António Pinho Vargas na Mesa das Artes integrada no Colóquio, Entre as raízes e os astros: António Ramos Rosa em Diálogo
18 de outubro, 17h00
Faculdade de Letras da Universidade do PortoO Colóquio, que decorrerá nos dias 17 e 18 de Outubro de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Casa dos Livros, terá como foco principal explorar as relações intertextuais e intersemióticas na (e com a) obra de Ramos Rosa, assim como desenvolver leituras da sua poética à luz de novos questionamentos e diferentes áreas do conhecimento.
3.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação
27 de setembro, 14h30
DeCA, Universidade de Aveiro (Auditório CCCI)A terceira edição do Encontro em Música, Tecnologia e Investigação é uma iniciativa do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT), com curadoria da compositora Isabel Soveral e acolhida no âmbito do Seminário Permanente do CPIA (Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística) do INET-md.
PROGRAMA:
· 14:30 · Abertura
Prof. Dra. Ana Veloso (Diretora do DeCA, Universidade de Aveiro)
Prof. Dra. Isabel Soveral (Coordenadora do EMTI / Conselho Científico do CIIMP-MIC.PT)
Prof. Dr. Henrique Portovedo (Coordenador do Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md)
· 15:00 · “Como componho? Uma escrita tecnomórfica”
Miguel Azguime (Compositor · Keynote Speaker)
· 15:40 · “Ritmo e Série de Harmónicos em Painting on a Wooden Canvas of Resonances: Uma Análise Composicional”
Luís Neto da Costa (Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia)
· 16:10 · “Escuta e Mediação: Compor com o Ambiente Sónico Silencioso”
Hugo Vasco Reis (Universität für Musik und darstellende Kunst Graz [KUG])
· 16:40 · “As ilusões acusmáticas e paisagens sonoras do mundo fantasioso de Kagel”
Cláudio de Pina (GIMC / CESEM [FCSH])
// 17:10 · INTERVALO (20 MIN.) //
· 17:30 · “Gaia: um instrumento musical eletroacústico como reflexão sobre música, natureza e tecnologia”
Filipe Cunha Monteiro Lopes (CIPEM / INET · ID+ · ESMAD)
· 18:00 · “Pontes Invisíveis: O vibrafone elétrico numa prática artística aumentada ao serviço de uma dramaturgia ininterrupta de concerto”
Jonathan Silva (INET-md / Universidade de Aveiro)
· 18:30 · “TransVariations: Música para além dos limites do tempo da tecnologia”
Alfonso Benetti (INET-md / Universidade de Aveiro)
· 19:00 · “Repensar a música acusmática: uma questão de correspondência”
Tomás Quintais (Universidade de Aveiro)
A entrada é livre e não requer inscrição prévia ou aquisição de bilhetes de ingresso.
Uma iniciativa do Conselho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) e com a curadoria de Isabel Soveral, o 3.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação irá decorrer no próximo dia 14 de junho no O'culto da Ajuda em Lisboa. Este evento procura contribuir para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos; apresentando-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspetos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/ interpretação e a tecnologia. Neste sentido, aceitam-se trabalhos nas seguintes domínios: 1) criação musical e a formação técnica de estúdio; 2) notação musical de obras eletroacústicas; 3) escrita musical e a criação em estúdio; 4) desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas; 5) desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica; 6) interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos; 7) configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música electrónica. É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o carácter imprescindível da reflexão estética para uma correcta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica.
Sem Fronteiras – Cândido Lima · 2.ª série
6, 13 e 20 de julho 2024, 18h00
Fonoteca Municipal do PortoPrograma
SESSÃO I · 06 JULHO
· Inês Tartaruga Água & Xavier Paes – interpretam trabalhos próprios
· Cândido Lima à conversa com Inês Tartaruga Água & Xavier Paes
· Cândido Lima aborda assuntos musicais ao estilo dos seus programas televisivos
SESSÃO II · 13 JULHO
· João Polido – interpreta trabalhos próprios
· Cândido Lima à conversa com João Polido
· Cândido Lima aborda assuntos musicais ao estilo dos seus programas televisivos
SESSÃO III · 20 JULHO
· Susana Santos Silva – apresenta All the Rivers para trompete amplificado
· Cândido Lima conversa com Susana Santos Silva
· Cândido Lima aborda assuntos musicais ao estilo dos seus programas televisivos
· Estreia de SONS EFÉMEROS – abracaradabra (música séria e música de divertimento) (2023), para seis percussionistas (Beatriz Santos, Eduardo Rodrigues, Flávio Costa Rodrigues, Lourenço Oliveira, João Pedro Pinheiro, Ruben Oliveira)
António Pinho Vargas apresenta o disco “Lametnos” (lançamento)
22 de novembro, 18h30
Metropolitana, Lisboa“Lamentos” é uma edição da Artway Next, que conta com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e direção do maestro Pedro Neves, com as solistas Ana Pereira no violino e Joana Cipriano na viola.
“Lamentos” inclui três obras de António Pinho Vargas: Concerto para violino (2014-2015), Concerto para viola (2016) e Sinfonia (Subjectiva) (2019).
Ciclo Atrás do Som e da Imagem com Susana de Sousa Dias e António de Sousa Dias
20-22 de outubro, 19h30
O’culto da Ajuda, LisboaMemória de Som e de Imagem – Películas de Susana de Sousa Dias
Sessão n.º 1 · 20 de outubro
· 19h30 · instalação Nature Morte
· 20h10 · Susana de Sousa Dias e António de Sousa Dias em conversa com Pedro Boléo em volta de Nature Morte (instalação) e Natureza Morta (filme)
· 20h45 · exibição do filme Natureza Morta (72’00’’)
Sessão n.º 2 · 21 de outubro
· 19h30 · Susana de Sousa Dias e António de Sousa Dias em conversa com Pedro Boléo em volta do filme 48
· 20h15 · exibição do filme 48 (93’00’’)
Sessão n.º 3 · 22 de outubro
· 19h30 · Susana de Sousa Dias e António de Sousa Dias em conversa com Pedro Boléo em volta do filme Luz Obscura
· 20h15 · exibição do filme Luz Obscura (76’00’’)
14, 21, 28 de outubro, 17h00
Fonoteca Municipal do PortoSESSÃO I — 14 Out 2023
Convidado Matéria Prima :: Inês Malheiro :: interpreta trabalhos próprios
Cândido Lima à conversa c/ Inês Malheiro
Cândido Lima Aborda assuntos vários (ao estilo dos seus programas televisivos)
Obra de Cândido Lima ao vivo — sugerir-se-ia o Revox a “tocar” obra electroacústica
SESSÃO II — 21 Out 2023
CONVIDADO Matéria Prima :: Gustavo Costa :: interpreta trabalhos próprios
Cândido Lima à conversa c/ Gustavo Costa
Cândido Lima Aborda assuntos vários (ao estilo dos seus programas televisivos)
Obra de Cândido Lima ao vivo — NI(Y)NI(Y)ANNA-ecos cibernéticos (2011-2012), violino e electrónica (Suzanna Lidegran / vln)
SESSÃO III — 28 Out 2023
CONVIDADO Matéria Prima :: Diogo Tudela – interpreta trabalhos próprios
Cândido Lima à conversa c/ Diogo Tudela
Cândido Lima Aborda assuntos vários (ao estilo dos seus programas televisivos)
Cândido Lima: Ncàãncôa (1995), para clarinetes — André Lucena, Francisca Lima, Jael Cohen, João Almeida (clarinetes)
Figura fulcral da contemporaneidade sonora de todo um século português, Cândido Lima [n. 1939] foi concomitantemente ideólogo de três séries de programas televisivos que realizou para a RTP, estúdios do Porto, a finais da década de 70 e princípios de 80 – “Sons e Mitos” (1978), “Fronteiras da Música” (1982) e “No Ventre da Música” (1983). Transmitidos, à altura, em horário nobre, tornaram-se indeléveis históricos documentos visuais, pelo que de profícua relevância contribuiriam a um conhecimento mais alargado das variadas estéticas musicais vigentes. Partindo-se dessas emblemáticas três criações, propõe-se aqui, na Fonoteca desta mesma cidade, um ciclo de três apresentações que se fundamentam precisamente a partir dessas paradigmáticas confluências, congruentes e consistentes nas suas abrangências. Cândido Lima apresenta assim assuntos de múltiplas circunstâncias, na procura de um salutar confronto com várias e distintas criações sonoras que serão mote a conversas entre os diversos intervenientes criadores, como que procurando uma hipótese de uma arte “livre, sem limites… quase“, uma música sem fronteiras.
