Para assinalar os 50 anos que José Luís Ferreira teria feito a 31 de agosto, em setembro este compositor, músico, professor e performador de música eletrónica, está Em Foco no MIC.PT.
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Categoria Musical Solo
com electrónica em tempo real
Instrumentação Sintética Piano e Electrónica em Tempo Real
Estreia
Data 2003/Mar/28
Intérpretes
Ana Telles (piano)
Entidade/Evento Festival Música Viva
Local Centro Cultural de Belém
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Foi composta algures entre 1998 e 1999. O processo da sua criação foi um pouco atribulado, pois era a primeira vez que me aventurava na realização de um projecto com estas características; electrónica em tempo real, entenda-se.
Não querendo entrar numa descrição morosa, demasiado técnica e, para a grande maioria do comum dos mortais, enfadonha daquilo que consistiu o mencionado “processo da sua criação” (aliás fi-lo já num dos capítulos da minha tese de licenciatura na Universidade de Paris VIII-Maîtrise en Arts, Philosophie et Esthétique, 1999), vou antes falar de aspectos mais gerais, um pouco ao modo um “guia de audição”.
Embora encadeados quase sem interrupção de modo a formar um todo, os seis andamentos que constituem a peça foram escritos separadamente. A saber:
1 - Preambulo
2 - Partita
3 - Interlúdio
4 - Toccata
5 - Fantasia
6 - Postlúdio
A “Partita”, o “Interlúdio” e o “Postlúdio” são andamentos lentos (aliás, semelhantes entre si), de carácter quase improvisatório, essencialmente harmónicos, que procuram explorar as ressonâncias do piano em toda sua extensão.
Os andamentos “Partita” e “Toccata” trazem elementos contrastantes, através de uma figuração melódica de contornos mais bem definidos e reconhecíveis a cada nova repetição/variação, com ritmos mais rápidos impressos num fraseado algo mais irregular.
A Fantasia, penúltima secção, faz uma combinação das duas situações descritas nos dois parágrafos precedentes.
O dispositivo electrónico compreende uma parte fixa, realizada em estúdio, e um programa de controlo musical em tempo real. Cabe a este programa captar não só aspectos resultantes da interpretação tais como intensidades ou flutuações de tempi (nada de novo, veja-se “Pluton” de Philippe Manoury), mas também reagir às escolhas feitas pelo intérprete em relação ao percurso formal ou outros aspectos (em certos andamentos o intérprete pode, por exemplo, definir a ordem pela qual vai executar os elementos que constituem uma determinada passagem).
Todos estes aspectos são utilizados como parâmetros de controlo na elaboração, no momento da execução, da versão final da peça.
Sobre a parte electrónica em concreto (a palavra não tem segundas intenções…) utilizei sons de piano (excertos da própria peça e percussões de vários tipos utilizando sempre o piano como caixa de ressonância) gravados e modificados a partir de técnicas variadas.
Finalmente, gostaria de dedicar esta peça ao António de Sousa Dias. A sua amizade, o seu entusiasmo pelo meu trabalho não esquecendo os muitos e preciosos conselhos sobre a programação em MAX, foram e têm sido sem dúvida uma inestimável fonte de inspiração.
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Duetto
Execução
2009/May/08
Temporada Miso Music Portugal em Residência no Instituto Franco-Português
Instituto Franco-Português - Auditório Phillippe Friedman
Lisboa
Portugal
Sond'Ar-te Electric Ensemble: Ana Telles (piano), Miguel Azguime (electrónica)
Observações
Duetto
Execução
2008/Jul/12
Centro Cultural de Belém / Música Portuguesa Hoje
Centro Cultural de Belém - Sala Sophia de Mello Breyner
Lisboa
Portugal
Ana Telles (piano)
Observações
Duetto
Execução
2008/Jun/26
Orfeão de Leiria, Miso Music Portugal / Festival de Música de Leiria