|
|
Editorial
Devido aos cancelamentos/ adiamentos de espectáculos e outros eventos (encontros, conferências...) provocados pela pandemia do coronavírus (Covid-19), o MIC.PT suspende temporariamente a divulgação dos mesmos através da Agenda de Concertos, nas redes sociais e também na(s) próxima(s) Newsletter(s), na secção Actividade – Compositores e Compositoras Editadas pelo MIC.PT.
Consequentemente, para continuar a divulgar a música dos Compositores e das Compositoras Editadas pelo MIC.PT, iremos recorrer aos materiais disponíveis no nosso portal (on-line e/ ou no arquivo), e ainda a outros materiais facultados pelos próprios criadores/ pelas próprias criadoras.
Temos consciência do impacto negativo muito significativo que esta crise tem e terá em várias áreas da Cultura e das Artes; no entanto, é também nestas situações que a necessidade de promover a Arte como um dos veículos fundamentais que constitui a nossa condição humana, se torna ainda mais pertinente.
A nossa missão de disseminação da música de Compositores e Compositoras residentes em Portugal permanece inalterada, sendo que divulgar o trabalho artístico através da internet é neste momento uma das nossas prioridades.
Neste sentido, na Newsletter de Abril estreamos uma nova série de vídeos com Entrevistas a Compositores e Compositoras Portuguesas, disponíveis no >> Canal YouTube do MIC.PT e no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal; convidamos-vos a (re)ouvir os 38 programas do ciclo Na 1.ª Pessoa da emissão radiofónica Música Hoje; e lançamos uma nova secção temporária criada para o tempo de isolamento social, Compositores e Compositoras On-line, na qual divulgamos iniciativas virtuais dos Compositores e das Compositoras Editadas pelo MIC.PT.
A Equipa do MIC.PT
|
Novas Entrevistas a Compositores e Compositoras Portuguesas
Ciclo Na 1.ª Pessoa · Emissão Radiofónica – Música Hoje
Compositores e Compositoras on-line
Nesta secção temporária da Newsletter do MIC.PT criada para o tempo de isolamento social, divulgamos iniciativas virtuais dos Compositores e das Compositoras Editadas pelo MIC.PT – concertos/ espectáculos/ conferências on-line, novas criações, estreias on-line de novas gravações, calls, ...
Neste sentido, convidamos os Compositores e as Compositoras Editadas pelo MIC.PT a partilharem connosco as suas criações e/ ou actividades on-line. |
Covid-19 Data Sonification #65 é o título da nova criação sonora de Pedro Rebelo, que está disponível no >> canal vimeo deste compositor editado pelo MIC.PT. Como explica Pedro Rebelo: "A sonificação de dados mapeia figuras estatísticas em som e é usada para explorar padrões no tempo. Este projecto utiliza dados publicados nos relatórios da Organização Mundial de Saúde, em que as estatísticas globais correspondem à população infectada pelo Covid-19 e novos óbitos causados pelo coronavírus, diariamente entre os dias 21 de Janeiro e 25 de Março." Para ouvir/ ver o novo projecto de Pedro Rebelo sigam a ligação:
>> Covid-19 Data Sonification #65.
|
Nos passados dias 17 de Dezembro e 18 de Fevereiro no O'culto da Ajuda decorreram dois Recitais Antena 2, durante os quais cinco solistas – Sílvia Cancela (flauta), Pedro Carneiro (marimba), Nuno Pinto (clarinete), Hugo Queirós (clarinete contrabaixo) e Elsa Silva (piano) – interpretaram a música de Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, cujo 60.º aniversário se celebra em 2020. Neste final de Março as gravações vídeo destes concertos foram estreadas no >> canal YouTube do compositor, agora renovado. Para ouvir/ ver as gravações, sigam as ligações:
>> Et s’il à l’issue (2019) para flauta e electrónica, na interpretação de Sílvia Cancela;
>> Trabalhos da Madeira (2017) para marimba e electrónica, na interpretação de Pedro Carneiro; >> No Oculto Profuso (2009) para clarinete e electrónica, na interpretação de Nuno Pinto;
>> Avoir l’Air (2019) para clarinete contrabaixo e electrónica, na interpretação de Hugo Queirós (estreia absoluta);
>> Descriptions de la Matière (2015) para piano e electrónica, na interpretação de Elsa Silva.
|
| |
MÚSICA HOJE NA ANTENA 2
3 / 04, à 1h00 da madrugada
Na 1.ª Pessoa: Sara Carvalho
O ciclo Na 1.ª Pessoa, com entrevistas a compositoras e compositores residentes em Portugal, prossegue com uma entrevista a Sara Carvalho. Para além de compositora, Sara Carvalho é professora e investigadora na Universidade de Aveiro, nas áreas de Composição e da Educação em Música. Enquanto compositora, tem-se interessado pela interacção entre as artes performativas, bem como por todos os aspectos associados com a narrativa, o gesto musical e a colaboração entre composição e performance. Escreveu muitas obras de música de câmara e para orquestra, regularmente tocadas em Portugal e no estrangeiro. Em 2012 foi lançado o seu primeiro CD monográfico, 7 Pomegranate Seeds (Numérica). Muitas das suas partituras são editadas pelo MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa.
