Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nascido em Lisboa em 1973, [ka’mi] recebeu o Diploma em Musicologia (1996-2001) pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo estudado com: Mário Vieira de Carvalho, Rui Vieira Nery, Salwa Castelo-Branco, Manuel Carlos de Brito, Luísa Cymbron e Tomás Henriques, entre outros. Entre 2001-06 estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa com Christopher Bochmann, António Pinho Vargas, Luís Tinoco, João Madureira, Roberto Perez, Benoît Gibson e Sérgio Azevedo.

Em 2004 e 2010 frequentou os Cursos de Verão de Composição em Darmstadt na Alemanha, assim como em 2007 e 2011 a IMPULS Akademie em Graz (aulas individuais com Brian Ferneyhough, Georg Friedrich Haas, Beat Furrer, Pierluigi Billone, Toshio Hosokawa, Enno Poppe, Rebecca Saunders, Wolfgang Mitterer, Jorge Sanchez-Chiong, Chaya Czernowin, Hans Thomalla e Peter Ablinger); participou também nos cursos conduzidos por Emmanuel Nunes na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (2005).

[ka’mi] foi escolhido para o 3.º (2005), 5.º (2007) e 6.º (2008) Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores, com as obras Fragment, Glosa (in memoriam) e Peça para Eça; assim como, em 2007, para o 1.º Atelier para Jovens Compositores da Orquestra Clássica do Sul com a obra Oito Minutos para orquestra. Em 2010 a sua obra Sonderart des Kreisens foi distinguida com o 2.º Prémio na Categoria da Música de Câmara no contexto do 5.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim.

Desde 2006 reside na Áustria, onde prosseguiu os seus estudos no contexto de uma Pós-graduação em Composição com Gerd Kühr e Pierluigi Billone na Universidade de Música e Artes Performativas em Graz. Desde então, o compositor tem investigado microtonalidade e os quartetos de cordas de Georg Friedrich Haas, no âmbito da sua Tese de Doutoramento na Universidade de Música e Artes Performativas em Viena.

Bolseiro da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-11). Em 2016 recebeu uma Bolsa de Trabalho em Composição da Chancelaria Federal da Áustria. É membro do Arquipélago – Associação de Compositores Portugueses e da AKM (Autoren, Komponisten e Musikverleger) – Sociedade Austríaca de Autores.

A música de [ka’mi] foi interpretada pela Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica do Sul, Ensemble PHACE, Ensemble Platypus, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Styx Quartet, Duo Enßle-Lamprecht, Duo FredDo, Phidias Trio Tokyo e Joana Gama, entre outros; tendo sido apresentada em vários festivais e simpósios internacionais, nomeadamente: Festival Música Viva (Portugal), Steirischer Herbst/Musikprotokoll – ORF (Áustria), Sonorities Festival (Irlanda do Norte), Noisefloor Festival (Reino Unido), cercle – konzertreihe für neue musik (Áustria), OUA Electroacoustic Music Festival (Japão), Sound-Image Colloquium (Reino Unido), Contemporanea Acusmatica Festival (Itália), Bienal Música Hoje (Brasil), Festival DME (Portugal), klingt gut! symposium on sound (Alemanha), ERPS – Symposium Blockflöte (Áustria), Nova Festival (Serbia), Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (Portugal), Transparent Sound New Music Festival (Hungaria), entre vários outros.

A obra de [ka’mi] abrange formações instrumentais e vocais-instrumentais, incluindo obras solistas, música de câmara, para orquestra, assim como música electroacústica. As suas peças encontram-se editadas pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa – MIC.PT, AvA Musical Editions e Tre Fontane Verlag.

Dossier n.º 20 . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI . [ka'mi]

LINKS EXTERNOS
Site de [ka'mi]