COMPOSITORES PORTUGUESES EDITADOS PELO MIC.PT
NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2015
Este ano o programa do Festival Música Viva que irá decorrer entre os dias 21 e 30 de Maio no O’culto da Ajuda em Lisboa, apresenta a mais alargada representação portuguesa de sempre, com 50 obras de compositores portugueses, entre as cerca de 70 obras, acústicas, mistas e electroacústicas, que serão apresentadas no Festival. Neste sentido durante os 18 concertos que compõem o Música Viva 2015 escutar-se-ão obras de 20 compositores portugueses editados pelo MIC.PT; são eles: António Chagas Rosa, António de Sousa Dias, Bruno Gabirro, Cândido Lima, Carlos Caires, Carlos Marecos, Daniel Schvetz, Eduardo Luís Patriarca, Filipe Lopes, Isabel Soveral, João Pedro Oliveira, Jorge Peixinho, José Luís Ferreira, Luís Antunes Pena, Miguel Azguime, Paulo Ferreira-Lopes, Ricardo Ribeiro, Rui Dias, Rui Penha e Sara Carvalho. A mostrar bem a vitalidade da criação musical em Portugal serão apresentadas 18 obras em estreia absoluta, além de muitas outras em estreia portuguesa, numa colecção vibrante de ideias e estéticas, fomentando novos espaços de expressão e criando oportunidades para artistas emergentes. Neste contexto destaca-se também o concerto integrado na Semana da Composição da ESML, com peças de alunos e por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Universidade de Évora (UE) e do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA).
Para além dos referidos concertos o programa do Festival incluirá ainda instalações, performances de dança, video, poesia, assim como cursos, workshops e encontros. Adicionalmente o Concurso Internacional de Composição Música Viva, o acolhimento da EASTN (European Art Science Technology Network) e a parceria com o MINSTREL, proporcionam estreitas colaborações e residências com a presença de numerosos artistas e abrem de forma alargada o festival ao espaço Europeu.
Uma vez mais o Música Viva afirma-se como uma iniciativa integrada de fomento e divulgação da criação musical contemporânea, especialmente dedicada aos compositores portugueses e às relações da música com a tecnologia.