Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
A ideia de escrever uma peça para instrumentos solo chamada Diálogos fascinou-me.
Nesta peça os gestos são usados distintamente e comunicam uns com os outros. Estes gestos mencionados foram tirados (ou inspirados) em contornos usados em outras duas peças que escrevi anteriormente (7 Quadros para flauta e piano; e Dois mo(vi)mentos para saxofone tenor solo). Apesar destas duas peças serem diferentes uma da outras, elas representam momentos muito importantes no meu desenvolvimento como compositor. Os gestos (que são de vital importância para a minha música) aparecem de uma maneira bastante distinta e com um reduzido número de intervalos que os caracterizam. Esta peça é, assim, organizada em forma mosaico onde o material musical é justaposto, alternando entre momentos lentos (e indiferentes) e rápidos (e vigorosos).
Diálogos é dedicada ao meu amigo Sérgio Pacheco que me pediu para lhe escrever esta peça e para quem a compus com toda a admiração e amizade.
Hugo Ribeiro março ‘07