e distinguido em dezenas de concursos de guitarra clássica nacionais e internacionais, de entre os quais se destacam o concurso do Festival Internacional de Guitarra Clássica Luigi Mozzani (Vibo Valentia – Itália) em 2011, o Concurso de Guitarra Juan Crisóstomo Arriaga (Bilbao – Espanha) em 2014, o Concurso Luso-Espanhol (Fafe - Portugal) nos anos 2007, 2008, 2009 e 2013, o Concurso Nacional de Guitarra (Ourém e Fátima - Portugal) em 2012, o Concurso Regional de Vila Verde em 2013 e o Concurso Gilberta Paiva em 2014, estes dois últimos na vertente de música de câmara. Foi nomeado ao prémio Ardinas d’Ouro (prémio Notícias de Fafe) pelo seu trabalho videográfico.

Além da sua atividade artística desempenha funções de docência. É autor editado pela AvA Musical Editions.

Última actualização: 8 de Fevereiro de 2022
Biografia escrita segundo o novo Acordo Ortográfico

LINKS EXTERNOS
Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra