Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
I. Nervoso, quasi patologico II. Continuum possibile
III. Ancora nervoso ma meno patologico
IV. Nostalgico, un poco schizofrenico (molto rubato)
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
Instrumentação Sintética Cravo
Estreia
Data 2011/Dec/17
Intérpretes
Jenny Silvestre
Local Museu da Música Portuguesa
Localidade Estoril
País Portugal
Notas Sobre a Obra
A obra escrita por Hugo Ribeiro, merecedora do 1.º prémio do 2.º Concurso Internacional de Composição Lopes Graça 2011, permite, pela sua notável adaptação e domínio das características mecânicas do cravo, tornar quase irrelevante a impossibilidade real do instrumento operar dinâmicas, pela exploração da rica paleta sonora de ressonâncias que dele se pode extrair.
De facto, et sequentes prima pela recorrente utilização dos registos mais graves e harmonicamente cheios do instrumento, aos quais chega, por norma, gradativamente e de uma forma ritmicamente variada, alargando o leque de ressonâncias pela insistência de padrões sobrepostos nos dois teclados.
Contrastando com o primeiro e terceiro andamentos, encontramos um segundo movimento, onde a noção de tempo assume uma função meramente indicativa de um discurso que se desenvolve freneticamente em ornamentos sucessivos.
O “toque de novidade” é dado no fim da obra, num último andamento composto por clusters que se estendem, no limite da mão do executante, até à região mais aguda do instrumento, pressupondo um gesto de loucura patológica (termo este usado pelo próprio compositor), de uma sonoridade quase sem sentido que opera sobre uma linha melódica indiferentemente, manifestada em ornamentos.
Julgamos encontrar nesta obra do jovem compositor Hugo Ribeiro uma espécie de síntese amadurecida de um tipo de literatura para cravo cujo desenvolvimento se evidenciou na transição do séc. XX para o actual XXI.
Jenny Silvestre
dezembro 2010
Prémios
Designação do Prémio 1º Prémio
Prémio 2.º Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2011