se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
AMÍLCAR VASQUES DIAS EM FOCO NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO
Este ano Amílcar Vasques Dias celebra o seu 70.º aniversário, e desde Setembro passou a ser compositor editado pelo MIC.PT. Estes são os motivos para dedicarmos a secção Em Foco deste mês à sua obra "marcada [por uma forte] tendência para reduzir o material musical utilizado ao mais simples, de maneira a tirar dele o maior efeito dramático e sonoro, e reflectindo ainda a influência de técnicas de improvisação próximas do jazz” (Teresa Cascudo, 2001).
Nascido em 1945, Amílcar Vasques Dias desenvolveu durante 14 anos a sua actividade nos Países Baixos, nomeadamente no Conservatório Real de Haia. A sua produção engloba música de câmara instrumental e vocal, electroacústica, orquestra sinfónica, orquestra de metais, coro a cappella e acompanhado, obras multimédia, e música para filme e teatro. Tem recebido encomendas de várias instituições públicas e privadas holandesas e portuguesas. Paralelamente à sua actividade de compositor, mantém actualmente projectos de fusão do piano “erudito” com músicas tradicionais, como o cante alentejano, o baile e o cante flamencos, dedicando-se também à recriação da música de José Afonso. Desde o seu regresso a Portugal, Amílcar Vasques Dias foi docente nas Escolas Superiores de Música de Lisboa e do Porto, nas Universidades de Aveiro e de Évora, tendo sido também director artístico do Encontro do Alentejo de Música do Século XXI.
O telurismo, a influência da cultura alentejana na sua música, está patente em muitas das suas obras compostas desde os anos 90. Entre Cante e Piano e Em Cante são dois projectos ligados à música tradicional alentejana que contam com a participação de Amílcar Vasques Dias enquanto intérprete e improvisador, sendo que a próxima apresentação de Em Cante (Amílcar Vasques Dias, piano solo) decorrerá a 6 de Novembro no Conservatório Eborae Mvsica em Évora. "A [sua] erudição (...) espanta-se com a solidez com que o canto não perde o rumo diante dos seus acordes dissonantes, como se os alicerces da tradição estivessem tão fundos que a sua essência se revela inabalável perante qualquer provocação mais jazzística. (...)" (Gonçalo Frota, Público, Outubro de 2013).

actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Concerto do GMCL Com Música Portuguesa
A estreia absoluta de Nada ouve… ou acredita… (2015) de Clotilde Rosa (encomenda do GMCL), assim como Ulivi Aspri e Forti II (1984) e Canto da Sibila (1976) de Jorge Peixinho, músico cujo 75.º aniversário de nascimento celebra-se ao longo de 2015; estas são as três obras destes compositores editados pelo MIC.PT que serão apresentadas no próximo concerto, Apresentação de encomendas 2015 pelo GMCL, do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) dirigido por Pedro Neves. O programa deste evento, que vai decorrer a 13 de Novembro às 21h30 na Academia das Ciências em Lisboa, incluirá também três outras estreias absolutas de obras encomendadas pelo GMCL a criadores portugueses; são elas:Uttalanden de Lino Guerreiro, FIGHT/FLIGHT/FREEZE de Vasco Mendonça, e ainda uma nova obra de Eurico Carrapatoso.
Peça de Vítor Rua na Alemanha e ÁustriA
Na segunda metade do mês de Novembro o Remix Ensemble Casa da Música, sob a direcção de Peter Rundel, estará em digressão na Alemanha e Áustria, com dois concertos que terão lugar na Elbphilharmonie em Hamburgo (dia 20) e no âmbito do Wien Modern em Viena (dia 27). O programa destes dois espectáculos intitulados, Pink Velvet's Bad Trip, inclui a obra de Vítor Rua, compositor editado pelo MIC.PT, Interstellar Overdrive Remix (2008) para ensemble amplificado; assim como peças de David Horne, Fausto Romitelli e Wolfgang Mitterer. Foi o rock que serviu de inspiração à criação deste programa do Remix Ensemble Casa da Música, cujo título deixa adivinhar as duas influências principais: Restless Feeling de David Horne é inspirada nos Velvet Underground, enquanto Interstellar Overdrive Remix de Vitor Rua é inspirada na música da banda rock britânica, Pink Floyd.
Música de Compositores Portugueses Em França
O primeiro concerto da Temporada 2015/16 do Sond'Ar-te Electric Ensemble decorrerá no próximo dia 19 de Novembro em Grenoble em França, por ocasião do Encontro Internacional #AST 2015 (Art-Science-Technology), organizado pela ACROE, Association pour la Création et la Recherche sur les Outils d’Expression, no âmbito da rede EASTN, European Art-Science-Technology Network, da qual o MIC.PT faz parte. Neste contexto esta formação de cinco instrumentos com electrónica, sob a direcção de Pedro Neves, irá apresentar três obras de compositores editados pelo MIC.PT: a estreia absoluta de En Gêne Engin ni Gemme (2015) de Miguel Azguime, Pendulum (2012) de Rui Penha e In Limine (2011) de Ricardo Ribeiro; assim como No oculto profuso (2009) de Miguel Azguime, na interpretação de Nuno Pinto. O programa deste evento irá incluir também uma peça do compositor italiano Giuseppe Gavazza.
9.º Concurso da Póvoa de Varzim
Sara Carvalho (presidente), Fernando C. Lapa e Ricardo Ribeiro, são os três compositores editados pelo MIC.PT, que compõem o júri do 9.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, do qual também faz parte Luís Tinoco. Este concurso organizado anualmente pelo Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), tem como objectivo premiar obras de câmara de compositores nascidos depois de 31 de Julho de 1975. O agrupamento convidado para a edição 2015/16 é o Remix Ensemble Casa da Música, na seguinte formação: flauta, clarinete, piano, violino e violoncelo (sem maestro). O prazo para entrega das obras inéditas, e com a duração entre oito e quinze minutos, termina no dia 21 de Março de 2016. Os finalistas serão anunciados a 29 de Abril, sendo que as estreias das obras seleccionadas decorrerão na edição do FIMPV de 2016 em Julho.
Estreia de Obra de Pedro Rebelo em Belfast
Xstreams (2015) é a nova peça de Pedro Rebelo, compositor editado pelo MIC.PT, que será estreada no próximo dia 5 de Novembro numa récita de Carin Levine no Sonic Lab do Sonic Arts Research Centre, Queen’s University Belfast. A nova obra, encomendada por esta flautista americana e Rodrigo Cicchelli Velloso, será apresentada num programa dedicado inteiramente à nova música para flauta e electrónica, que também inclui peças de Ann Cleare, Francis Heery, Jesse Ronneau, John Godfrey, Karen Power, e Laurie Schwartz. Das outras actividades de Pedro Rebelo é preciso destacar também a sua participação no Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica 2015 no Rio de Janeiro, onde a 12 de Novembro fará uma apresentação sobre as metodologias participativas nas artes sonoras, no contexto dos projectos: Sounds of the City, Belfast e Som da Maré.
Obras Portuguesas em Estreia no Japão
Sérgio Carolino (tuba), Shimpei Tsugita (tuba), Rena Hashimoto (piano) e Taro Someya (bateria) é a formação que a 5, 6 e 9 de Novembro vai apresentar no Japão um programa inteiramente constituído por obras portuguesas, entre as quais duas estreias absolutas de compositores editados pelo MIC.PT: Unha-Gata (2015) para duas tubas e piano de Amílcar Vasques Dias e From the past into the light (2015) para duas tubas, piano e bateria de Daniel Martinho. Este repertório, encomendado por Sérgio Carolino, inclui ainda quatro outras peças: Abbas Alcobatia, Op. 48 (2015) de Luís Cardoso (estreia absoluta), Uspomena (2015) de Ivan Moody (estreia absoluta), Teatro de Marionetas (2008) de Andreia Pinto Correia, e Music for Two Tubas and an Almost Free Drummer  (2008) de Jorge Prendas. Os concertos terão lugar no Phoenix Hall (Osaka), Yamaha Hall (Tóquio) e no âmbito da inauguração do Yamaha Hall em Sapporo.
