Escrevi no início um plano de trabalho.
Predileções afectivas sobre obras (minhas ou outras). Transcrições sistemáticas dessas obras.
Trabalho sobre as transcrições de modo a resultarem afinidades, traduções e
variantes possíveis. Com esse material de base proceder. Compor a partir de
alguns
desses conceitos entretanto formados. Fazer uma tipologia dos vários tipos de
materiais. Organizar listas.
Compor, recusar, escolher, prosseguir.
Uso sistemático de dinâmicas extremas: ppp / fff. Intervalos de meio-tom em todas as
suas variantes (2- 7+ 9-) intervalos e ‘acordes’ de trítono; nos pontos mais tensos,
quartos de tom contribuem (com os seus batimentos agrestes) para uma aproximação
ao ruído, ao som/ruído; dos vários pontos de partida das colecções selecionadas
encontrar aspectos comuns (intervalos privilegiados ou prevalecentes e/ou relacionados
que permitissem ligações e interpolações, contrastes ou conexões inesperadas (e
finalmente um discurso). Camadas de construção das ligações, um cimento de forma;
nesse sentido as colagens dessas camadas, como as da grande pintura de Álvaro Lapa,
tornam-se o autêntico motor da composição e talvez digam o não-dito.
António Pinho Vargas