Convite à apresentação de comunicações | Simpósio ACTUS: O Público enquanto Performer
Call for papers in English | Symposium ACTUS: Audience as Performer
Data limite para enviar resumos: 1 de outubro de 2024.
Deadline to submit abstracts: October 1st 2024.
O Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e a Universidade de Aveiro vão acolher o simpósio online, ACTUS: O Público enquanto performance, nos dias 8 e 9 de novembro de 2024. Este evento está inserido no projeto ACTUS: O Público enquanto performer, um projeto financiado pelo INET-md, com fundos da FCT. A investigadora Sara Carvalho lidera o projeto, em colaboração com uma equipa composta pelo investigador Gilvano Dalagna e pela doutoranda Daiana Maciel.
São convidadas propostas compatíveis com os temas da conferência, em formato de apresentação de comunicações (até 30 minutos). Os autores devem enviar resumos até 500 palavras em documento Word, para o e-mail deca-actus@ua.pt. Data limite: 1 de outubro de 2024. O idioma do simpósio é em inglês.The Institute of Ethnomusicology – Centre for Music and Dance Studies (INET-md) and the Universidade de Aveiro will host the online symposium, ACTUS: Audience as Performers, on the 8th and 9th of November 2024. This event is linked to the project ACTUS: Audience as Performers, a project funded by INET-md, with funds from FCT. Researcher Sara Carvalho leads the project, in collaboration with a team of researcher Gilvano Dalagna and doctoral student Daiana Maciel.
Proposals compatible with the conference’s themes are invited in a paper presentation format (up to 30 minutes). Authors should submit abstracts in English of up to 500 words in a word document, to the e-mail deca-actus@ua.pt. The symposium language is English. Deadline: October 1st 2024.
Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP · 3.ª Edição
Candidaturas até 1 de agosto de 2024.
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2024 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP, no valor de 7.500,00€, com o objetivo de fomentar a criação musical nacional e premiar obras de compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.
Criado pela Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural, esta terceira edição do maior prémio pecuniário nacional de composição para orquestra proporciona a possibilidade de candidatura a todos os compositores que cumpram as condições do regulamento.
O Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP assegura ainda a estreia da peça vencedora em setembro de 2024 na Biblioteca Nacional de Portugal, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O júri da edição de 2024 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Milennium BCP é constituído por Magnus Lindberg, Bernard Foccroulle, Helen Grime e Vasco Mendonça.
Prémio de Composição Acordeão 2024
Candidaturas até 5 de julho de 2024.
Com o objetivo de promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na sua vertente erudita, contribuindo desta forma para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, do respetivo repertório, foi instituído um Prémio de Composição para Acordeão, uma iniciativa da Associação FOLEFEST.
Este Prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade.
A obra a apresentar terá que ser inédita (i.e. nunca anteriormente tocada em publico, gravada ou publicada em disco ou partitura comercial, premiada no âmbito de outro qualquer concurso, ou resultante de uma encomenda), reservando-se à organização do Prémio a estreia absoluta das obras premiadas.
O Júri será formado por:
Sérgio Azevedo (compositor)
Isabel Soveral (compositora)
Presidente: Paulo Jorge Ferreira (acordeonista/ compositor)
Secretariado: Nélson Ruivo (Associação FOLEFEST)
Prémio de Composição SPA/ Antena 2 – 13.ª Edição
As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado até ao dia 1 de julho de 2024 (data de receção).
Estão abertas as candidaturas para a 13.ª Edição do Prémio de Composição promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores e a Antena 2.
Com o objetivo de promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e de divulgar o trabalho dos jovens compositores, a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP/ Antena 2 promovem mais uma edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2 destinado a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir de 1 de janeiro de 1989.
>> Mais informações
>> Regulamento
>> Formulário de Inscrição
1.º Concurso Internacional de Composição de Lied (Álvaro García de Zúñiga/ Casa de Mateus/ Sond’Ar-te)
1st International Lied Composition Competition (Álvaro García de Zúñiga/ Casa de Mateus/ Sond’Ar-te)
Inscrições abertas até: 21 de junho de 2024 (prazo estendido).
Registration open until June 21, 2024 (extended deadline).
As composições submetidas devem ser escritas para um duo, numa combinação escolhida entre soprano e os seguintes instrumentos, com ou sem eletrónica: flauta, clarinete, violino, violoncelo ou piano. A escolha de textos deverá incidir na obra de Alvaro García de Zúñiga.
JÚRI
IRIS TER SCHIPHORST (D)
PHILIPPE LEROUX (FR)
MIGUEL AZGUIME (PT)The compositions submitted must be written for a duo, in a combination chosen between the soprano voice and the following instruments, with or without electronics: flute, clarinet, violin, cello or piano. The choice of texts should focus on the work of Alvaro García de Zúñiga.
JURY
IRIS TER SCHIPHORST (D)
PHILIPPE LEROUX (FR)
MIGUEL AZGUIME (PT)
17.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim
17th edition of the International Composition Competition of Póvoa de Varzim
Data final para receção das obras a concurso: 7 de junho de 2024.
Works submission until: 7th of June, 2024.
O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) anuncia a 17.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV). O 17.° CICPV tem como objetivo premiar obras de compositores nascidos depois de 1 de dezembro de 1984.
Júri: António Pinho Vargas (presidente), Carlos Azevedo, Carlos Caires, Fátima Fonte
O Regulamento está disponível on-line: LIGAÇÃO.
The International Music Festival of Póvoa de Varzim announces the 17th edition of the International Composition Competition of Póvoa de Varzim (CICPV). The 17th CICPV is open to all composers born after December 1st, 1984.
Jury: António Pinho Vargas (president), Carlos Azevedo, Carlos Caires and Fátima Fonte
The competition rules are available online: LINK.
Call for Works · ISCM World New Music Days 2025
Works submission until: 25th of April, 2024.
The Portuguese ISCM Section, Miso Music Portugal, has launched the official Call for Works for the International Society for Contemporary Music (ISCM) World New Music Days 2025 in Portugal – Lisbon and Porto, May 30th to June 7th.
Miso Music Portugal invites the ISCM – International Society for Contemporary Music Sections, Members, and Individual Applicants to submit works for the festival.
Submissions should be made via the relevant forms prepared by the ISCM (Official Submissions) and Miso Music Portugal (Individual Submissions), no later than 11:59 p.m. CET on April 25th, 2024. Works submitted after the deadline will not be considered. The official announcement of the selected works will occur in July 2024.
There are two ways for composers to submit works for consideration:
Official Submissions. The ISCM Sections or Member organisations will issue a Call and invitations for the composers to present their works for potential inclusion in the Official Submissions.
Composers can make Individual Submissions.
For more information, contact the organiser: wnmdays2025-portugal[at]misomusic.com.
>> More Info (Miso Music Portugal)
>> More Info (ISCM)
25.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2024
25th International Electroacoustic Composition Competition – MÚSICA VIVA 2024
Data final para receção das obras a concurso: 31 de março de 2024.
Works submission until: 31st of March, 2024.
A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras eletroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 25.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2024. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de março de 2024, e o premiado será anunciado no decorrer do Festival Música Viva 2024, que terá lugar entre 3 e 11 de maio.
Júri: Panayiotis Kokoras, Robert Normandeau e Miguel AzguimeWith the aim to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 25th International Electroacoustic Composition Competition – MÚSICA VIVA 2024. The deadline for the works’ submission is 31st of March, 2024. The winning work will be announced during the Música Viva 2024 Festival, occurring between May 3 and 11.
Jury: Panayiotis Kokoras, Robert Normandeau and Miguel Azguime
12.ª edição – Concurso Nano Músicos Eletroacústicos (Cat. – Ensino Artístico Especializado)
Prazo de candidaturas: 27 de novembro de 2023.
O Projecto DME apresenta a 12.ª edição do Concurso Nano Músicos Eletroacústicos, a decorrer no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum (Portugal) em dezembro de 2023.
Quem pode concorrer?
Alunos do Ensino Artístico Especializado de Música em qualquer instituição de ensino de música reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação de Portugal. Alunos do Ensino Profissional. Limite de idade: 21 anos.
O que fazer?
Cada candidato/a deve compor uma peça para instrumento e eletrónica, com duração entre 2 e 5 minutos.
Quando e onde?
Os candidatos seleccionados apresentarão a peça num concerto integrado no Festival DME, a decorrer em Seia (Portugal) em dezembro de 2023.
Como concorrer?
Até 27 de novembro de 2023, cada candidato deve preencher todos os campos do seguinte formulário: >> ligação.
O júri é constituído pelo compositor e diretor artístico do Projecto DME, Jaime Reis, e pelo compositor João Pedro Oliveira.
O Projecto DME é tutelado pela AFEA – Associação de Fomento do Ensino Artístico/ Conservatório de Música de Seia, sendo financiado pela DGARTES/ Ministério da Cultura. O Concurso Nano Músicos Electroacústicos conta também com o apoio da Câmara Municipal de Seia, da Ableton e da Arpejo Editora.
Concurso Nacional de Composição para Coro Infantil e Juvenil – Águas Gémeas
Novo prazo de entrega das candidaturas: 31 de outubro de 2023.
TEMÁTICA
Águas Gémeas:
A ideia de Águas Gémeas centra-se no significado crescente da água, em importância e em complexidade. Recurso vital para a humanidade, e hoje cada vez mais socialmente alienado, a água é uma chave para o entendimento das formas culturais da relação que construímos com o mundo e com os outros.
Este concurso da Miso Music Portugal insere-se no projeto de investigação científica e de criação artística dirigido pelo antropólogo Pedro Prista, um projecto Observa ICS UL ao qual deu o nome de Águas Gémeas.
Este projeto é lançado para o território da barragem de Santa Clara construída na década de 1960 no Concelho de Odemira.
Uma nota sobre a gemelidade da água.
Júri: Basilio Astúlez Duque, Sanna Valvanne, Erica Mandillo, Miguel Azguime.
Musa Prize 2023
Prazo de entrega das obras a concurso: 31 de agosto de 2023.
Works submissions until August 31, 2023.
O MPMP Património Musical Vivo, com apoio da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no âmbito da celebração do centenário do nascimento da escritora Natália Correia, anuncia a quinta edição do Prémio Musa, criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
O Prémio Musa é aberto a compositores de quaisquer idades e nacionalidades.
As obras devem ter como ponto de partida a obra literária de Natália Correia. É obrigatório utilizar palavras da autora, dando-se todavia total liberdade no que tange ao tipo de utilização desenvolvida.
As obras devem ser compostas para voz feminina solo.MPMP Património Musical Vivo, with the support of the Ponta Delgada Public Library and Regional Archive, celebrating writer Natália Correia’s centennial, announces the fifth edition of the Musa Prize, created with the aim of distinguishing musical excellence in contemporary composition of classical tradition and promoting the Portuguese language as an expressive vehicle.
The award is open to composers of any age or nationality.
Works submitted must be conceptually based on the literary output of Natália Correia. It is mandatory to use her words, albeit with complete freedom regarding the way of using them.
Submitted works must be written for solo female voice.
VI Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho
6th GMCL/ Jorge Peixinho International Composition Competition
Entrega das obras até 28 de julho de 2023.