Miguel Azguime · Residência Aberta · O Presente do Futuro
14 de outubro, 17h00
Fundação da Casa de Mateus, Vila RealMiguel Azguime, compositor, performer e poeta, partilha e demonstra os resultados da sua residência em Mateus.
Duas vezes por ano, a Fundação convida um artista a conceber uma residência multidisciplinar, para a qual convida outros artistas e mediadores. Depois da artista visual AnneMarie Maes, no primeiro semestre, é agora a vez de Miguel Azguime, compositor, performer e poeta, fundador do Miso Music Portugal, do Sond’Ar-te Electric Ensemble e muitos outros projetos.
A-Place · Sensing Places Together · Closing Programme in Lisbon
14-15 de setembro
Largo Residências, Quartel do Largo do Cabeço de Bola, LisboaO projeto A-Place, assente no objetivo de partilhar experiências e gerar reflexões, conta com momentos musicais, instalações, exposições, passeios sonoros e debates.
ENCAPE 2023 – Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais
11-12 de julho
Conservatório de CoimbraO ENCAPE: Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais realizará a sua terceira edição nos dias 11 e 12 de Julho de 2023, no Conservatório de Música de Coimbra.
O principal objetivo deste encontro é reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores e outros interessados) para debater, desenvolver ideias e disseminar investigação do ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical.
O ENCAPE 2023 é também uma ação de formação acreditada de 12,5h (0,5 créditos) para todos os grupos de recrutamento M1 a M32, D06, 250 e 610, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva.
A par das edições de 2016 e de 2019, o programa proposto é constituído por diversas conferências, painéis, sessões teórico-práticas e debates, que contam com personalidades de relevo no panorama musical em Portugal.
Comissão Organizadora: David Miguel, Sara Carvalho, José Tiago Baptista e Manuel Brásio
Parcerias: Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra | INET-md | CESEM | Universidade de Aveiro | Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva
Apoio: Direção-Geral das Artes | Antena 2
2.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação
23 de junho, 14h00-19h30
O'culto da Ajuda, LisboaA segunda edição do Encontro em Música, Tecnologia e Investigação é um evento organizado pelo Concelho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT), com curadoria da compositora Isabel Soveral.
De inscrição gratuita, os interessados para realizar comunicações no contexto do 2.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação deverão enviar o formulário preenchido para research@mic.pt, até ao dia 16 de junho de 2023.
Organizado pelo Conselho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) e com a curadoria de Isabel Soveral, o 2.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação irá decorrer no próximo dia 23 de junho no O'culto da Ajuda em Lisboa. Este evento procura contribuir para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos; apresentando-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspetos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/ interpretação e a tecnologia. Neste sentido, aceitam-se trabalhos nas seguintes domínios: 1) criação musical e a formação técnica de estúdio; 2) notação musical de obras eletroacústicas; 3) escrita musical e a criação em estúdio; 4) desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas; 5) desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica; 6) interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos; 7) configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música electrónica. É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o carácter imprescindível da reflexão estética para uma correcta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica.
Semana da Composição 2023 (ESML)
22-28 de maio
Escola Superior de Música de Lisboa · Teatro do Bairro AltoTrata-se da décima edição deste evento que começou em 2014 por iniciativa do Professor Carlos Marecos.
A Semana será constituída por workshops, conferências, seminários de composição e concertos.
As atividades são de acesso gratuito e contam com convidados como Annette Vande Gorne, Christopher Bochmann, Fabio De Sanctis De Benedictis, João Madureira, Luigi Abbate, entre muitos outros.
Os concertos terão estreias de alunos da ESML, peças de G. Ligeti e outro repertório entusiasmante.
MBB – Musical Bounce Back – 2022/ 2023 · com destaque a Compositoras Portuguesas [Mesas Redondas]
20 de março, 16h30 (mesa redonda #1)
Salão Nobre do Edifíco dos Congregados da Universidade do Minho, Braga
23 de março, 11h00 (mesa redonda #2)
Salão Nobre do Edifíco dos Congregados da Universidade do Minho, BragaMesa Redonda #1
Conversa com Compositoras Portuguesas Contemporâneas
Ângela da Ponte, Ângela Lopes, Carla Oliveira, Mariana Vieira, Patrícia Sucena de Almeida, Sara Carvalho e Solange Azevedo
Mesa Redonda #2
Conversa com Compositores que estudaram com Compositoras
Christopher Bochmann (Nadia Boulanger), António de Sousa Dias (Constança Capdeville), Luís Postiga (Isabel Soveral), Rui Penha (Sara Carvalho) · moderação de Nathalie Négro (coordenadora do projeto MBB) e Vera Fonte (representante PT)
>> MBB · concertos
Lançamento do CD Escape pelo Stretto Duo [ed. Artway Records]
11 de março, 16h00
Museu Nacional de Arte Antiga, LisboaCatherine Strynckx (violoncelo) e Paulo Jorge Ferreira (acordeão) juntaram-se no Stretto Duo para criar uma envolvência musical que leva a resultados surpreendentes e a uma atmosfera sonora invulgar.
Escape apresenta um repertório constituído por obras para acordeão e violoncelo da autoria de compositores internacionais (como Sofia Gubaidulina ou Ilkka Kuusisto), além da estreia fonográfica de Touch, uma composição de Paulo Jorge Ferreira.
Uma fusão única, reveladora e desafiante.
Lançamento com a participação do Stretto Duo e apresentação de Miguel Azguime.
Música, espiritualidade e novas tecnologias nos séculos XX e XXI
Music, Spirituality and New Technologies in the 20th and 21st Centuries
6-7 de março
Colégio Mateus d'Aranda, Escola de Artes – Universidade de ÉvoraMarch 6-7
Colégio Mateus d'Aranda, School of Arts – University of Évora
Conversa · Para uma História da Música Contemporânea em Portugal – Compositoras Portuguesas
15 de fevereiro, 18h30
Museu Nogueira da Silva, Bragapor Pedro Junqueira Maia
“Se circunstâncias várias indigitaram algum retardo na prática de exploração de sonoridades mais consentâneas com a criação contemporânea que se espraiava já por vários centros europeus, desde que surgem as primeiras criações de linguagem mais prospectiva em Portugal que o papel da mulher compositora se tem, paulatinamente, afirmado. De uma Constança Capdeville (1937-1992), talvez a primeira mulher compositora de vanguarda no País, a Clotilde Rosa (1930-2017), harpista de carreira com percurso exemplar na interpretação de música contemporânea e que gradativamente se inclinou para a escrita musical, a uma Isabel Soveral (1961), a Sara Carvalho (1970), Ângela Lopes (1972), Ângela da Ponte (1984) ou, mais recentemente, a uma Solange Azevedo (1995) ou uma Mariana Vieira (1997), Portugal tem-se mantido fértil em obras de mulheres compositoras que importam relevar.”
Organização: Casa do Professor/ Braga
>> Concerto · Confluências – Composição no Feminino
>> Exposição · O Fabricar da Música e do Silêncio – Compositoras Portuguesas/ Séc. XX
Lançamento · livro sobre Christopher Bochmann (ed. OSJ)
5 de fevereiro, 17h30
Picadeiro Real, Museu dos Coches, LisboaConcerto e LANÇAMENTO do livro sobre Christopher Bochmann.
Uma edição da OSJ – Orquestra Sinfónica Juvenil com coordenação de Sérgio Azevedo.
No programa do concerto, na interpretação da Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direção de Christopher Bochmann, obras de Beethoven, Mendelssohn e Grieg.
