|
Ricardo Ribeiro nasceu em 1971 em Aveiro e fez a sua formação musical (saxofone e canto) no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian, na mesma cidade. Em 1996 obteve o Diploma de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de António Pinho Vargas e Christopher Bochmann. Em 1998 concluiu a pós-graduação em Composição (Corsi Internazionali Biennali de Alto Perfezionamento), sob a orientação de Franco Donatoni, em Itália.
Entre 1998 e 2002 Ricardo Ribeiro viveu em Paris onde prosseguiu, sob a orientação de Emmanuel Nunes, o seu trabalho de composição e de investigação. Emmanuel Nunes surge, desde então – depois dos ensinamentos de Franco Donatoni e de Tristan Murail –, como influência determinante no percurso criativo do compositor. Paralelamente às formações já referidas, frequentou ainda diferentes cursos e seminários de composição, dirigidos por compositores como Magnus Lindberg, Philippe Manoury, Jonathan Harvey, Salvatore Sciarrino e Brian Ferneyhough, entre outros.
Em 2003, na Universidade de Nice -Sophia Antipolis, obteve o grau de Mestre em Esthétique et Pratique des Arts, sob a orientação de Antoine Bonnet, com a tese Invention et développement mélodique dans l’oeuvre Einspielung I (1979) d’Emmanuel Nunes. Prepara, na Universidade de Rennes 2, com o mesmo orientador, a tese de Doutoramento intituladaDimensions complémentaires constitutives du temps. Para a realização dos seus estudos têm sido atribuídas ao compositor diferentes bolsas, das quais se destacam a Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian (1997 a 2001) e a Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2002 a 2006).
As obras de Ricardo Ribeiro têm sido apresentadas e encomendadas por diferentes instituições europeias nomeadamente em França, em Itália, na Dinamarca e em Portugal. Durante sete anos, entre 2002 e 2009, Ricardo Ribeiro praticamente deixou de compor, procurando novas maneiras de escrever e abordar a música, o que o levou também à decisão de retirar muitas obras do seu catálogo. Este período foi um tempo de transição da complexidade e densidade à simplicidade e mais espaço que hoje em dia definem a sua criação, de acordo com a estratégia: “dizer o máximo com o mínimo”. Das obras anteriores a 2002, muitas foram, por decisão do compositor, retiradas do catálogo ainda que após execução pública.
Hoje em dia Ricardo Ribeiro emprega na composição técnicas espectrais e dá muita atenção à procura de novas qualidades na música. Utiliza elementos como repetição e “articulação da matéria”, aproximando-se neste sentido de compositores como Beat Furer ou Pierluigi Billone. Nesta nova fase destacam-se sobretudo várias peças de câmara e para instrumetnos solo, com ou sem electrónica, nomeadamente, Intensités para clarinete e electrónica em tempo real, escrita ainda em 2001, revista em 2006 e reabilitada em 2009, gravada por Nuno Pinto no CD da Miso Records, Portuguese Music for Clarinet and Electronics; Ostinati (2010) para violoncelo e electrónica em tempo real, gravada por Filipe Quaresma no CD, Portuguese Music for Solo Cello; In Nuce (2011) para saxofone e electrónica em tempo real; In Limine (2011) para cinco instrumentos e electrónica em tempo real e ainda Asper (2016) para cinco instrumentos, ambas as obras encomendadas pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble.
