Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Eli Camargo Júnior nasceu em São Vicente, Estado de São Paulo, Brasil, em 1956.

Estudou guitarra clássica com Henrique Pinto e participou em seminários com Abel Carlevaro e, em Lisboa realizou dois anos de estágio Virtuosismo e Música Contemporânea Portuguesa. Como solista apresentou-se em salas como o Teatro Municipal de Santos, Teatro do Museu de Arte de São Paulo, Sala Aylton Escobar, Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa.

Estudou Direcção Coral e Orquestral em vários seminários e cursos intensivos no Brasil, Portugal e Espanha, e realizou concertos com formações corais e grupos instrumentais durante vários anos.

É formado Bacharel em Guitarra Clássica pela Faculdade de Música de Santos (Henrique Pinto), Brasil, Bacharel e Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (Profs. António Pinho Vargas e Christopher Bochmann), Doutorado em Composição pela Universidade de Évora (Christopher Bochmann e Vanda de Sá) – tese Sincronismo na Música de Câmara, estratégias de notação.

Leccionou na Faculdade de Música de Santos, em vários Conservatórios Regionais em Portugal, no Instituto Piaget de Almada. Desde 1999 é professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde implantou o Curso Básico de Composição – actualmente leccionando as disciplinas de Composição e Análise de Técnicas de Performance.

Desde 2004 apresenta-se como compositor, tendo a sua música tocada por solistas e grupos como Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Solistas da Metropolitana, Entre Madeiras Trio, Júlio Guerreiro, Paulo Amorim, Luís Gomes, Catherine Strynckx, e também merecido divulgação institucional – como são exemplos o Concerto Antena 2 A obra de Eli Júnior para guitarra, ou o concerto monográfico Elle, realizado no Oculto da Ajuda em Lisboa (prod. Miso Music Portugal). Tem obras gravadas pelo Entre Madeiras Trio, e editadas pelo MPMP e AVA Musical Editions.

Eli Camargo Júnior é Coordenador do Projecto Didáctico Centro de Música e Imagem da EMCN, criado em 2020 em parceria com Jorge Machado (música electrónica) e João Vasco Almeida (fotografia e vídeo). Esta iniciativa foi aprovada pelo Concelho Pedagógico do Conservatório Nacional de Lisboa e encontra-se actualmente em curso, dando formação multimédia aos alunos do Curso de Composição.

Última actualização: 19 de Março de 2021