Works submissions until July 28, 2023.
O VI Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho é organizado bienalmente pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e tem como objetivos centrais o incentivo à criação musical e sua divulgação, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara.
O júri será constituído por: Ivan Fedele (Presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Isabel Soveral, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Kunsu Shim (convidado especial)
As obras a concurso deverão ser enviadas em formato digital (.pdf), até ao dia 28 de julho de 2023, para: gmcl.concursocomposicao[at]gmail.com.
The 6th GMCL/ Jorge Peixinho International Composition Competition, organised by the Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (Contemporary Music Group of Lisbon), aims to encourage musical creation and its divulgation, thus contributing to the development of the repertoire of chamber music.
The Competition's jury comprises Ivan Fedele (President), Gerhard Stabler: Ivan Fedele (President), Gerhard Stabler, João Madureira, Isabel Soveral, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado and Kunsu Shim (special guest).
The candidates must send the works and application form (.pdf) by e-mail until July 28, 2023: gmcl.concursocomposicao[at]gmail.com.
Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP · 2.ª Edição
Candidaturas até 1 de julho de 2023.
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP, no valor de 7.500,00€, com o objetivo de fomentar a criação musical nacional e premiar obras de compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.
Criado pela Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural, esta segunda edição do maior prémio pecuniário nacional de composição para orquestra alarga a possibilidade de candidatura a todos os compositores que cumpram as condições do regulamento, independentemente da sua idade.
O Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP assegura ainda a estreia da peça vencedora no encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda 2023, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O júri da edição de 2023 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Milennium BCP é constituído pelos compositores Magnus Lindberg, Christian Mason, Aspasia Nasopoulou e Vasco Mendonça.
Prémio Internacional de Composição Darcos
Darcos International Composition Award
O prazo de entrega termina no dia 12 de junho de 2023.
The deadline for submission is June 12, 2023.
A TEMPORADA DARCOS anuncia a primeira edição do Prémio Internacional de Composição DARCOS. O Concurso é aberto a compositores de qualquer nacionalidade e sem limite de idade.
O júri é constituído por Eurico Carrapatoso (Presidente) e Nuno Côrte-Real.
TEMPORADA DARCOS announces the first edition of the DARCOS International Composition Award. The Competition is open to composers of any nationality, with no age limit.
The Competition's jury comprises: Eurico Carrapatoso (President) and Nuno Côrte-Real.
MARATONA ÓPERA XXI – concurso de ópera contemporânea (4.ª edição) · Chamada – Cantores Líricos
Até ao dia 21 de maio de 2023 (17h00).
O Operafest Lisboa apresenta a 4.ª edição do seu concurso de ópera contemporânea – Maratona Ópera XXI, que tem como principal missão, projetar esta forma de arte total no futuro, promovendo a emergência de novos compositores, novas óperas, novos criativos e intérpretes, potenciando a criação de mais ópera contemporânea e trazendo-a para mais próximo dos intérpretes, do público e do mundo de hoje!
O desafio desta 4.ª edição, coproduzida com MPMP, Património musical vivo, é lançado ao cantor lírico, o principal instrumento operático – apostando na interpretação da ópera do nosso tempo, cantada em português!
Esta chamada é dirigida a cantores líricos até aos 35 anos, para virem a integrar um espectáculo com um alinhamento de árias e/ ou excertos oriundos de óperas de compositores portugueses das últimas décadas, como Alexandre Delgado, António Chagas Rosa, António Pinho Vargas, Francisco Fontes, Sara Ross, entre outros, cantado em português, a apresentar no dia 6 de set, no CCB, habilitando-se ao Prémio Carlos de Pontes Leça até 2500,00€ e à participação em produções do Operafest 2024!
Pretende-se fortalecer a tradição do canto em português e a apropriação, especialização e difusão de repertório português de ópera contemporânea por novas gerações de cantores – GRANDES CANTORES PARA A ÓPERA DE HOJE!
Coprodução: Operafest Lisboa e Ensemble MPMP
Parceiro Programação: CCB
IV Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto
Entrega de trabalhos até 15 de abril de 2023.
O Município das Lajes do Pico, tendo em consideração a extraordinária dimensão artístico musical do maestro Manuel Emílio Porto, natural da freguesia da Ribeirinha, concelho das Lajes do Pico, tomou a iniciativa de promover um concurso nacional que estimule a criação de composições corais. Em tempos incertos, esta iniciativa assume uma maior importância, revelando-se não só como uma forma de reconhecimento do trabalho de Manuel Emílio Porto, uma figura fundamental do universo musical açoriano que dedicou a sua vida à música coral, mas também de valorização da língua portuguesa, através da composição de obras corais em português.
Neste sentido a Câmara Municipal das Lajes do Pico e o Grupo Coral das Lajes do Pico, em parceria com o MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, promovem a IV edição do Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto.
Informações
Júri: Christopher Bochmann, Jorge Matta e Hildeberto Peixoto.
Categorias e Prémios: Coro Misto (SATB) – 1250€ · Vozes Brancas (SA, SSA ou SSAA) – 1000€.
Entrega de trabalhos: até 15 de abril de 2023.
Para mais informações, consulte o regulamento ou contacte a organização do concurso através do e-mail secretariado.cncc.mep[at]gmail.com.
24.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2023
24th MÚSICA VIVA 2023 International Electroacoustic Composition Competition
Data final para receção das obras a concurso: 31 de março de 2023.
Works submission until: 31st of March, 2023.
A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras eletroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 24.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2023. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de março de 2023, e o premiado será anunciado no decorrer do Festival Música Viva 2023, que terá lugar no O’culto da Ajuda, em Lisboa, entre 2 e 14 de maio de 2023.
Júri: Francis Dhomont (França) · Natasha Barrett (Reino Unido) · Miguel Azguime (Portugal)With the aim to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 24th International Electroacoustic Composition Competition – Música Viva 2023. The deadline for the works’ submission is 31st of March, 2023. The winning work will be announced during the Música Viva 2023 Festival, which will be taking place at the O’culto da Ajuda in Lisbon between May 2 and 14, 2023.
Júry: Francis Dhomont (France) · Natasha Barrett (Great Britain) · Miguel Azguime (Portugal)
4.ª edição do Concurso Português de Ópera Contemporânea – Maratona Ópera XXI
Chamada a Compositores até 26 de feveriero de 2023.
O Operafest Lisboa apresenta a 4.ª edição do Concurso Português de Ópera Contemporânea – Maratona Ópera XXI, que aposta na criação e produção de novas óperas, em novos compositores, novos criativos, novos intérpretes para aumentar a produção e fruição da ópera dos nossos dias, e aproximá-la do público e do mundo de hoje!
O desafio desta 4.ª edição, lançada em coprodução com MPMP, Património Musical Vivo, é voltar a apostar em óperas criadas de raiz, apresentadas publicamente em espetáculo e avaliadas sob esta forma final, onde a obra dá provas do seu verdadeiro esplendor.
Esta chamada é feita a compositores e libretistas para a adaptação de um conto ou novela portuguesa do século XX a escolher de lista fornecida com o regulamento de autores como Jorge de Sena, Natália Correia (por ocasião do seu centenário), entre outros, com vista à composição de uma ópera, com duração mínima de trinta minutos e máxima de uma hora, sendo selecionadas duas óperas, a apresentar em estreia absoluta. Cada projeto selecionado na dupla compositor e libretista recebe uma bolsa até 1500€. À ópera vencedora será atribuído o habitual Prémio Carlos de Pontes Leça no valor de 5000€, supondo uma nova encomenda para edições futuras!
Concurso Compositor Residente · 4.ª Edição do Festival CriaSons
Data limite: 31 de dezembro de 2022.
O Festival CRIASONS – produzido por MUSICAMERA PRODUÇÕES – é um festival dedicado às tendências da música de câmara portuguesa contemporânea, sobretudo de matriz autoral. Este ano, está sob o âmbito do Teatro-Música, um género performativo amplamente trabalhado pela compositora Constança Capdeville (1937-1992).
É assim que, no contexto do festival, se procede à seleção de um compositor que integrará o painel dos residentes (Constança Capdeville, António de Sousa Dias, Joana Sá, Paulo Brandão e João Pedro Oliveira), e que terá como desafio compor uma obra dentro do espectro do Teatro-Música, ficando assim estabelecida a ponte entre o passado, o presente e o futuro.
As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de dezembro de 2022, e devem ser feitas através deste formulário.
Mais informações e o regulamento podem ser consultados aqui.
Quaisquer dúvidas, contactar geral[at]musicamera.pt.
12.º Concurso de Composição do Sond'Ar-te Electric Ensemble · Nova Música de Câmara com Electrónica
12th Sond'Ar-te Electric Ensemble Composition Competition · New Chamber Music with Electronics
Data limite: 31 de Outubro de 2022.
Deadline: October 31st, 2022.
A fim de incentivar a disseminação de novas obras musicais o Sond’Ar-te Electric Ensemble organiza o 12.º Concurso de Composição · Nova Música de Câmara com Electrónica.
Júri: Agata Zubel, Jêrome Combier, Pedro Neves, Miguel Azguime.In order to encourage the creation and dissemination of new musical works, the Sond’Ar-te Electric Ensemble is organizing the 12th edition of the Composition Competition · New Chamber Music with Electronics.
Jury: Agata Zubel, Jêrome Combier, Pedro Neves, Miguel Azguime.
Chamada para Compositores · Arte no Tempo/ ars ad hoc
Prazo para envio da proposta: 17.10.2022
Comunicação da decisão: 24.10.2022
Prazo para entrega da obra: 07.01.2023
A Arte no Tempo tem aberta uma chamada para compositores para a criação de uma nova obra para trio de cordas (violino, viola e violoncelo, com ou sem electrónica), para ser estreada pelo ars ad hoc, em Fevereiro próximo, no âmbito da temporada do agrupamento. A chamada é destinada a todos os compositores portugueses ou residentes em Portugal que tenham interesse em participar.
Gaudeamus Award 2023
Data limite: 1 de Outubro de 2022.
Deadline: October 1st, 2022.
Estão abertas as inscrições para o Prémio Gaudeamus 2023, na área da música. Compositores/ criadores de qualquer nacionalidade ou origem nascidos após 10 de setembro de 1987 podem candidatar as suas obras, incluindo as já executadas (há não mais de 4 anos). Um máximo de cinco compositores serão indicados para o Prémio e farão parte do Festival Gaudeamus 2023, que decorre de 6 a 10 de setembro, em Utreque (Holanda). Na última noite do festival, um júri independente selecionará o vencedor. O prémio consiste numa encomenda no valor de 5.000 € para uma nova composição a estrear numa futura edição do Festival.
You can now register for the Gaudeamus Award 2023. Composers/ creators of any nationality or background who were born after 10 September 1987 may enter their works. Works may already have been performed but must be composed no more than 4 years ago. A maximum of five composers will be nominated for the Award. The nominees will be part of the Gaudeamus Festival 2023 (6-10 September). On the final night of the festival the winner of the Award will be chosen by an independent jury. The prize consists of a commission worth €5,000 for a new composition to be premiered at a future edition of the Gaudeamus Festival. The nominees’ main entries for the competition as well as additional submitted pieces will be performed during the festival. They will also be commissioned to develop a new piece especially for the festival.
