Para assinalar os 50 anos que José Luís Ferreira teria feito a 31 de agosto, em setembro este compositor, músico, professor e performador de música eletrónica, está Em Foco no MIC.PT.
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Local de Composição/Estúdio Estúdios da Universidade Estadual de Nova York - Stony Brook / Estúdio da Compositora - Lisboa
Observações
Referência bibliográfica no curso "Electronic Music/Undergraduate Studies in Music", State University of New York - Stony Brook
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Violino e Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 1995/May/06
Intérpretes
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
José Machado (violino)
Entidade/Evento 19ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Caixa Geral de Depósitos - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Anamorphoses III é uma das peças pertencente a um ciclo - Morfoses - formado por um vasto grupo de peças para instrumental e fita magnética. Semelhante ao processo de composição da fita magnética em Anamorphoses I e II, em Anamorphoses III a fita magnética tem como material inicial sons puramente electrónicos e sons resultantes de sons acústicos transformados electronicamente. Os vários processos de morfose tímbrica pela qual passam os sons originalmente acústicos leva a que estes, por vezes, percam a sua identidade inicial dando forma a novos instrumentos imaginários. O progressivo desenvolvimento de complexidade textural e diversidade textural no processo de composição da fita magnética ajudam, de algum modo, a delinear as diferentes secções desta peça. Existe um diferente processo de composição musical entre a escrita da parte de violino e a elaboração da fita que segue mais directamente um trabalho de composição plástica da própria massa sonora.
Isabel Soveral
Para uma audição de Anamorphoses III de Isabel Soveral
Foi-me recentemente dada a descobrir a obra de Isabel Soveral Anamorphoses III para violino e fita magnética, um trabalho que tem repercussões muito para além da junção pura e simples de discursos musicais para instrumento acústico, por um lado, e para o “medium” electroacústico por outro. Trata-se antes da florescência de um desenvolvimento prévio orientado pela questionação consequente sobre a essência dos instrumentos tradicionais ocidentais e do tratamento electrónico de sons produzidos em estúdio - e das suas possíveis relações - por parte da compositora.
Imagine-se um violinista que, tocando em frente a um espelho, teve artes de fazer surgir um alter-ego do lado de lá da superfície vítrea, uma entidade dialogante com a qual desenhou um percurso poético, e durante o qual a dualidade iniciática Fausto/Mefistófeles revive plenamente. Imitações, desafios, junção e repulsa, caricaturização de material enunciado bem como o alargamento de clareiras temáticas específicas a cada um dos intervenientes caracterizam esta zona de fronteira entre mundos sonoros tidos como opostos mas que afinal parecem apetecer-se reciprocamente.
A escrita para o violino é intranquila e descobre-nos um personagem de carácter dramático cuja densidade emocional nos reporta ao lirismo seu parente presente na obra de outros compositores do Sul, tais como Maderna e Nono. O tratamento do meio electroacústico revela uma grande selectividade e bom gosto na escolha das famílias dos sons utilizados e, subsequentemente, na manipulação das respectivas frequências. Durante este processo agiu Isabel Soveral como uma “orquestradora” de grande formato, resistindo à tentação de introduzir mais e novos campos sonoros, o que frequentemente conduz a uma fragmentação e esbatimento do conceito original de tantos trabalhos contemporâneos para fita magnética.
António Chagas Rosa (Aveiro, 25 de Fevereiro de 1997)
Encomenda
Data 1995
País Portugal
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Anamorphoses III
Execução
2007/Dec/17
Instituto Franco-Português
Lisboa
Portugal
Sond'Ar-te Electric Ensemble:
Monika Duarte Streitová (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Suzanna Lidegran (violino), Jorge Alves (viola), Marco Pereira (violoncelo), Ana Telles (piano), Miso Studio (electrónica), Pedro Amaral (direcção)
Observações
Anamorphoses III
Execução
1998/Nov/28
Música em Novembro
Cultugest
Lisboa
Portugal
Alexander Stewart (violino)
Observações
Anamorphoses III
Estreia
1995/May/06
19ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Caixa Geral de Depósitos - Grande Auditório
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
José Machado (violino)