Compositor de música instrumental e mista que valoriza a ideia de discurso como "a razão ativa e a energia que tudo anima" - Bruno Gabirro está Em Foco no MIC.PT no mês de novembro.
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Título do documento Sete Peças em Forma de Boomerang
Data de Composição· 2000/May
Núm. Catálogo Op. 29
Dedicatória
José Massarrão
Andamentos / Partes
01 - Abrupto I
02 - Amoroso I
03 - Lampeiro I
04 - Rude
05 - Lampeiro II
06 - Amoroso II
07 - Abrupto II
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal
Instrumentação Sintética Saxofone e Orquestra de Cordas
Estreia
Data 2000/Nov/06
Intérpretes
José Massarrão (saxofone)
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo (direcção)
Local Centro Cultural de Belém
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Esta peça foi escrita em Maio de 2000 na sequência de mais um convite a mim endereçado pelo meu amigo Vasco Azevedo com vista a ser estreada num concerto da “Sinfonietta de Lisboa”, em 6.xi.2000 no CCB. Estes concertos promovidos pela Associação Ricercare que têm vindo a realizar-se ciclicamente no CCB na época do Outono, são já uma tradição instituída há uns anos a esta parte tendo adquirido um estatuto de enorme alcance artístico ao promover a edificante tarefa de divulgar diferentes autores e obras que ali se têm estreado num número muito considerável, o que tem contribuído para um conhecimento abrangente de várias tendências e propostas estéticas.
Como se pode depreender do título, a forma da peça age como um boomerang, tendo um percurso de ida e de volta ao ponto de partida com um desempenho de tipo simetrizante, assumindo-se o 4º número como uma espécie de eixo de simetria. Os números 1 e 7 são de uma grande actividade rítmica apelando ao virtuosismo e à bravura não apenas do saxofone soprano, bem como das cordas. Os números 2 e 6 são amorosos, homofónicos, expondo toda a doçura tímbrica particular do saxofone alto. Os números 3 e 5 são, como o próprio título indica, andamentos lampeiros, frescos, leves, numa clara relação de tipo contrapontístico entre o saxofone alto e as cordas. Enfim , o 4º número é uma harmonização de um Llaço mirandês, com toda a sua energia in modo popolare.
Esta peça é dedicada a José Massarrão como prova da minha amizade, por um lado, e como testemunho do meu reconhecimento artístico ao tratar-se de um dos melhores intérpretes da minha música enquanto membro do “Quarteto Saxofínia”.
Encomenda
Data 2000
Entidade Vasco Pearce de Azevedo
Localidade Lisboa
País Portugal
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Sete Peças em Forma de Boomerang
Estreia
2000/Nov/06
Centro Cultural de Belém
Lisboa
Portugal
José Massarrão (saxofone)
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo (direcção)