Compositor, investigador, artista multimédia e docente/ coordenador do curso de Música Eletrónica e Produção Musical da ESART - Rui Dias está Em Foco no MIC.PT no mês de novembro.
Ler mais
Orquestra Nacional do Porto
Marc Tardue (direcção)
Local Mosteiro de São Bento da Vitória
Localidade Porto
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Os Sons Abandonados são uma obra composta durante os cinco primeiros meses de 2000, em homenagem a Jorge Peixinho, no 5º aniversário da sua morte. É a primeira de uma série de quatro obras orquestrais, encomendadas pela Orquestra Nacional do Porto.
De entre o abundante material, aparentemente deixado inaproveitado por aquele compositor, foram seleccionadas três páginas de apontamentos soltos, sem data, contendo ideias musicais que se destinariam, sem a menor dúvida, a várias obras de natureza muito diversa. A maioria desses apontamentos é constituída por sucessões melódicas, de extensão variável, agregados harmónicos, alguns deles de grande densidade, e ainda por figurações ou arabescos de carácter ornamental. Em todos estes casos, a representaação gráfica limita-se a simples pontos, determinando as alturas dos sons, sem qualquer marcação de ordem rítmica, métrica, dinâmica ou discursiva. Apenas uma ou outra indicação de instrumento ou grupo de instrumentos, por vezes seguida de um ponto de interrogação.
No seu conjunto, este material assenta sobre ordenações intervalares distintas, deixando entrever uma vasta gama de possibilidades modulatórias, resultando de escalas de evolução progressiva. O acentuado pendor lírico que daqui se desprende denuncia uma característica marcante, ainda que menos generalizadamente aceite, da forte personalidade de Jorge Peixinho.
Respeitando rigorosamente as indicações originais, mas fugindo deliberadamente a qualquer propósito de analogia técnica, idiomática ou estilística, Os Sons Abandonados pretendem ser uma interpretação pessoal dos esboços que constituem a sua espinha dorsal, imprimindo-lhes um relevo, sublinhado pela nota Ré, que atravessa toda a obra, como uma presença obsessiva.
Filipe Pires
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Os Sons Abandonados
Estreia
2002/Oct/18
Mosteiro de São Bento da Vitória
Porto
Portugal
Orquestra Nacional do Porto
Marc Tardue (direcção)