Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nascido em 1984, Miguel Jesus iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília como aluno de violino. Mais tarde optou pela guitarra, primeiro como autodidacta, depois ingressando na escola do Hot Clube de Portugal. Três anos depois decidiu enveredar pela guitarra clássica estudando na Academia de Amadores de Música, na classe do prof. António Ferreirinho, e posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do prof. João Pedro Duarte, onde terminou a licenciatura.

Enveredou pela composição durante a passagem pela Escola Superior de Música de Lisboa, participando na Semana da Composição com peças para coro a cappella, a formação para a qual escreveu mais peças. Entre as obras que escreveu, destacam-se A Criança (2016) para coro e orquestra de cordas, escrita para o 20.º aniversário da associação Ricercare, Por Entre o Saltério (2017) para coro misto a cappella, escrita para o Santuário de Fátima no Centenário das Aparições, Elogio da Morte (2019) para quarteto de cordas e soprano, escrita no âmbito do Festival CriaSons, Tríptico Nocturno (2019) para coro misto a cappella, distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio Musa (MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) e Eu Sou a Tela (2019) para coro misto a cappella, obra vencedora do Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto 2019.

Miguel Jesus foi membro do Chiado Ensemble, quinteto de guitarras formado por alunos da Academia de Amadores de Música, e, como coralista, integra grupos como o Coro Gulbenkian, o Officium Ensemble, as Voces Caelestes e o Ensemble MPMP. É actualmente aluno de canto da professora Joana Nascimento.

Última actualização: 21 de Outubro de 2019