Entrada livre limitada à lotação da sala.
Marcações: mail[at]sinfonica-juvenil.com.
Memórias da Guerra Colonial em África · encontro com Cândido Lima
28 de janeiro, 17h30
Centro de Estudos Mário Cláudio, Paredes de CouraUM PIANO NA GUERRA COLONIAL – um Cavalo de Tróia
Breve história em sons e em imagens
Pelo compositor Cândido Lima
(Alferes Miliciano – Guiné-Bissau, ilha de Bolama, anos 1966-1968)
MUSIVUS · in memoriam de Emmanuel Nunes
29 de novembro, 19h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, SPAutores, LisboaCom a participação de: Pedro Pinto Figueiredo (maestro), Ricardo Ribeiro (compositor), Jaime Reis (compositor), Marina Camponês (flauta)
Uma iniciativa da APC – Associação Portuguesa de Compositores.
Mesa Redonda · Compreender e Celebrar Constança Capdeville
27 de novembro, 14h15
O'culto da Ajuda em LisboaMesa Redonda, Compreender e Celebrar Constança Capdeville, com a participação de António de Sousa Dias, Joana Sá, Luís Pacheco Cunha, Miguel Azguime e Rui Vieira Nery. Uma iniciativa conjunta do MIC.PT, da Miso Music Portugal e da Musicamera Produções (membros da riZoma – Plataforma de Intervenção e Investigação para a Criação Musical).
Simpósio · Cultura e Sustentabilidade
12-13 de novembro
Lisboa IncomumUma iniciativa do Festival DME coorganizada com o Centro de Ciências do Mar (CCMAR). A quinta edição deste Simpósio, cujo programa inclui vários workshops, conferências e dois concertos, visa incentivar uma discussão interdisciplinar (artística, científica e política) sobre os papéis que as práticas artísticas podem assumir em prol da consciência ambiental, intervindo na discussão sobre a sustentabilidade e ecologia.
Ciclo de Conversas · Ser Músico em Portugal
7 de outubro, 18h30
15 de outubro, 15h30
5 de novembro, 16h00
Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, Estoril
I Congresso Guitarrístico de Braga
29 e 30 de setembro
Edifício dos Congregados, Salão Nobre, Universidade do Minho (Departamento de Música), BragaO I Congresso Guitarrístico de Braga, uma organização do CEHUM-Departamento de Música da Universidade do Minho (ELACH), tem como objetivo colocar em evidência os temas mais atuais de investigação sobre guitarra clássica.
PROGRAMA
8.º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design (Conferência Híbrida)
7-9 de Julho
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCriado em 2011 pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design é uma conferência dedicada à investigação nas áreas do design, música e artes, incluindo abordagens transdisciplinares.
As comunicações do EIMAD resultam de uma chamada de trabalhos aberta e de um processo de seleção por revisão paritária duplamente cega (double-blind peer review).
Keynote speakers em 2022: Pedro Rebelo, Carlos Teixeira, Markus Weisbeck, Sabine Junginger.
Congresso Internacional · A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo
30 de Junho – 2 de Julho
Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH), Lisboa
Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, Monte EstorilO congresso internacional A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (organizado pelo PROFMUS) terá lugar entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho de 2022, no Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH) e, no último dia, no Museu da Música Portuguesa. Este evento traz a Portugal investigadores na área da música, musicologia, história, ciências sociais, de todas as partes do globo, e permitirá, pela primeira, apresentar e discutir diversas temáticas em torno da actividade profissional na área da música em diferentes períodos históricos e espaços territoriais. A riqueza e interesse das temáticas, e a qualidade dos participantes tornam o programa deste congresso muitíssimo aliciente para a comunidade académica, artística e para o público em geral.
PROGRAMA
Exposição · SER MÚSICO EM PORTUGAL (1750-1985) (inauguração no dia 2 de Julho no Museu da Música Portuguesa)>> Mais informações
Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH)
Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria
25 e 26 de Junho, 17h30
Trafaria · Territórios NómadasOs Os Passos em Volta – Trafaria, um percurso performativo que nasce da concepção da investigadora, arquitecta e artista interdisciplinar Joana Braga, e do compositor Diogo Alvim (também responsável pela criação sonora de alguns momentos pontuais do percurso), problematiza e reconfigura as formas e os ritmos com que nos relacionamos com lugares familiares e espaços escondidos na experiência quotidiana, explorando uma leitura coreográfica da caminhada.
Este percurso integra o projecto Os Passos em Volta, evocando Herberto Hélder, com direcção artística de Joana Braga (apoiado pela DGARTES – República Portuguesa), que procura alargar as qualidades imaginativas dos lugares e gerar um olhar crítico da vida contemporânea, focado no modo como esta se traduz na relação com os ambientes em que vivemos.
Os Passos em Volta – Trafaria será apresentado no âmbito dos Territórios Nómadas, um ciclo de caminhadas desenhadas por artistas para abordar a Trafaria como lugar que incorpora histórias e memórias e como um espaço político e social, integrado no projecto T-Factor.
1.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação
24 de Junho, 14h00-19h30
O'culto da Ajuda, LisboaPROGRAMA DO ENCONTRO (download)
A primeira edição dos Encontros em Música, Tecnologia e Investigação é um evento organizado pelo Concelho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) com curadoria da compositora Isabel Soveral que decorrerá no dia 24 de junho de 2022 no O’culto da Ajuda em Lisboa.
Este evento procura contribuir, globalmente, para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos. Apresenta-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspectos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/interpretação e a tecnologia.
É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o caráter imprescindível da reflexão estética para uma correta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica.
ENTRADA LIVRE SEM INSCRIÇÃO PARA OUVINTES
1922-2022 Evocação de Xenakis, com Cândido Lima
29 de Maio, 17h00
Lisboa IncomumSeria exatamente no dia 29 de Maio que o compositor Iannis Xenakis completaria 100 anos de vida. Por isso, o Festival DME recebe o compositor português Cândido Lima para realizar um evento de homenagem a Xenakis.
O evento iniciará com uma conferência de Cândido Lima intitulada 1922-2022 | EVOCAÇÃO DE XENAKIS, seguida de um concerto com peças de ambos os compositores.
Programa:
· Cândido Lima (1939-) · A-MÈR-ES (1978-1979) [encomenda da Fundação Gulbenkian por “ordem” de Xenakis (Paris1977)] · obra dedicada a Xenakis
· Iannis Xenakis (1922-2001) · Orient-Occident (1960)
Entrada gratuita. Reservas via email para lisboaincomum[at]gmail.com
Lançamento do CD · «Alepo e outros silêncios» de Luís Tinoco
17 de Maio, 19h00
Museu do Oriente, LisboaEm Alepo e outros silêncios, Luís Tinoco reúne obras de câmara escritas entre 1998 e 2021. Com a colaboração de 20 músicos portugueses destacados no panorama nacional e internacional, este é um disco com produção inteiramente nacional, marcando também a estreia da etiqueta Next, o novo e desafiante projeto da Artway.
Com a participação especial dos músicos João Casimiro (piano), José Pereira (violino) e Nuno Silva (clarinete) que interpretarão ao vivo a obra "Alepo".
30 de Abril e 1 de Maio, 19h30
14 e 15 de Maio, 19h30
O'culto da Ajuda em LisboaAtrás do Som e da Imagem é um ciclo de encontros no O'culto da Ajuda em Lisboa em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem.
Com curadoria de Jakub Szczypa, a segunda edição do ciclo Atrás do Som e da Imagem terá lugar em Abril/ Maio de 2022 e contará com a participação de criadores – compositores, realizadores – e investigadores (em conversa no palco do O'culto), no caso dos quais a música/ som no cinema constitui uma das áreas centrais de interesse, criação, actividade e pesquisa.
O programa do ciclo será constituído por quatro encontros, cada uma deles com tempo para para ‘ouver’ filmes.
