Para um grupo de actores, cantores, instrumentistas e um Ensemble especial de instrumentos de plástico.
Para um grupo de actores, cantores, instrumentistas e um Ensemble especial de instrumentos de plástico.
Título do documento Volkswagner
Subtítulo Divertimento Cénico-Musical a Partir da Ópera "Os Mestres Cantores de Nuremberga" de Wagner
Data de Composição· 1996
Versão 1ª
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Teatro Musical
Instrumentação Sintética Para um grupo de actores, cantores, instrumentistas e um Ensemble especial de instrumentos de plástico.
Estreia
Data 1996
Intérpretes
O Triângulo Amoroso (artistas convidados):
Beckmesser / Nietzsche - Paulo Lages, actor
Eva - “a causa wagneriana” - Isabel Gaivão, actriz
Walther - um jovem cavaleiro - Margarida Marecos, soprano
Os Mestres Cantores (Ensemble JER):
Hans Sachs - José Eduardo Rocha, direttore
Konrad Nachtigall - Francisco Suspiro, concertino
Balthasar Zorn - Armando G. Pereira, ripieno
Veit Pogner - José Lopes, obligatto
Kunz Vogelgesang - José Manuel Freire, continuum
Ortel / Schwarz - Nuno Silva, estagiário
Aprendiz de Niklaus Vogel - Leonor Areal, estagiária
Instrumentistas convidados:
Ulrich Eisslinger - Filipe Pinheiro, trombone
Augustin Moser - Hélder Entrudo, teclas
Os Aprendizes (Crianças)
David, o aprendiz de Hans Sachs - André Cardinali
Madalena, outro aprendiz - Laura Areal
Entidade/Evento Festival Monumental 96
Local Teatro Maria Matos
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Uma adaptação sui generis da ópera Os Mestres Cantores de Nuremberga de Wagner, e de textos de Nietzsche, para um grupo de actores, cantores, instrumentistas e um Ensemble especial de instrumentos de plástico.
Volkswagner - que literalmente significa "Wagner do povo" - é um divertimento cénico-musical, uma espécie de singspiel em forma de suite, a partir de uma ópera de Wagner - a sua comédia musical Os Mestres Cantores de Nuremberga (1868) - e de textos de Nietzsche extraídos de O Caso Wagner (1888).
Excertos vocais e instrumentais, transcritos para uma formação insólita (soprano, instrumentos de plástico, trombone e teclas); cenas do libretto adaptadas a teatro (às vezes em versão livre) e textos provocatórios do filósofo - atribuídos ao personagem Beckmesser - eis os "materiais" que, nesta versão para 14 intérpretes, são relacionados segundo uma determinada lógica dramática e musical.
O Volkswagner foi apresentado no Teatro Maria Matos, integrado no festival Monumental 96 (Lisboa); em 1997 no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (Lisboa); e em 2000, numa nova versão, na Fábrica da Pólvora de Barcarena e na Expo 2000 de Hannover (Pavilhão de Portugal).
Sinopse do "argumento":
Tudo está bem quando começa bem, a célebre abertura está no lugar certo. Por uma estranha simbiose, o Ensemble JER e os músicos convidados são simultaneamente a orquestra e a "corporação dos Mestres Cantores" - Escola de Arte onde também há crianças aprendizes e onde pontifica o nietzscheano Beckmesser: «Andar agarrado a Wagner, paga-se caro!»
Em breve saberemos que um jovem cavaleiro, vindo de fora da cidade, pretende ser admitido na Guilda e adquirir o grau de Mestre cantor, para assim poder conquistar o prémio de canto daquele ano, na festa do S. João. O prémio é nem mais nem menos que Eva, a filha de Veit Pogner - respeitado burguês de Nuremberga e secretário geral da corporação.
Apesar de ser o candidato natural, e de contar com o apoio tácito de um lobby de Mestres (nomeadamente de Hans Sachs), Walther, o jovem cavaleiro da Francónia (nesta adaptação, um soprano), tem de enfrentar um terrível rival: o perigoso Beckmesser, que além de candidato potencial, desempenha na assembleia dos Mestres, o cargo de anotador de erros, ou "censor"...
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Volkswagner
Estreia
1996/Jan/01
Festival Monumental 96
Teatro Maria Matos
Lisboa
Portugal
O Triângulo Amoroso (artistas convidados):
Beckmesser / Nietzsche - Paulo Lages, actor
Eva - “a causa wagneriana” - Isabel Gaivão, actriz
Walther - um jovem cavaleiro - Margarida Marecos, soprano
Os Mestres Cantores (Ensemble JER):
Hans Sachs - José Eduardo Rocha, direttore
Konrad Nachtigall - Francisco Suspiro, concertino
Balthasar Zorn - Armando G. Pereira, ripieno
Veit Pogner - José Lopes, obligatto
Kunz Vogelgesang - José Manuel Freire, continuum
Ortel / Schwarz - Nuno Silva, estagiário
Aprendiz de Niklaus Vogel - Leonor Areal, estagiária
Instrumentistas convidados:
Ulrich Eisslinger - Filipe Pinheiro, trombone
Augustin Moser - Hélder Entrudo, teclas
Os Aprendizes (Crianças)
David, o aprendiz de Hans Sachs - André Cardinali
Madalena, outro aprendiz - Laura Areal
Observações
Volkswagner
Execução
1997/Jan/01
Centro Cultural de Belém
Lisboa
Portugal
O Triângulo Amoroso (artistas convidados):
Beckmesser / Nietzsche - Paulo Lages, actor
Eva - “a causa wagneriana” - Isabel Gaivão, actriz
Walther - um jovem cavaleiro - Margarida Marecos, soprano
Os Mestres Cantores (Ensemble JER):
Hans Sachs - José Eduardo Rocha, direttore
Konrad Nachtigall - Francisco Suspiro, concertino
Balthasar Zorn - Armando G. Pereira, ripieno
Veit Pogner - José Lopes, obligatto
Kunz Vogelgesang - José Manuel Freire, continuum
Ortel / Schwarz - Nuno Silva, estagiário
Aprendiz de Niklaus Vogel - Leonor Areal, estagiária
Instrumentistas convidados:
Ulrich Eisslinger - Filipe Pinheiro, trombone
Augustin Moser - Hélder Entrudo, teclas
Os Aprendizes (Crianças)
David, o aprendiz de Hans Sachs - André Cardinali
Madalena, outro aprendiz - Laura Areal