Música Portuguesa nos Festivais de Outono 2015
A 11.ª edição dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro (22 de Outubro a 27 de Novembro), com direcção artística de António Chagas Rosa, compositor editado pelo MIC.PT, propõe um programa que se pode caracterizar por ser intencionalmente e internacionalmente diversificado, e que inclui vários concertos com obras de compositores portugueses. Neste sentido no dia 11 de Novembro haverá um espaço dedicado aos criativos do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, neste caso alunos de composição, num concerto de música electrónica coordenado pela docente e compositora editada pelo MIC.PT, Isabel Soveral. No dia 17, o violetista ligado ao Síntese - Grupo de Música Contemporânea da Guarda, João Pedro Delgado, e João Carlos Sousa (electrónica) apresentarão um recital de viola d’arco e electrónica com obras recentes portuguesas de vários compositores editados pelo MIC.PT: Rust (2014) de João Pedro Oliveira, Violetas (2013) de João Carlos Sousa e A propos d´un son (Grisey in Memoriam) (2014) de Eduardo Luís Patriarca; e ainda com peças de Sérgio Azevedo e Jaime Reis. E finalmente, a 19 de Novembro no recital para dois cantores e piano, Falsos Gregos, Canto e RealPolitik, Ana Maria Pinto (soprano), André Baleiro (barítono), acompanhados por José Brandão (piano), vão apresentar Sept Épigrammes de Platon (1997) de António Chagas Rosa, assim como obras de Fernando Lopes Graça e Filipe de Sousa com textos de Ricardo Reis, bem como peças de Schubert, Wolf, Brahms, Chausson, Fauré, Durey e Debussy.
Obra de Rui Penha no MNAC - Museu do Chiado
Rui Penha, compositor editado pelo MIC.PT, é um dos finalistas no Prémio Sonae Media Art, que tem como objetivo afirmar-se como um incentivo à criação artística nacional na área do multimédia. O Prémio é bienal, e nesta que é a sua primeira edição foram selecionados cinco finalistas cujos trabalhos, inéditos, correspondem a um elevado critério estético e técnico, assim como a uma diversidade de linguagens multimédia que constitui a filosofia deste Prémio. As cinco obras, inclusive a criação de Rui Penha, Resono, serão expostas no MNAC - Museu do Chiado em Lisboa de 21 de Novembro a 31 de Janeiro de 2016; o finalista será conhecido em Dezembro. Rui Penha propõe uma instalação que reflete sobre a mediação comunicacional das máquinas e a sua influência nos processos relacionais contemporâneos. A instalação interagirá com os visitantes, através de 15 receptores de som, ressoadores de Helmholtz, instrumento científico que deu origem à análise do timbre.
António de Sousa Dias no O'culto da Ajuda
Durante o mês de Novembro estará em residência no O'culto da Ajuda o projecto MUTABILIS - instalação e performance em preparação - que resulta de uma criação conjunta de Paula Pinto, Rita Casaes e António de Sousa Dias, compositor editado pelo MIC.PT, e que que se constrói num objecto artístico híbrido. O título refere-se ao arbusto Hibiscus Mutabilis, cuja flor é também conhecida por rosa-louca. Estas flores hermafroditas abrem pela manhã em branco puro e mudam no mesmo dia, tornando-se róseas, passando por um rosa vivo intenso, que acaba violáceo nos dias subsequentes. Os artistas pretendem criar uma obra comportamental por exibir uma conduta própria mais de que reagir ou interagir com o espectador. Esta será uma experiência sensorial mais ampla incorporando uma gama de materiais do quotidiano com outros orgânicos, sugerindo fios entrelaçados, podendo também insinuar um casulo de telas translúcidas e vídeo, som, performance, para criar uma experiência imersiva.
Atrás do Som e
da Imagem
A 13, 14, 26 e 27 de Novembro às 21h00 no O'culto da Ajuda em Lisboa vai decorrer um ciclo de encontros, Atrás do Som e da Imagem, em torno da música no cinema para dar a conhecer e redescobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional,  mas também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema, tendo como o ponto de partida os escritos teóricos de Theodor W. Adorno, Hanns Eisler e Royal S. Brown. As sessões nos dias 14 e 26 vão contar com a participação de dois compositores editados pelo MIC.PT, respectivamente: António de Sousa Dias, que nos falará da música e do som no cinema de António de Macedo e também da sua própria criação neste âmbito (por exemplo em colaboração com Susana de Sousa Dias); e ainda Filipe Lopes que vai acompanhar Jerónimo Ribeiro Rocha e João Miguel Real na apresentação da sua animação mais recente, Macabre, que, como nos revelam os próprios criadores, "bebe" do Vertigo de Alfred Hitchcock. As outras sessões no ciclo Atrás do Som e da Imagem, contam com a participação de Pedro Boléo (dia 13) e Jelena Novak (dia 27).
Música de João Pedro Oliveira Pelo Mundo
