01 - Lento
02 - Vivo
03 - Elegia: Lento - Vivo - Lento
04 - Vivo
05 - Lento
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Orquestra
Instrumentação Sintética Orquestra de Cordas
Estreia
Data 1998/Oct/10
Intérpretes
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo (direcção)
Entidade/Evento 2º Festival Internacional de Música de Mafra - "O Esplendor do Barroco"
Local Convento de Mafra
Localidade Mafra
País Portugal
Notas Sobre a Obra
“Modos de expressão ilimitada”, obra composta em Agosto de 1998 para celebrar o 50º aniversário de meu irmão António, seu dedicatário, é simultaneamente uma homenagem a Olivier Messiaen (1908-1992) e a uma das suas obras mais emblemáticas, Turangalila Symphonie, que, de igual modo, completa 50 anos de existência.
A homenagem a Messiaen e a seu legado estético exprime-se não apenas no conteúdo da obra, mas também no seu próprio título, ao conter uma referência óbvia a “Modos de Transposição Limitada”, uma das técnicas mais célebres de Messiaen no que diz respeito ao universo melódico e harmónico de sua música.
Tenho assim o ensejo de honrar a memória de um compositor por quem nutro uma especial predilecção e que, afirmo-o com desassombro, tanta influência exerceu, exerce e certamente exercerá sobre a minha própria música.
Sendo um oásis no pensamento harmónico novecentista, Messiaen inoculou um verdadeiro potencial sinestésico na combinatória dos sons, colorindo-os, perfumando-os, dando-lhes uma volumetria expressiva que paira num delicado equilíbrio entre a visão metafísica e hedonista da vida. O resultado é impalpável e a expressão ilimitada.
Eurico Carrapatoso
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Modos de Expressão Ilimitada
Estreia
1998/Oct/10
2º Festival Internacional de Música de Mafra - "O Esplendor do Barroco"
Convento de Mafra
Mafra
Portugal
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo (direcção)