se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Em Foco em Outubro no MIC.PT: Dossiers . Compositores Portugueses dos século XX e XXI
Ao longo de 2015 e 2016 assinalam-se, por um lado, os 15 anos desde a concepção do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa e, por outro, os 10 anos da disponibilização on-line do trabalho desenvolvido em prol da música portuguesa de arte e de pesquisa através do portal MIC.PT - o seu lançamento teve lugar a 6 de Janeiro de 2006 no Instituto Camões, em Lisboa.
Este é também um dos motivos para lançar e desenvolver uma nova série de edições digitais, paralelamente às edições de partituras e textos musicológicos, Dossiers . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI, através da qual pretendemos promover de uma maneira mais efectiva e directa a actividade dos numerosos compositores portugueses da actualidade com partituras editadas pelo MIC.PT. Além de ser uma “introspeção” no trabalho destes criadores, cada um dos Dossiers constitui uma espécie de cartão de visita de cada um deles, incentivando a investigação e (re)descoberta da sua música junto de programadores, investigadores e amadores de música, consequentemente aumentando a visibilidade da música portuguesa além-fronteiras.
Neste momento estão disponíveis no MIC.PT cinco Dossiers, em português e inglês, dedicados a Paulo Ferreira-Lopes, Sara Carvalho, António Ferreira, António Chagas Rosa e Bruno Gabirro. Cada um deles é constituído por uma nota biográfica, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica), discografia, e ainda um questionário/entrevista, que constitui uma “visita” ao universo criativo dos compositores, dando-lhes a possibilidade de partilhar connosco vários aspectos do seu percurso assim como as suas opiniões relativamente ao futuro da música em Portugal e no mundo.
Este mês descubram os Dossiers . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI, a nova série de edições digitais desenvolvida pelo MIC.PT.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Compositores Portugueses
na CONFERÊNCIA INTERNACIONAL APEM CIME/ICEM
Entre os dias 2 e 4 de Outubro, a Miso Music Portugal (Federação Portuguesa da CIME) e a Confederação Internacional de Música Electroacústica organizam no O'culto da Ajuda a conferência internacional, Arquivo e Preservação da Música Electroacústica. Além da presença de vários especialistas em música electroacústica do mundo inteiro (Bélgica, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Hungria, Polónia e Suíça), este evento conta também com a participação de uma representação portuguesa composta de músicos, técnicos e compositores editados pelo MIC.PT. O programa da Conferência APEM CIME/ICEM consta de numerosas comunicações subordinadas ao tema acima delineado (entre as quais uma comunicação de Jaime Reis e outra de Miguel Azguime), de apresentações de projectos de inovação tecnológica na música, assim como de concertos com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal, e com vários performers e músicos portugueses: Nuno Aroso (percussão) e Gilberto Bernardes (saxofone). Por esta ocasião serão apresentadas obras electroacústicas e mistas provenientes de várias federações nacionais e membros internacionais da CIME/ICEM, incluindo peças de três compositores portugueses da actualidade: Simão Costa, António Ferreira (estreia absoluta) e Rui Penha.
Estreia de Essay XVIII de Christopher Bochmann em Loulé
Essay XVIII (2015) para acordeão é a nova obra de Christopher Bochmann, compositor editado pelo MIC.PT, que terá a sua estreia mundial no próximo dia 31 de Outubro no Cine-Teatro Louletano, no contexto da récita do acordeonista algarvio Gonçalo Pescada. Esta performance é de facto uma apresentação das obras mais emblemáticas do percurso deste músico, realizado no âmbito do programa de doutoramento em música e musicologia; todas elas contemporâneas, em que é recorrente o uso de novas técnicas de interpretação. Neste contexto, esta obra de Christopher Bochmann é mais uma peça no ciclo de Essays para vários instrumentos a solo, iniciado pelo compositor em 1980.
Estreia de Tempus Fugit de Patrícia Sucena de Almeida no Canadá
Tempus Fugit (2015), para ensemble e filme, é uma obra de Patrícia Sucena de Almeida que será estreada a 16 de Outubro no Pollack Hall do McGill Univerity em Montréal, pelo McGill Contemporary Music Ensemble dirigido por Guillaume Bourgogne. A nova peça desta compositora editada pelo MIC.PT, com o filme criado por Daniel Antero, é mais um passo na prosseguimento dos seus objectivos para estabelecer uma linguagem entre as artes; como nos diz Patrícia Sucena de Almeida: “(...) nunca devemos ignorar as outras artes, mesmo que a vertente em termos de composição seja puramente instrumental. Todas elas seguem um caminho que acaba por ser comum e neste sentido é de todo o interesse analisá-lo”. O programa do concerto no dia 16 inclui ainda obras de Donatoni, Juro Kim Feliz e Lachenmann.
Estreias mundiais de obras de João Pedro Oliveira
No mês de Outubro duas obras de João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, terão as suas estreias internacionais: Chroma (2014) para piano, percussão e electrónica e ff (Frozen Fred) (2013) para piano. A primeira, encomenda da Funarte (Brasil), será apresentada a 17 de Outubro na XXI Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro; e a segunda faz parte do programa do concerto a 24 de Outubro, no contexto do Festival Vox Novus em Nova Iorque. Além disso, em Outubro João Pedro Oliveira irá participar também nos seguintes festivais: Konvergence em Praga onde a 6 de Outubro será apresentada a obra Games for James (2013) para guitarra e piano; e ainda EMUFest em Roma e Fresh Minds Festival no Texas, com apresentações do fresco electroacústico com vídeo, Hydatos (2008).