|
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Composition pour Orchestre de Chambre nº2 | 2002 | Aarhus Festuge / Fundação Calouste Gulbenkian (co-financiamento) | Observações | |||||
Recit II | 2021 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Canora belicosa – parte I | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Chalybis Geometriae | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | http://www.artenotempo.pt/ | |
Epitaph | 2018 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Trio | 2023 | Electroville Jukebox | URL | Electroville Jukebox | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/electroville.jukebox/ | |
Antinomias | 2020 | Encomenda da Câmara Municipal de Aveiro, por proposta da Arte no Tempo | Aveiro | Portugal | Observações | |||
Silence des Couleurs | Filipe Lima | Observações | ||||||
Quase Ostinato [2010] | Filipe Quaresma/Quinta das Bageiras | Observações | ||||||
Kreise | 2020 | Fundação Centro Cultural de Belém | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.ccb.pt/Default/pt/Inicio | |
In Nuce [2011] | Gilberto Bernardes | Observações | ||||||
In Limine | 2011 | Sond'Ar-te Electric Ensemble | URL | Parede | Portugal | Observações | http://www.sondarte.com/ | |
Asper | 2016 | Sond'Ar-te Electric Ensemble | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.sondarte.com | Encomenda: Sond'Ar-te Electric Ensemble · Direcção-Geral das Artes |
|
||||||||
Soixante et une secondes oranges | Yves De Vresse | Observações | ||||||
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Composizione per Orchestra da Camera nº1 [1997] | Concurso Nova Música | 1º Prémio | 2001 | Jornadas Nova Música / Fundação João Jacinto Magalhães | URL | Aveiro | Portugal | Observações | http://event.ua.pt/novamusica/workshop01.html | Presidente do Júri: Beat FURRER. |
|
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Quadro III [1996] | Estreia | 4ª Conferência ELIA | Teatro Municipal São Luiz | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Sur Récit | Estreia | 2023/Dec/27 | 4º Festival Itenerante de Percussão | Centro de Cultural Contemporânea | Castelo Branco | Portugal | João Dias e Nuno Aroso (percussão) | Observações | |
Trio | Estreia | 2023/Dec/20 | Festival DME | Casa da Cultura de Seia | Seia | Portugal | Rodrigo Lima (saxofone) José Grossinho (guitarra eléctrica) João Dias (percussão) |
Observações | |
Recit II | Estreia | 2023/Jun/16 | Lisboa Incomum | Lisboa | Portugal | João Dias (percussão) | Observações | ||
Antinomias | Estreia | 2021/May/30 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | Igreja de Jesus | Museu de Aveiro / Santa Joana | Aveiro | Portugal | Henrique Portovedo (direcção), agrupamento vocal ad hoc (Carla Costeira, João Mendes, José Pedro Bola, Sofia Borras, Maria João Balseiro, Matilde Andrade, Ricardo Mendes, Tiago Matos) | Observações | |
Recit II | Estreia Parcial | 2021/May/30 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | Igreja de Jesus | Museu de Aveiro / Santa Joana | Aveiro | Portugal | Mário Teixeira (caixa solo) | Observações | |
Canora belicosa – parte I | Estreia | 2021/May/23 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | Igreja de Jesus | Museu de Aveiro/ Santa Joana | Aveiro | Portugal | Ricardo Gaspar (viola), Henrique Costa (tuba) | Observações | |
Chalybis Geometriae | Estreia | 2020/Nov/12 | Festivais de Outono | Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Magnet Duo · Mário Teixeira e Nuno Aroso (percussão) | Observações | |
Kreise | Estreia | 2020/Aug/30 | Averio_Síntese 2020 | Claustro da Igreja da Misericórdia | Aveiro | Portugal | ars ad hoc · quarteto de cordas Álvaro Pereira e Diogo Coelho · violino Ricardo Gaspar · viola Pedro Vaz · violoncelo |
Observações | |
Epitaph | Estreia | 2019/Mar/17 | Reencontros de Música Contemporânea 2019 | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Dinis Sousa, direcção; alunos de ensino artístico especializado da música | Observações | |
Recit I | Estreia | 2019/Feb/22 | ON – Neue Musik Köln | Colónia | Alemanha | Nuno Aroso · percussão | Observações | ||
Asper | Execução | 2019/Jan/17 | Art's Birthday 2019 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Sond’Ar-te Electric Ensemble Pedro Carneiro · direcção musical Sílvia Cancela · flauta Nuno Pinto · clarinete Vítor Vieira · violino Luís André Ferreira · violoncelo Elsa Silva · piano Ricardo Ribeiro · electrónica |
Observações | |
Prima Materia | Estreia | 2018/Dec/30 | 1.º Festival Itinerante de Percussão | Centro Cultural e de Congressos | Aveiro | Portugal | Joaquim Osório, Francisco Vieira, Francisco Cipriano, Beatriz Sousa, Henrique Ramos (Riques Ramos), Bruno Domingos, Alexandre Silva · percussão Mário Teixeira · direcção musical |
Observações | |
Asper | Estreia | 2017/May/20 | Festival Música Viva 2017: Encontro I - Sond'Ar-te Electric Ensemble | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Pedro Neves, direcção Sílvia Cancela, flauta Nuno Pinto, clarinete Elsa Silva, piano Suzanna Lidegran, violino Luís André Ferreira, violoncelo |
