Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nasceu em Angola em 1963. Frequentou o curso de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico entre 1980 e 1983. Interessou-se pela aplicação de computadores na composição musical e ingressou no curso de Sonologia do Conservatório Real de Haia em 1986, onde trabalhou síntese digital, programação de sistemas interactivos musicais, psico-acústica, processamento de sinal e técnicas de estúdio analógico com Paul Berg, Clarence Barlow, Konrad Bhoemer, Joel Ryan, Simon Teemplaars e Jaap Vink. Apresentou várias composições suas com electrónica em tempo real no STEIM, Amesterdão, em Haia e na Academia Real de Arte de Bosch e as suas composições electroacústicas foram apresentadas em vários festivais nacionais (Música Viva, Lisboa) e internacionais [Cycles de musique par ordinateur, Univ. Paris 8, Synthese-Bourges e Elektrophonie-Besançon (França), ICMC2002 (Suécia), ICMC2003 (Singapura), ICMC2005 (Barcelona) NoTAM (Noruega), EMS (Suécia), DIEM (Dinamarca), CENMAT (Itália), SAE03 and SAN festival 2003 (Inglaterra), Metamorphoses 2004/2010 (Bélgica), KEAMS (Coreia do Sul), Cuba e EUA]. De regresso a Portugal, recebeu em 1988, o convite para ingressar no grupo de Bioacústica do Centro de Análise e Processamento de Sinal do Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico. Foi responsável por vários estudos de impacto ambiental no âmbito do ruído. Participou, ainda, em inúmeros congressos, tendo sido orador em muitos deles a nível internacional. Em 1998, reinicia a sua actividade de composição musical em estúdio próprio utilizando computadores. Editou dois discos com composições originais, tendo as suas peças sido apresentadas em Portugal (Festival Música Viva, Festival de Aveiro) e no estrangeiro (Itália, França, Dinamarca, Noruega, Cuba, Hungria, Polónia, Estados Unidos da América, Suécia, Coreia, Singapura, Reino Unido, Brasil). É copositor freelance e também consultor em poluição Sonora e bioacústica em várias empresas privadas. "Não sei quando é que me tornei compositor. O processo foi surgindo, não direi naturalmente, mas ao sabor da vida. (...) Durante algum tempo, a minha capacidade técnica era, regra geral, maior do que a minha capacidade compositora. Demorei algum tempo a pôr essa capacidade ao nível da habilidade técnica. Acho que agora estão equilibradas. (...)"