|
Nascido em Viseu em 1972, Pedro Rebelo é actualmente professor catedrático e director de investigação no Sonic Arts Research Centre (SARC) na Queen’s University Belfast. No campo da investigação o compositor visa reflectir a sua atitude perante o design sonoro e a composição, articulando a prática criativa com um entendimento abrangente da teoria da cultura e práticas sociais. Em 2002 doutorou-se pela Universidade de Edimburgo, onde investigou as relações entre música e arquitectura. Foi também professor convidado na Stanford University (2007), Universidade Fedaral do Rio de Janeiro (2014) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2016). Foi também music chair de conferências internacionais, tal como a ICMC 2008, SMC 2009 e
ISMIR 2012. Em 2012 foi-lhe atribuído o prémio Building Tomorrow’s Belfast do Northern Bank. Adicionalmente, foram-lhe recentemente atribuídas duas bolsas de investigação para projetos interdisciplinares incluindo Sounding Conflict, financiado pelo Research Council UK para investigar a relação entre som, música e situações de conflito. Áreas de investigação recentes incluem som imersivo e experiências de escuta aumentadas. As obras de Pedro Rebelo foram apresentadas em salas como Melbourne Recital Hall, National Concert Hall Dublin, Queen Elizabeth Hall, Casa da Música, e em festivais que incluem Weimarer Frühjahrstage für zeitgenössische Musik, Wien Modern, Cynetart e Música Viva, entre muitos outros. Como performer de música improvisada colaborou com músicos como Chris Brown, Mark Applebaum, Carlos Zíngaro, Evan Parker e Pauline Oliveros. No contexto do Duo l a u t, cocriado com a saxofonista Franziska Schroeder, enquanto intérprete de sistemas electrónicos Pedro Rebelo dedicou-se à improvisação e à execução de obras com electrónica e multimédia, tendo desenvolvido vários interfaces de controlo para performances interactivas – esta experiência revela os aspectos interpretativos do “computador no palco”. A música de Pedro Rebelo constitui um campo de investigação e experimentação no que diz respeito à relação da arte com as novas tecnologias, e também à pluridisciplinaridade. O compositor mantém colaborações com artistas plásticos, desenvolvendo uma notação gráfica com um forte aspecto estético. As suas obras podem ser divididas em vários grupos, no contexto das quais o compositor explora diferentes questões de natureza composicional e de implementação de novos meios tecnológicos: 1) música electroacústica “mais tradicional”; 2) peças instrumentais com electrónica que têm como ponto de partida determinados lugares arquitectónicos e espaços (Aquas Liberas de 2001, x\Hailes de 2001 e Cidade Museu de 2015); 3) projectos das “próteses musicais”, que põem os músicos numa situação em que têm que reagir a um outro sistema estético (Music for Prosthetic Congas de 2004, Prosthetic Oil de 2005 e Shadow Quartet de 2007). Em obras como Disparate Bodies (2007-08), Netrooms: The BIGINT Feedback (2008) e Netgraph (2010) Pedro Rebelo tem explorado o conceito da dramaturgia na rede virtual enquanto um novo meio de performance, do ponto de vista de colaboração, autoria, presença e ambiente. Além disso, em colaboração com outros artistas e investigadores, tem realizado projectos comunitários que exploram a relação entre o som e a comunidade, revelando os sons do dia-a-dia na paisagem de Belfast (Sounds of the City, 2012), Rio de Janeiro (Som da Maré, 2014) e Mafalala, Maputo (Por trás de uma performance: o Tufo da Mafalala, 2018). Obras recentes combinam abordagens composicionais e performativas com uma preocupação contextual explorada através de estratégias etnográficas. Cidade Museu (2015) redescobre espaços devolutos na cidade de Viseu numa performance audiovisual, improvisação e áudio imersivo, enquanto Gathering Dust (2017) celebra as relações pessoais com instrumentos musicais abandonados numa partitura para ensemble de câmara. Dossier n.º 10 . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI . Pedro Rebelo Entrevista do MIC.PT a Pedro Rebelo · Setembro de 2016 Em Foco dedicado a Pedro Rebelo · Maio de 2012 LINKS EXTERNOS Pedro Rebelo Última actualização: 11 de Agosto de 2020 |
