Compositora e doutoranda na Guildhall School of Music and Drama em Londres, focada no tema «Música visível: abordagens composicionais» - Fátima Fonte está Em Foco no MIC.PT em março.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Quinteto de Metais
Estreia
Data 2001/Nov/26
Intérpretes
The Wallace Collection
John Wallace (direcção)
Entidade/Evento Atlantic Waves Festival
Local Sala Ocean
Localidade Londres
País Reino Unido
Notas Sobre a Obra
Quando comecei a trabalhar neste quinteto, recebi a triste notícia da morte de Luís Villas-Boas "o pai do jazz português", como é referido por alguns.
Quem pôde conhecer Villas-Boas recordará, seguramente, a sua enorme energia, capacidade de mobilização e vontade de partilhar a sua paixão pela música.
Fundador do Hot Clube de Portugal, em 1948, Villas-Boas foi também um incansável promotor, divulgador e organizador de concertos e festivais de Jazz.
Invulgarmente generoso, sempre que solicitado envolvia-se intensamente nas mais diversas actividades relacionadas com a promoção da música Jazz. Recordo-me, por exemplo, de um dia em que o convidaram a dar uma palestra no liceu onde eu estudava, no início dos anos 80. Villas-Boas compareceu com o seu gira-discos e uma vasta colecção de LP's que partilhou com os três ouvintes presentes, com a mesma amabilidade que teria dedicado a uma plateia numerosa.
Uns anos mais tarde, no dia do meu aniversário, ofereceu-me um CD de Art Tatum chamando-me a atenção "para a sua mão esquerda!" com uma dedicatória onde se lia "para servir de inspiração à sua música".
Como poucos, Villas-Boas soube inspirar e deixar "sementes" que muitos músicos portugueses guardam (e guardarão) na sua memória.
Luís Tinoco, (Outubro de 2001)
Encomenda
Data 1999
Entidade Quinteto de Metais do Seixal
Localidade Seixal
País Portugal
Prémios
Designação do Prémio Prémio Bienal de Composição Cláudio Carneyro