Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
António Ferreira nasceu em Angola de pais portugueses. Em Portugal estudou engenharia no Instituto Superior Técnico (IST) entre 1980-83, tendo paralelamente tomado consciência do seu interesse pela composição musical utilizando meios informáticos.

Formalizou este seu interesse ao ingressar no Conservatório Real de Haia, Países Baixos, no qual cumpriu o curso de sonologia entre 1986-87 e onde estudou composição, sintése analógica e digital, psicoacústica e música interactiva digital com Paul Berg, Konrad Boehmer, Joel Ryan, Simon Teemplaars e Jaap Vink.

Efectou várias apresentações em concerto das suas composições interactivas no Conservatório de Haia, em Amsterdão no STEIM, na Academia de Arte de Den Bosch e na ICMC 1988 em Colónia, Alemanha. As suas composições electroacústicas tem sido apresentadas em vários festivais nacionais (Música Viva, Festival de Aveiro) e internacionais – França (Paris, Bourges, Besançon), Noruega, Dinamarca, USA, Itália, Cuba, Hungria, Inglaterra, República Checa, Irlanda, Brasil e Polónia.

Trabalha também, desde 1989, como consultor e perito em poluição sonora e bioacústica no Centro de Análise e Processamento de Sinais do Complexo I do IST, tendo efectuado inúmeros estudos de impacto ambiental no âmbito do ruído e publicado várias comunicações em conferências internacionais em colaboração com o prof. Bento Coelho e prof. Manuel Eduardo dos Santos sobre bioacústica, acústica submarina e poluição sonora.

Especializado, desde 1998, na composição de música electroacústica de carácter erudito sob suporte como “free-lancer”, António Ferreira já editou vários álbuns discográficos com obras originais seus. Recebeu igualmente vários prémios, menções e nomeações, tendo sido finalista no Concurso de Música Acusmática Metamorphoses (2004, 2010), no Musica NOVA (2004, 2006), Prix Ton Bruynèl (2003), Prix Pierre Schaeffer (2003), BIMESP em São Paulo no Brasil (2007) e no Concurso de Música Electroacústica em Bourges (2001, 2003, 2006, 2008). Foi ainda distinguido com o 1.º prémio (ex-aequo) no Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2013.

Nas edições de 2015, 2016 e 2017 da International Computer Music Conference (ICMA) António Ferreira foi membro convidado para o juri no âmbito da música electrocústica/instrumentos com electrónica.

Dossier nº. 3 . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI . António Ferreira