17 / 04, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas com Música Portuguesa
Música Hoje continua a divulgar a música contemporânea, abrindo espaço para algumas emissões dedicadas a novas edições em CD com música de compositores e compositoras portuguesas. Uma interrupção de alguns programas no nosso ciclo Na 1.ª Pessoa, com entrevistas a compositoras e compositores da actualidade que será retomado quando possível.
Neste programa ouviremos algumas das gravações mais recentes protagonizadas pela pianista Joana Gama: o CD Arcueil, editado no ano passado (Miasoave e BOCA), com obras de Marco Franco e Vítor Rua, ao lado de peças de John Cage, Morton Feldman, Erik Satie e Federico Mompou; e o seu CD dedicado a Fernando Lopes-Graça e Amílcar Vasques-Dias, Travels in my homeland/ Viagens na minha terra (Grand Piano Records).
|
Novas Partituras no MIC.PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo no meio académico.
|
Jaime Reis (JReis0004)
Voces Excipere (2017) · doze vozes
|
Manuel Brásio (MBra0001)
Grubemanco (2015) · seis clarinetes e percussão
|
Sara Carvalho (SC0019)
Begin at the beginning... (2010) · flauta e guitarra
|
novos CD no MIC.PT
Joana Gama ·
Arcueil
· Obras de: Marco Franco · Erik Satie · Federico Mompou · John Cage · Morton Feldman · Vítor Rua
· Joana Gama · piano
Edição: Miasoave e BOCA
|
Archipelago · Luís Tinoco
Drumming – Grupo de Percussão
· Obras de Luís Tinoco: Short Cuts (F) (2004) · Mind the Gap (2000) · Genetically Modified Fados (2018) · Zoom In – Zoom Out (2010) · Ends Meet (2002) · Archipelago (2019) · Steel Factory (2006)
Edição: Odradek Records
|
estreias recentes
Nel mezzo del cammin
3 / 03, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Lisbon Ensemble 20/21;
Pedro Pinto Figueiredo · direcção musical
Marina Camponês (flauta) · Filipe Dias (clarinete) · José Pereira (violino) · Ângela Carneiro (violoncelo) · Paulo Pacheco (piano)
|
Tríptico
5-7 / 03, Palácio do Sobralinho, Vila Franca de Xira
Sofia Silva (coreografia) ·
Margarida Belo Costa, Teresa Alves da Silva (bailarinas) · Margarida Marecos (voz) ·
Instrumentistas (gravações): Daniel Bolito, Sara Llano (violino) · Leonor Fleming (viola) · Nuno Cardoso (violoncelo) · Bruno Belthoise, João Costra Ferreira (piano) ·
Alexandre Lyra Leite (desenho de luz) · Rita Leite (design gráfico) · Fernando Tavares (direcção técnica) · Alexandre Lyra Leite, Fátima Encarnado (fotografia) ·
Produção – Inestética 2020
|
Beyond the Void
10 / 03, Casa da Música, Porto
Pulsat Percussion Group:
André Dias · Eduardo Cardinho · Nuno Simões e Pedro Góis
|
|
Novidades MIC.PT
No passado mês de Março Manuel Brásio juntou-se ao grupo de Compositores e Compositoras Editadas pelo MIC.PT, tendo presentemente uma obra no Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT – Grubemanco (2015) para seis clarinetes e percussão. Adicionalmente, mais seis partituras suas estão em preparação para a edição pelo MIC.PT nos próximos meses. Manuel Brásio, compositor, sound designer e percussionista, licenciou-se em Composição pela ESMAE no Porto, tendo trabalhado com Filipe Vieira, Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando C. Lapa, Daniel Moreira, Pedro Santos, Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim, Rui Penha e Fredrick Gifford. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian, no âmbito do projeto Experiências Musicais Contemporâneas e em Julho de 2016 terminou o Mestrado em Multimédia – Música Interactiva e Design de Som na FEUP. Presentemente, dirige projectos associativos de intervenção artística como a AISCA (Viana do Castelo) e Interferência (Porto).
|
World New Music Days 2020 na Nova Zelândia · Festival Adiado
"É com muita tristeza que tenho que anunciar que o duplo evento, World New Music Days da >> ISCM e o Festival da Liga de Compositores Asiáticos, não pode acontecer em 2020. Esta decisão difícil foi causada pelos desenvolvimentos globais recentes, enquanto os governos estão a tentar abrandar a propagação do COVID-19" – anunciou no passado dia 16 de Março a directora do WNMD 2020, Glenda Keam; e continuou: "A ISCM – Sociedade Internacional de Música Contemporânea pediu a CANZ – Associação de Compositores da Nova Zelândia para adiar o World New Music Days na Nova Zelândia por dois anos, o que significa que a organização do Festival e da Assembleia Geral em 2022 coincidirá com o Centenário da ISCM. A CANZ tem toda a esperança que isso seja possível e que, neste sentido, as obras tão cuidadosamente submetidas e seleccionadas para o WNMD deste ano, serão apresentadas no Festival em 2022." Entre as obras incluídas no programa do WNMD 2020 encontram-se três obras de compositores e compositoras portuguesas, escolhidas no âmbito da Candidatura Oficial para o WMND 2020 da Miso Music Portugal/ MIC.PT, enquanto Secção Portuguesa da ISCM; são elas: sobre a areia o tempo poisa (2016), para violino, violoncelo e piano, de Sara Carvalho; Íris-abandono… (2016), para vibrafone, de Paulo Bastos; e Colours (here in) (2018), para coro misto, de Daniel Davis.
|
|
|
|