PROGRAMA
30 de Abril · encontro com Daniel Moreira em torno da “musicalidade” do filme Mulholland Drive (2001) de David Lynch (visionamento do filme)
«Música e cinema partilham três categorias fundamentais – movimento, ritmo e temporalidade –, possibilitando influências, apropriações e contaminações recíprocas. Não surpreende, pois, que sejam múltiplos os exemplos de apropriação cinematográfica de uma certa noção de musicalidade (Kulezic-Wilson, 2015). Basta lembrar a ideia do filme como ‘sinfonia de luzes’ no cinema impressionista francês ou a influência dos videoclipes da MTV no cinema dos anos 80 e 90.
David Lynch é um dos realizadores que mais tem explorado essa noção de musicalidade, fazendo-o de uma forma muito peculiar que o diferencia de outros realizadores igualmente ‘musicais’ como Wong Kar-Wai, Tarantino ou Aranofsky. Nesta comunicação, discutirei de que modo os filmes e séries recentes de David Lynch evocam uma noção específica de musicalidade que vai muito para além do uso literal de música, alastrando-se não só aos outros sons (efeitos e diálogos), como também, de algum modo, à imagem e à narrativa.
A sessão terá três partes: uma primeira de breve introdução à ideia de musicalidade na obra de Lynch em geral; na segunda parte, veremos o filme Mulholland Drive (2001); e numa terceira parte, discutiremos este filme em concreto, um dos exemplos mais emblemáticos da ideia Lynchiana de musicalidade no ecrã.»
1 de Maio · encontro com Manuel Deniz Silva em torno da música de Emmanuel Nunes no filme Viagem ao Princípio do Mundo (1997) de Manoel de Oliveira (visionamento do filme)
«O cinema tardio de Manoel de Oliveira cruzou-se, por diversas vezes, com a música de Emmanuel Nunes. O primeiro encontro teve lugar em 1994, quando o realizador ‘recriou’ Douro, Faina Fluvial (1931), escolhendo como acompanhamento musical a obra Litanies du feu et de la mer (1969-71). Dois anos depois, Oliveira convidou Nunes para compor a música do seu próximo filme, convite que o compositor declinou, autorizando-o, no entanto, a utilizar gravações existentes de obras suas, o que o realizador fez em Viagem ao princípio do mundo (1997) e Porto da minha infância (2001). Nesta sessão, abordaremos a forma como a música de Nunes se articula com o projecto estético de Oliveira, não enquanto ‘música de cinema’, no sentido habitual do termo, mas enquanto veículo de uma determinada temporalidade da escuta, que o realizador convoca para a revelação de uma dimensão oculta, enigmática e espiritual do cinema. A conversa será seguida de uma projecção de Viagem ao princípio do mundo, filme onde se ouvem excertos de Machina Mundi (1992), Litanies du feu et de la mer e Grund (1983).»
14 de Maio · encontro com Susana de Sousa Dias (realizadora) e António de Sousa Dias (compositor) em torno do filme Fordlândia Malaise (2019)
15 de Maio · visionamento do filme Uma pedra no bolso (1987) de Joaquim Pinto e encontro com o Miso Ensemble (compositores da música do filme)
Encontros moderados por Pedro Boléo e Jakub Szczypa
III Encontro Musas - A Música das Artes
18 de Fevereiro, 14h00
Museu Nacional da Música, LisboaPROGRAMA
14h00 · Abertura por João Pedro Cachopo
14h10 · Daniel Moreira
“Films are like music”: David Lynch e os paradoxos do inefável
15h10 · Filipa Cruz
Músicas imaginárias como experiência do humano em A Metamorfose e Nunca me Deixes
16h10 · Pausa
16h30 · Manuela Toscano
Da música na pintura: o Prelúdio e Fuga (1908) de M. K. Čiurlionis
17h30 · Ana Paixão
“A música é só música, eu sei”: quando a literatura portuguesa contemporânea escuta a música
Mesa Redonda | Género e Música: Compositoras
25 de Janeiro, 21h00
On-lineMESA REDONDA | Género e Música: Compositoras
Participantes: Anne Victorino d'Almeida, Ana Seara, Sara Ross e Sofia Sousa Rocha
On-line no Facebook da Orquestra do Alto Minho
Festivais de Outono: Mulheres portuguesas na música · 3 percursos
28 de Novembro, 15h00
Sala Estúdio do Teatro AveirenseMulheres portuguesas na música · 3 percursos
Mesa-redonda
A transição do século XX para o século XXI possibilitou, graças a um movimento democrático de acesso à cultura e educação, mitigar a diferenciação numérica relativa ao género entre agentes de ação cultural. Apesar deste esforço em constante construção, podemos observar práticas sociais, herdadas de um passado não tão recente, que em nada beneficiam a sociedade como um todo. A sociedade musical portuguesa reflete estas idiossincrasias e durante este evento serão discutidos os percursos de sucesso (em Composição, Investigação e Performance) de três professoras da Universidade de Aveiro.
Participantes:
Sara Carvalho · DeCA-UA/ INET-md
Helena Marinho · DeCA-UA/ INET-md
Susana Sardo · DeCA-UA/ INET-md
Moderação: Teresa Carvalho - DCSPT-UA / CIPES
ENIM · Encontro Nacional de Investigação em Música 2021
11-13 de Novembro
Universidade de CoimbraX ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
em parceria com
CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra
e
Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras
PROGRAMA
Colóquio Interdisciplinar · O Conhecimento das Árvores/ Árvores do Conhecimento
11-12 de Novembro
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)O colóquio interdisciplinar O Conhecimento das Árvores/Árvores do Conhecimento, terá lugar nos dias 11 e 12 de Novembro de 2021, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
No âmbito deste colóquio surge o concurso fotográfico Árvores: Seiva da mesma Seiva.
Lançamento do livro · Falando com Franqueza
4 de Novembro, 18h00
Auditório da Biblioteca Nacional, LisboaLançamento do livro Falando com Franqueza (o Podcast da Da Capo com Miriam Cardoso), no dia 4 de Novembro às 18h00 horas no Auditório da Biblioteca Nacional
com a presença de Miriam Cardoso, André Cunha Leal e Jenny Silvestre
e com a participação musical da harpista Ana Ester Santos, que tocará obras de compositores portugueses.
Conferência de João Pedro Oliveira no Festival Atemporánea
15 de Setembro, 17h00 (Argentína)
Conservatorio Superior de Música Ástor Piazzolla, Buenos Aires, ArgentínaConferência: Modelos, Gestos e Interacciones. La Identidad Composicional. (Modelos, Gestos e Interacções. A Identidade Composicional.)
Concerto: In Tempore (2000) para piano electrónica e vídeo · Ana Cláudia Assis (piano)
3-6 de Setembro
Frádigas — Vide, Seia, Guarda e Parque Natural da Serra da Estrelaà escuta: CATÁLOGO POÉTICO — é um projeto de criação artística concebido por Joana Sá (pianista e compositora) e Luís J Martins (guitarrista e compositor) para, e com, a pequena aldeia de Frádigas — Vide, Seia, Guarda e Parque Natural da Serra da Estrela.
II Congresso Internacional Paisagens Sonoras: o Som, a Música e a Arquitetura nas Comemorações de André Soares (1720-1769)
2-4 de Setembro
Universidade do Minho, BragaOrganização
Universidade do Minho – Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH)
Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) | Grupo de Investigação em Estudos Artísticos (GIARTES) | Núcleo de Investigação em Música (NIM)
O Congresso tem o alto patrocínio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga e os seguintes apoios:
Reitoria da Universidade do Minho
Suonart – Associação Cultural
Contested Resonances: Creativity, Listening and Performance in Conflict Transformation
29-30 de Julho
Conferência VirtualJuly 29th & 30th
Virtual ConferenceThis two-day online event will showcase the wide range of scholarship on sound and performative practice on conflict and post-conflict contexts. Themes include: peacebuilding efforts by music-based community arts initiatives; sonic-arts and theatrical re-soundings of conflict; creative and musical interventions in conflict and post-conflict societies; sound-based methodologies for exploring the narratives and everyday experiences of people in post-conflict contexts.
For further information, download the Conference Programme Booklet and Programme Timetable.
Registration is free and tickets can be booked via Eventbrite.
