Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electrónica em tempo real
Instrumentação Sintética
2021
25' 00"
ensemble instrumental e eletrónica
ensemble instrumental e eletrónica
Título do documento A memória, manual de instruções
Data de Composição· 2021
Andamentos / Partes
1. Joint Optimum
2. Physical Modeling
3. Cânone I
4. Narciso e a decadência da beleza
5. Improvisação sobre o n° 4
6. Amplificando o Humano
7. Pecking Chickens
8. Improvisação sobre electricidade e ruído
9. Cânone II
10. Improvisação sobre o n° 9
11. Vermalung VI - Western Music
12. Improvisação sobre n° 11
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electrónica em tempo real
Instrumentação Sintética ensemble instrumental e eletrónica
Estreia
Data 2022/May/01
Intérpretes
Philharmonie Köln
Ensemble Musikfabrik
ruído vermelho
Thomas Hummel (direção de som),
Yorgos Zarvas (maestro)
Entidade/Evento Acht Brücken
Localidade Colónia
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O título da obra estabelece uma ligação com o romance do escritor francês George Perec de 1978 que no seu livro *La vie mode d'emploi* (*Manual de instruções da vida*) constrói um romance em que as diferentes histórias se relacionam umas com as outras tal como as peças de um puzzle.
*Das Gedächtnis Gebrauchsanweisung* segue a ideia formal do romance de Perec. É constituída por 12 pequenas seções em que cada uma delas contém um discurso musical fechado em si mesmo e simultaneamente aberto a uma possível continuação. Aquilo que une todas secções, por mais díspar que uma possa parecer da outra, contrastante ou até mesmo contraditória no estilo, são os diferentes graus de aproximação ou distanciamento a uma experiência auditiva, a uma obra musical já existente.
Em *Das Gedächtnis Gebrauchsanweisung* há várias formas de criar relações entre as diferentes seções. Uma das formas usada frequentemente é através do uso de gravações áudio (*sample*) e a sua imitação instrumental: o *sample* recria uma experiência auditiva que é por sua vez reinterpretado através dos instrumentos acústicos. Ou o oposto, o *sample* imita aquilo que os instrumentos reproduziram. Pela natureza do próprio processo, e devido ao uso de meios diversos, toda a imitação é, neste caso, uma transformação. É uma transformação que põe em evidência a impossibilidade da imitação. E por isso, a imitação e a transformação são dois elementos essenciais na criação de forma e nas estratégias de relacionamento entre as diferentes secções.
A improvisação, que apela de modo muito particular à memória, é talvez a forma de transformação mais humana e pessoal que possa existir. No fundo, qualquer tentativa de reprodução de uma realidade através da memória é simultaneamente uma forma de transformação ultra pessoal pois envolve não só a imanente transformação de toda a tentativa de imitação como também o estado anímico, as emoções ou os sentimentos.
*Das Gedächtnis Gebrauchsanweisung* é um apelo ao uso da memória como meio de apreensão do todo.
Tendo sido esta obra inteiramente criada durante a pandemia, não poderia também deixar de ser uma obra que incorpora as angústias, hesitações e esperanças que nos acompanharam a todos. É, talvez devido a esse facto, uma das obras mais pessoais que terei feito até hoje.