Candidaturas até 31 de Agosto de 2022.
Deadline: August 31, 2022
O MPMP Património Musical Vivo, com apoio do Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes e da Fundação José Saramago, anuncia a quarta edição do Prémio Musa, criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
A presente edição celebra a obra contista de José Saramago, e as obras a concurso devem ser compostas para uma ou duas vozes e ensemble de cinco instrumentos a seleccionar entre os listados na convocatória.MPMP Património Musical Vivo, with the support of José Saramago Foundation, in the context of the writer’s centenary celebrations, announces the fourth edition of the Musa Prize, created with the aim of distinguishing musical excellence from contemporary composition of classical tradition in this context, promoting the Portuguese language as an expressive vehicle.
23.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2022
23rd MÚSICA VIVA 2022 International Electroacoustic Composition Competition
Data final para recepção das obras a concurso: 31 de Agosto de 2022
Works submission until: August 31, 2022
A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras electroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 23.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2021. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de Agosto de 2022, e o premiado será anunciado no decorrer do Festival Música Viva 2022, que terá lugar no O’culto da Ajuda, em Lisboa, entre 18 e 27 de Novembro de 2022.
Júrii: Jonty Harrison (Reino Unido) · Kees Tazelaar (Países Baixos) · Miguel Azguime (Portugal)
In order to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 23rd International Electroacoustic Composition Competition – Música Viva 2022. The deadline for the works’ submission is August 31, 2022. The winning work will be announced during the Música Viva 2022 Festival, which will be taking place at the O’culto da Ajuda in Lisbon between November 18 and 27.
Jury: Jonty Harrison (United Kingdom) · Kees Tazelaar (the Netherlands) · Miguel Azguime (Portugal).
1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda
Submissão das obras até 1 de Julho de 2022.
A Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural anuncia a primeira edição do Prémio de Composição Francisco de Lacerda com o objectivo de fomentar a jovem criação musical em Portugal.
Com um montante de 7.500€, o maior, em valor pecuniário, para jovens compositores em Portugal, o Prémio de Composição Francisco de Lacerda assegura ainda a estreia e gravação da peça vencedora no encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda 2022, em Lisboa.
A primeira edição do Prémio de Composição Francisco de Lacerda pretende galardoar obras para orquestra e a obra vencedora será interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Iniciativa da Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural, o galardão vai premiar obras de compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, até aos 35 anos de idade, e as obras devem ser submetidas a concurso até 1 de Julho de 2022.
A peça vencedora do 1.ª Prémio de Composição Francisco de Lacerda será anunciada a partir de 15 de Julho.
O júri do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda é presidido pelo compositor Vasco Mendonça, que é também Director Artístico do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos 2022. Integram igualmente o júri os compositores Felipe Lara, Andreia Pinto Correia e Carlos Caires, e o Director Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Pedro Neves.
Prémio de Composição Acordeão 2022
Candidaturas até 24 de Junho de 2022.
Com o objetivo de promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na sua vertente erudita, contribuindo desta forma para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, do respetivo repertório, foi instituído um prémio de composição para acordeão, uma iniciativa da Associação FOLEFEST.
Júri: Miguel Azguime, João Pedro Oliveria, Paulo Jorge Ferreira.
Parceria: Antena 2, MPMP Património Musical Vivo
Chamada de trabalhos · 1.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação
De inscrição gratuita, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para oculto[at]misomusic.com, até ao dia 10 de junho de 2022.
A primeira edição dos Encontros em Música, Tecnologia e Investigação é um evento organizado pelo Concelho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) com curadoria da compositora Isabel Soveral que decorrerá no dia 24 de junho de 2022 no O’culto da Ajuda em Lisboa.
Este evento procura contribuir, globalmente, para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos. Apresenta-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspectos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/interpretação e a tecnologia.
Neste sentido, aceitam-se trabalhos nas seguintes domínios:
· criação musical e a formação técnica de estúdio;
· notação musical de obras eletroacústicas;
· escrita musical e a criação em estúdio;
· desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas;
· desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica;
· interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos;
· configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música eletrónica.
É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o caráter imprescindível da reflexão estética para uma correta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica.
De inscrição gratuita, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para oculto[at]misomusic.com, até ao dia 10 de junho de 2022.
Formulário de Inscrição · 1.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação.
15.º Concurso Internacional de Composição · Póvoa de Varzim
15th International Composition Competition
Candidaturas até 25 de maio de 2022
Deadline: 25th of May 2022
O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) anuncia a décima quinta edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) , com o objetivo de premiar compositores nascidos a partir de 1 de dezembro de 1985.
O júri será constituído por Anne Victorino d’Almeida (Presidente), Nuno Côrte-Real e Daniel Bernardes.
O agrupamento de música convidado para a edição de 2022 é o AVA ENSEMBLE, com a seguinte instrumentação: 2 violinos, 1 viola d’arco, 1 violoncelo, 1 voz (soprano).
As obras concorrentes devem utilizar, no mínimo, três instrumentos desta formação, sempre incluindo voz.
O prazo para entrega das obras termina no dia 25 de Maio de 2022, sendo anunciadas as obras finalistas no dia 5 de Junho.Póvoa de Varzim International Music Festival (FIMPV) announces the fifteenth edition of the Póvoa de Varzim International Composition Contest (CICPV), with the aim of rewarding composers born on December 1, 1985.
The jury will be constituted by Anne Victorino d’Almeida (President), Nuno Côrte-Real and Daniel Bernardes.
The ensemble invited for the 2022 edition will be the AVA ENSEMBLE with the following instrumentation: 2 violins, 1 viola, 1 violoncello, 1 voice (soprano).
Competing works must use at least three instruments from this formation, always including voice.
The deadline for delivery of the works ends on the 25th of May 2022, with the finalist works being announced on the 5th of June.
3.ª Edição do Concurso Maratona Ópera XXI
Candidaturas até 20 de maio de 2022.
O festival OPERAFEST LISBOA, em coprodução com o MPMP (Património Musical Vivo), lança a 3.ª edição do concurso de ópera contemporânea MARATONA ÓPERA XXI. As candidaturas estão abertas até 20 de maio.
Este ano, a aposta passa pela divulgação de repertório contemporâneo de pequeno formato e na emergência de novos talentos na encenação de ópera, oriundos do teatro, da dança, do cinema ou da performance.
Serão feitas duas seleções: num primeiro momento, serão escolhidas óperas breves de compositores contemporâneos, escritas nos últimos trinta anos; num segundo momento, serão escolhidos os encenadores concorrentes até aos 35 anos que as irão revisitar num espetáculo público. À melhor encenação será atribuído o PRÉMIO CARLOS DE PONTES LEÇA, no valor de 2500 euros.
O concurso MARATONA ÓPERA XXI pretende dinamizar a vida musical portuguesa para criar a ópera do futuro, aproximando-a do mundo de hoje.
O OPERAFEST LISBOA, dirigido pela soprano Catarina Molder e com produção da Ópera do Castelo, em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga, está de volta de 19 de agosto a 10 de setembro, no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga.
Acesse ao regulamento do concurso e obtenha mais informações através do contacto: maratonaoperaXXI.operadocastelo[at]gmail.com.>> Mais informações (DGArtes)
>> Mais informações (MPMP)
Até à meia-noite do dia 12 de Abril de 2022
Este concurso é organizado pela Arpejo Editora, como parte do projeto 5 graus 5 peças, apoiado pelo programa Garantir Cultura – GEPAC. O objetivo principal do concurso é a participação dos alunos do Ensino Especializado da Música na divulgação das obras escritas pelos compositores deste projeto e trazer a música portuguesa especialmente desenhada para o ensino dos instrumentos para um patamar principal no panorama escolar.
O concurso é aberto a todos os alunos do Ensino Especializado da Música em Portugal, que frequentam uma escola de música entre Iniciação e 5.º grau no ano letivo 2021/ 2022 dos instrumentos designados: clarinete, contrabaixo, eufónio, fagote, flauta, guitarra, oboé, percussão, piano, saxofone, trompa, trompete, trombone, viola, violino, violoncelo e voz.
Os candidatos que pretendam inscrever-se neste concurso, terão apenas de aceder ao site da Arpejo Editora e preencher o formulário de candidatura, bem como submeter no YouTube o vídeo/ execução da peça obrigatória até à meia-noite do dia 12 de Abril de 2022.
O concurso consiste numa ronda única. Cada concorrente deve gravar em vídeo uma das peças do instrumento que estuda, da coleção 5 graus 5 peças:
Clarinete (Sofia Sousa Rocha): 1.º Grau | Canção Minhota; 2.º Grau | Onde está?; 3.º Grau | Procura-se; 4.º Grau | Daqui avista-se tudo muito melhor; 5.º Grau | Aqui onde se espera
Contrabaixo (Ana Seara): 1.º Grau | Ribeira vai cheia; 2.º Grau | Eu fui à terra do bravo; 3.º Grau | Senhora do Almurtão; 4.º Grau | Esta noite é de Janeiras; 5.º Grau | Por baixo di a porta hai luz
Eufónio (Ricardo Matosinhos): 1.º Grau | Mirandum se fui a la guerra; 2.º Grau | Disse o galo prá galinha; 3.º Grau | Não se me dá que vindimem; 4.º Grau | O milho da nossa terra; 5.º Grau | Carvalhesa
Fagote (Ângela da Ponte): 1.º Grau | Dança do rinoceronte; 2.º Grau | Laulaa; 3.º Grau | Hypätä; 4.º Grau | O candeeiro azul; 5.º Grau | Catch me!
Flauta (Gonçalo Lourenço): 1.º Grau | Bagatela n.º 1; 2.º Grau | Bagatela n.º 2; 3.º Grau | Bagatela n.º 3; 4.º Grau | Bagatela n.º 4; 5.º Grau | Bagatela n.º 5
Guitarra (Eduarda Ferreira): 1.º Grau | Barqueiro; 2.º Grau | A pomba; 3º Grau | Son(h)o; 4.º Grau | Andorinha; 5.º Grau | Movimento
Oboé (Ana Seara): 1.º Grau | Erva cidreira; 2.º Grau | Meu lírio roxo do campo; 3.º Grau | As armas do meu adufe; 4.º Grau | Não se me dá que vindimem; 5.º Grau | Bendita e louvada seja
Percussão (Eduarda Ferreira): 1.º Grau | Primavera; 2.º Grau | Passeio; 3.º Grau | Luar; 4.º Grau | Senhor Galandum; 5.º Grau | Fora da Caixa
Piano (Nuno Peixoto de Pinho): 1.º Grau | Peça I.; 2.º Grau | Peça II.; 3.º Grau | Peça III.; 4.º Grau | Peça IV. 5.º Grau | Peça V.