For more information, please contact the Project Manager, Christina Captieux, or visit the Project Website: www.soundingconflict.org.
The conference is organised by Prof. Fiona Magowan, Prof. Pedro Rebelo, Dr. Stefanie Lehner, Dr. Ariana Phillips-Hutton and Christina Captieux, as part of the AHRC/ ESRC funded Partnership for Conflict, Crime and Security research project Sounding Conflict: From Resistance to Reconciliation 2017-2021.
ANTICATACRESOFONIA 2021 · seminários de música contemporânea
12, 13, 14 de Julho
Academia de Música Costa Cabral, PortoAnticatacresofonia é um projecto extracurricular, de 3 dias intensivos, a desenvolver-se nas escolas de ensino artístico especializado de música, que pretende dar a conhecer novas sonoridades, práticas e técnicas no âmbito da criação de nova música. Estes seminários estão pensados para que, a partir da prática musical exploratória, criativa, cooperativa e interactiva, se alcance o conhecimento teórico da música do séc. XX e XXI.
Numa visão mais ampla, a implementação deste projecto visa o desenvolvimento de uma consciência e trabalho artísticos, utilizando uma acção contextual com a qual os alunos estão menos familiarizados - a música contemporânea. Anticatacresofonia é uma possível resposta à limitação da formação musical sentida por alunos e professores, resultante do anacronismo do ensino artístico, sobretudo no que à música do séc. XX e à nova música diz respeito, havendo necessidade de um maior contacto e exploração, por parte dos alunos, com esta área.
Murray Schafer (1992) afirma que “a criança, isenta de atitudes preconceituosas normalmente encontradas entre os adultos, tem capacidade para apreciar tanto a música do passado quanto a de vanguarda, e deve ser estimulada a tomar contacto com produções de vários estilos e épocas”. Vivemos no séc. XXI e prevalece, no meio escolar, a música até ao séc. XIX, com as suas técnicas musicais, as suas regras e o seu pensamento estilisticamente definidos. Perante isto, muitos alunos perdem o gosto e a vontade de aprender música. Com este projeto, pretendemos ajudar a inverter esta tendência evidenciada por alunos e professores, mostrando a música como uma arte criativa, como um meio de comunicação com numerosas e diversificadas possibilidades de expressão e interpretação, muitas delas ainda por descobrir.
O primeiro seminário será nos dias 23, 24 e 25 de Março na Escola Profissional Artística do Alto Minho, em Viana do Castelo, e até Outubro de 2021 passaremos pelo Conservatório de Música de Felgueiras, Academia de Música Costa Cabral, Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Escola Profissional Artística do Alto Minho, Conservatório de Música David Sousa, Escola Profissional de Música de Espinho, Conservatório - Escola Profissional de Artes da Madeira, Academia de Artes de Chaves e o Conservatório Regional de Ponta DelgadaEste projecto da Interferência, tem o apoio da Direcção Geral das Artes, Fablab Porto e AISCA.
A direcção artística e pedagógica está a cargo de Manuel Brásio, José Tiago Baptista e Ricardo M. Vieira.
Conferêcnias no âmbito da Escola Internacional de Verão (DME)
5-9 de Julho
Lisboa Incomum6 de Julho · 19h30
Jaime Reis · 2000-2021: experiences around synthesis, space and polyphony
7 de Julho · 19h30
Valerio Sannicandro · Works for Multiple Spaces – Compositional Implications
>> Concertos no âmbito Escola Internacional de Verão
ANTICATACRESOFONIA 2021 · seminários de música contemporânea
1,2,3 de Julho
Conservatório de Música David Sousa, Figueira da FozAnticatacresofonia é um projecto extracurricular, de 3 dias intensivos, a desenvolver-se nas escolas de ensino artístico especializado de música, que pretende dar a conhecer novas sonoridades, práticas e técnicas no âmbito da criação de nova música. Estes seminários estão pensados para que, a partir da prática musical exploratória, criativa, cooperativa e interactiva, se alcance o conhecimento teórico da música do séc. XX e XXI.
Numa visão mais ampla, a implementação deste projecto visa o desenvolvimento de uma consciência e trabalho artísticos, utilizando uma acção contextual com a qual os alunos estão menos familiarizados - a música contemporânea. Anticatacresofonia é uma possível resposta à limitação da formação musical sentida por alunos e professores, resultante do anacronismo do ensino artístico, sobretudo no que à música do séc. XX e à nova música diz respeito, havendo necessidade de um maior contacto e exploração, por parte dos alunos, com esta área.
Murray Schafer (1992) afirma que “a criança, isenta de atitudes preconceituosas normalmente encontradas entre os adultos, tem capacidade para apreciar tanto a música do passado quanto a de vanguarda, e deve ser estimulada a tomar contacto com produções de vários estilos e épocas”. Vivemos no séc. XXI e prevalece, no meio escolar, a música até ao séc. XIX, com as suas técnicas musicais, as suas regras e o seu pensamento estilisticamente definidos. Perante isto, muitos alunos perdem o gosto e a vontade de aprender música. Com este projeto, pretendemos ajudar a inverter esta tendência evidenciada por alunos e professores, mostrando a música como uma arte criativa, como um meio de comunicação com numerosas e diversificadas possibilidades de expressão e interpretação, muitas delas ainda por descobrir.
O primeiro seminário será nos dias 23, 24 e 25 de Março na Escola Profissional Artística do Alto Minho, em Viana do Castelo, e até Outubro de 2021 passaremos pelo Conservatório de Música de Felgueiras, Academia de Música Costa Cabral, Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Escola Profissional Artística do Alto Minho, Conservatório de Música David Sousa, Escola Profissional de Música de Espinho, Conservatório - Escola Profissional de Artes da Madeira, Academia de Artes de Chaves e o Conservatório Regional de Ponta DelgadaEste projecto da Interferência, tem o apoio da Direcção Geral das Artes, Fablab Porto e AISCA.
A direcção artística e pedagógica está a cargo de Manuel Brásio, José Tiago Baptista e Ricardo M. Vieira.
Violão & Violão · Conversa on-line · José Mesquita Lopes e Sérgio Fernandes
19 de Junho de 2021, 21h00 (Lisboa), 17h00 (Brasília)
Evento on-line: >> ligação
ANTICATACRESOFONIA 2021 · seminários de música contemporânea
12, 18 e 19 de Junho
Conservatório de Musica de FelgueirasAnticatacresofonia é um projecto extracurricular, de 3 dias intensivos, a desenvolver-se nas escolas de ensino artístico especializado de música, que pretende dar a conhecer novas sonoridades, práticas e técnicas no âmbito da criação de nova música. Estes seminários estão pensados para que, a partir da prática musical exploratória, criativa, cooperativa e interactiva, se alcance o conhecimento teórico da música do séc. XX e XXI.
Numa visão mais ampla, a implementação deste projecto visa o desenvolvimento de uma consciência e trabalho artísticos, utilizando uma acção contextual com a qual os alunos estão menos familiarizados - a música contemporânea. Anticatacresofonia é uma possível resposta à limitação da formação musical sentida por alunos e professores, resultante do anacronismo do ensino artístico, sobretudo no que à música do séc. XX e à nova música diz respeito, havendo necessidade de um maior contacto e exploração, por parte dos alunos, com esta área.
Murray Schafer (1992) afirma que “a criança, isenta de atitudes preconceituosas normalmente encontradas entre os adultos, tem capacidade para apreciar tanto a música do passado quanto a de vanguarda, e deve ser estimulada a tomar contacto com produções de vários estilos e épocas”. Vivemos no séc. XXI e prevalece, no meio escolar, a música até ao séc. XIX, com as suas técnicas musicais, as suas regras e o seu pensamento estilisticamente definidos. Perante isto, muitos alunos perdem o gosto e a vontade de aprender música. Com este projeto, pretendemos ajudar a inverter esta tendência evidenciada por alunos e professores, mostrando a música como uma arte criativa, como um meio de comunicação com numerosas e diversificadas possibilidades de expressão e interpretação, muitas delas ainda por descobrir.