Em Setembro, o fresco electroacústico 'Aphâr (2007) de João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, foi distinguido com o prémio para banda sonora e design sonoro no Hollywood International Moving Pictures Film Festival, evento que visa promover, curtas e longas metragens, produções de televisão e multimédia, dando reconhecimento e apoio aos artistas do mundo inteiro. Das outras actividades em Novembro de João Pedro Oliveira é preciso destacar também a sua participação nos seguintes festivais: XII Festival Internacional de Música Nueva em Monterrey (6-15 de Novembro, México) onde realizará uma masterclass e serão apresentadas as suas peças, Timshel (2007), Titanium (2014), Espiral de Luz (2005), Angel Rock (2011), Towdah (2009) e Mosaic (2010); Festival de Música de Morelia (13-29 de Novembro, México) no qual o Duo CardAssiS interpretará Titanium; no Festival Images Sonores em Liège (9-14 de Novembro, Bélgica) com Towdah e Burning Silver (2014); e ainda no contexto da Society of Composers Inc. 50th Anniversary Conference (12-14 de Novembro, Estados Unidos) com a obra Beyond (2006).
Powertrio e Constança Capdeville
Di lontan fa specchio il mare, "Joly Braga Santos, In Memoriam", é a obra de Constança Capdeville, compositora editada pelo MIC.PT, que se encontra no novo CD do Powertrio, com Eduardo Raon (harpa, electrónica e idiofones), Joana Sá (piano e idiofones) e Luís José Martins (guitarra clássica, electrónica e idiofones). Este CD foi editado pela Clean Feed em colaboração com a Shhpuma, e inclui, além da peça de Constança Capdeville adaptada pelo Powertrio, ainda três composições/improvisações completamente novas destes músicos, cujo trabalho é resultado de uma “residência na residência”, de um laboratório criativo, ou seja, um prolongado período em que coabitaram, partilhando, para além da música, a vida diária. O CD Di Lontan será lançado no próximo dia 4 de Novembro às 22h00 no Teatro Maria Matos em Lisboa.
Obra de Enrique X. Macías na Galiza
Clamores y alegorías (1995) é a obra de Enrique X. Macías, compositor editado pelo MIC.PT, que foi apresentada pela Orquestra Sinfónica da Galiza sob a direcção de Arturo Tamayo, no passado dia 29 de Outubro no contexto das Jornadas de Música Contemporânea 2015 em Santiago de Compostela. O programa deste concerto incluiu ainda peças de Anton Webern e Arnold Schönberg. Foi a 4 de Novembro de 1995 que a morte de Enrique X. Macías surpreendeu o mundo musical, altura essa em que o compositor terminou a composição de Clamores y alegorías, encomenda do Festival de Canarias de 1996. Graças ao empenho de Miguel Azguime na organização dos materiais da obra, a sua estreia absoluta acabou por integrar a programação do Festival, na interpretação da Orquestra Filarmónica de Gran Canaria dirigida por Adrian Leaper.
World Music Days 2016
A Secção Coreana da International Society for Contemporary Music (ISCM) anunciou os resultados para o World Music Days 2016 (WMD 2016), festival que terá lugar de 29 de Março a 3 de Abril de 2016 em Tongyeong na Coreia do Sul. Neste sentido, através da candidatura oficial da Secção Portuguesa da ISCM (Miso Music Portugal), a obra Frames #87 do compositor editado pelo MIC.PT, Igor C. Silva, foi escolhida para o WMD 2016 na categoria n.º 9 (solo instrument/mixed media). A Miso Music Portugal, enquanto Secção Portuguesa da ISCM, tem apresentado anualmente aos júris internacionais dos WMD uma candidatura com seis obras de compositores portugueses, assegurando desde 2000 a presença da música portuguesa nos festivais World Music Days, um momento de eleição no calendário internacional dos eventos dedicados à nova música.
Lume de Chão de Amílcar Vasques Dias
A pianista, Joana Gama, e o compositor editado pelo MIC.PT, Amílcar Vasques Dias, trabalham em conjunto na edição da partitura da sua obra para piano solo, Lume de chão, 24 Nocturnos - Tecido de Memórias e Afectos (2004). Neste sentido, esta intérprete dedicada à música dos séculos XX e XXI, tem apresentado não apenas várias récitas a solo com música de Amílcar Vasques Dias e Fernando Lopes-Graça (Viagens da minha terra), sendo que o último decorreu a 28 de Outubro no Teatro Viriato em Viseu, mas também irá participar no próximo Encontro Nacional de Investigação em Música . ENIM 2015 (Évora), onde a 12 de Novembro fará uma apresentação, Edição da partitura de "Lume de chão" de Vasques Dias: uma colaboração entre compositor e intérprete. No ciclo Lume de chão, Amílcar Vasques Dias transporta para a sua música as memórias da sua infância minhota e da sua vida no campo alentejano.
NOVIDADES MIC.PT
Nuno Costa vence o ISCM Young Composer Award 2015
A Miso Music Portugal/Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, enquanto Secção Portuguesa da International Society for Contemporary Music, tem o prazer de anunciar que este ano o prémio ISCM Young Composer Award 2015 foi atribuído ao compositor português Nuno Costa pela sua obra Pater Noster para coro a cappella a 8 vozes, apresentada no passado dia 30 de Setembro em Liubliana no âmbito do Festival World Music Days 2015. O vencedor do prémio vai receber uma encomenda para escrever uma nova obra, que será apresentada num dos próximos festivais organizados pela ISCM.
 