Última actualização: 11 de Agosto de 2020
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Fo(u)r Lines of Collission | 2008 | Carin Levine | Observações | |||||
Verzerrung | 2001 | Carin Levine | URL | Alemanha | Observações | http://www.carinlevine.de/ | ||
Illusion of Control | 2009 | Encomenda de Franziska Schroeder (apoio: Arts Council Northern Ireland Grant) | Observações | |||||
Music by Strings | 2019 | Festival DME – Dias de Música Electroacústica | URL | Portugal | Observações | http://www.festival-dme.org | ||
Music by Wood | 2020 | Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu | URL | Viseu | Portugal | Observações | https://musicadaprimavera.pt | |
Gathering Dust | Miso Music Portugal | URL | Portugal | Observações | www.misomusic.com | |||
Blown Off Course | 2020 | Miso Music Portugal | URL | São Domingos de Rana | Portugal | Observações | https://www.misomusic.me | |
Miso 25 | 2010 | Miso Music Portugal | URL | Portugal | Observações | www.misomusic.com | ||
Shadow Quartet | 2006 | Miso Music Portugal | URL | Parede | Portugal | Observações | http://www.misomusic.com | |
Music for Prosthetic Congas | Pedro Carneiro | URL | Portugal | Observações | http://www.pedrocarneiro.com/ | |||
Exposure 4.0 | 2010 | Quasar Saxopgone Quartet | URL | Montreal | Canadá | Observações | http://www.quasar4.com | |
Exposure 4.1 | 2009 | Quasar Saxophone Quartet | URL | Montreal | Canadá | Observações | http://www.quasar4.com | |
Ambos | 2019 | Síntese – Grupo de Música Contemporânea | URL | Guarda | Portugal | Observações | https://sintesegmc.com | |
Quando eu Nasci | 2011 | Sond'Ar-te Electric Ensemble | URL | Parede | Portugal | Observações | www.sondarte.com | |
Quando Eu Nasci | 2011 | Sond'Ar-te Electric Ensemble | URL | Parede | Portugal | Observações | www.sondarte.com | |
Sounds of the City | 2012 | The MAC (Metropolitan Arts Centre) | URL | Belfast | Reino Unido | Observações | http://themaclive.com | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
X | Estreia | 7.01 Edinburgh Filmhouse | Filmhouse | Edimburgo | Reino Unido | Observações | Estreia do filme de Matt Abiss | ||
|
|||||||||
Blown Off Course | Execução | 2023/Jan/14 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Camila Mandillo (soprano), André Henriques (barítono), Miguel Azguime (narrador), Vicente Viriato (chef), Kiku Day (shakuhachi); Sound'Ar-te Electric Ensemble: Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), João Dias (percussão), Francisco Cabrita (piano), Vítor Vieira (violino), Luís André Ferreira (violoncelo) | Observações | ||
Blown Off Course | Execução | 2023/Jan/13 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Camila Mandillo (soprano), André Henriques (barítono), Miguel Azguime (narrador), Vicente Viriato (chef), Kiku Day (shakuhachi); Sound'Ar-te Electric Ensemble: Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), João Dias (percussão), Francisco Cabrita (piano), Vítor Vieira (violino), Luís André Ferreira (violoncelo) | Observações | ||
Blown Off Course | Estreia | 2023/Jan/12 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Camila Mandillo (soprano), André Henriques (barítono), Miguel Azguime (narrador), Vicente Viriato (chef), Kiku Day (shakuhachi); Sound'Ar-te Electric Ensemble: Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), João Dias (percussão), Francisco Cabrita (piano), Vítor Vieira (violino), Luís André Ferreira (violoncelo) | Observações | ||
Music by Wood | Estreia | 2020/Dec/02 | 13.º FIMPV | Teatro Viriato | Viseu | Portugal | Aldovino Munguambe (marimba) | Observações | |
Quando eu Nasci | Execução | 2020/Mar/01 | Teatro Thalia | Lisboa | Portugal | Solistas da Metropolitana Janete Santos · flauta Hugo Figueiredo · clarinete Fernando Llopis · percussão Francisco Sassetti · piano Joana Dias · violino Ana Cláudia Serrão · violoncelo Susana Henriques · narração |
