Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
Música sem fronteiras. Portugal nas Jornadas Mundiais de Nova Música.
No ano em que decorrerá a 1ª edição portuguesa do festival ISCM World New Music Days, o MIC.PT apresenta uma reflexão histórica sobre a ISCM e a presença da música portuguesa nos WNMD.
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Entidade/Evento 20os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Sé de Lisboa
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Dois aspectos musicais foram considerados importantes quando da composição desta obra. Em primeiro lugar, o facto de esta ser tocada numa igreja, com uma ambiência sonora muito específica, na qual a reverberação assume um papel fundamental. Por esse motivo, considerei fundamental explorar a ideia dos "silêncios coloridos". Com isto refiro-me à tentativa de ampliação artificial, através de gestos musicais específicos, e de uma registação apropriada, daquilo que poderíamos considerar a ressonância natural do espaço em que a obra é executada. A coloração dos "silêncios com reverberação", que pontuam diversos momentos da obra, foi-me sugerida pela riqueza e diversidade das características tímbricas do instrumento. O segundo aspecto musical que me interessou é, de certa forma, o oposto do primeiro: o órgão é o instrumento que melhor pode sustentar harmonias sem qualquer limite temporal ou de execução. Consequentemente é-me permitido abranger os extremos, que vão desde ao máximo de tempo de duração possível de uma determinada sonoridade, até ao silêncio que funciona como uma espécie de "negativo" dessa mesma sonoridade.
João Pedro Oliveira