música hoje na antena 2
7 de Novembro, à 1h00
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Dedicado à nova música, com destaque para a criação dos compositores portugueses da actualidade, na temporada 2015/16 o Sond’Ar-te Electric Ensemble entra no décimo segundo ano da sua actividade, com os próximos concertos agendados para Novembro e Dezembro, e durante os quais serão apresentadas várias obras portuguesas em estreia e que resultam de encomendas que dirigiu a vários compositores. É por esta ocasião que no Música Hoje decidimos (re)visitar a música portuguesa na interpretação deste ensemble de cinco instrumentos com electrónica, apresentando algumas gravações editadas pela Miso Records.

21 de Novembro, à 1h00
Novos CD com música portuguesa
Nesta emissão de Música Hoje, um programa produzido pela Miso Music Portugal e pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, dedicado essencialmente à música dos compositores portugueses dos séculos XX e XXI, iremos apresentar o que há de novo na discografia recente na música de arte e de pesquisa portuguesa.
partituras mic.pt


O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 919 obras de 54 compositores portugueses.
quintas abertas
Clotilde Rosa
5 de Novembro, 21H30
O'CULTO DA AJUDA
Esta será uma Quinta especial, porque Clotilde Rosa é especial e celebra tão somente 85 anos!
E para mais vai dar-nos a ouvir a sua música ao vivo com a participação de cúmplices de eleição que são os seus filhos e músicos do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (o violinista José Machado e o violoncelista Jorge Machado), e ainda o violetista Ricardo Mateus e o oboista Nelson Alves. Na primeira pessoa Clotilde Rosa protagonizará as histórias da sua música e da sua vida, a música que pensa e o que pensa; falar-nos-á também da obra de Jorge Peixinho.
Edições digitais mic.pt
Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI
Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; e Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro.

