Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nascido no Porto em 1989, Igor C. Silva licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) em 2011, e obteve o Mestrado em Composição e Teoria Musical em 2013, tendo trabalhado até à data com professores como Fredrick Gifford, Fernando C. Lapa, Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim e Carlos Guedes. Frequentou também seminários com Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Pauline Oliveros, Kaija Saariaho, Wolfgang Mitterer, Betty Olivero, Marko Ciciliani, Bruce Pennycook, Pascal Dusapin, entre outros.

Em Abril de 2009 viu a sua obra Sombra de uma Memória, para ensemble, apresentada num workshop com o Remix Ensemble Casa da Música, dirigida por Peter Rundel.

Chouette!, para flauta, violoncelo e piano, foi estreada em Setembro de 2009 em Austin (EUA). Foi também apresentada em Outubro de 2009 na Casa da Música, no Future Places Festival.

Em Maio de 2010 participou no projecto europeu Sound Art In City Spaces, onde realizou uma instalação / performance no Porto, juntamente com vários artistas estrangeiros.

Ganhou o 1º Prémio do 2º Concurso de Composição Casa da Música / ESMAE, com Terminus, para Viola e electrónica em tempo real, estreada em Abril de 2010 na Casa da Música por Trevor McTait, violetista do Remix Ensemble. Ganhou também o 1º Prémio do 5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com FlipBook, para quinteto e electrónica, estreada em Julho de 2010 pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, dirigido por Pedro Amaral, no Festival Internacional da Póvoa de Varzim.

Trabalha regularmente com solistas, grupos de Jazz e ensembles, dedicando uma parte da sua actividade musical e composicional à improvisação e performance interactiva com electrónica e meios multimédia como vídeo e luz, enquanto compositor e performer.

Em Maio de 2011 foi seleccionado para o 1º Fórum Internacional de Jovens Compositores do Sond’Ar-te Electric Ensemble em Lisboa, com a obra FlipBook, dirigida por Pedro Neves.

Em 2012 foi o Jovem Compositor em Residência na Casa da Música, tendo recebido várias encomendas, trabalhando com grupos como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble Casa da Música, entre outros.