Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Versão para 5 Sopranos, Coro de Sopranos, Orquestra e Piano
Andamentos / Partes
01 - Abertura
02 - Cena I
03 - Cena II
04 - Cena III
05 - Cena IV
06 - Interlúdio - Cena V
07 - Bailado
08 - Cena VI
09 - Cena VII
10 - Cena VIII
11 - Cena IX
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Ópera
Instrumentação Sintética Ópera infantil
Estreia
Data 1971
Intérpretes
Maria Leonor Costa Lima, Nina Pinheiro, Maria de Lourdes Pinheiro, Maria Manuela Faria, Teresa Corrêa de Oliveira (vozes)
Elementos da Orquestra Sinfónica do Porto
Günther Arglebe (direcção)
Um grupo de alunos vai para o campo, na companhia da sua Professora. O Cábula adormece e tem um pesadelo no qual a Mãe Natureza e as Rainhas dos reinos animal, vegetal e mineral o ameaçam devido à sua indeferença pelo estudo das ciências naturais. Ao acordar, como o tivessem vendado durante o sono, continua a julgar-se na presença das personagens com que sonhou, o que motiva a hilaridade dos colegas.
A ópera O Cábula foi escrita propositadamente para um público infantil e pode ser interpretada por jovens. As personagens são as seguintes: Cábula, Professora, Alda, Júlia, Marta e Alunos (coro). A orquestra compõe-se de violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, piano e percussão (triângulo, castanholas, pandeireta, pratos, gong, caixa de rufo, bombo e 4 timbales). A ópera compreende a Abertura, nove cenas, Interlúdio e Bailado e tem a duração total de 25 minutos. As situações e a linguagem, de simplicidade autenticamente infantis, tomam significado muito especial devido à irónica posição dada à música, simuladamente reduzida às proporções das personagens.
Notas retiradas do disco "O Cábula, Fernando Corrêa de Oliveira" (1965)
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
O Cábula
Estreia
1971/Jan/01
Teatro Nacional de São João
Porto
Portugal
Maria Leonor Costa Lima, Nina Pinheiro, Maria de Lourdes Pinheiro, Maria Manuela Faria, Teresa Corrêa de Oliveira (vozes)
Elementos da Orquestra Sinfónica do Porto
Günther Arglebe (direcção)