Edição: MIC.PT
novos cd NO mic.pt
Canções de ÉVORA
Amílcar Vasques Dias
Canções de Évora de Amílcar Vasques Dias, na interpretação de Cláudia Pereira Pinto (canto) e João Lucena e Vale (piano)



Edição:Numérica
APEM CIME . Lisbon 2015
płyta z audiomatu
Álbum editado no contexto da Conferência APEM CIME/ICEM . Lisboa 2015, com peças de Roeland Luyten, Dariusz Mazurowski, Patrick Kosk, Jon Christopher Nelson, Bryan Holmes, Bálint Laczkó, Carlos Hidalgo e António Ferreira.
Edição: au.dio.mat
estreias recentes
António Ferreira
3 Disposable Lullabies

4 de Outubro, O'culto da Ajuda, Lisboa
António Ferreira, projecção sonora
Nuno da Rocha
Restart

8 de Outubro, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Orquestra Gulbenkian . Joana Carneiro, maestrina
Nuno da Rocha
Cinco melodias em Dó

13 de Outubro, Casa da Música, Porto
Trio Portucale
Patrícia Sucena de Almeida
Tempus Fugit

16 de Outubro, McGill University, Montreal, Canadá
McGill Contemporary Music Ensemble
Guillaume Bourgogne, maestro
LUÍS ANTUNES PENA
νομάς (nomás)

17 de Outubro, Donaueschingen Musiktage, Alemanha
ensemble mosaik . Enno Poppe, direcção musical
Edward Luiz Ayres d'Abreu
Ditirambo (de Mário Cesariny)

19 de Outubro, Museu de São Roque, Lisboa
Ana Barros, soprano . Isabel Sá, piano
Nuno da Rocha
Passacaglia

20 de Outubro, Casa da Música, Porto
Remix Ensemble Casa da Música . Peter Rundel, maestro
Emmanuel Nunes
Un calendrier révolu

20 de Outubro, Casa da Música, Porto
Remix Ensemble Casa da Música . Peter Rundel, maestro
Pedro Baptista
Abstracção

22 de Outubro, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
Orquestra Sinfónica Juvenil
Christopher Bochmann, direcção musical
Carlos Guedes
1985

26 de Outubro, Sala Suggia, Casa da Música, Porto
André Dias, Gilberto Bernardes
e Digitópia Collective, interpretação
José Alberto Gomes
To Pluto

26 de Outubro, Sala Suggia, Casa da Música, Porto
André Dias, Gilberto Bernardes
e Digitópia Collective, interpretação
Rui Penha
cellular

26 de Outubro, Sala Suggia, Casa da Música, Porto
André Dias, Gilberto Bernardes
e Digitópia Collective, interpretação
Dimitris Andrikopoulos
Solo dois

28 de Outubro, Festivais de Outono 2015, Aveiro
Magnet Duo
Mário Teixeira, percussão . Nuno Aroso, percussão
Eduardo Luís Patriarca
Rituais II

30 de Outubro, Encontros Nova Música em Vila do Conde #5
Frederic Cardoso, clarinete/clarinete baixo
Daniel Schvetz
Mikro-Triplo-Concerto

31 de Outubro, Pavilhão Álamo, Reguengos de Monsaraz
Banda de Música da Força Aérea
Christopher Bochmann
Essay XVIII

31 de Outubro, Cine-Teatro Louletano, Loulé
Gonçalo Pescada, acordeão
Fernando C. Lapa
Como perder-se em tanta claridade

31 de Outubro, Teatro Municipal da Guarda, Guarda
Síntese . Grupo de Música Contemporânea
Anne Victorino d'Almeida
Concerto para Viola de Arco, Voz e Ensemble

31 de Outubro, Teatro Municipal da Guarda, Guarda
Síntese . Grupo de Música Contemporânea
Jaime Reis
Sangue Inverso - Olho de Tigre

31 de Outubro, Teatro Municipal da Guarda, Guarda
Síntese . Grupo de Música Contemporânea
Actualidade
ENIM 2015 . Encontro nacional de Investigação em Música
O V Encontro Nacional de Investigação em Música, organizado pela SPIM, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, em parceria com a Universidade de Évora, decorrerá em Évora entre os dias 12 e 14 de Novembro. O evento inclui comunicações e painéis com a participação de investigadores em música, portugueses e estrangeiros, para apresentar um leque amplo de problemáticas, desde a música antiga até à contemporânea (portuguesa e internacional), passando por questões ligadas à estética/psicologia da música, interpretação/improvisação e da música através dos meios de comunicação, entre outras. Este programa será ainda completado com vários concertos, sendo que vai terminar com a Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição