Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Filipe Lopes nasceu em 1981, no Porto.

Em 2003 licenciou-se em Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Em 2007 completou o bacharelato em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), criando laços fortes com a música electrónica e novas tecnologias.

Em 2006 vence o prémio “melhor áudio experimental” no Festival Black&White e em 2007 foi compositor residente na Miso Music Portugal (LEC).

Em 2009 finaliza o mestrado no Instituto de Sonologia, em Haia, onde desenvolveu Õdaiko, um software de geração de partituras em tempo-real.

Leccionou música electrónica na ESMAE entre 2009 e 2011, onde também fundou o ensemble 343. De Setembro de 2010 a Agosto de 2012 foi curador do projecto Digitópia, na Casa da Música onde já desenvolvia actividade regular desde 2007 como colaborador, criador de workshops, concertos e software na área da educação musical.

Tem desenvolvido trabalho na área da composição de música electrónica e instalações multimédia, quer no âmbito do cinema, teatro ou video-instalação. Em 2012, foi um dos vencedores do prémio Cri.D.A. organizado por Guimarães- Capital Europeia da Cultura, e em 2013 vence o prémio europeu ECPNM para obras de música electrónica em tempo-real, com uma peça onde usa o software desenvolvido por si “Do Desenho e do Som”.

Em 2016, sob a orientação de Carlos Guedes e Bruce Pennycook, doutorou-se na Faculdade de Engenharia do Porto, em Média-Digitais, defendendo a sua dissertação: "Compor Música com o Espaço." Actualmente é docente na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Educação do Porto. É também investigador integrado no INET-Md e coordenador do LabJázzica - serviço educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos

LINKS EXTERNOS
Site oficial de Filipe Lopes: filipelopes.net