Saxofone (Paulo Bastos): 1.º Grau | Tangerina; 2.º Grau | Dumbledore’s Army; 3.º Grau | Peut-être une valse; 4.º Grau | Tu que tens, ó D. Fernando; 5.º Grau | Ascent
Trompa (Ricardo Matosinhos): 1.º Grau | Maragato son; 2.º Grau | Era ainda pequenina; 3.º Grau | Olha o velho, olha o velho; 4.º Grau | Ó malhão, triste malhão; 5.º Grau | Vai-te embora, ó papão
Trompete (Ângela da Ponte): 1.º Grau | O barco; 2.º Grau | Andarilhos; 3.º Grau | Ginga, gingão; 4.º Grau | O cubo mágico; 5.º Grau | Con sordino
Trombone (Sofia Sousa Rocha): 1.º Grau | Quase danço; 2.º Grau | Canção duriense; 3.º Grau | A caminho; 4.º Grau | Já chegámos?; 5.º Grau | Irregularidades
Viola (Paulo Bastos): 1.º Grau | November; 2.º Grau | Entressonho; 3.º Grau | José embala o Menino; 4.º Grau | Urban 5.º Grau | Rosa Branca
Violino (Gonçalo Lourenço): 1.º Grau | Bagatela n º 1; 2.º Grau | Bagatela n.º 2; 3.º Grau | Bagatela n.º 3; 4.º Grau | Bagatela n.º 4; 5.º Grau | Bagatela n.º 5
Violoncelo (Nuno Peixoto de Pinho): 1.º Grau | Peça I.; 2.º Grau | Peça II.; 3.º Grau | Peça III.; 4.º Grau | Peça IV.; 5.º Grau | Peça V.
Voz (Gerson Batista): 1.º Grau | Grave – Cavalo azul; Aguda – Talvez o tempo; 2.º Grau | Grave – Fada dos Sonhos; Aguda – Templo do pensamento; 3.º Grau | Grave – Vê lá!; Aguda – Volta ao planeta; 4.º Grau | Grave – Se estou errado; Aguda – Não vai parar o tempo; 5.º Grau | Grave – O terraplanista; Aguda – Face oculta.
REGULAMENTO COMPLETO
Audições para ópera “Um Lobo à Porta”
As audições vão acontecer em Lisboa nos dias 13 e 14 de janeiro
As candidaturas devem ser enviadas até 4 de janeiroA produtora bird by bird PROJECTS vai realizar uma audição para soprano, mezzo soprano e contratenor para o projeto “Um Lobo à Porta”, que estará em cena no LU.CA – Teatro Luís de Camões em 2023.
As audições vão acontecer em Lisboa nos dias 13 e 14 de janeiro. As audições musicais terão lugar de manhã. Durante a tarde, os cantores selecionados irão trabalhar movimento e improvisação com Inne Goris.
Para a sessão da manhã, os candidatos deverão preparar:
– Uma ária lírica de reportório (sécs. XVIII-XXI)
– Uma peça contemporânea (sécs. XX-XXI)
Caso a sua língua materna não seja o Português, os candidatos deverão preparar também uma peça em Português (que poderá ser uma das duas peças acima).
Os candidatos deverão ter concluído a formação em conservatório e, idealmente, ter experiência de palco e ser fluentes em Português. Deverão também estar disponíveis para trabalhar em regime de freelancer na Europa.
Os responsáveis pelo projeto estão interessados em ouvir jovens cantores (menos de 35 anos) e de origem diversa. As candidaturas (com CV, fotografia e vídeo de uma apresentação) devem ser enviadas ao cuidado da produtora Naomi Russell, até 4 de janeiro, para o e-mail naomi@birdbybirdprojects.com
“Um Lobo à Porta” é uma revisão musical tragicómica de contos tradicionais infantis, contada da perspectiva do lobo, abordando questões-chave no desenvolvimento de um sentido de comunidade – que, em vez de ódio e intolerância, deve basear-se no civismo, tolerância e em experiências partilhadas. A ideia original e a música desta ópera para crianças são de Vasco Mendonça, o libreto de Gonçalo M. Tavares e a encenação de Inne Goris. A ópera tem estreia marcada para o final de 2022 e a digressão portuguesa, que passará pelo LU.CA – Teatro Luís de Camões, acontece nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro e junho de 2023.
11.º Concurso de Composição do Sond'Ar-te Electric Ensemble · Nova Música de Câmara com Electrónica
11th Sond'Ar-te Electric Ensemble Composition Competition · New Chamber Music with Electronics
Data limite: 31 de Outubro de 2021.
Deadline: October 31st, 2021.
A fim de incentivar a disseminação de novas obras musicais o Sond’Ar-te Electric Ensemble organiza o 11.º Concurso de Composição · Nova Música de Câmara com Electrónica.
Júri: Stefano Gervasoni, Philippe Leroux, Pedro Neves, Miguel Azguime.In order to encourage the creation and dissemination of new musical works, the Sond’Ar-te Electric Ensemble is organizing the 11th edition of the Composition Competition · New Chamber Music with Electronics.
Jury: Stefano Gervasoni, Philippe Leroux, Pedro Neves, Miguel Azguime.
A data limite para o envio das partituras é o dia 15 de Setembro de 2021, às 23h59, hora de Portugal continental.
The deadline for the application is Wednesday, September 15th, 2021, at 23h59 (GMT).
O MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, em parceria com o Lisboa Incomum e o Studio PANaroma (Universidade Estadual Paulista), anuncia a terceira edição do Prémio Musa, criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
The Prémio Musa’s 3rd edition, promoted by MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) in partnership with Lisboa Incomum and Studio PANaroma (São Paulo State University), is here announced with the main purposes of distinguishing musical excellence within contemporary composition and promoting the Portuguese language as an expressive vehicle.
O Prémio Musa é aberto a compositores de quaisquer idades e nacionalidades. As obras devem partir conceptualmente da obra literária de Clarice Lispector.
The award is open to composers of any age or nationality. Works submitted must be conceptually created after Clarice Lispector’s literary work.
22.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2021
22nd MÚSICA VIVA 2021 International Electroacoustic Composition Competition
Data final para recepção das obras a concurso: 31 de Agosto de 2021
Works submission until: August 31, 2021
A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras electroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 22.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2021. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de Agosto de 2021, e o premiado será anunciado no decorrer do Festival Música Viva 2021, que terá lugar no O’culto da Ajuda, em Lisboa, entre 4 e 20 de Novembro de 2021.
V Concurso de Composição GMCL/ Jorge Peixinho
5th GMCL/ Jorge Peixinho Composition Competition
Data final para recepção das obras a concurso: 20 de Agosto de 2021
Works submission until: August 20, 2021
Prémio de Composição SPA/ Antena 2 · 10.ª Edição
As candidaturas devem ser enviadas por correio registado até ao dia 23 de Julho de 2021 (data de recepção).
Com o objectivo de promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e de divulgar o trabalho dos jovens compositores, a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP/ Antena 2 promovem mais uma edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2 destinado a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1986.
Prémio de Composição Acordeão 2021 · 5.ª Edição · Associação Folefest
Candidaturas até 18 de Junho 2021
Anúncio dos resultados – segunda quinzena de Julho de 2021
Deadline for Submissions is May 31st, 2021.
Electroacoustic Music Competition IMC – NGO official partner of UNESCO
The International Confederation of Electroacoustic Music is pleased to announce the biennial PRIX CIME 2021 International Electroacoustic Music Competition.
Jury Members: Emmanuel Blanco (LNME Cuba), Francis Dhomont (ICEM Member of Honor), Marcelo Espíndola (CECH Chile), Annette Vande Gorne (M&R Belgium), Martyna Kosecka (SPECTRO Iran), Andreas Mniestris (HELMCA Greece), Jon Nelson (CEMI/UNT TX/USA), Elzbieta Sikora (ICEM Member of Honor), Barry Truax (ICEM Founding Member)For more information, please visit:
www.cime-icem.net
www.facebook.com/pg/cimeicem
14.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) · Música de Câmara/ Percussão
14th Póvoa de Varzim International Composition Competition · Chamber Music/ Percussion
O prazo para entrega das obras termina no dia 25 de Maio de 2021
The deadline for submission of works is May 25th 2021
Maratona Ópera XXI · Concurso de Novas Árias
Candidaturas até 30 de Abril de 2021
Está oficialmente aberto o concurso para novas árias – MARATONA ÓPERA XXI!
Em vez de um festival da canção, propõe-se um festival de novas árias a serem avaliadas por um júri composto por personalidades de várias áreas artísticas, com respectiva selecção de candidatos, eliminatória e final, em forma de espectáculo público.
O concurso MARATONA ÓPERA XXI, no âmbito do festival de ópera OPERAFEST LISBOA pretende dinamizar a ópera contemporânea portuguesa, potenciar novos compositores, novo repertório, novas óperas, novos intérpretes, para criar a ópera do futuro e aproximá-la do mundo de hoje.
Esta 2.ª edição investe na mestria de compor árias de ópera, o momento chave na ópera, em que a força da música se conjuga com a força do canto lírico, em todo o seu esplendor e que perdura para lá da própria ópera.
SARS-COV-2: Sound Analogies and Radical Sonification
Prazo de candidatura: 12 de Julho 2020
Deadline: July 12 of 2020
Open call para artistas
SARS-COV-2 | Sound Analogies and Radical Sonification: Curatorial Ontology and the Viral Sonic Dissemination in the Trembling Pandemic Forces
#SARSCOV2
Candidatura gratuita
Selecção: até 37 artistas
Publicação dos seleccionados: primeira semana de Setembro 2020
A EMERGE — Associação Cultural e o IVS: Institute of Viral Sonology uniram-se para potencializar a construção de uma instalação sonora colectiva que contextualize este singular momento que estamos a viver. Construindo as condições de encontro e produção de uma obra sonora e instalativa que permita reflectir que, mesmo e perante as adversidades, os artistas e a cultura são um desígnio de esperança e dinâmica capaz de conceptualizar, criar e avançar ideias e formulações estéticas e formais que agreguem discursos colectivos no espaço europeu.
Podem concorrer artistas que vivam e trabalhem em território europeu. É factor de majoração candidaturas provenientes de artistas de grupos que enfrentam discriminação com base em raça, etnia, origem cultural, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQ+.
Áreas musicais ou sonoras admitidas:
Abstracta; Acusmática; Arte e Technologia; Avant-garde; Clássica; Electroacústica; Experimental; Som generativo; Soundart; Sound design; Novos media; Noise; Visual music.
>> mais informações técnicas
>> candidatura on-lineOpen call for artists
SARS-COV-2 | Sound Analogies and Radical Sonification: Curatorial Ontology and the Viral Sonic Dissemination in the Trembling Pandemic Forces
#SARSCOV2
Free application
Selection: up to 37 artists
Results publication: first week of September 2020
EMERGE – Cultural Association and IVS: Institute of Viral Sonology has joined to enhance the construction of a collective sound installation that contextualizes this unique moment that we are experiencing. Building the conditions for the encounter and production of a sound installation that allows us to reflect that, even in the face of adversity, artists and culture are a hope and dynamic design capable of conceptualizing, and creating ideas and aesthetic formulations and forms that bring together collective discourses in the European territory.
Open to artists living and working in the European territory. We value applicants from groups that face discrimination based on race, ethnicity, background (Cultural), people with disabilities or members of the LGBTQ+ community.
Musical or sound areas admitted:
Abstract; Acousmatic; Art and Technology; Avant-garde; Classical; Electroacoustics; Experimental; Generative sound; Soundart; Sound design; New media; Noise; Visual music.
>> more technical information
>> on-line application
Prémio de Composição SPA / Antena 2 · 9.ª Edição
As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado até ao dia 10 de Julho de 2020 (data de recepção).
Com o objectivo de promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e de divulgar o trabalho de jovens compositores e compositoras, a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP – Antena 2 promovem mais uma edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2 destinado a compositores e compositoras de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1985.
>> Regulamento
>> Formulário de Inscrição
Concurso para Compositores Emergentes no âmbito do 3.º Festival CriaSons
Candidaturas até 31 de Maio
A Musicamera Produções anuncia a abertura do Concurso para Compositores Emergentes no âmbito da terceira edição do Festival CriaSons, que tem como objectivo promover e divulgar a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea.
Convidam-se compositores portugueses e estrangeiros, com residência em Portugal, a enviar três obras da sua autoria até ao próximo dia 31 de Maio de 2020.
Todas as candidaturas serão apreciadas pela Comissão de Avaliação presidida pelo maestro Brian MacKay e composta pelos cinco compositores residentes do 3.º Festival CriaSons – António Victorino d’Almeida, Carlos Azevedo, Mário Laginha, Pedro Caldeira Cabral e Tiago Derriça.
A Comissão escolherá um máximo de cinco novos compositores, que serão então convidados a compor uma nova obra e coadjuvados no seu trabalho criativo pelo compositor cujo programa a sua obra integra. Esta nova obra será apresentada, em estreia mundial, no 3.º Festival CriaSons 2020/21, com interpretação ao vivo a cargo da Camerata Vocal e Instrumental Musicamera.
Todas as novas obras terão ainda edição em CD com distribuição internacional, estando também garantida a edição em partitura das mesmas. Após a conclusão do festival, será ainda escolhido um compositor de entre os cinco, que por sua vez será convidado a integrar o painel de Compositores Residentes do Festival CriaSons IV (que deverá decorrer no biénio de 2022-23).
Apostada em estimular a criação musical erudita contemporânea em três vertentes fundamentais – criação, apresentação pública e gravação/edição, a Musicamera Produções reafirma esta iniciativa, convidando os compositores portugueses a participar neste fórum privilegiado de divulgação, fruição e análise da música (vocal e instrumental) feita hoje em Portugal.
Prémio de Composição Acordeão 2020 · Fundação INATEL / Associação FOLEFEST
Entrega de composições até ao dia 29 de Maio de 2020
Comunicação de resultados na 2.ª quinzena de Junho de 2020Objectivos do Concurso
Promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na vertente erudita.
Contribuir para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, de repertório específico para acordeão.
Sensibilizar os compositores portugueses para a criação de novas obras para acordeão.
Destinatários
Este Prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou a estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade, mediante a apresentação de obra inédita.
Datas
Entrega de composições até ao dia 29 de Maio de 2020
Comunicação de resultados na 2.ª quinzena de Junho de 2020
Júri
Luís Tinoco · compositor
Daniel Moreira · compositor
Paulo Jorge Ferreira · acordeonista e compositor (presidente)
Mais informações: Folefest
13.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV)
Entrega de composições até ao dia 17 de Abril de 2020
O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim anuncia o 13.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV).
O CICPV tem como objectivo premiar obras de compositores nascidos depois de 1 de Janeiro de 1985. O agrupamento de música convidado para a edição de 2019/20 é Drumming – Grupo de Percussão. A instrumentação do ensemble é a seguinte: 2 marimbas 5 oitavas, 2 vibrafones, 1 xilofone, steel drum lead in C, glockenspiel, jogo de duas oitavas de crotales afinados, aluphone e dois tímpanos (grande e médio).
As obras concorrentes devem utilizar, no mínimo, quatro instrumentos desta formação. As obras a concurso deverão ter uma duração entre 8 (oito) e 15 (quinze) minutos.
O prazo para entrega termina a 17 de abril de 2020.
Os interessados, devem consultar o >> Regulamento do Concurso.
Os títulos das obras finalistas, bem como os nomes dos seus autores, serão tornados públicos no dia 6 de Maio de 2020, sendo divulgados no >> portal municipal.
A(s) obra(s) selecionada(s) será(ão) estreada(s) durante a edição do FIMPV de 2020 (no decorrer do concerto de 14 de Julho de 2020). No decorrer da temporada de 2020/21, o FIMPV publicará edições em partitura da(s) obra(s) vencedora(s) (1.º e 2.º prémios).
Termo do prazo para entrega de candidaturas: 31 de Março de 2020
A segunda edição do Prémio Musa propõe a celebração musical do centenário de Ruben A., pseudónimo do escritor, romancista, ensaísta, historiador, crítico literário Ruben Alfredo Andresen Leitão. A iniciativa, desenvolvida em estreita colaboração com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, procura distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e, nesse contexto, estimular e promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
As partituras enviadas a concurso até ao dia 31 de Março de 2020 devem partir conceptualmente de um ou mais textos do escritor e ser escritas para recitação e ensemble Pierrot (flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano).
Ao autor distinguido com o Prémio Musa será oferecida uma retribuição de € 3000, nela se incluindo a associação do premiado à nossa próxima temporada como Compositor Residente. O Júri, composto pelos compositores Andreia Pinto-Correia e Januibe Tejera e pelo maestro Jan Wierzba, poderá ainda atribuir menções honrosas que, tal como o prémio principal, incluem a estreia pública – num concerto coral inteiramente dedicado a Ruben A., a realizar-se na Casa Andresen, no Porto – e a gravação em estúdio das partituras pelo Ensemble MPMP.
Para mais informações, contacte o MPMP através de musa [at] mpmp.pt.
>> Regulamento
8.º Concurso de Composição para Orquestra de Sopros
Entrega de trabalhos até ao dia 28 de Fevereiro de 2020.
A Fundação INATEL promove um Concurso de Composição para Orquestra de Sopros, em parceria com a Banda do Exército.
A obra vencedora receberá um prémio monetário e apresentação pública da obra. Terá também, um exemplar da obra editada.
>> Regulamento
21.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica – Música Viva 2020
21st International Competition of Electroacoustic Composition – Música Viva 2020
Data limite: 25 de Fevereiro de 2020
Deadline: February 25, 2020
A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras electroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 21.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2020. A data limite para apresentação das obras a concurso é 25 de Fevereiro de 2020, e o premiado / a premiada será anunciado/a no decorrer do Festival Música Viva 2020, que terá lugar no O’culto da Ajuda, São Luiz Teatro Municipal e Centro Cultural de Belém em Lisboa, entre 26 de Maio e 7 de Junho de 2020.
Júri: James Dashow (EUA) · Claude Cadoz (França) · Miguel Azguime (Portugal)In order to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 21st International Competition of Electroacoustic Composition Música Viva 2020. The deadline for the works’ submission is February 25, 2020. The winning work will be announced during the Música Viva 2020 Festival, which will be taking place at the O’culto da Ajuda, São Luiz Municipal Theatre and the Belém Arts Centre in Lisbon between May 26 and June 7.
Jury: James Dashow (USA) · Claude Cadoz (France) · Miguel Azguime (Portugal)
VIII Concurso Internacional de Composição · Banda Sinfónica Portuguesa
8th International Composition Competition · Portuguese Synphonic Band
Inscrições até: 10 de Fevereiro de 2020.
Registration until: February 10th, 2020.
9.º Concurso de Composição do Sond'Ar-te Electric Ensemble · nova música de câmara com electrónica
9th Sond'Ar-te Electric Ensemble Composition Competition – new chamber music with electronics
Inscrições abertas até ao dia 1 de Dezembro
Deadline: December 1
A fim de incentivar a disseminação de novas obras musicais o Sond’Ar-te Electric Ensemble organiza o 9.º Concurso de Composição – nova música de câmara com electrónica.
Júri: Philippe Leroux, Pedro Carneiro e Miguel Azguime.In order to encourage the creation and dissemination of new musical works, the Sond’Ar-te Electric Ensemble is organizing the 9th edition of the Sond'Ar-te Electric Ensemble Composition Competition – new chamber music with electronics.
Jury: Philippe Leroux, Pedro Carneiro, Miguel Azguime
8.ª edição do Concurso Nano Músicos Electroacústicos
Inscrições abertas até ao dia 1 de Dezembro
O Festival DME apresenta a 8.ª edição do Concurso Nano Músicos Electroacústicos, a decorrer no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum (Portugal) em Dezembro de 2019. O Festival DME é organizado pela AFEA – Associação Fomento do Ensino Artístico / Conservatório de Música de Seia e é um projecto financiado pela DGArtes / Ministério da Cultura, contando também com o apoio da Câmara Municipal de Seia, INET-md/FCSH-UNL (Instituto de Etnomusicologia).
O júri é constituído pelos compositores João Pedro Oliveira e Jaime Reis.
>> Regulamento
>> Formulário de inscrição
IV Concurso Internacional de Composição GMCL / Jorge Peixinho
As obras a concurso deverão ser enviadas por correio registado, até ao dia 1 de Outubro de 2019
O IV Concurso Internacional de Composição GMCL / Jorge Peixinho é organizado pelo GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e tem como objetivos centrais o incentivo à criação musical e sua divulgação, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara. Tem uma periodicidade bienal.
O Júri será constituído por: Ivan Fedele (presidente), Gerhard Stäbler, Jaime Reis, João Madureira, João Pedro Oliveira e Jorge Sá Machado.
As obras a concurso deverão ser enviadas por correio registado, até ao dia 1 de Outubro de 2019, para o seguinte endereço:
Concurso de Composição – GMCL
Rua do Varatojo, 50
2790-443 Queijas
PORTUGAL
Torre della Quarda 2019 Composition Competition
Scores must be sent by not later than 12 a.m. (midnight) of July 12, 2019
The composition competition “Torre della Quarda” is an international event; it will be a key element of Festival Internazionale di Musica di Savona. The principal objective of the competition is to give support to the composition of new musical pieces and to promote the creativity in the musical field. Our hope is to bring the best emerging talent of composition from all over the world to Savona.
The participation will be open to competitors from all the world countries, without limits of age, aesthetical trends and compositional styles. Our aim is to stimulate a dynamical relationship between an active audience and authors sensitive to creative innovation. The winners will receive their awards in a special ceremony during the Festival and their compositions will be played as concerts, parts of the Festival itself.
A further aim of the competition is to act as a significant occasion of cross interaction, overcoming generational and geographical divides. Different generations of composers will have the opportunity to meet and compare their various perspectives. The same will happen between musical schools of different origins, born from different cultures but sharing the universal language of sound.
For the 2019 edition the jury is as follows:
PHILIPPE HUREL (Composer, President of the Jury Panel – France) STEFANO GERVASONI (Composer)
GIORGIO COLOMBO TACCANI (Composer)
PIER DAMIANO PERETTI (Organist – Composer)
INGRID PUSTJANAC (Musicologist)
>> Rules
Prémio de Composição SPA / Antena 2 – 8.ª Edição
As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado até ao dia 10 de Julho de 2019 (data de recepção)
Com o objectivo de promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e de divulgar o trabalho dos jovens compositores, a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP/Antena 2 promovem mais uma edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2 destinado a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1984.
