Compositor e investigador doutorando na FCSH/ Kunstuniversität Graz/ Fondazionne Archivio Luigi Nono e membro do Concrète [Lab] Ensemble, João Quinteiro está Em Foco no MIC.PT em março.
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Título do documento Quatro Personagens Saídas de um Conto
Data de Composição· 2007
Núm. Catálogo 30
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble
Estreia
Data 2007/Jul/21
Intérpretes
Camerata Senza Misura:
Nuno Pinto (clarinete), Evandra Gonçalves (violino), Filipe Quaresma (violoncelo) e Elsa Silva (piano)
Entidade/Evento Festival Internacional da Póvoa do Varzim
Local Auditório Municipal
Localidade Póvoa do Varzim
País Portugal
Notas Sobre a Obra
A leitura do conto O Mandarim de Eça de Queirós inspirou em mim um grande número de associações musicais que me levou, de forma geral, a pré-definir esta peça.
O título da obra mencionada e o carácter da sua narrativa fizeram-me pensar n’O Mandarim Maravilhoso de Bartók, peça onde o compositor húngaro insiste num pequeno motivo no clarinete que reaparece ao longo da obra. Este motivo, composto por intervalos que me são queridos, serviu de pretexto para o solo de violino que introduz esta peça.
A secção que lhe segue é caracterizada pela presença de todo o quarteto usando gestos indiferenciados. O motivo inicial do piano é uma transformação do desenho recorrente do clarinete n’O Quarteto para o Fim do Tempo, de Messian: não só quis usar a mesma instrumentação, como reconhecê-la através de um gesto comum.
Por fim, as duas últimas secções apresentam, respectivamente, a supremacia do violoncelo e do clarinete, estando os outros instrumentos a servir de tapete harmónico para os acontecimentos solistas.
O título sugere a importância do conjunto na narrativa desta peça: todos têm espaço para diferentes funções (solistas, acompanhadores, comentadores). Apesar de não haver qualquer elemento cénico propositado, Quatro Personagens Saídas de um Conto funciona como uma peça de teatro, onde o seu discurso se baseia nas conversas entre os timbres dos instrumentos, os seus gestos musicais e o cross-fade entre o ser solista e o passar para o segundo plano de espectador activo ou de suporte.
Hugo Ribeiro março ‘07
Prémios
Designação do Prémio 2º Prémio Internacional de Composição da Póvoa do Varzim - Categoria Música de Câmara