Subtítulo ou Música para Harpa, Percussão e Celesta
Data de Composição· 2000
Núm. Catálogo Op. 120
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Celesta, Harpa e 6 Percussões
Estreia
Data 2000/Nov/30
Intérpretes
Rhythmethod
Carla Seixas (celesta)
Carmen Cardeal (harpa)
Entidade/Evento Música em Novembro
Local Teatro Luís de Camões
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Os sótãos das velhas casas costumam desempenhar um papel preponderante nos vasto imaginário das nossas memórias de infância. É lá que encontramos brinquedos que já tinham sido dos nossos pais ou mesmo dos nossos avós.
O sótão é uma zona mítica e a sua memória liga-nos àquilo que existe de mais profundo - e também de mais puro, em muitos casos - no nosso subconsciente.
Associamos o sotão àqueles tempos em que todos - ou quase todos - eram maiores do que nós e também à doce memória de uma época em que a maioria desses seres enormes nos tratavam com um extremo cuidado e carinho...
Foi talvez pensando nisso que eu liguei dois dos mais frágeis elementos da orquestra - a harpa e a celesta - à “artilharia mais pesada” da percussão: alguns instrumentos que, mal interpretados nas suas imensas e tão generosas potencialidades, se utilizam muitas vezes apenas para fazer barulho...
Na estreia da peça, eu próprio me comovi quando ouvi o cuidado, o verdadeiro carinho, com que os timbales, o bombo, o xilofone, o tantam, os pratos, as tarolas, os sinos, e tudo o mais que constitui a percussão de uma grande orquestra (ou mesmo de uma banda militar) rodearam a harpa e a celesta, deixando que elas se ouvissem, que elas se exprimissem - ou mesmo que elas, de quando em quando, dominassem...
Além disso, o sotão também é o sítio onde se encontram, entre outras coisas antigas, aqueles velhos discos que fizeram a alegria dos nossos progenitores e evocam imagens pertencentes a um mundo de referências do passado, mas sempre revividas no presente, graças à incrível elegância, ligeireza e arte de um Fred Astaire, por exemplo...
António Victorino d'Almeida
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
À Memória do Meu Sotão
Estreia
2000/Nov/30
Música em Novembro
Teatro Luís de Camões
Lisboa
Portugal
Rhythmethod
Carla Seixas (celesta)
Carmen Cardeal (harpa)