As obras a concurso deverão ser inéditas e compostas exclusivamentes para a seguinte formação (na sua totalidade ou em parte):
3.3.3.3*. / 4.2.3.1. / 1.2.** / 1 hrp. / cordas (13-11-9-7-5)
>> Condições / Regulamento
>> Formulário de Inscrição
I Encontro Internacional de Estudantes em Música e Musicologia · Chamada de Trabalhos
1st International Research Meeting for Music and Musicology Students · Call for Works
Prazo limite de submissão de propostas: 20 de Junho
Submission deadline: June 20
O CESEM – Polo da Universidade de Évora organiza a 1.ª Edição deste Encontro Internacional para Jovens Investigadores de Música e Musicologia – 28 a 30 de Novembro, Colégio Mateus d'Aranda / Universidade de Évora –, que tem como público-alvo estudantes de Mestrado e Doutoramento na área da música: musicólogos, instrumentistas, e compositores.
Este Encontro visa conhecer, divulgar, apoiar e promover as práticas de investigação na área da Música e da Musicologia, possibilitando assim uma circulação de caminhos metodológicos,reflexões relacionadas com a área de estudos dos participantes e resultados dos trabalhos de investigação.
Tem como destinatários estudantes de Música e Musicologia a realizar os seus estudos em instituições de investigação e de ensino superior portuguesas ou estrangeiras.1st International Research Meeting for Music and Musicology Students
University of Évora · November 28-39 2019
The first edition of this international meeting for young researchers in the fields of Music and Musicology is being organized by the CESEM / University of Évora and its target audience are Master and PhD students in the field of Music: musicologists, musicians and composers.
II Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto
Entrega das obras até 31 de Maio de 2019
O Município das Lajes do Pico e o Grupo Coral das Lajes do Pico, em parceria com o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) e com a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), organizam o II Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto, com o objectivo de promover a criação musical de obras para coro, valorizando, simultaneamente, a literatura portuguesa.
Os interessados deverão desta feita proceder à entrega das suas obras até ao dia 31 de Maio, garantindo o integral cumprimento do Regulamento do II Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto.
O Concurso destina-se a compositores de qualquer nacionalidade, residentes em Portugal há mais de cinco anos, e sem restrição de idade.
O Concurso compreenderá as categorias de Coro Misto e Vozes Brancas.
As obras terão que ser exclusivamente compostas sobre texto, ou textos, escritos em língua portuguesa.
As obras a concurso deverão ser remetidas através de meio de transmissão electrónica de dados para o seguinte e-mail: secretariado.cncc.mep@gmail.com
Júri: Christopher Bochmann (Presidente), Jorge Matta e Marco Torre.
>> Condições / Regulamento
10.º Edição do Prémio de Composição Séc. XXI
Entrega das partituras até 31 de Maio de 2019
Este concurso, organizado pela Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC) e pela Fundação Átrio da Música, destina-se aos alunos dos Cursos Secundários de Música e dos Cursos Profissionais de Música (nível IV) ministrados em Portugal.
Nesta edição as categorias a concurso serão:
· Peça solo, com possibilidade acompanhamento de electrónica
· Peça académica ao estilo de Debussy.
Prémio de Composição Acordeão 2019 · Fundação INATEL / Associação FOLEFEST
Entrega de composições até ao dia 26 de Abril de 2019
Objectivos do Concurso
Promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na vertente erudita.
Contribuir para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, de repertório específico para acordeão.
Sensibilizar os compositores portugueses para a criação de novas obras para acordeão.
Destinatários
Este Prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou a estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade, mediante a apresentação de obra inédita.
Datas
Entrega de composições até ao dia 26 de Abril de 2019
Comunicação de resultados até ao dia 2 de Junho de 2019
Júri
Carlos Caires · compositor
Fernando C. Lapa · compositor
Paulo Jorge Ferreira · acordeonista e compositor (presidente)
Mais informações: Folefest
ENCAPE 2019 · Encontro Nacional de Composição e Análise musical: Perspectivas Educacionais
Chamada de Trabalhos
Submissão dos resumos até 7 de Abril de 2019
Notificações a partir do dia 6 de Maio de 2019
Submissão do artigo completo até 30 de Junho de 2019O Conservatório de Música de Coimbra (CMC), o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e a Universidade de Aveiro (UA) realizam em Coimbra nos dias 26 e 27 de Junho de 2019, o ENCAPE 2019 – Encontro Nacional de Composição e Análise musical: Perspectivas Educacionais.
Este encontro tem como objectivo principal reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores e outros interessados) para debater, desenvolver ideias e disseminar investigação do ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical. Adicionalmente pretende-se transversalidade temática, e incentivo ao diálogo entre as diferentes áreas do ensino artístico.
A organização do ENCAPE 2019 convida à submissão de comunicações em português, sobretudo de propostas integradas nas temáticas do encontro.
NORMAS DE ENVIO:
1. As propostas deverão ser submetidas para o e-mail encape2019@gmail.com até ao dia 7 de Abril de 2019.
2. Cada proposta deverá ser enviada em dois ficheiros PDF:
i) PDF1: proposta anónima contendo apenas o título, resumo, 5 palavras chave e até seis referências;
ii) PDF2: detalhes sobre a identificação do(s) autor(es): nome, e-mail e afiliação; o título e o resumo; e um CV resumido (até 150 palavras) de cada orador.
3. O(s) autor(es) deve(m) submeter um resumo até 300 palavras. Recomenda-se que as submissões incluam informação sobre i) contexto, ii) enquadramento teórico, iii) metodologia e iv) resultados.
4. Todos os artigos submetidos serão publicados no livro de actas, numa edição especial na plataforma PROA-UA (revistas.ua.pt).
Informações gerais
1. Informações gerais sobre submissão dos resumos devem ser enviadas para encape2019@gmail.com.
Comissão Organizadora:
David Miguel (CMC)
Sara Carvalho (INET-md, DeCA, UA)O ENCAPE 2019 permite inscrições como Formando ou Ouvinte.
O valor da inscrição para ambas as modalidades é igual.
Early bird – até 7 de Abril de 2019: 20€
Regular – até 19 de Maio de 2019: 35€
Última hora – até 7 de Junho de 2019: 50€
Formulários de inscrição exclusivamente online: Formado · Ouvinte (assiste sem creditação das horas).
O pagamento da inscrição para os autores da Chamada de Trabalhos que sejam aceites é Regular (35€) ou Última hora (50€), a não ser que os mesmos já se tenham inscrito durante o Early bird como Formando ou Ouvinte (20€).
Obs.: Os interessados/as em submeter comunicações para a Chamada de Trabalhos podem inscrever-se como Ouvinte ou Formando, independentemente da aceitação, ou não aceitação, da comunicação.
1.º Concurso Internacional de Composição Entre Madeiras Trio – Prémio Clotilde Rosa
Entrega de obras até 5 de Abril de 2019
O Entre Madeiras Trio, com o apoio da RDP – Antena 2, Centro Cultural de Belém (CCB), AVA – Musical Editions, Câmara Municial de Lisboa, Glosas, Centro Nacional de Cultura e D. Caeiro Lda, anuncia o 1.º Concurso Internacional de Composição Entre Madeiras Trio – Prémio Clotilde Rosa, como forma de homenagear a grande compositora portuguesa Clotilde Rosa (1930-2017).
>> Condições/Regulamento
8th Sond’Ar-te Electric Ensemble Composition Competition
Deadline: March 31, 2019
In order to encourage the creation and dissemination of new musical works the Sond’Ar-te Electric Ensemble is organizing the 8th edition of the Sond’Ar-te Electric Ensemble Composition Competition – new chamber music with electronics.
>> Rules
12.º Concurso Internacional de Música da Póvoa de Varzim
12th International Composition Competition of Póvoa de Varzim
O prazo para entrega termina impreterivelmente no dia 19 de Março de 2019
The deadline for delivery without fail ends on March 19, 2019
O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) anuncia a décima segunda edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV).
The International Music Festival of Póvoa de Varzim (FIMPV) announces the twelfth edition of the International Composition Competition of Póvoa de Varzim (CICPV).
O CICPV tem como objectivo premiar obras de compositores nascidos depois de 31 de julho de 1978.
The CICPV is open to composers of all nationalities born after the 31st of July 1978.
O agrupamento de música convidado para a edição de 2018/2019 é o Toy Ensemble (violino, violoncelo, flauta, clarinete e piano). As obras concorrentes devem utilizar, no mínimo, três instrumentos daquela formação.
The chamber music ensemble invited to perform for this year’s competition is the Toy Ensemble (violin, cello, flute, clarinet and piano). The competing works should use at least three instruments of that formation.
20.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica – Música Viva 2019
20th International Competition of Electroacoustic Composition – Música Viva 2019
Data limite: 27 de Fevereiro de 2019
Deadline: February 27, 2019
A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras electroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 20.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2019. A data limite para apresentação das obras a concurso é 27 de Fevereiro de 2019, e o premiado será anunciado no decorrer do Festival Música Viva 2019, que terá lugar no O’culto da Ajuda em Lisboa, entre 24 de Maio a 1 de Junho de 2019.
Júri: Trevor Wishart (Reino Unido) · Gilles Gobeil (Canadá) · Miguel Azguime (Portugal)In order to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 20th International Competition of Electroacoustic Composition Música Viva 2019. The deadline for the works’ submission is February 27, 2019. The winning work will be announced during the Música Viva 2019 Festival, which will be taking place at the O’culto da Ajuda in Lisbon between May 24 and June 1.
Jury: Trevor Wishart (United Kingdom) · Gilles Gobeil (Canada) · Miguel Azguime (Portugal)
VII Concurso Nacional de Composição . Banda Sinfónica Portuguesa
Inscrições até ao dia 15 de Fevereiro de 2019
O Concurso BSP tem por objectivo estimular a criação portuguesa de repertório original para banda, sendo exclusivamente destinado a compositores portugueses. Não há qualquer restrição quanto à idade dos candidatos.
>> Regulamento
Termo do prazo para entrega de candidaturas: 31 de Janeiro de 2019
A iniciativa, desenvolvida pelo mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa, em estreita colaboração com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, procura distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e, nesse contexto, estimular e promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
As partituras enviadas a concurso até ao dia 31 de Janeiro de 2019 devem partir conceptualmente de um ou mais poemas da célebre poeta Sophia de Mello Breyner Andresen e ser escritas para coro a cappella.
>> Regulamento
Termo do prazo para entrega de candidaturas: 30 de Novembro de 2018
Uma iniciativa da OCC - Orquestra Clássica do Centro
Júri constituído por Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Dimitris Andrikopoulos e o Maestro titular da OCC Jan Wierzba.
Regulamento
Concuso aberto até ao dia 18 de Novembro de 2018
O Festival DME apresenta a 7.ª edição do Concurso Nano Músicos Electroacústicos, a decorrer no Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum (Portugal) de 27 a 30 de Dezembro de 2018.