O primeiro seminário será nos dias 23, 24 e 25 de Março na Escola Profissional Artística do Alto Minho, em Viana do Castelo, e até Outubro de 2021 passaremos pelo Conservatório de Música de Felgueiras, Academia de Música Costa Cabral, Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Escola Profissional Artística do Alto Minho, Conservatório de Música David Sousa, Escola Profissional de Música de Espinho, Conservatório - Escola Profissional de Artes da Madeira, Academia de Artes de Chaves e o Conservatório Regional de Ponta DelgadaEste projecto da Interferência, tem o apoio da Direcção Geral das Artes, Fablab Porto e AISCA.
A direcção artística e pedagógica está a cargo de Manuel Brásio, José Tiago Baptista e Ricardo M. Vieira.
Webinário “Paisagens Sonoras: perspetivas críticas sobre um conceito inspirador para as artes musicais e a antropologia” | CRIA
7 Junho, 14h30 (Lisboa) · 10h30 (Brasil)
evento on-line: >> ligaçãoJaime Reis (compositor, Festival DME) e Viviane Vedana (antropóloga, UFSC)
A noção de “paisagem sonora” é, correntemente, atribuída ao compositor, escritor e ambientalista canadiano Murray Shafer. Outros autores como Barry Truax e Bernie Krauze pesquisaram e escreveram sobre paisagens sonoras e, em conjunto, todos eles contribuíram para o estabelecimento de uma área de estudos e de intervenção social designada por Ecologia Acústica. A noção está profundamente ancorada nas tecnologias sonoras que tornaram possíveis formas de audição particulares (como a alta fidelidade e a estereofonia) bem como nas preocupações que, já nos anos 70 do século passado, levaram aqueles autores a pensar nos efeitos dos ambientes sonoros nos seres vivos (plantas, animais e humanos) que os habitam. Desde então, a noção de paisagem sonora tem vindo a ser repensada, reavaliada e criticada, sendo inegável que continua a constituir uma fonte de inspiração tanto nas artes quanto na produção científica. Com as contribuições do compositor português Jaime Reis e da antropóloga brasileira Viviane Vedana iremos, neste webinário, aprender e debater sobre as suas potencialidades e limites.
Conversas de Bastidores #10 · com Pedro Carneiro e Fernando Rocha
25 de Maio 2021, 21h00 (Portugal), 17h00 (Brasil)
Evento on-line: >> ligação
Olhares sobre a música #3 · música, composição, arquivos audiovisuais
12 de Maio 2021, 14h30-16h00 (hora local Portuguesa, UTC+1)
entrada livre/ free entrance, on-line: LINK (meeting ID: 898 8928 4998 ; password: 826069)
Nova Contemporary Music Meeting 2021
5-7 de Maio
Colégio Almada Negreiros, Lisboa
Colóquio · Questões de ensino musical
23 e 24 de Abril
Universidade do Minho – Instituto de Letras e Ciências Humanas – Departamento de Música · Edifício dos Congregados-Braga (Transmissão online)Organização:
Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Grupo de Investigação em Artes (GIARTES)
Núcleo de Investigação em Música (NIM)
PRORGAMA
Conversas de Bastidores #9 · com Cristina Dignart e Ângela Lopes
19 de Abril, 21h00 em Portugal e 17h00 no Brasil
Conversa on-line no Canal YouTube – Rituais Modernos: >> ligaçãoO Duo Sigma convida as compositoras Cristina Dignart e Ângela Lopes para a próxima edição do Conversas de Bastidores, a ocorrer na segunda-feira, dia 19 de Abril, às 21h00 de Portugal| 17h00 no Brasil, através do canal de Youtube da Rituais Modernos - Associação Cultural.
Já na sua nona edição, esta conversa junta duas jovens compositoras prolíficas no âmbito da música contemporânea, inclusive no campo da música electroacústica, sendo uma oportunidade de ouvir Indução, uma obra electroacústica de Cristina Dignart, e Fong-Song, uma obra para flauta e electrónica de Ângela Lopes sobre um conto da coletânea A China fica ao lado, de Ondina Braga.
Seminário · Itinerários sonoros na performance art: processos de criação e recriação artística
7-21 de Abril
evento on-line via zoom: >> ligaçãoO Seminário Itinerários sonoros na performance art: processos de criação e recriação artística realizado no âmbito do NIHAPAC Núcleo de Investigação em História da Arte - Práticas Artísticas Contemporâneas do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Espaço Memória), corresponde a uma das etapas da investigação de doutoramento em curso Artes Sonoras na Performance Art em Portugal (projecto financiado pela FCT): que tem como principal enfoque o estudo e identificação da relação entre a performance art portuguesa e a música/som — sinergias, práticas e arquivo — desenvolvido num arco temporal compreendido entre a década de 1960 do século XX até à atualidade.
Este Seminário tem como objectivo promover o diálogo entre artistas e investigadores em História da Arte Contemporânea de forma a estabelecer o confronto entre a prática artística e estudos teóricos até agora realizados em Portugal sobre esta temática. Deste modo, pretende-se colocar em questão a condição da música e do som na criação artística da performance art contemporânea em Portugal, através da análise da transdisciplinaridade que lhe é inerente, e simultaneamente reflectir sobre as possibilidades de recriação de obras pertencentes a este género artístico.
Itinerários sonoros na performance art, actuará como um laboratório de pesquisa no qual se pretende problematizar e mapear o extenso território onde a performance e as artes sonoras se fundem, através de um cruzamento entre a circulação do saber teórico, do arquivo e da prática artística contemporânea.ORADORES
Dia 7: Manoel Barbosa · Vítor Rua · António Olaio
Dia 14: Frederico Dinis · Tânia Dinis · Jaime Reis
Dia 21: António Barros · Gustavo Costa · Ana Cancela
Apoio à interpretação musical · 14 aulas abertas de Christopher Bochmann
24 de Março – 23 de Abril
ciclo on-line via Facebook da OSJ – Orquestra Sinfónica Juvenil: >> ligação; e no Canal YouTube da OSJ: >> ligaçãoTransmissões em directo no Facebook · sempre às 18h45
Março
Dia 24, quarta-feira – O Ritmo I
Dia 26, sexta-feira – O Ritmo II
Dia 29, segunda-feira – O Ritmo III
Dia 31, quarta-feira – O Ritmo IV
Abril
Dia 2, sexta-feira – O Ritmo V
Dia 5, segunda-feira – Dinâmica I
Dia 7, quarta-feira – Dinâmica II
Dia 9, sexta-feira – Afinação I
Dia 12, segunda-feira – Afinação II
Dia 14, quarta-feira – Harmonia I
Dia 16, sexta-feira – Harmonia II
Dia 19, segunda-feira – Harmonia III
Dia 21, quarta-feira –Harmonia IV
Dia 23, sexta-feira – Geral
Conversas de Bastidores #8 · com Jaime Reis e Felipe Amorim
16 de Março, 21h00 em Portugal e 18h00 no Brasil
Conversa on-line: >> ligaçãoPara o 8.º encontro no contexto do ciclo Conversas de Bastidores, o Duo Sigma (Ana Cláudia Assis e Miguel Rocha; piano e violoncelo) convida o compositor Jaime Reis e o flautista Felipe Amorim, numa conversa sobre criação, circulação e recepção da música contemporânea em Portugal e no Brasil. Neste sentido, para destacar os últimos dois trabalhos discográficos do compositor Jaime Reis, serão emitidos duas das suas obras: “A Estátua de Pessanha”, para flauta, piano e electrónica, interpretada por Felipe Amorim e Ana Cláudia Assis; "Fluxus Drag", para violoncelo, contrabaixo e electrónica, interpretada pelo Duo Contracello.
Conversas de Bastidores #7 · com o Machina Lírica Duo
28 de Fevereiro, 18h00 em Portugal e 15h00 no Brasil
Conversa on-line: >> ligaçãoPara o 7.º encontro no contexto do ciclo Conversas de Bastidores, o Duo Sigma (Ana Cláudia Assis e Miguel Rocha; piano e violoncelo) convida a flautista Monika Streitová e o guitarrista Pedro Rodrigues, membros do Machina Lírica Duo.
