|
Gerson de Sousa Batista (1988), é um compositor, multi-instrumentista, encenador, dramaturgo e poeta natural de Aveiro. Estudou Engenharia Civil na Universidade de Aveiro, mas em 2007 entregou-se por completo às artes, tendo ingressado no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, onde estudou órgão, técnicas vocais e teoria. Desde então tem composto para uma ampla variedade instrumental, publicado vários livros e obra em formato físico e digital, e criado e encenado uma grande variedade de criações. Actualmente, encontrando-se maioritáriamente focado na criação de espectáculos multidisciplinares do género Teatro-Drama-Psicadélio com foco principal na criação de música eletroacústica aliada à trama teatral. LIGAÇÕES EXTERNAS Sítio oficial de Gerson Batista Última actualização: 15 de Setembro de 2021 |
Última actualização: 15 de Setembro de 2021
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Viagem à Caverna do Tempo | 2018 | Conservatório de Música de Águeda | URL | Águeda | Portugal | Observações | http://www.conservatoriodeagueda.org/portal/ | |
Outono, instantes numa aldeia | 2021 | d'Orfeu Associação Cultural | URL | Águeda | Portugal | Observações | https://www.dorfeu.pt | |
Verão, instantes numa aldeia | 2021 | d'Orfeu Associação Cultural | URL | Águeda | Portugal | Observações | https://www.dorfeu.pt | |
Inverno, instantes numa aldeia | 2020 | d'Orfeu Associação Cultural | URL | Águeda | Portugal | Observações | https://www.dorfeu.pt | |
Primavera, instantes numa aldeia | 2020 | d'Orfeu Associação Cultural | URL | Águeda | Portugal | Observações | https://www.dorfeu.pt | |
Isto foi no ano 2047 | 2020 | Jonathan da Silva | Observações | |||||
Into the Wide Space | 2020 | Jorge Lima | Portugal | Observações | ||||
Estratificações | 2020 | Performa Ensemble no âmbito projecto Cidades (in)visiveis | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/PerformaEnsemble | |
Tibiae Resonabit | 2014 | Sonustrio | Portugal | Observações | ||||
Social Resilience | 2017 | Stark Crew/ Facebook | URL | Observações | https://starkcrew.com | Trilha sonora de um vídeo promocional da aplicação Safe markers do Facebook. | ||
|
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
A saia da Carolina | Concurso Internacional de Composição Carl Orff 2020/ 2021 | Finalista | URL | Alemanha | Observações | https://www.carl-orff-competition.com | ||||
Subindo a montanha! | 1.º Concurso Internacional de Composição A Montanha Mágica para bercandeon | 1.º Prémio | 2021 | Itália | Observações | |||||
Derepente! | Concurso Internacional de Composição “Prof. Marin Goleminov” 2021 | 2.º Prémio | 2021 | URL | Sófia | Bulgária | Observações | http://orangefactory.net/maringoleminovcompetition/ | ||
Quem Chama? | 3.º Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto | 1.º Présmio | 2021 | Município das Lajes do Pico | URL | Lajes do Pico | Portugal | Observações | https://cm-lajesdopico.pt | |
Quarantine! | Concurso Internacional de Composição Gheorghe Dima · 18.º Edição · 2020 | 1.º Prémio | 2020 | URL | Roménia | Observações | https://www.dimacompetition.ro | |||
The Wind Calls Us! | Cornwall International Male Choral Festival Composers Competition 2020 | 1.º Prémio | 2020 | Cornwall International Male Choral Festival | URL | Reino Unido | Observações | https://www.cimcf.uk | ||
Babalon | Singapore International Choral Composition Competition 2020 | 1.º Prémio | 2020 | Raffles Singers | URL | Singapura | Singapura | Observações | http://rafflessingers.org/ | |
Playing with the Universe | Cantus International Composition Competition | 2.º Prémio | 2019 | Estados Unidos da América | Observações | |||||
Who Is She? | Concurso Internacional de Composição Exaudio Evivakoren 2019 | 2.º Prémio | 2019 | Helsínquia | Finlândia | Observações | ||||
Wandering the Seven Seas | Concurso Internacional de Composição Caritas Chamber Choir | Runner-up | 2019 | Caritas Chamber Choir | URL | Canterbury | Reino Unido | Observações | http://www.caritaschamberchoir.com | |
Bonfire Memories | Concurso Internacional de Composição “Coro Universitario de Sant Yago” 2019 | 1.º Prémio | 2019 | Coro Universitario de Sant Yago | Espanha | Observações | ||||
Menção Honrosa pela obra O Despertar de Cronus | Prémio Francisco Martins da Orquestra Clássica do Centro (OCC) · 2.ª edição | 2019 | Orquestra Clássica do Centro (OCC) | URL | Coimbra | Portugal | Observações | https://www.orquestraclassicadocentro.org | ||