Observações | ||
Quando eu Nasci | Execução | 2019/Oct/16 | Diz-Concerto | Centro Cultural de Cascias | Cascais | Portugal | Sond’Ar-te Electric Ensemble Pedro Neves · direcção musical Miguel Azguime · narrador Sílvia Cancela · flauta Nuno Pinto · clarinete José Pereria · violino Luís André Ferreira · violoncelo Elsa Silva · piano Paula Azguime · difusão sonora Perseu Mandillo · assistente, informática musical Miso Studio · electrónica |
Observações | |
Music by Strings | Estreia | 2019/Jun/28 | A Paisagem Sonora em que Vivemos · Erasmus + / Festival DME | Teatro Municipal | Corfu | Grécia | Observações | ||
Ambos | Estreia | 2019/May/03 | XIII Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda | Teatro Municipal da Guarda | Guarda | Portugal | Síntese – Grupo de Música Contemporânea Pedro Neves · direcção musical |
Observações | |
Quando eu Nasci | Execução | 2019/Mar/28 | Diz-Concerto | Teatro da Rainha | Caldas da Rainha | Portugal | Sond’Ar-te Electric Ensemble Petter Sundkvist · direcção musical Miguel Azguime · narrador Sílvia Cancela · flauta Nuno Pinto · clarinete Vítor Vieira · violino Filipe Quaresma · violoncelo Elsa Silva · piano Paula Azguime · difusão sonora Perseu Mandillo · assistente, informática musical Miso Studio · electrónica |
Observações | |
Gathering Dust | Estreia | 2017/May/20 | Festival Música Viva 2017: Encontro I - Sond'Ar-te Electric Ensemble | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Pedro Neves, direcção Sílvia Cancela, flauta Nuno Pinto, clarinete Elsa Silva, piano Suzanna Lidegran, violino Luís André Ferreira, violoncelo |
Observações | |
In a Line for | Estreia | 2017/Mar/28 | Sonic Arts Research Centre | Sonic Arts Research Centre | Belfast | Reino Unido | Quasar Saxophone Quartet | Observações | Estreia no Reino Unido |
|
|||||||||
In a Line for | Estreia | 2016/Nov/10 | In Vivo VIII / Jouer avec le feu | Amphithéâtre du Gesù | Montreal | Canadá | Quasar quatuor de saxophones | Observações | |
Trio | Execução | 2013/Nov/05 | ISCM World New Music Days 2013 | Košice | Eslováquia | Veni Ensemble, Thrensemble | Daniel Matej, director artístico | Balázs Horváth, director artístico | Ronald Šebesta, clarinete | Observações | ||
Trio | Estreia | 2011/Nov/11 | Wien Modern | Viena | Áustria | Adapter Ensemble | Observações | ||
Quando eu Nasci | Estreia | 2011/Jun/11 | Residência do Sond'Ar-te em Cascais - Teatro Musical para Crianças | Centro Cultural de Cascais | Cascais | Portugal | Sond'Ar-te Electric Ensemble, Ágata Mandillo (narradora) | Observações | |
Netgraph | Estreia | 2010/Nov/06 | Sonorities Festival of Contemporary Music (sounding/the/net) | Belfast | Graz | Hamburg | Reino Unido | Belfast: Evan Parker (saxofone) Pedro Rebelo (partitura em tempo real) | Graz: Elisabeth Harnik (piano) | Hamburg: John Eckhardt (contrabaixo) | Observações | ||
Cipher Series | Estreia | 2010/Oct/04 | EARZOOM Sonic Arts Festival 2010 | Liubliana | Eslovénia | Pedro Rebelo (piano) | Observações | ||
Miso 25 | Estreia | 2010/Apr/15 | Comemorações dos 25 anos da Miso Music Portugal | Auditório Phillippe Friedman - Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Miso Studio | Observações | |
Illusion of Control | Estreia | 2009/Nov/22 | Sonorities Festival of Contemporary Music | SARC | Belfast | Reino Unido | Pedro Rebelo (composição), Brian Cullen (visualisação), Franziska Schroeder (saxofones) e Ivan Goff (Uilleann Pipes) | Observações | |
Exposure 4.0 | Estreia | 2009/Apr | SARC | Belfast | Reino Unido | Quasar Saxophone Quartet | Observações | ||
Shadow Quartet | Execução | 2008/Sep/27 | Miso Music Portugal / Festival Música Viva 2008 | Centro Cultural de Belém - Sala Luís de Freitas Branco | Lisboa | Portugal | Smith Quartet: Ian Humphries (violino), Darragh Morgan (violino), Nick Pendlebury (viola), Deirdre Cooper (violoncelo) | Observações | |
