|
Fundado em 1964, o Coro Gulbenkian conta presentemente com uma formação sinfónica de cerca de 100 cantores, actuando igualmente em grupos vocais reduzidos, conforme a natureza das obras a executar. Assim, o Coro Gulbenkian tanto pode apresentar-se como grupo a cappella, o que tem acontecido regularmente para a interpretação de polifonia portuguesa dos séculos XVI e XVII, como colaborar com a Orquestra Gulbenkian para a execução de obras coral-sinfónicas do repertório clássico e romântico. Na música do século XX, campo em que é particularmente conhecido, tem interpretado, e frequentemente estreado, inúmeras obras contemporâneas de compositores portugueses e estrangeiros. Tem sido igualmente convidado para colaborar com as mais prestigiadas orquestras mundiais, para execução de grandes obras como A Criação de Haydn e a Nona Sinfonia de Beethoven (Orquestra do Século XVIII/Frans Brüggen), a Missa Solemnis de Beethoven (Orquestra Sinfónica de Baden-Baden/Michael Gielen), as Segunda, Terceira e Oitava Sinfonias de Mahler (Filarmónica de Berlim /Claudio Abbado; Filarmónica de Londres/Franz Welser-Möst; Sinfónica de Viena/Rafael Frübeck de Burgos; Filarmónica Checa/Gerd Albrecht), A Danação de Fausto de Berlioz (Filarmónica de Estrasburgo/Theodor GuschIbauer e Concertgebouw de Amesterdão/Colin Davis), ou Daphnis et Chloé de Ravel (Filarmónica de Montecarlo/Emmanuel Krivine). Para além da sua apresentação na temporada de concertos da Fundação, em Lisboa, e das suas digressões pelo país, o Coro Gulbenkian tem actuado em numerosas cidades de Espanha, França, Itália, Hungria, Canadá, Iraque, Índia, Macau e Japão. Em 1991 apresentou-se em várias cidades da Bélgica, no quadro do Festival Europália, e deslocou-se a Israel para uma série de actuações com a Orquestra de Câmara de Israel (Tel Aviv, Carmiel, Haifa e Jerusalém). Em 1992, uma digressão em várias cidades da Holanda e da Alemanha, com a Orquestra do Século XVIII, deu origem à gravação ao vivo da Nona Sinfonia de Beethoven, que foi incluída na edição integral das sinfonias de Beethoven que Frans Brüggen realizou para a Philips. Em 1993 o Coro Gulbenkian teve a honra de acompanhar o então Presidente da República, Doutor Mário Soares, numa visita oficial ao Reino Unido. Deslocou-se em seguida ao Brasil e recebeu o convite de S.A.R. o Príncipe Ramier do Mónaco para a realização de um concerto com a Orquestra Filarmónica de Montecarlo. Nesse mesmo ano, actuou ainda em Lyon, Estrasburgo e Mulhouse, com a Orquestra Nacional de Lyon (A Transfiguração de Messiaen). Em 1994 deslocou-se a Budapeste com a Orquestra Gulbenkian, e efectuou uma segunda digressão com Frans Brüggen e com a Orquestra do Século XVIII, actuando em Itália, França, Holanda e Portugal (A Criação de Haydn). No ano seguinte, apresentou-se na Índia em quatro concertos a cappella, realizando uma digressão ao Brasil, Argentina e Uruguai, com a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção de Michel Corboz (Elias de MendeIssohn). Ainda em 1995, nove concertos com a Orquestra do Século XVIII (Nona Sinfonia de Beethoven) levaram o Coro Gulbenkian a oito cidades do Japão. Em Junho de 1997 apresentou-se com esta mesma orquestra, dirigida por Frans Brüggen, em concertos realizados em diversas cidades europeias, incluindo uma participação no Festival Eurotop de Amesterdão (Sonho de Uma Noite de Verão de Mendelssohn). Em Novembro do mesmo ano teve o privilégio de acompanhar Sua Excelência o Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, na visita oficial à Holanda, a convite de Sua Majestade a Rainha Beatriz da Holanda, tendo actuado na cidade de Leiden. Na temporada de 1998-1999 apresentou-se, entre outros, no Festival Veneto (com a Orquestra I Solisti Veneti) em Pádua e em Verona. Em 2000 realizou uma digressão com a Orquestra do Século XVIII e Frans Brüggen, actuando em Londres e em várias cidades da Holanda, da Alemanha e do Japão. No ano seguinte, colaborou com a Orquestra Sinfónica do Norte da Alemanha na apresentação da Missa Solemnis, de Beethoven, em Lisboa e Madrid. Já em 2002, a actividade internacional compreendeu concertos na Dinamarca, Malta, Japão (de novo com a Orquestra do Século Dezoito) e Espanha (Festival Internacional de Música de Granada). O Coro Gulbenkian tem gravado para as editoras Philips, Archiv-Deutsche Grammophon, Erato, Cascavelle, Musifrance, FNAC-Music e Aria-Music, interpretando um repertório diversificado que inclui musica portuguesa do século XVI ao século XX. Algumas destas gravações receberam prémios internacionais, tais como o Prémio Berlioz, da Academia Nacional Francesa do Disco Lírico, o Grande Prémio Internacional do Disco, da Academia Charles Cros, ou o Orfeu de Ouro, entre outros. Desde 1969, Michel Corboz é o Maestro Titular do Coro, sendo as funções de Maestro Adjunto desempenhadas por Fernando Eldoro e as de Maestro Assistente por Jorge Matta.
|
Nome | Instrumentos | Sub-categoria Instrumento / Voz | Observações | Invisible Row |
Alexey Shakitko | Voz | Tenor | Observações | |
Amélia Teresa Leal | Voz | Soprano | Observações | |
Ana Bela Covão | Voz | Soprano | Observações | |
Ana Quintela | Voz | Alto | Observações | |
Ana Rodrigues | Voz | Soprano | Observações | |
Aníbal Coutinho | Voz | Tenor | Observações | |
António Gonçalves | Voz | Tenor | Observações | |
Arminda Soares | Voz | Soprano | Observações | |
Artur Carneiro | Voz | Baixo | Observações | |
Artur Silva | Voz | Tenor | Observações | |
Carolina Figueiredo | Voz | Alto | Observações | |
Catarina Saraiva | Voz | Alto | Observações | |
Cristina Cardoso | Voz | Soprano | Observações | |
Cristina Ferreira | Voz | Soprano | Observações | |
Cristina Simões | Voz | Alto | Observações | |
Duarte Ferreira | Voz | Tenor | Observações | |
Elisabeth Silveira | Voz | Alto | Observações | |
Fernando Ferreira | Voz | Tenor | Observações | |
Fernando Gomes | Voz | Baixo | Observações | |
Filipa Passos | Voz | Soprano | Observações | |
Filipe Faria | Voz | Tenor | Observações | |
Filomena Oliveira | Voz | Soprano | Observações | |
Filomena Oliveira | Voz | Soprano | Observações | |
Francisco Gameiro | Voz | Tenor | Observações | |
Gonçalo Abrantes | Voz | Baixo | Observações | |
Graziela Lé | Voz | Soprano | Observações | |
Helena Rodrigues | Voz | Alto | Observações | |
Horácio Santos | Voz | Baixo | Observações | |
Hugo Wever | Voz | Baixo | Observações | |
Idalete Giga | Voz | Soprano | Observações | |
Inês Madeira | Voz | Alto | Observações | |
Inês Martins | Voz | Alto | Observações | |
Inês Mazoni | Voz | Alto | Observações | |
Isabel Catarino | Voz | Soprano | Observações | |
Isabel Figueiredo | Voz | Alto | Observações | |
Isabel Neves | Voz | Alto | Observações | |
Jaime Bacharel | Voz | Tenor | Observações | |
Joana Manuel | Voz | Soprano | Observações | |
Joana Nascimento | Voz | Alto | Observações | |
Joana Siqueira | Voz | Soprano | Observações | |
João Barros | Voz | Tenor | Observações | |
