Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
Ler mais
AD HOMINEM (motivational multimedia solo performance)
João Carlos Pinto
Performance
Instrumentação Sintética
2022
40' 00"
performance
performance
Título do documento AD HOMINEM (motivational multimedia solo performance)
Data de Composição· 2022
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Performance
Instrumentação Sintéticaperformance
Estreia
Data 2022/Apr/14
Intérpretes
João Carlos Pinto (performer); Diogo Ferreira, Sara Marita, Paulo Amendoeira, Miguel Curado [convidados especiais (discípulos)]
Local O'culto da Ajuda
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O aparelho de interface em AD HOMINEM simula um organismo todo conectado, singular e 'senciente', tendo um performer humano, em palco, ligado a todos os seus 'eu' digitais (som, luz e vídeo) através de sensores de movimento (anexados ao seu corpo), discos piezos dispostos pelos objetos de cena e uma realidade virtual paralela (apenas disponível para o performer).
A narrativa da obra evolui de forma estocástica, materiais pré-compostos são manipulados em tempo-real tanto pelo humano em palco como por um oráculo de inteligência artificial (IA). Toda a peça foi uma co-criação entre João Carlos Pinto e uma série de redes neuronais artificiais (RNAs).
Sob a forma de performance motivacional, esta é uma procura pelo núcleo, pelo elixir da vida – confrontando a vida pessoal do performer com toda a sua realidade envolvente (aos olhos de um algoritmo).
AD HOMINEM é uma purga pessoal em forma de ritual comunitário.
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
AD HOMINEM (motivational multimedia solo performance)
Estreia
2022/Apr/14
O'culto da Ajuda
Lisboa
Portugal
João Carlos Pinto (performer); Diogo Ferreira, Sara Marita, Paulo Amendoeira, Miguel Curado [convidados especiais (discípulos)]