x\Hailes | Estreia | 2008/Sep/23 | Miso Music Portugal / Festival Música Viva 2008 | Centro Cultural de Belém - Sala de Ensaio | Lisboa | Portugal | José Machado (violino) | Observações | |
Fo(u)r Lines of Collission | Estreia | 2008/May/15 | Weimarer Frühjahrstage für zeitgenössische Musik | Weimar | Alemanha | Dauprat-Hornquartett Carin Levine | Observações | ||
An Instrument of Dissection | Execução | 2008/Mar/17 | Conservatório de Música de Seia / Dias de Música Electroacústica | Conservatório de Música de Seia | Seia | Portugal | Observações | ||
Shadow Quartet | Execução | 2008/Mar/13 | MMP / Circuits, Berliner Festspiele - Maerzmusik | Universität der Künste - Konzertsaal Bundesallee | Berlim | Alemanha | Smith Quartet Miso Studio | Observações | |
Shadow Quartet | Execução | 2007/Apr/24 | Project Arts Centre | Dublin | Irlanda | Smith Quartet | Observações | ||
Shadow Quartet | Estreia | 2007/Apr/21 | Festival Sonorities | SARC | Belfast | Reino Unido | Smith Quartet | Observações | |
Tabacaria (boxed) | Execução | 2007/Apr/03 | Dias de Música Electroacústica | Casa das Artes | Seia | Portugal | Observações | ||
Music for Prosthetic Congas | Execução | 2006/Nov/09 | Festival Novas Músicas | Casa da Música | Porto | Portugal | Pedro Carneiro (marimba) | Observações | |
An Instrument of Dissection | Execução | 2006/Apr/01 | Circuitos - L'Itinéraire II de Nuit | Maison Internationale (CIUP) | Paris | França | Observações | ||
Prosthetic Oil | Estreia | 2005/Sep/17 | Festival Música Viva 2005 | Centro de Apoio Social de Oeiras | Oeiras | Portugal | Renzo Spiteri (percussão), Pedro Rebelo (electrónica em tempo real) | Observações | |
Rust | Estreia | 2005/Sep/17 | Festival Música Viva 2005 | Centro de Apoio Social de Oeiras | Oeiras | Portugal | Renzo Spiteri (percussão), Pedro Rebelo (electrónica em tempo real) | Observações | |
Music for Prosthetic Congas | Estreia | 2004/Apr/26 | Sonorities 2004 - Festival of Contemporary Music | Sonic Arts Research Centre | Belfast | Reino Unido | Pedro Rebelo (percussão) | Observações | |
Visceral reActions | Execução | 2003/Nov/12 | The Harty Room - Queen's University | Belfast | Reino Unido | Franziska Schroeder (saxofone) | Observações | ||
Lautomata | Estreia | 2002/Nov/11 | Atlantic Waves Festival | The Spitz | Londres | Reino Unido | Observações | ||
Forking Paths Virtual Mix | Execução | 2002/Jul/21 | Aveiro Síntese | Centro Cultural e de Congressos de Aveiro | Aveiro | Portugal | Observações | ||
Visceral reActions | Execução | 2002/May/25 | Matthew Gallery | Edimburgo | Reino Unido | Franziska Schroeder (saxofone) | Observações | ||
Partial Space | Execução | 2002/May/25 | Live.Intervention | The Matthew Gallery | Edimburgo | Reino Unido | Observações | ||
Aquas Liberas | Execução | 2002/May/25 | live.intervention | The Matthew Gallery | Edimburgo | Reino Unido | Observações | ||
sub_friction | Execução | 2002/May/25 | live.Iintervention | The Matthew Gallery | Edimburgo | Reino Unido | Observações | ||
Tabacaria | Estreia | 2002/Apr/11 | Konzerthaus | Viena | Áustria | Observações | |||
Tabacaria (boxed) | Estreia | 2002/Mar/31 | Festival Música Viva 2002 | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Aquas Liberas | Execução | 2001/Sep/13 | zdbmüsique | ZDB - Galeria Zé dos Bois | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Aquas Liberas | Execução | 2001/Sep/01 | Circus 2001 Conference | Universidade de Glasgow | Glasgow | Reino Unido | Observações | ||
4 More Shor(t)s | Execução | 2001/Jun/11 | Bourges | França | Observações | ||||
sub_friction | Estreia | 2001/Apr/17 | Festival Música Viva 2001 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Observações | ||
Visceral reActions | Execução | 2001/Apr/12 | CADE | Glasgow | Reino Unido | Franziska Schroeder (saxofone) | Observações | ||
Aquas Liberas | Execução | 2001/Apr/12 | Cade 2001 | RSAMD | Glasgow | Reino Unido | Observações | ||
Visceral reActions | Execução | 2001/Feb/28 | Rotterdam Music Biennal | Roterdão | Países Baixos | Franziska Schroeder (saxofone) | Observações | ||