João Branco | Voz | Tenor | Observações | |
João Custódio | Voz | Tenor | Observações | |
João Luís Ferreira | Voz | Baixo | Observações | |
João Luís Paixão | Voz | Baixo | Observações | |
João Paulo Moreira | Voz | Tenor | Observações | |
João Pereira | Voz | Baixo | Observações | |
João Sebastião | Voz | Tenor | Observações | |
João Valeriano | Voz | Baixo | Observações | |
José Alexandre Figueiredo | Voz | Baixo | Observações | |
José Damas | Voz | Tenor | Observações | |
José Maria Araújo | Voz | Baixo | Observações | |
José Pedro Bruto da Costa | Voz | Baixo | Observações | |
Juliana Mauger | Voz | Alto | Observações | |
Lucinda do Rosário | Voz | Alto | Observações | |
Luís Cruz Filipe | Voz | Tenor | Observações | |
Luís Fernandes | Voz | Baixo | Observações | |
Luís Lucena | Voz | Tenor | Observações | |
Madalena Rodrigues | Voz | Soprano | Observações | |
Mafalda Borges Coelho | Voz | Alto | Observações | |
Mafalda Nascimento | Voz | Soprano | Observações | |
Manuela Toscano | Voz | Soprano | Observações | |
Manuel Carvalho | Baixo | Observações | ||
Manuel Carvalho | Baixo | Observações | ||
Manuel Rebelo | Voz | Baixo | Observações | |
Margarida Simas | Voz | Alto | Observações | |
Maria Clara Coelho | Voz | Soprano | Observações | |
Maria Manuel Santos | Voz | Alto | Observações | |
Marília Figueiredo | Voz | Alto | Observações | |
Mário Mendes de Almeida | Voz | Baixo | Observações | |
Marisa Figueira | Voz | Soprano | Observações | |
Michelle Rollin | Voz | Alto | Observações | |
Mónica Monteiro | Voz | Soprano | Observações | |
Mónica Santos | Voz | Soprano | Observações | |
Patrícia Mendes | Voz | Alto | Observações | |
Pedro Correia | Voz | Baixo | Observações | |
Pedro Filipe Rodrigues | Voz | Tenor | Observações | |
Pedro Nascimento | Voz | Tenor | Observações | |
Raquel Alão | Voz | Soprano | Observações | |
Rebeca Cantos | Voz | Alto | Observações | |
Rita Crespo | Voz | Alto | Observações | |
Rosa Caldeira | Voz | Soprano | Observações | |
Rosalina Segura | Voz | Soprano | Observações | |
Rosário Azevedo | Voz | Soprano | Observações | |
Rui Baeta | Voz | Baixo | Observações | |
Rui Gonçalo | Voz | Baixo | Observações | |
Rui Miranda | Voz | Tenor | Observações | |
Salvador Mascarenhas | Voz | Baixo | Observações | |
Sandra Carvalho | Voz | Soprano | Observações | |
Sérgio Fontão | Voz | Tenor | Observações | |
Sérgio Peixoto | Voz | Tenor | Observações | |
Sofia de Mendia | Voz | Alto | Observações | |
Susana Duarte | Voz | Soprano | Observações | |
Teresa Almeida | Voz | Alto | Observações | |
Teresa Azevedo | Voz | Soprano | Observações | |
Verónica Silva | Voz | Soprano | Observações | |
Vítor Gaspar | Voz | Baixo | Observações | |
Vítor Roque | Voz | Tenor | Observações | |
Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Invisible Row |
O Centro do Excêntrico do Centro do Mundo A | Azguime, Miguel | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2002 | 34' 00" | 16 Vozes, 2 Recitantes e Electrónica em Tempo Real |
|
||||||
Circundante Circunstância dos Círculos | Azguime, Miguel | Coro e Orquestra/Ensemble | Instrumentação sintética | 2007 | 18' 00" | Ensemble, Coro e electrónica |
|
||||||
10 Madrigais Camonianos | Branco, Luís de Freitas | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1935 | 22' 00" | Coro Misto |
|
||||||
Dez Madrigais Camonianos | Branco, Luís de Freitas | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1949 | Coro Feminino | |
|
||||||