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line três novas partituras de três compositores portugueses da actualidade, são elas: Paráfrase sobre LETTERA AMOROSA de Claudio Monteverdi (2014/15), para piano, de Cândido Lima; La fée maraboutée (2015), para flauta, de Eduardo Luís Patriarca; e ainda Elegias Chinesas (2014), para soprano e ensemble, de António Chagas Rosa. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 919 obras de 54 compositores portugueses.
X Ciclo Síntese Com estreia DE Fernando C. Lapa
Uma nova obra de Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT, será estreada no concerto do 10.º Festival Síntese . Ciclo de Música Contemporânea da Guarda pelo Síntese . Grupo de Música Contemporânea, a 31 de Outubro no Teatro Municipal da Guarda. O programa deste evento incluirá também estreias de novas peças de Jaime Reis e Anne Victorino de Almeida, todas elas encomendadas pelo Síntese. Este ciclo promovido pelo Teatro Municipal da Guarda e pelo Síntese . Grupo de Música Contemporânea, com o apoio da DGArtes, iniciou-se no passado dia 23 de Setembro com a tertúlia, A Música Contemporânea e os Públicos . Relações Sociais e Culturais. Neste sentido, até ao início de Novembro na Guarda e em Castelo Branco terão lugar várias iniciativas, espectáculos com músicos nacionais e estrangeiros e também ensaios abertos do Síntese . Grupo de Música Contemporânea da Guarda. Segundo Helena Neves, da direção do Síntese, este evento musical que vai na décima edição já conseguiu "formar um público-alvo que se tem mantido e aumentado de ano para ano".
Encontros Nova Música em Vila do Conde #5
A 30 de Outubro às 21h30 no Salão Nobre do Teatro Municipal de Vila do Conde, terá lugar mais um concerto no contexto dos Encontros Nova Música em Vila do Conde, com a direcção artística de Euduardo Luís Patriarca, compositor editado pelo MIC.PT. Desta vez ao palco deste ciclo sobe o jovem clarinetista Fredric Cardoso com o seu projecto Press the Keys . Clarinet and Electronics Project, no âmbito do qual irá estrear a obra Rituais II (2015), para clarinete baixo e electrónica, de Eduardo Patriarca, assim como apresentará mais duas peças de compositores editados pelo MIC.PT: Do Desenho e do Som #1 (2012), para clarinete, partitura gerada/controlada em tempo real, e electrónica em tempo real, de Filipe Lopes e Frames #87 (2011), para clarinete, vídeo e electrónica em tempo real de Igor C. Silva. Este programa será ainda completado com duas obras da autoria de João Pedro Coimbra e Steven Snowden. O CD Press the Keys foi lançado no inicio do passado mês de Julho no O’culto da Ajuda em Lisboa. 
Itinerário do Sal no Teatro da Rainha
A ópera multimedia Itinerário do Sal, com composição de música e texto de Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, e composição vídeo de Paula Azguime, terá duas apresentações em Outubro, nos dias 16 e 17, no Teatro da Rainha em Caldas da Rainha. O Itinerario do Sal (2003/06) é um one man show que combina de forma singular tradição e contemporaneidade, poesia, teatro, música e imagem; e que assenta na metáfora do Sal como elemento essencial à vida e à sustentabilidade, ingrediente que marca a diferença entre a insipidez e o sabor. A ópera é uma reflexão sobre a criação e a loucura, girando em torno da linguagem, da palavra-sentido e da palavra-som; ambas tratadas como dimensões da voz enquanto extensão do corpo, e integradas na construção cénica como projecção tangível da ressonância das palavras, através do som e da imagem.
Obras Portuguesas para Viola e Electrónica
A 21 de Outubro às 21h30 no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco vai decorrer mais um concerto no contexto do projecto e CD do violetista João Pedro Delgado, Portuguese Contemporary Music for Viola and Electronics, que inclui peças de três compositores editados pelo MIC.PT: Rust (2014) de João Pedro Oliveira, Violeta's (2013) de José Carlos Sousa e A Propos d'un Son (Grisey in Memoriam) (2014) de Eduardo Luís Patriarca; e ainda obras de Sérgio Azevedo e Jaime Reis. No âmbito deste projecto o músico visa dinamizar o repertório para viola solo e electrónica, quer através da encomenda de obras a compositores de diversas estéticas e vivências, quer através da circulação de obras já compostas, criando um espaço de reflexão sobre a utilização de suportes electrónicos, a contrastar com a viola a solo.
Miguel Azguime EM Colóquio em França
Este mês de Outubro Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, é um dos intervenientes no 1.º Colóquio Internacional, educação, criação e o digital (éducation, création et numérique), que irá decorrer entre os dias 7 e 9 de Outubro em Sochaux, Montbéliard e Belfort, na parte oriental da França. Este evento é organizado pelo Conservatório de Montbéliard em cooperação com outras entidades, sendo uma extensão do projecto Ariane#. O seu programa engloba encontros, apresentações, comunicações, mesas redondas, assim como concertos e espectáculos - todos subordinados ao tema do colóquio dedicado ao digital enquanto "alavanca" da educação cultural e artística. A apresentação de Miguel Azguime terá lugar no último dia do colóquio, no dia 9 de Outubro em Montbéliard.
 
