Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Tiago Cutileiro (Lisboa, 1967) compositor e artista sonoro, estudou Guitarra Clássica (prof. Luís Robert) e Piano (prof. Raquel Correia) na Escola de Música do Grupo Coral de Lagos, Piano (prof. Carla Seixas) e Composição (prof. António de Sousa Dias e prof. Jorge Peixinho) no Conservatório de Música de Lisboa, e licenciou-se em Composição (prof. Amílcar Vasques-Dias) na Universidade de Évora, onde recebeu duas bolsas de mérito. Participou em diversas Masterclasses de composição, inclusive com Emmanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, John Chowning, Leo Brouwer, Agostino di Scipio e Barry Truax. Mais recentemente frequentou também, na Universität der Künste de Berlim, as classes de Computer Music e Audio-Visual Programming de Alberto de Campo e Fredrik Olofsson.

Entre 2001 e 2009 Tiago Cutileiro leccionou Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Lagos. Foi também professor assistente na Universidade de Évora assim como colaborador do Teatro Nacional de São Carlos e da Culturgest. Em 2014 concluiu o Doutoramento em Composição, sob a orientação de Christopher Bochmann e Benoît Gibson, sobre a não-narratividade na música contemporânea e a sua relação com géneros musicais tradicionalmente narrativos. Neste contexto compôs a ópera Tudo Nunca Sempre o Mesmo Diferente Nada (2014) para quatro cantores, quarteto de cordas, quarteto de clarinetes, electrónica, field recordings e projecção vídeo.

O trabalho de Tiago Cutileiro tem-se focado na relação entre a realidade (tendencialmente não-narrativa) e a artificialidade (tendencialmente narrativa) na música e nas artes. A sua obra abrange música instrumental (de câmara e orquestral, com ou sem electrónica), música electrónica, instalações sonoras e audiovisuais, música para filme e para teatro, e tem sido apresentada sobretudo em Portugal, mas também em Espanha, França e na Alemanha.