Aquas Liberas | Estreia | 2001/Feb/17 | soundpractice | Dartington Great Hall | Dartington | Reino Unido | Observações | ||
Visceral reActions | Execução | 2000/May/27 | Dialogues | The Bedlam | Edimburgo | Reino Unido | Franziska Schroeder (saxofone) | Observações | |
Long Steel String and Balloon Instrument | Estreia | 2000/May/26 | Dialogues | The Bedlam | Edimburgo | Reino Unido | Pedro Rebelo, Laurie Crump, Mark Summers | Observações | |
4 More Shor(t)s | Estreia | 2000/Apr/19 | Festival Música Viva 2000 | Institut Franco-Portugais | Lisboa | Portugal | Observações | Orquestra de Altifalantes | |
|
|||||||||
Visceral reActions | Execução | 2000/Apr/17 | Festival Música Viva 2000 | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Franziska Schroeder (saxofone) | Observações | |
Short Film for Percussion | Execução | 2000/Mar/02 | Departamento de Música - Universidade de Newcastle upon Tyne | Newcastle upon Tyne | Reino Unido | Simon Limbrick | Observações | ||
Short Film for Percussion | Execução | 2000/Feb/09 | Goldsmiths College | Londres | Reino Unido | Simon Limbrick | Observações | ||
An Instrument of Sabotage | Estreia | 1999/Nov/26 | EUCME | Reid Concert Hall | Edimburgo | Reino Unido | Peter Nelson (direcção) | Observações | |
3 Shorts About Noise and Rhythm | Execução | 1999/Oct/09 | ULTIMA 99 | Henie-Onstad Kunstcenter | Hovikodden | Noruega | Observações | ||
Visceral reActions | Estreia | 1999/Sep/03 | Dialogues | The Matthew Gallery | Edimburgo | Reino Unido | Franziska Schroeder (saxofone) | Observações | |
spool | Execução | 1999/Sep | Poloroid | The Arches | Glasgow | Reino Unido | Observações | ||
3 Shorts About Noise and Rhythm | Execução | 1999/Aug/27 | Futura | Tour de Crest | Drome | França | Observações | ||
3 Fados | Execução | 1999/Aug/27 | Futura | Tour de Crest | Drome | França | Observações | ||
Wolf Bunker Music | Estreia | 1999/Aug | Cramond Island | Edimburgo | Reino Unido | Observações | |||
spool | Estreia | 1999/Aug | Dialogues | The Matthew Gallery | Edimburgo | Reino Unido | Observações | ||
Partial Space | Execução | 1999/Aug | Dialogues | The Matthew Gallery | Edimburgo | Reino Unido | Observações | ||
Partial Space | Estreia | 1999/Jun | Limites Festival | Viena | Áustria | Observações | |||
3 Shorts About Noise and Rhythm | Estreia | 1999/Feb/27 | Dialogues | Edimburgo | Reino Unido | Observações | |||
Cecilia and the 4th Dimension | Estreia | 1998/Dec | St. Cecilia's Hall | Edimburgo | Reino Unido | Nigel Osborne (direcção) | Observações | ||
3 Fados | Estreia | 1998/Feb/16 | Sainsbury Centre for Visual Arts | Sainsbury Centre for Visual Arts - Universidade de East Anglia | Norwich | Reino Unido | Observações | ||
MAPA | Estreia | 1997/Aug/20 | Simpósio Internacional de Acústica Musical | Reid Concert Hall | Edimburgo | Reino Unido | Observações | ||
Forking Paths Virtual Mix | Estreia | 1997 | 6º Simpósio de Arte e Tecnologia | Olin Science Center | Nova Londres (Connecticut) | Estados Unidos da América | Observações | ||
Forking Paths | Estreia | 1996/Jun | A Sense of Place | Ipswich | Reino Unido | Observações | |||
CutUp | Estreia | 1996/May/22 | The Diggers | Cardiff | Reino Unido | Observações | |||
Tactics | Estreia | 1996/May/02 | Mindless Electroacoustic Violence | Reid Concert Hall | Edimburgo | Reino Unido | Observações | ||
Sculpture Garden | Execução | 1996/May | Universidade de East Anglia | Norwich | Reino Unido | University of East Anglia Contemporary Music Ensemble Lee Tsang (direcção) | Observações | ||
Short Film for Percussion | Estreia | 1996/Apr/22 | Sainsbury Centre for the Visual Arts | Norwich | Reino Unido | Simon Limbrick | Observações | ||
Sculpture Garden | Estreia | 1995/Dec | Reid Concert Hall | Edimburgo | Reino Unido | Edimburgh Contemporary Music Ensemble Peter Nelson (direcção) | Observações | ||
Quintet | Estreia | 1995/Jul | Hochschule für Musik und Theater | Leipzig | Alemanha | Músicos da Hochschule für Musik und Theater de Leipzig | Observações | ||