Nascido em Buenos Aires, compositor, pianista e professor, que vive em Portugal há 35 anos, curioso por tudo o que constitui o «hoje» - Daniel Schvetz está Em Foco no MIC.PT em Julho.
Ler mais
01 - Cadencia I
02 - Intermezzo
03 - Cadencia II
04 - Tempo di Blue
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
Instrumentação Sintética Contrabaixo de 5 Cordas
Estreia
Data 1976
Localidade Londres
País Reino Unido
Notas Sobre a Obra
O material original de Solo remonta a alguns esboços realizados em Darmstadt, por ocasião da obra colectiva Ensemble, sob projecto e coordenação de Stockhausen. A peça divide-se em quatro partes: Cadência I, Intermezzo, Cadência II e Tempo di Blue. Na Cadência I, dez fragmentos encadeiam-se segunda uma ordem pré-estabelecida. O Intermezzo é a secção aleatória: compõe-se de três corpos principais, os quais são intercalados por três fragmentos derivados da mesma estrutura, e que funcionam como uma espécie de estribilho variável. A Cadência II é a parte mais ampla, formada também por dez fragmentos (mais amplos), igualmente encadeados segundo uma ordem pré-estabelecida; o material de base apresenta pontos de referência ou é derivado da Cadência I. Por último, Tempo di Blue apresenta um verdadeiro Blue para a mão esquerda "batida" sobre as cordas enquanto que a direita vai variando aleatoriamente o resultado conjunto, através de uma série de golpes de arco, irregulares e aperiódicos."
Jorge Peixinho
Em Ensemble, de 1967, a que remontam os esboços de Solo, a cada um dos doze compositores (entre os quais figuravam Tomás Marco, Robert Wittinger e Mesias Maiguashca) cabia a escrita para um instrumento específico, o contrabaixo no caso de Jorge Peixinho (Karol Illek foi o executante).
Augusto M. Seabra
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Solo
Execução
1981/Jun/01
5ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório Dois
Lisboa
Portugal
Rafael González de Lara (contrabaixo)
Observações
Solo
Estreia
1976/Jan/01
Londres
Reino Unido
Observações
Solo
Execução
2011/May/03
Casa da Música
Porto
Portugal
Solistas do Remix Ensemble | António Augusto Aguiar (contrabaixo)