A obra compreende ainda cenário.
Autor do Texto Maria José
Título do Poema ou Texto Tabacaria
Ano 1933
Observações
O poema pertence ao heterónimo Álvaro de Campos.
Autor do Texto Maria José
Título do Poema ou Texto Opiário
Ano 1915
Observações
O poema pertence ao heterónimo Álvaro de Campos.
Autor do Texto Maria José
Título do Poema ou Texto Ode Triunfal
Ano 1915
Observações
O poema pertence ao heterónimo Álvaro de Campos.
Oscillum (oscillare-ondular, sacudir)
com subtítulo
Lux oculos eius vulneravit - a luz feriu-lhe os olhos
- para flauta, texto e cenário, desenvolve-se em 3 momentos, #1-2-3, com uma introdução e coda. Percorre 3 fases diferentes de uma existência, baseando-se na obra literária de Fernando Pessoa, especificamente Opiário, Ode Triunfal e Tabacaria. Podem ser executados como momentos autónomos ou em conjunto. Para além da utilização de partes de texto são palmilhados por citações mascaradas de compositores como Varèse, Debussy e Messiaen, mesmo que presentes são unicamente uma ilusão. Insiste-se na multifunção do instrumentista como actor-executante, mas também pode ser possível a divisão do seu 'papel' com um actor. No primeiro caso é necessária a gravação prévia de partes relativas ao texto e outras sonoridades específicas e no segundo a total execução será in loco.
Momentos
#1 Decadentista caracteriza-se pelo tédio, monotonia, necessidade de novas sensações e de fuga.
#2 Futurista/Sensacionista caracteriza-se pela energia, agitação e euforia.
#3 Intimista/Pessimista caracteriza-se pela angústia, incompreensão, solidão, nostalgia, frustração.
#1, 2, 3 têm como elemento organizador, um mote baseado em dois versos da fase decadentista para criar uma ação contínua -
"Vou cambaleando através do lavor/Duma vida-interior de renda e laca" - tendo-se dado especial enfoque à palavra
cambalear - caminhar com falta de firmeza - que vai aparecendo com diversas versões - repetição de partes da palavra -
ando - até se atingir a resolução na Coda. No final remete para um certo positivismo da ação -
andar - abandonando o
cambalear. Este elemento organizador/mote é acompanhado pela exploração sonora com a mistura do som do instrumento, do som da voz, do som percussivo e do som do cansaço, relacionado com a ação referida.
Oscillum #1 Refere-se à fase Decadentista que se caracteriza pelo tédio, monotonia, necessidade de novas sensações e de fuga, transmitidos através de várias camadas de material, que não estão sobrepostas, como seria de prever ao referir o termo camada, mas que vão sendo justapostas tendo um gesto geral e particular descendente/decadente que fica ou foge. O texto é introduzido durante o discurso musical, inicialmente como se fossem as palavras trazidas pelo vento -
"É -
"É por um" - funcionando como pistas, até ao aparecimento total
"É por um mecanismo de desastres/Uma engrenagem com volantes falsos/Que passo entre visões de cadafalsos/Num jardim onde há flores no ar, sem hastes".
Patrícia Sucena de Almeida