String Played by the Mob | Concurso Internacional de Composição Unternehmengegenwart Stimmgold Vokalensemble 2019 | 1.º Prémio | 2019 | Stimmgold Vokalensemble | URL | Alemanha | Observações | https://stimmgold-vokalensemble.de | ||
Catatónia | Concurso Nacional de Composição Peças Frescas Açores · 5.ª Edição | 1.º Prémio | 2018 | URL | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/pecasfrescasacores/ | |||
Rangnarok | Festival Internacional de Composição Coral Opus Ignotum 2018 | Menção Honrosa | 2018 | República Checa | Observações | |||||
Whispers | Kompositionswettbewerb Gegenwart Regensburg | 3.º Prémio | 2018 | URL | Regensburg | Alemanha | Observações | https://www.unternehmengegenwart.com/wettbewerb2018 | ||
Volta à Terra | Concurso Aveiro Jovem Criador 2018 | 1.º Prémio | 2018 | Câmara Municipal de Aveiro | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://www.cm-aveiro.pt | |
Descontorções | Prémio de Composição para Acordeão Fundação INATEL/ Associação Folefest 2018 | 1.º Prémio | 2018 | Folefest | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://folefest.com | |
O Despertar de Cronus | 2.ª edição do Prémio de Composição Francisco Martins 2018 | Menção Honrosa | 2018 | Orquestra Clássica do Centro | URL | Coimbra | Portugal | Observações | https://www.orquestraclassicadocentro.org | |
Golden Day | Concurso Internacional de Composição Walter Hussey 2018 | 1.º Prémio | 2018 | Walter Hussey Composition Competition | URL | Reading | Reino Unido | Observações | http://walterhussey.com | |
O Labirinto de Pan | Concurso Nacional de Composição para Orquestra de Sopros da Orquestra do Vale do Sousa | 1.º Prémio | 2017 | Conservatório do Vale do Sousa | URL | Lousada | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/conservatoriovalesousa/ | |
Voces Hominum | 10.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim | 2.º Prémio | 2017 | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim | URL | Póvoa de Varzim | Portugal | Observações | https://www.fimpv.pt | |
Voces Hominum | 10.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim | Prémio do Público | 2017 | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim | URL | Póvoa de Varzim | Portugal | Observações | https://www.fimpv.pt | |
Os suspiros de Dédalo | Prémio de Composição para Acordeão Fundação INATEL/ Associação Folefest | 3.º Prémio | 2017 | Folefest | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://folefest.com | |
Não canto para surdos | 7.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim | 2.º Prémio | 2014 | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim | URL | Póvoa de Varzim | Portugal | Observações | https://www.fimpv.pt | |
Não canto para surdos | 7.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim | Prémio do Público | 2014 | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim | URL | Póvoa de Varzim | Portugal | Observações | https://www.fimpv.pt | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
palavras flutuadas | Estreia | 2022/Jul/20 | Auditório Luís de Camões (Conservatório) | Ilha de São Miguel | Portugal | FLUTUA – Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro, Jorge Salgado Correia (direcção musical) | Observações | ||
É com certeza uma tasca portuguesa | Estreia | 2021/Sep/30 | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Jorge Lima e Jonathan da Silva | Observações | ||
Estratificações | Execução | 2021/Sep/24 | Cidades (in)visíveis | Conservatório Dr José de Azeredo Perdigão | Viseu | Portugal | Performa Ensemble: Belquior Marques (guitarra), Helena Marinho (piano), Jorge Salgado Correia (flautas), Luís Bittencourt (percussão) | Observações | |
Aveiro – Diário de uma Pandemia | Estreia | 2021/Sep/23 | Centro Cultural de Congressos de Aveiro | Aveiro | Portugal | Inês Filipe (piano) | Observações | ||
Estratificações | Estreia | 2021/Sep/23 | Cidades (in)visíveis | Conservatório de Gaia | Vila Nova de Gaia | Portugal | Performa Ensemble: Belquior Marques (guitarra), Helena Marinho (piano), Jorge Salgado Correia (flautas), Luís Bittencourt (percussão) | Observações | |
Não canto para surdos | Estreia | 2021/Jul/22 | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim | Auditório Municipal da Póvoa de Varzim | Póvoa de Varzim | Portugal | Ensemble Darcos (Filipe Quaresma, José Pereira, Reyes Gallardo, José Pereira, Faurto Corneo e Gael Rassaert), Eduarda Melo (soprano), Nuno Côrte-Real (direcção musical) | Observações | |
Subindo a montanha! | Estreia | 2021/Jun/04 | 1.º Concurso Internacional de Composição A Montanha Mágica | cerimónia on-line | Itália | Davide Bonetti (bercandeon) [com multi-track] | Observações | ||