O Festival DME é organizado pela AFEA - Associação Fomento do Ensino Artístico / Conservatório de Música de Seia e é um projecto financiado pela DGARTES/Ministério da Cultura, contando também com o apoio da Câmara Municipal de Seia, INET-md/FCSH-UNL (Instituto de Etnomusicologia).
Regulamento
A decorrer até 15 de Outubro de 2018
PT
A Associação Portuguesa de Compositores (APC) em parceria com a sua formação residente, o Lisbon Ensemble 20/21, vem por este meio anunciar a seu primeiro Pedido de Partituras, a decorrer ao nível nacional até 15 de Outubro de 2018, com o intuito de selecionar um conjunto total de oito obras que serão interpretadas pelo Lisbon Ensemble 20/21, no decorrer da temporada de 2018/2019.
O envio da partitura oferece, igualmente, possibilidade aos Compositores Associados da APC, caso as suas obras não sejam seleccionadas, de virem a ser programados noutro contexto que não com o Lisbon Ensemble 20/21 (nomeadamente através da rede de instrumentistas da APC).
As obras candidatas podem já ter sido publicamente estreadas e devem utilizar, pelo menos, três instrumentos da formação disponível.
Regulamento e ficha de inscrição
EN
The Portuguese Association of Composers (APC) together with its resident formation, the Lisbon Ensemble 20/21, would like to announce its first Call for Scores, happening nationally until 15th October 2018, with the objective of selecting a total of eight works that will be interpreted by the Lisbon Ensemble 20/21, during the 2018/2019 season.
By sending your scores as an APC Associate Composer, you are applying as well to the possibility of having your work performed by other groups, even if you are not selected to be performed by the Lisbon Ensemble 20/21 (namely by any members of APC's Players and performers network).
The works can already have been premiered and must use, at least, three instruments from the available formation.
Rules and application form
Open untill October 7
The DME Festival is pleased to announce a call for music integrated in the symposium Culture and Sustainable Cities that will take place on November 16-18, 2018, at the Lisboa Incomum.
It will feature concerts, conferences, workshops and an audiovisual installation.
This call is open to composers of all ages and nationalities.
There is no submission fee.
The symposium's guests are scientists and artists from countries such as Portugal, France, Sweden and Denmark, among others.
We seek to provide a platform for debate and presentation of electroacoustic music, relating to the following categories:
cat. 1 - soundscape and acoustic ecology;
cat. 2 - urban mobility and sustainability;
cat. 3 - environmental activism in art.
The Organizing Committee will be pleased to receive music proposals with the following characteristics:
- Electroacoustic music pieces with a maximum duration of 10 min.
- Up to 8 channels;
- Audio in .aif or .wav format;
- It is possible to send pieces with a video component (.mov or .mp4 formats);
- Only one piece per each category defined by the author will be admitted;
- Submissions should be signed by the author (authors) and pseudonyms will not be admitted.
SUBMISSIONS
All participants must register electronically and attach a ZIP file containing the following:
1. A short text indicating the submission category, including an explanation on how the music relates to that category (max. 400 words).
2. High resolution photography of the artist.
3. Short biography.
4. Program notes concerning the piece.
5. Signed consent letter where the author consents and authorises the promotion of their work excluding the cultural society AFEA / Festival DME / Lisboa Incomum of any fee, responsibility to associations, or copyright entities and grants permission to promote their work at the concerts, activities and radio broadcasts associated to the announced event. All pieces that are signed in a record company must state this in a letter along with the permission from the record company to be promoted through Festival DME's announced event.
6. Link to a downloadable full length composition in .AIF or .WAV format (we suggest Dropbox, Google Drive or OneDrive).
7. Attach a stereo copy of the piece in .mp3 format.
Proposals should be sent to diasdemusicaelectroacustica@gmail.com before October 7, 2018, 11h59 p.m. (UTC).
The CALL FOR MUSIC will be peer reviewed by: António Sousa Dias . Dimitris Andrikopoulos . Jaime Reis . João Pedro Oliveira
MUSICAMERA ANUNCIA VENCEDORES DO CONCURSO PARA COMPOSITORES DO 2.º FESTIVAL CRIASONS
A Musicamera Produções tem o prazer de anunciar os seis compositores vencedores do Concurso para Compositores Emergentes, lançado no âmbito da segunda edição do Festival CriaSons, que tem como objectivo promover e divulgar a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea.
Ana Seara, Camila Menino, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Miguel Jesus, Samuel Pascoal e Tiago Derriça são os compositores selecionados para integrar cada um dos seis Programas definidos pelo painel de compositores residentes proposto para o Festival CriaSons 2018/2019.
Os vencedores são, assim, convidados a compor uma nova obra que será apresentada, em estreia mundial, no 2º Festival CriaSons, com interpretação ao vivo a cargo de diversos solistas, do Quarteto Lopes-Graça e da Camerata Vocal e Instrumental Musicamera. Os seis Programas serão levados a diversos auditórios e teatros de Norte a Sul do país, bem como em digressões internacionais.
Todas as novas obras terão ainda edição em CD com o selo de uma editora de prestígio, estando também garantida a edição em partitura das mesmas.
Ana Seara integrará a programação de Fernando C. Lapa e poderá escrever para qualquer formação que inclua piano, dois violinos, violeta, violoncelo, clarinete e coro de câmara.
Camila Menino fará parte do programa de Cândido Lima e poderá compor para piano, violino, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta e soprano.
Edward d'Abreu trabalhará para o programa de Amílcar Vasques-Dias e poderá escrever para piano, contrabaixo, flauta, sax soprano, sax alto, sax tenor, trompa, três trompetes, dois trombones e trombone baixo Miguel Jesus integrará a programação de Eurico Carrapatoso e poderá compor para quarteto de cordas e soprano. Samuel Pascoal fará parte da programação de Alejandro Erlich-Oliva e poderá escrever para quarteto de cordas, contrabaixo e soprano.
Tiago Derriça trabalhará para o programa de Alexandre Delgado e poderá compor para piano, flauta, oboé, clarinete, clarinete baixo, trompa e fagote.
A Comissão de Avaliação, presidida pelo maestro Brian MacKay e composta por Eurico Carrapatoso, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques-Dias, Fernando C. Lapa, Cândido Lima e Alejandro Erlich Oliva, trabalhou cerca de 250 horas para analisar um total de 51 candidaturas aceites e 150 obras enviadas, tendo sido os seis compositores mencionados escolhidos por unanimidade. Entre as 51 candidaturas aceites, contaram-se 10 mulheres e 41 homens, com idades compreendidas entre os 17 e os 59 anos.
The deadline for submissions are:
May 31, 2018, for performers (piano, violin, voice and string quartet)
August 16, 2018 (as per postmark) for composers of any nationality and without any age restrictionsThis initiative is aimed at promoting Polish music abroad and making a wider audience aware of the significance of Karol Szymanowski’s person and work, which constitutes a vital part of the national Polish cultural heritage.
The competition is organized by Polish National Radio Symphony Orchestra and co-organized by: Ministry of Culture and National Heritage, City of Katowice, Polish Radio, Karol Szymanowski Academy of Music in Katowice, and Karol Szymanowski Music Society in Zakopane. The event receives funding from the Ministry of Culture and National Heritage, as well as City of Katowice.
Deadline for submissions: before August 1, 2018
Gaudeamus invites young composers (35 years or younger) worldwide to write for the Trash Panda Collective. Composer Igor C. Silva will supervise the corresponding Reading Session on September 8, 2018.
Call for sketches
Send a composition sketch with a maximum length of 2 minutes before August 1 via our website www.gaudeamus.nl/professionals. We would like to receive sheet music/PDF and electronics/multimedia (audio files, patches, performance sessions etc.) (no MIDI files!). All the scores and electronics should be fully documented and ready for performance. All the pieces should be written for the entire instrumentation. We encourage the use of electronics/multimedia (although it’s not mandatory).
For questions contact: igorcsilva.21@gmail.com
Reading Session
From the entries, a selection will be made for the Reading Session. On August 8 we will make known which sketches are selected. During the Reading Session on September 8, 2018, all selected sketches are played and you have the opportunity to work with the members of the ensemble. This Session will be supervised by Igor C. Silva. At the end of the Reading Session, several composers will be able to develop their sketch for a whole 5-7 minute composition with a possible performance in Gaudeamus Muziekweek 2019.
Deadline: before August 1, 2018
Sign up at: www.gaudeamus.nl/professionals
Questions? info@gaudeamus.nl
Chamada aberta até ao dia 15 de Julho de 2018
Está aberta a chamada de trabalhos para o 3.º Encontro de Piano Contemporâneo, que terá lugar na Universidade de Évora (Escola de Artes . CESEM-UÉ) em Dezembro de 2018.
Mais informações: pianocontemporaneo3[at]gmail.com
As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado até ao dia 9 de Julho de 2018 (data de recepção)
Com o objectivo de promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e de divulgar o trabalho dos jovens compositores,
a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP/Antena 2 promovem mais uma edição do Prémio de Composição SPA/Antena 2 destinado
a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir
de 1 de Janeiro de 1983.
As composições deverão ser inéditas (i.e. nunca antes tocadas publicamente, gravadas ou publicadas em disco ou partitura comercial, ou que tenham ganho qualquer outro prémio até à data de fecho do Festival Jovens Músicos, a 29 de Setembro de 2018), reservando-se a organização do Prémio a estreia absoluta da obra vencedora.
REGULAMENTO
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Deadline for submissions: June 30, 2018
Women’s music is an essential part of world heritage.
Empowering women composers recognizes their ability and potential to create new works involving the world, different cultures and musical fields.
Music knows no boundaries.
The fundamental role of women in the creation and transmission of tangible and intangible cultural heritage and the creation and practice of music belongs not only to a people or a culture, but to all of humanity.
The Fondazione Adkins Chiti: Donne in Musica, upon invitation from the High Commission for Human Rights of the United Nations to be a partner for the 70th Anniversary Celebrations of the Signing of the Universal Declaration of Human Rights, is circulating a worldwide call to women composers, of all ages, to compose new music inspired by the ongoing battle for Human Rights and Peace. Ten works, chosen by an international Reading Commission designated by the Foundation, publicly announced at the end of July 2018, will be performed and recorded in a Gala Concert in the Teatro Argentina, Rome, on the November 5.
Todos os compositores interessados deverão enviar as suas obras até 30 de Junho de 2018
Numa iniciativa que tem vindo a repetir-se, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras dá mais uma vez a oportunidade para novas obras virem a público. No concerto Música Nova serão estreadas obras de música de câmara, divulgando o trabalho de jovens compositores. Neste concerto, o público e os músicos da OCCO irão votar no compositor residente para o ano de 2019.
Todos os compositores interessados deverão enviar as suas obras para orquestra@occo.pt até 30 de Junho de 2018 para serem apreciadas pela Direcção Artística. Na proposta deverá constar a duração da peça, os instrumentos requeridos e a partitura orquestral. Os compositores selecionados deverão enviar posteriormente as partes até 1 de Setembro de 2018.
As propostas deverão ter em consideração os seguintes parâmetros:
• Duração – 5 a 15 minutos;
• Instrumentos à escolha: violino, viola, violoncelo e piano.
As obras selecionadas serão apresentadas no concerto Música Nova, dia 27 de Outubro no Palácio Marquês de Pombal às 18h.