Neste sentido, estes músicos que colaboraram frequentemente no âmbito do Ensemble Tesseract-DME, juntam-se para uma conversa sobre os desafios impostos pela actual pandemia e o papel do performer contemporâneo.
O Machina Lírica apresentará também o seu novo disco WONDERLAND dedicado a obras de compositores Checos, que foi gravado pelo DME e que teve os seguintes apoios: Inet-Md, CESEM, Embaixada da República Checa em Portugal.
Conversas de Bastidores #6 · com José Carlos Sousa e Eduardo Luís Patriarca
9 de Fevereiro, 21h00 em Portugal e 18h00 no Brasil
Conversa on-line: >> ligaçãoO Duo Sigma convida José Carlos Sousa e Eduardo Luís Patriarca para a próxima edição do Conversas de Bastidores. Dentro dos temas que serão abordados, estarão em destaque questões relacionadas com o ensino da música contemporânea e formação de públicos.
Conversas de Bastidores #5 · Jorge Peixinho (1940-95): Em perspectiva
26 de Janeiro, 21h00 em Portugal e 18h00 no Brasil
Conversa on-line: >> ligaçãoNesta edição, o Duo Sigma convida Cristina Delgado e Francisco Monteiro numa perspectiva sobre o compositor Jorge Peixinho, no âmbito do mês do seu aniversário.
Cristina Delgado dedicou o seu trabalho de investigação a Jorge Peixinho. Elaborou o seu catálogo através da organização e digitalização do seu espólio musical, assim como na classificação dos seus textos publicados na imprensa. Em 2006, publicou a sua tese de mestrado Música, estética e sociedade nos escritos de Jorge Peixinho, tendo também colaborado com Paulo de Assis na selecção de textos para a publicação do livro Jorge Peixinho. Escritos e entrevistas, numa edição da Casa da Música/ Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, por ocasião dos 70 anos do seu nascimento.
Francisco Monteiro é pianista, compositor, investigador, professor e foi quem realizou as primeiras audições absolutas de compositores nacionais e estrangeiros. Todo o seu trabalho está centrado na música do século XX, em particular na Música Erudita Portuguesa, e dedica-se à recuperação e tratamento de partituras de Jorge Peixinho.
Conversas de Bastidores · Duo Sigma convida Isabel Soveral
12 de Janeiro, 21h00 em Portugal e 18h00 no Brasil
Conversa on-line: >> ligaçãoO Duo Sigma (Ana Cláudia Assis, piano; Miguel Rocha, violoncelo) convida a compositora Isabel Soveral para falar sobre a sua obra Fragmentos, para violoncelo e piano, interpretada por este Duo no Festival de Música da Primavera de Viseu, em 2019. Para além de ouvir esta obra, a compositora apresentará também a obra Anamorphoses VIII, interpretada pelo Duo Contracello, integrado por Miguel Rocha, membro do Duo Sigma, e pelo contrabaixista Adriano Aguiar, que também estará presente nesta edição do ciclo Conversas de Bastidores.
Joly Braga Santos · Lançamento do Tríptico Integral da Música de Câmara
18 de Dezembro, 11h30
Sala Amália Rodrigues, Centro Cultural de Belém, LisboaColóquio com Rui Vieira Nery, Bernardo Mariano, Alexandre Delgado, Alejandro Erlich Oliva, moderado por André Cunha Leal.
Momento musical com Olga Prats, Leonor Braga Santos, Jill Lawson, Catherine Strynckx e Eliot Lawson.
MUSIVUS – ciclo VI – sessão III
11 de Dezembro, 21h00
Live Streaming a partir do Lisboa IncomumCom a participação de:
Carlos Caires e Ana Telles
Conversas de Bastidores · Duo Sigma convida João Pedro Oliveira e Pedro Pinto Figueiredo
7 de Dezembro, 21h00 em Portugal e 18h00 no Brasil
Conversa on-line: >> ligaçãoApós um ano do lançamento do primeiro CD do Duo Sigma, Ana Cláudia Assis (piano) e Miguel Rocha (violoncelo) convidam para uma sessão ao vivo com o compositor homenageado no CD João Pedro Oliveira e com o maestro Pedro Pinto Figueiredo. A obra focalizada neste capítulo da série Conversas de Bastidores será Tensão-Deformação, gravada pelo Tesseract Ensemble.
Métodos de Guitarra Clássica · Conversa on-line com Paulo Bastos
5 de Dezembro, 18h30
Academia de Música de AlcobaçaAbertas ao público em geral e a qualquer guitarrista, as sessões de Conversas on-line sobre Métodos de Guitarra Clássica pretendem pôr em contacto compositores de métodos ou estudos de guitarra clássica com e entusiastas alunos do instrumento. Os participantes podem assim melhorar as suas capacidade técnicas e musicais neste evento dinamizado pela Classe de Guitarras da Academia de Música de Alcobaça (AMA). Partilhar conhecimentos entre alunos e compositores, enriquecer o vocabulário guitarrístico e sensibilizar o público para a música executada na guitarra são outros dos objectivos.
As Conversas realizam-se em 4 sessões:
5 de Dezembro às 16h30 · Conversa com Aires Pinheiro
5 de Dezembro às 18h30 · Conversa com Paulo Bastos
19 de Dezembro às 16h30 · Conversa com Maria Correia
19 de Dezembro às 18h30 · Conversa com Adolfo Mendes
Simpósio Cultura & Sustentabilidade – quarta edição
28-29 de Novembro, 16h00-19h00
Live Streaming a partir do Lisboa Incomum: >> ligação
28 de Novembro – 5 de Dezemrbo · Instalação Lugares Invisíveis de Carlos Caires
Lisboa IncomumO Festival DME anuncia a 4.ª edição do seu Simpósio Cultura e Sustentabilidade, propondo uma discussão artística e científica sobre a(s) forma(s) como as práticas artísticas podem fomentar a consciencialização cultural e intervir na discussão sobre tópicos como a sustentabilidade e a ecologia, com especial enfoque na hodiernidade. Com esse objectivo em mente, é proposta uma discussão artística e científica, com a presença de activistas, cientistas, artistas, entre outros, num evento que contará com palestras, concertos, e mesas redondas.
Devido à pandemia, o Simpósio (que se realizaria no espaço Lisboa Incomum) será realizado online nos dias 28 e 29 de Novembro, transmitido através das rede sociais do Festival DME. Para além destas actividades, o Lisboa Incomum também irá receber a instalação Lugares Invisíveis do compositor português Carlos Caires, entre os dias 28 de Novembro e 5 de Dezembro.
A edição deste ano contará com a presença de especialistas em áreas como a mobilidade sustentável, ecologia, soundscape, entre outras, e contará com concertos do guitarrista Hugo Simões, e do Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira (ESML), e com obras de Ricardo Dal Farra e Panayiotis Kokoras.
MUSIVUS – ciclo VI – sessão II · Clotilde Rosa in memoriam
27 de Novembro, 21h00
Live Streaming a partir do Lisboa IncomumCom a participação dos músicos do:
GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
MUSIVUS – ciclo VI – sessão I · com Sara Cavalho e Henrique Portovedo
6 de Novembro, 21h00
Live Streaming a partir do Lisboa IncomumSara Carvalho · compositora
Henrique Portovedo · saxofone
MUSIVUS – ciclo V – sessão IV · com Carlos Marecos e Ana Telles
17 de Julho, 21h00
Escola de Artes da Universidade de Évora
Live-streaming: LINKO Projecto MUSIVUS, num contexto informal apresenta, no dia 17 de Julho em live stream, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete a decorrer nUniversidade de Évora, pelas 21h00.
Cada sessão aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.
Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.
A quarta sessão do Ciclo V, a acontecer no próximo dia 17 de Julho, às 21h00, conta com a presença do compositor Carlos Marecos que estará à conversa com a pianista Ana Telles, em torno da obra A Casa do Cravo (2019) para piano e electrónica em tempo real.