Observações | (estreia versão completa) |
|
|||||||||
Zillij | Estreia | 2017/Apr/26 | ENTREculturalidades / INTERtextualidades | Auditório do DeCA, Universidade Aveiro | Aveiro | Portugal | Performa Ensemble: David Lloyd, violino e viola de arco Helena Marinho, piano Jaroslav Mikus, violoncelo Jorge Salgado Correia, flautas |
Observações | |
Asper | Estreia Parcial | 2016/May/20 | Festival Música Viva 2016 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Petter Sundkvist, direcção musical Sílvia Cancela, flauta Nuno Pinto, clarinete Elsa Silva, piano Suzanna Lidegran, violino Luís André Ferreira, violoncelo |
Observações | estreia da Parte I |
|
|||||||||
In Limine | Estreia | 2011/Dec/02 | Centro Cultural de Cascais | Cascais | Portugal | Sond'Ar-te Electric Ensemble: Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Suzanna Lidegran (violino), Nelson Ferreira (violoncelo), Ana Telles (piano), Ricardo Bernardes (electrónica), Franck Ollu (direcção) | Observações | ||
In Nuce [2011] | Estreia | 2011/Mar/31 | 6º Concerto da Oficina Musical 2010/2011 | Escola Superior de Música, Artes e Espectáculos do Porto | Porto | Portugal | Gilberto Bernardes (saxofone), Rui Dias (Electrónica) | Observações | |
Birthday Fragment | Execução | 2010/Dec/04 | 150 Anos Japão-Portugal / Centenário da República | Centro Cultural de Cascais | Cascais | Portugal | Sond'Ar-te Electric Ensemble, Pedro Neves (direcção) | Observações | |
Quase Ostinato [2010] | Estreia | 2010/Oct/09 | Festival Suggia | Porto | Portugal | Filipe Quaresma (violoncelo) | Observações | ||
Birthday Fragment | Estreia | 2010/Jun/12 | Miso Music Portugal 25 anos - Dias de Cascais | Centro Cultural de Cascais | Cascais | Portugal | Sond'Ar-te Electric Ensemble, Pedro Neves (direcção) | Observações | |
Intensités [2001/09] | Execução | 2009/Sep/13 | Miso Music Portugal - Festival Música Viva 2009 | Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório | Lisboa | Portugal | Nuno Pinto (clarinete) | Observações | |
Intensités [2001/09] | Estreia | 2009/Mar/06 | Temporada Miso Music Portugal em Residência no Instituto Franco-Português | Instituto Franco-Português - Auditório Phillippe Friedman | Lisboa | Portugal | Nuno Pinto (clarinete), Miguel Azguime (electrónica) | Observações | |
Intensités [2001] | Execução | 2008/Jul/10 | Fundação José Rodrigues | Porto | Portugal | Nuno Pinto (clarinete) | Observações | ||
Intensités [2001] | Execução | 2008/Jun/20 | Fundação Manuel Correia Botelho | Vila Real | Portugal | Nuno Pinto (clarinete) | Observações | ||
Intensités [2001] | Estreia | 2006/Oct/24 | Festivais de Outono ´06 | Museu de Aveiro | Aveiro | Portugal | Nuno Pinto (clarinete) | Observações | |
Composition pour Orchestre de Chambre nº2 | Execução | 2003/Mar/21 | 1º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Culturgest | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian, Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Composition pour Orchestre de Chambre nº2 | Estreia | 2002/Sep/05 | Festival Aarhus | Dinamarca | Sinfonietta Aarhus | Observações | |||
Composizione per Orchestra da Camera nº1 [1997] | Estreia | 2001/Dec/19 | Jornadas Nova Música / 5ª Edição | Museu de Serralves | Porto | Portugal | Orquestra do Estágio de Interpretação, Beat Furrer (direcção) | Observações | |
Silence des Couleurs II | Estreia | 2001/Aug/06 | Arhus Festuge 2001 | Dinamarca | Observações | ||||
Silence des Couleurs | Estreia | 2001/May/15 | Art Cité | Paris | França | Observações | |||
Gravura [1994] | Estreia | 1997/Jun | Centro Cultural de Lousada | Lousada | Portugal | Vasco Rodrigues | Observações | ||
Ex Alto [1997] | Estreia | 1997/Jun | Centro Cultural de Lousada | Lousada | Portugal | Vasco Rodrigues (percussão), Rosário Valido (percussão) | Observações | ||
Nénia para Quatro Cordas e um Sobrevivente [1995] | Estreia | 1996/Jan/10 | Escola Superior de Música de Lisboa | Lisboa | Portugal | Basso Ensemble | Observações | ||
Coda [1995] | Estreia | 1996/Jan/10 | Escola Superior de Música e Lisboa | Lisboa | Portugal | Basso Ensemble | Observações | ||
Caracterização da Actividade | Designação | Data (período) | Entidade | URL | Local | Localidade | País | Observações | Invisible Column | |
Ensino | Professor | 1996 - 1997 | Escola de Música Choral Phydellius | Escola de Música Choral Phydellius | Torres Novas | Portugal | Observações | Exerceu igualmente funções como preparador vocal do agrupamento coral desta instituição. | ||
|
Designação | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Bolsa de Estudos | 1996 - 1997 | Curso Manuel de Falla | Granada | Espanha | Observações | |||
Bolsa de Estudos | 1996 - 1997 | Fundação Calouste Gulbenkian | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.gulbenkian.pt/ | Bolsa atribuída para frequência do Curso Europeu de Composição, em Brescia (Itália). |
|