Libera Me | Capdeville, Constança | Coro e Orquestra/Ensemble | Instrumentação sintética | 1979 | 18' 00" | Coro, Piano, Percussão e Electroacústica sobre Suporte |
|
||||||
Aos Poveirinhos do Mar | Carneyro, Cláudio | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1939 | 10' 00" | Coro Feminino a 2 Vozes |
|
||||||
Males de Amor | Carneyro, Cláudio | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1943 | 7' 00" | Coro Feminino a 3 Vozes |
|
||||||
Três Poemas de Fernando Pessoa | Carneyro, Cláudio | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1951 | 9' 00" | Coro Misto a 4 Vozes |
|
||||||
Para as Raparigas de Coimbra | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1951 | Coro Misto | |
|
||||||
Quatro Redondilhas de Camões | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1953 | Coro Feminino | |
|
||||||
Três Líricas Castelhanas de Camões | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1955 | Coro Misto | |
|
||||||
Dos Romances Viejos | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1956 | Coro Misto | |
|
||||||
Em Louvor do Sol | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1956 | Coro Misto | |
|
||||||
Três Esconjuros | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1956 | Coro Misto | |
|
||||||
Canções de Marinheiros | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1978 | Coro Misto | |
|
||||||
... meu país de marinheiros | Lopes-Graça, Fernando | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1981 | 10' 00" | Recitante, 4 Vozes Femininas, 4 Vozes Masculinas, Flauta e 2 Guitarras |
|
||||||
Vislumbre | Nunes, Emmanuel | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1986 | 23' 00" | Coro Misto |
|
||||||
Machina Mundi | Nunes, Emmanuel | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1992 | 63' 00" | Flauta, Clarinete, Tuba, Percussão, Coro Misto, Orquestra e Electroacústica sobre Suporte |
|
||||||
Omnia Mutantur, Nihil Interit | Nunes, Emmanuel | Coro e Orquestra/Ensemble | Instrumentação sintética | 1996 | 49' 00" | Coro Feminino e Ensemble |
|
||||||
À Flor das Águas Verdes | Peixinho, Jorge | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1982 | 12' 00" | 3 Coros Mistos |
|
||||||
Concerto de Outono | Peixinho, Jorge | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1983 | 28' 00" | Oboé e Orquestra |
|
||||||
Canções do Mar | Pires, Filipe | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1981 | 32' 00" | Coro Misto |
|
||||||
Tres madrigales | Santos, Joly Braga | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1973 | Coro misto | |
|
||||||
Judas | Vargas, António Pinho | Coro e Orquestra/Ensemble | Instrumentação sintética | 2002 | 30' 00" | Coro e Orquestra |
|
||||||
Em Belém, Vila do Amor | Vasconcellos, Jorge Croner de | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1936 | 0' 50" | Coro Misto |
|
||||||
Fermoso Tejo Meu | Vasconcellos, Jorge Croner de | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1937 | 1' 50" | Coro Misto |
|
Obra | Compositor |
Atmen gibt das Leben | Stockhausen, Karlheinz |
Choral | Stockhausen, Karlheinz |
Chöre für Doris | Stockhausen, Karlheinz |
Concerto Coral n.º 1 | Marco, Tomás |
Concerto Grosso | Globokar, Vinko |
Espacio Sagrado | Marco, Tomás |
Le Pacte des Onze | Tabachnik, Michel |
Lua Descolorida | Marco, Tomás |
Mavra | Stravinsky, Igor |
Missa in Memoriam, Op. 29 | Tjeknavorian, Loris |
Nuits | Xenakis, Iannis |
Sinfonia dos Salmos | Stravinsky, Igor |