Babalon | Estreia | 2021/Jan | Singapore International Choral Composition Competition 2020 | Victoria Theatre and Concert Hall | Singapura | Singapura | Raffles Singers; Toh Ban Sheng (direcção musical) | Observações | |
Who Is She? | Estreia | 2020/Dec/10 | Helsínquia | Finlândia | Coros Femininos Eviva e Exaudio | Observações | |||
The Wind Calls Us! | Estreia | 2020/Nov | Cornwall International Male Choral Festival Composers Competition 2020 | Cornwall | Reino Unido | Cornwall Male Choir; Gareth Churcher (direcção musical) | Observações | ||
Inverno, instantes numa aldeia | Estreia | 2020/Sep/17 | Águeda | Portugal | Sónia Sobral (acordeão); Gonçalo Garcia (bateria) | Observações | |||
Primavera, instantes numa aldeia | Estreia | 2020/Sep/17 | Águeda | Portugal | Sónia Sobral (acordeão); Gonçalo Garcia (bateria) | Observações | |||
String Played by the Mob | Estreia | 2019/Oct | Hochschule für Katholische Kirchenmusik | Regensburg | Alemanha | Stimmgold Vokalensemble; Christoph Schapher (direcção musical) | Observações | ||
Playing with the Universe | Estreia | 2019/Oct | Estados Unidos da América | Cantus | Observações | Cantus – digressão | |||
|
|||||||||
Catatónia | Estreia | 2019/Jul/20 | Igreja do Colégio | Ponta Delgada | Portugal | Nova Era Vocal Ensemble; João Barros (direcção musical) | Observações | ||
Wandering the Seven Seas | Estreia | 2019/Jul/13 | Colyer Fergusson Hall da Universidade de Kent | Canterbury | Reino Unido | Caritas Chamber Choir | Observações | ||
Descontorções | Estreia | 2019/May/03 | Prémio de Composição para Acordeão Fundação INATEL/ Associação Folefest 2018 | Auditório Carlos Paredes em Benfica | Lisboa | Portugal | José Pereira (violino); Irma Skenderi (viola); Katharine Rawdon (flauta); Catherine Strynckx (violoncelo); Paulo Jorge Ferreira (acordeão); Francisco Cipriano (vibrafone) | Observações | |
Castle of Dracun | Estreia | 2019/Mar/15 | Conservatório de Música de Águeda | Águeda | Portugal | Observações | |||
Bonfire Memories | Estreia | 2018/Dec | Valência | Espanha | Coro Universitario de Sant Yago; Pau de Luis de Alba (direcção musical) | Observações | |||
Dança no Tempo | Estreia | 2018/Nov/17 | Festivais de Outono 2018 | Museu de Aveiro | Aveiro | Portugal | Inês Filipe · piano | Observações | |
Whispers | Estreia | 2018/Oct/20 | Hochschule für Katholische Kirchenmusik | Regensburg | Alemanha | Stimmgold Vokalensemble; Christoph Schapher (direcção musical) | Observações | ||
Volta à Terra | Estreia | 2018/Apr | Museu de Aveiro | Aveiro | Portugal | Gerson Batista (multi-canal) | Observações | ||
Os suspiros de Dédalo | Estreia | 2018/Feb/07 | Teatro da Trindade | Lisboa | Portugal | Pedro Santos (acordeão) | Observações | Transmissão em directo · RTP – Antena 2 | |
|
|||||||||
Voces Hominum | Estreia | 2017/Jul/16 | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim | Cine-Teatro Garrett | Póvoa de Varzim | Portugal | Ensemble Clepsidra, Afonso Fesch (violino), João Paiva (clarinete), Filipe Quaresma (violoncelo) e Miguel Borges Coelho (piano), sob a direção musical de António Saiote | Observações | Transmissão em directo · RTP – Antena 2 |
|
|||||||||
O Labirinto de Pan | Estreia | 2017/Jun/16 | Lousada | Portugal | Orquestra de Sopros do Conservatório do Vale do Sousa | Observações | |||
Tibiae Resonabit | Estreia da Revisão | 2017/May/16 | Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Tiago Melo, Nuno Barroca e Alberto Barroso | Observações | versão para trio de cordas | |
|
|||||||||
Welcome to the Void | Estreia | 2017/May/16 | Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Rui Barroca (violino), Tiago Melo (violino), Alberto Barroso (violoncelo) | Observações | ||
A'corda e o Espaço | Estreia | 2016/Dec/08 | Espetáculo Multidisciplinar WC+1/ Plataforma de Cooperação artística Germinaciones | GrETUA | Aveiro | Portugal | Filipa Monteiro, Túlio Augusto e Gerson Batista | Observações | |
Anima conspicua IIv2 | Estreia | 2015/Jun/04 | Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Bernardo Santos (piano), Tiago Melo (violino) e Nuno Faria (clarinete) | Observações | ||
Melodramas | Estreia | 2014/Jun/15 | Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Ricardo Monteiro e Tiago Melo | Observações | ||
Tibiae Resonabit | Estreia | 2014 | Auditório da ESML | Lisboa | Portugal | Sonustrio (Leonilde Vieira, Sónia Henriques e Henrique Andrade) | Observações | ||
Movimento Perpétuo | Estreia | 2011/Apr | Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Gerson Batista (bandolim) | Observações | ||