MUSIVUS-ciclo V-sessão III · com Eduardo Luís Patriarca e Nuno Aroso
30 de Junho, 21h00
Cine-Teatro de Vila do Conde
Live-stream: LINKApós interregno, o Projecto MUSIVUS regressa ao activo.
O Projecto MUSIVUS, num contexto informal, apresenta uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete a decorrer no Cine Teatro de Vila do Conde, pelas 21h00. Devido às presentes circunstância o projecto MUSIVUS irá deslocar-se até ao local de actividade dos compositores convidados.
Cada sessão aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.
Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.
A terceira sessão do Ciclo V, a acontecer no próximo dia 30 de Junho, às 21h00, conta com a presença do compositor Eduardo Luís Patriarca que estará à conversa com o percussionista Nuno Aroso, em torno da obra Kōdō (estreia absoluta) para prato suspenso, incenso e electrónica em tempo real.
Seminários Dispersos em Criação Musical · Jaime Reis
8 de Junho, 16h00
>> Zoom (ID da reunião: 968 8322 5188 · Senha: 829368)Neste seminário Jaime Reis falará sobre o seu trabalho como compositor e como promotor cultural em vários emprendimentos, nomeadamente, no Lisboa Incomum.
Realização: Grupo de Pesquisa em Criação Musical
Coordenação: Prof. Dr Daniel Quaranta
As coisas fundadas no silêncio · conferência na Culturgest com a participação de Carlos Alberto Augusto
3-4 de Março
Culturgest, LisboaEm 2011, a Organização Mundial de Saúde qualificou a poluição sonora como uma "praga moderna", concluindo que "há provas contundentes de que a exposição ao ruído ambiental tem efeitos adversos sobre a saúde da população".
O silêncio não é um luxo, mas sim crucial à saúde física e mental. Criatividade, concentração, contemplação – tudo exige silêncio. Por outro lado, não se pode celebrar o silêncio acriticamente. Ser silenciado é o que acontece às vítimas de abuso. Além disso, o que é considerado ruído mau é muitas vezes controverso.
Durante dois dias, escritores e artistas juntam-se a arquitetos, astrofísicos e filósofos para uma conversa sobre a importância do silêncio. Estas conferências fazem parte de um programa mais vasto, apresentado de 3 de março a 30 de maio em vários locais, em Lisboa.
MUSIVUS – ciclo V – sessão II · Jorge Peixinho in memoriam
3 de Março, 21h00
SPAutores, LisboaNa próxima sessão do projecto MUSIVUS, que irá decorrer no dia 3 de Março, teremos a segunda sessão do novo segmento intitulado MUSIVUS in memoriam. O Projecto MUSIVUS mantém o seu formato onde será apresentado, num contexto informal, o trabalho de um compositor numa conversa aberta ao público. Contudo, este segmento foca-se sobre um compositor de século XX/XXI já falecido, decorrendo a conversa entre um conjunto de convidados e intérpretes que tenham contactado directamente com o compositor em foco. Este segmento in memoriam será sobre o Compositor Jorge Peixinho, sendo os convidados desta sessão a Compositora Isabel Soveral, o Compositor Evgueni Zoudilkine, o Violoncelista Jorge Machado e o Flautista João Coutinho. A sessão irá decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, 21h00.
Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.
A segunda sessão do Ciclo V – MUSIVUS, sobre a obra e importância do Compositor Jorge Peixinho, a acontecer no próximo dia 3 de Março, às 21h00, conta com a presença da Compositora Isabel Soveral, o Compositor Evgueni Zoudilkine, o Violoncelista Jorge Sá Machado e o Flautista João Coutinho.
Conferência: Música e Tecnologia. Trabalhando nos territórios do "entre" · António de Sousa Dias
26 de Fevereiro, 18h00
X Ciclo de Conferências ECATI/MCB, Auditório do Museu Coleção Berardo, LisboaA música ocidental de caracter erudito, articula-se num permanente vai-vem entre arte, ciência e tecnologia. A combinação de saberes requerida para lidar com esta realidade e a necessidade de meios para a exploração deste território, levaram António Sousa Dias a desenvolver estratégias para lidar com a correlação entre materiais heterogéneos baseados em notas, processos e sons.
Nesta conferência, para além de alguns exemplos da referida articulação, irá focar-me em algumas estratégias de criação musical explorando o que designa de territórios do "entre".
Apresentação sobre a instalação / performance – Zone #1 por Igor C. Silva
25 de Fevereiro, 11h30
Polyphonic Performance Spaces Symposium 2020, Koninklijk Conservatorium, Bruxelas, BélgicaZone #1 is a project in which the performer is controlling an audiovisual installation. It creates a clear link between musical discourse and video elements displayed on a wide screen.
The performer follows a score in which certain rules are defined for each one of the five sections of the piece, and they incorporate these guidelines into their own musical discourse. This set of rules is related to the performer’s control over both audio and visual content. Moreover, the rules are embedded in the digital system created for this installation. This system provides practical solutions for an organized multimedia im- provisation in which the performer can find themselves in a situation of total control over their own musical timing.
Ciclo de Conferências e Concertos Momentum – Compositores e intérpretes na 1.ª pessoa · com João Quinteiro
13 de Fevereiro, 18h00
Anfiteatro João Branco, DeCA – Universidade de AveiroIntegrado no Ciclo de Conferências e Concertos Momentum – Compositores e intérpretes na 1.ª pessoa, no dia 13 Fevereiro (5.ª-feira) às 18h00 no Anfiteatro João Branco (DeCA, UA), João Quinteiro vai apresentar a sua obra dois rios (2019), para violoncelo e piano preparado.
A obra toma a ideia de expansão do universo sonoro que cada corpo encerra, como forma de gerar uma multiplicidade de materiais que procuram reintegrar o violoncelo e o piano no seu próprio universo de possibilidade composicional, já não expandida mas simplesmente compossível.
MUSIVUS – ciclo V – sessão I · Cândido Lima e Nuno Pinto
11 de Fevereiro, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, Sociedade Portuguesa de Autores, LisboaA primeira sessão do Ciclo V, a acontecer no próximo dia 11 de Fevereiro, às 21h00, conta com a presença do Compositor Cândido Lima que estará à conversa com o Clarinetista Nuno Pinto, tomando a obra ÑCÁÃNCÔA (e Canto Antigo – a voz oculta do tempo no som e tempo da obra-mãe), para clarinete e espacialização como ponto de partida para a conversa.
O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.
Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.
O Som e a Música no Cinema: o Caso Português · comunicação por Helder Filipe Gonçalves
6 de Fevereiro, 18h30
CIJVS – Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, SantarémHelder Filipe Gonçalves · O Som e a Música no Cinema: o Caso Português
Lançamento CD e DVD – Festival CriaSons II · Ver os Sons, Ouvir Imagens
30 de Janeiro, 19h00
Fábrica Braço de Prata, LisboaNo próximo dia 30 de janeiro, pelas 19h, na Fábrica Braço de Prata, a Musicamera Produções apresentará a sua temporada de atividades artísticas para 2020 e 2021 e fará o lançamento do CD com as novas obras criadas para o Festival CriaSons II e do DVD do Projecto Ver os Sons, Ouvir Imagens. Durante o evento será ainda publicamente anunciado o nome do Compositor Emergente que integrará o painel dos compositores Residentes do CriaSons III.
Este evento pluralíssimo, será enriquecido por uma performance musical e improvisação livre (grupo de artistas coordenado por Eduardo Lala), e um programa audiovisual inédito subordinado ao tema – Música, Património, Identidade.
Lançamento CD – Cante, de Nuno Côrte-Real
5 de Janeiro, 17h00
Cine-Teatro Municipal de SerpaUma nova interpretação do tradicional Cante – património cultural imaterial da humanidade da UNESCO desde 2014. A formação escolhida por Nuno Côrte-Real para este Novíssimo Cancioneiro (coro, quinteto de cordas e piano) em nada desvirtua esta manifestação popular genuína, facilitando até a sua difusão.
Concerto: Coro Ricercare com Pedro Teixeira (maestro do coro) e Ensemble Darcos.
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