The deadline for submissions is June 30, 2018
Presented by the Music Theatre NOW Network of the International Theatre Institute
in co-operation with the German Centre of ITI.
The Music Theatre NOW Network of the International Theatre Institute (ITI) in cooperation with the German Centre of the ITI invites artists to make submissions to their worldwide competition for the creators of new opera and music theatre. First productions of new works, which have been staged professionally anywhere in the world since July 2015, are eligible for submission.
We are looking forward to groundbreaking works from all forms of professional opera and music theatre. The jury welcomes submissions that demonstrate dynamism textually, in genre, score, or staging. We welcome works made by opera and theatre institutions, works created by festivals, or works created by individuals: the jury will appreciate a broad range of submissions that demonstrate new developments and dynamism.
Special attention will be given to works, whose musical and theatrical vocabulary originates from outside of the Western European tradition. As a guideline for regions where music theatre or opera are not well defined: we encourage interdisciplinary submissions, where music plays a dominant role.
GENERAL INFORMATION
REGISTRATION FORM
The deadline for submissions are:
May 31, 2018, for performers (piano, violin, voice and string quartet)
August 16, 2018 (as per postmark) for composers of any nationality and without any age restrictionsThis initiative is aimed at promoting Polish music abroad and making a wider audience aware of the significance of Karol Szymanowski’s person and work, which constitutes a vital part of the national Polish cultural heritage.
The competition is organized by Polish National Radio Symphony Orchestra and co-organized by: Ministry of Culture and National Heritage, City of Katowice, Polish Radio, Karol Szymanowski Academy of Music in Katowice, and Karol Szymanowski Music Society in Zakopane. The event receives funding from the Ministry of Culture and National Heritage, as well as City of Katowice.
O prazo para a recepção de propostas é 20 de Maio de 2018 (inclusive)
O VIII Encontro de Investigação em Música - ENIM 2018 decorrerá no Instituto Politécnico do Porto, entre os dias 8 e 10 de Novembro de 2018. Investigadores de todo o mundo são convidados a submeter propostas de comunicação que ainda não tenham sido apresentadas em encontros anteriores. Aceitam-se também propostas de painéis com três a quatro oradores (no máximo) em torno de um mesmo tema. Todos os temas relevantes no âmbito da investigação em música serão contemplados. As propostas deverão ser submetidas através do envio de um resumo numa das línguas oficiais do ENIM (português, inglês ou castelhano) para os seguintes formatos: comunicações, painéis e comunicações com performance. O prazo para a recepção de propostas é 20 de Maio de 2018 (inclusive). O ENIM 2018 é organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Escola Superior de Educação (ESE) e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE).
IX Concurso Nacional de Guitarra . data limite de inscrição: 8 de Maio de 2018
XIII Concurso Internacional de Guitarra . data limite de inscrição: 11 de Maio de 2018IX Concurso Nacional de Guitarra . 19-20 de Maio
XIII Concurso Internacional de Guitarra . 20 de Maio
EVENTOS RELACIONADOS
Data limite de entrega das obras: 1 de Maio de 2018
O Festival Peças Frescas Açores, com o apoio da editora Scherzo Editions, promove em Julho de 2018 a 1ª edição do Prémio
de Composição Peças Frescas Açores, valorizando assim o repertório coral português.
O Prémio destina-se aos compositores de nacionalidade portuguesa residentes em Portugal ou no estrangeiro, sem limite de idade, que desejem apresentar uma ou mais obras, por forma a incentivar quer a criação contemporânea para coro quer a divulgação e circulação de novo repertório que possa ser facilmente programado pela generalidade de coros nacionais.
As obras terão de ser inéditas (ou seja, nunca antes tocadas em público, gravadas em CD comercial ou publicadas em partitura) e não podem ter obtido qualquer outro prémio.
REGULAMENTO
>>Mais informações (Peças Frescas)
>>Mais informações (Da Capo)
Proposals should be submitted by April 30, 2018 via the Easy Chair platform
The University of Aveiro, INET-md (Institute of Ethnomusicology, Centre for Studies in Music and Dance) in joint collaboration
with APF-Associação Portuguesa de Flautas will host the FLUTE: Hands on Research 2018, at the University of Aveiro, Aveiro, Portugal,
from the 28th to the 31st of July, 2018.
The series of FLUTE: Hands on Research meetings intends to contribute towards the dissemination of Artistic Research, enhancing the acknowledgement of the epistemological differences between scientific research and artistic creation, declarative and procedural knowledge, and scientific validation and aesthetic appreciation.
English is preferable, although submissions in Portuguese and Spanish are also accepted.
Entrega de composições até ao dia 27 de Abril de 2018
Comunicação de resultados até ao dia 31 de Maio de 2018
Objectivos do Concurso
Promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na vertente erudita. Contribuir para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, de repertório específico para acordeão. Sensibilizar os compositores portugueses para a criação de novas obras para acordeão.
Destinatários
Este Prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou a estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade, mediante a apresentação de obra inédita.
Júri
Carlos Marecos . compositor
Dimitris Andrikopoulos . compositor
Paulo Jorge Ferreira . acordeonista e compositor (presidente)
REGULAMENTO
Inscrições até ao dia 20 de Abril de 2018
A competição, que se realiza de forma bienal (intercalada com o instrumento de Piano), está de volta. A última edição, em 2016, reuniu em Viseu dezenas de participantes de todo o mundo. O topo pódio seria ocupado por Davide Giovanni Tomasi, de Itália. Já Marko Topchii da Ucrânia e Raphael Feuillatre da França ficaram em 2.º e 3.º lugares, respetivamente. Ruben Bettencourt destacou-se como o melhor português da competição.
Em 2018, poderão inscrever-se guitarristas até aos 35 anos de idade. O prémio monetário para o vencedor são 8.000€ e ainda a oportunidade de tocar no Festival de Guitarra J. K. Mertz - Bratislava (2019), bem como na próxima edição do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, em 2019.
Para o 2.º classificado está reservado um prémio monetário de 3.000€ e para o 3.º, 1.500€. Há ainda, tal como edições anteriores, o Prémio do Público no valor de 500€ e para o Melhor Português em competição um prémio no mesmo valor.
O Concurso decorrerá entre os dias 26 e 28 de Abril de 2018. Todas as fases das eliminatórias e a respectiva final serão abertas ao público.
INSCRIÇÔES
New deadline for proposals of papers: April 15, 2018 midnight EST.
EN
We invite you to be part of the biennial conference Nova Contemporary Music Meeting (NCMM) (November 21-23, Lisbon), launched this year by the Contemporary Music Research Group of the Centre for the Study of Sociology and Musical Aesthetics of Nova University, Lisbon (CESEM).
This year the main topic will be Composing Music Today. This subject will concern a variety of question, ideas and practices regarding the music that is made today in different areas and spaces.
Conceived as a contribution to the development of multidisciplinary and collaborative research the field of contemporary music, NCMM is a research meeting bringing together researchers, musicologists, composers and performers, working in multidisciplinary areas related to contemporary music. On this meeting we pretend to focus on a variety of questions in relation to music since the beginning of the 20th century. Placing a special focus on the articulation between musical practices and theoretical research activities, NCMM intends to respond to current challenges within contemporary music artistic practices and research, offering a platform for proposing, discussing and disseminating knowledge in a variety of fields.
PT
O Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM está a organizar uma conferência bienal relativa à Música Contemporânea. A primeira edição irá realizar-se em Novembro deste ano. O tema de 2018 será Composing Music Today.
Deadline for submissions: April 15, 2018, 12h00 p.m. | Data limite de entrega de trabalhos: 15 de Abril de 2018, 24h00
The composition competition Torre della Quarda is an international event; it will be a key element of Festival Internazionale di Musica di Savona
and it will contribute to enrich an artistic proposal, which reaches in 2018 its sixth edition. The principal objective of the competition is to give support
to the composition of new musical pieces and to promote the creativity in the musical field. The competition's organizers' hope is to bring the best emerging talents in composition from all over the world to Savona. The participation is open to competitors without age limits, from all over the world, all aesthetic trends and compositional styles. The aim here is to stimulate a dynamical relationship between an active audience and authors sensitive to creative innovation. The winners will receive their awards at a special ceremony during the Festival and their compositions will be played at the Festival's concerts.
Deadline for submissions: April 6, 2018 | Data limite de entrega de trabalhos: 6 de Abril de 2018
CALL FOR PAPERS
CALL FOR MUSIC
SMC2018 Conference is taking place in Cyprus, an island drenched in sun and mythology, at the crossroads of ancient civilizations with a remarkably rich legacy in archaeological treasures and developed tourism infrastructure.
The Conference is organized by Cyprus University of Technology, Department of Communication and Internet Studies.
Sound and music are able to cross boundaries, to eliminate borderlines and overcome physical and digital limitations. The conference theme evokes the rich cultural landscape and soundscape of Cyprus, a country predominantly made up of Greek and Turkish Cypriot communities divided by a military border.
Despite the political problems, Cyprus enjoys a dynamic and complex cultural and sonic unification not only through the resonances and overtones of these two strong ethnic communities but also through those of several other nationalities inhabiting the island.
Keynote speakers: Trevor Wishart, Claude Cadoz, Rebecca Fiebrink.
24 a 28 de Março de 2018, Multiusos de Gondomar . March 24 to 28, 2018, Gondomar, Portugal
Término das inscrições: 13 de Fevereiro de 2018 . Deadline for submissions: February 13, 2018
O 1.º Concurso Internacional de Percussão - Gondomar 2018 está aberto a todos os percussionistas, de qualquer nacionalidade,
e está organizado em quatro categorias divididas em diferentes faixas etárias.
The 1st International Percussion Competition - Gondomar 2018 is open to all percussionists, of every nationality. It is divided in four categories for various age gropus.
As inscrições para o Concurso podem ser efectuadas no site do evento até a 10 de Fevereiro; as audições decorrerão nos dias 2-4 de Março na Academia de Música de Castelo de Paiva.
4 de Março de 2018
Teatro Municipal da Guardaz
Síntese - XII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda
Deadline for submissions: February 28, 2018 . 12H00 p.m.
In order to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 19th International Competition of Electroacoustic Composition Música Viva 2018. The winning work will be announced during the Música Viva 2018 Festival, which will be taking place at O’culto da Ajuda in Lisbon (May, 2018). The works submitted for the Música Viva 2018 Competition should include a maximum of eight channels and should have a duration between 5 and 15 minutes. This initiative is directed to composers of all nationalities and ages, each of whom may submit only one work, which has not been commercially published or awarded at any other national or international competition. The International Competition of Electroacoustic Composition Música Viva was launched by the Miso Music Portugal in 2000.
Os candidatos deverão inscrever-se no Concurso até ao dia 31 de janeiro de 2018
A Banda Sinfónica Portuguesa anuncia a sexta edição do Concurso de Composição para Banda. O Concurso tem por objectivo estimular
a criação de repertório original para banda. O Concurso é exclusivamente destinado a compositores portugueses,
não havendo qualquer restrição quanto à idade dos candidatos.
REGULAMENTO
Concertos & Espectáculos
Cursos
Encontros & Conferências