Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble
Estreia
Data 2014/Oct/04
Intérpretes
Remix Ensemble Casa da Música | Peter Rundel, direcção
Entidade/Evento Concerto: A Canção da Terra
Local Casa da Música
Localidade Porto
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Sinestesia – Do grego synaísthesis, “sentimento comum a vários”, nome feminino. 1. Termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a certo sentido são associadas às de outro sentido. 2. Recurso expressivo em que se associam, na mesma expressão, sensações captadas por sentidos diferentes (visão, olfacto, etc.) In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014
A música carece de um léxico próprio e torna-se, ela própria, sinestésica nos dois sentidos em que o dicionário define sinestesia. Se por um lado se recorre à figura de estilo para descrever o que se ouve ou o que se sente quando se ouve, quando o maestro dá indicações, quando um professor explica ou aconselha uma interpretação; por outro, nós, enquanto ouvintes, não percepcionamos a música de uma forma exclusivamente abstracta, mas mais concreta, associando-a a outros sentidos (por referência a cores, a paisagens, a odores, a texturas – quer ao nível do paladar quer do tacto). Este cruzamento de sensações a partir de um só estímulo é fascinante e coloca a música como a mais enigmática das artes. A “união de sensações” torna a experiência musical algo único e inexplicável por si só. O nosso cérebro recorre aos outros sentidos para tentar compreender e descrever o que o estímulo musical lhe provoca. E, para o compositor, o que é timbre, textura, discurso? São mecanismos sinestésicos para criar...
Para esta peça, parti desta ideia de estímulo vs sensações e sentidos para criar música a partir de um só estimulo – um acorde – e apresentar diversos possíveis significados desse estímulo.
Esta peça é dedicada ao meu irmão João, que também é músico e que percepciona, sente e descreve o fenómeno musical de forma tão diferente da minha. Os mesmos estímulos sonoros têm, para ele, diferentes significados e sentidos. E desta confrontação e discussão sobre o poder sensorial da música surgem, para mim, mais estímulos para a trabalhar e a transformar em sensações através da escrita musical.
Ana Seara, 2014