|
Natural dos Estados Unidos da América, estudou fagote na Wichita State University com Michael Dicker e Dennis Michel e ainda com Harold Goltzer da Filarmónica de Nova Iorque e com Arthur Weisberg na Yale School of Music.
Foi fagotista solista na Connecticut Philarmonic Orchestra (1979-1980), segundo fagote/ contrafagote na Orquesta Sinfónica de Maracaibo, Venezuela (1980-1983), fagote solista na Ópera do Teatro de Bellas Artes, Cidade do México (1983-85) e no Teatro São Carlos, Lisboa (1985-1989). Desde 1990, esteve associado à Limburgs Symphonie Orkest, Maastricht, à Nationaal Begeleidings Orkest, Roterdão, à Orquestra Sinfónica de Galícia, à Radio Filharmonisch Orkest, Hilversum (1990-1993) e ao Ensemble Ad Libitum, Maastricht. Como solista tem-se apresentado em numerosos festivais europeus.
Em 1993 ingressa na Orquestra Nacional do Porto onde toca actualmente como fagotista principal assistente.
Foi premiado na National Collegiate Solo Competition (Denver, 1979) e no Concours International de l’UFAM (Paris, 1991). Também estudou música electrónica com Morton Subotnick e frequentou workshops de música improvisada com John Cage e Evan Parker.
Foi artista convidado no Orlando Festival (Holanda), nos Encontros de Música Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian, no Festival Internacional de Musicas Contemporâneas de Lisboa e no Festival Internacional de Electroacústica “Musica Viva”.
Desde 1995 é professor de fagote e música de câmara no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Espinho. Também é professor convidado na ESMAE (Porto) e foi convidado a dar masterclasses na Escola Superior da Música e Artes de Espectáculo (Porto), no Festival Música Viva (Lisboa), na Escola Superior das Artes Aplicadas (Castelo Branco), na Wichita State University (EUA) e no Royal College of Music (Londres).
|