música hoje na antena 2
10 de Outubro, à 1h00
Música portuguesa
na Conferência APEM CIME/ICEM

A conferência internacional, Arquivo e Preservação da Música Electroacústica, é um evento organizado sob a chancela da Miso Music Portugal e da Confederação Internacional de Música Electroacústica, entre os dias 2 e 4 de Outubro no O’culto da Ajuda em Lisboa, com a participação de especialistas em música electroacústica do mundo inteiro, com numerosas comunicações subordinadas ao tema acima delineado, apresentações de novos projectos que aliam música e tecnologia, e ainda concertos de música electroacústica com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal. Nesta emissão de Música Hoje iremos fazer uma visita a este evento, apresentado as várias peças portuguesas incluídas na sua programação, da autoria de Rui Penha, Simão Costa e António Ferreira.

24 de Outubro, à 1h00
Visitando a música
de Amílcar Vasques Dias

Em Março deste ano, Amílcar Vasques Dias celebrou o seu 70.º aniversário, e desde Setembro passou a ser editado pelo MIC.PT. Neste contexto, na segunda emissão de Outubro de Música Hoje visitaremos a obra deste compositor e pianista, cuja produção engloba música de câmara instrumental e vocal, música electroacústica, obras para orquestra sinfónica, orquestra de metais, coro, obras multimédia, e música para cinema e teatro. “A [sua] música”, escreveu em 2001 a musicóloga Teresa Cascudo, “mostra uma marcada tendência para reduzir o material musical utilizado ao mais simples, de maneira a tirar dele o maior efeito dramático e sonoro, e reflectindo ainda a influência de técnicas de improvisação próximas do jazz”.
Novas partituras mic.pt
Cândido Lima, Paráfrase sobre LETTERA AMOROSA (2014/15)
piano
Eduardo Luís Patriarca, La fée maraboutée (2015)
flauta
António Chagas Rosa, Elegias Chinesas (2014)
soprano e ensemble
quintas abertas
Vítor Rua
1 de Outubro, 21H30
O'CULTO DA AJUDA
Durante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Vítor Rua que irá apresentar a sua própria obra e a música de Karlheinz Stockhausen.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!
novos cd NO mic.pt
EAW 2015
1.º Congresso Internacional de Música Electroacústica
Álbum editado no contexto do Electroacoustic Winds 2015 com obras electroacústicas de John Chowning, Jean-Claude Risset, Daria Semegen, Ludger Brümmer, Michael Iber, Isabel Soveral, Miguel Azguime, Luís Antunes Pena, Flo Menezes, João Pedro Oliveira, Virgílio Melo, Alexander Mihalis, António de Sousa Dias e Cândido Lima.
Edição: Capella
estreias recentes
Igor C. Silva
Numb

19 de Setembro, Electroacoustic Winds 2015, Aveiro
Henrique Portovedo, saxofone
Nuno Peixoto de Pinho
Foi um dia Lopo jograr

30 de Setembro, Fundação Calouste Gulbenkian
Marina Pacheco, soprano . André Baleiro, barítono
Ensemble MPMP . Jan Wierzba, maestro
Edward Luiz Ayres d'Abreu
Foi a cítola temperar

30 de Setembro, Fundação Calouste Gulbenkian
Marina Pacheco, soprano . André Baleiro, barítono
Ensemble MPMP . Jan Wierzba, maestro
Filipe Melo
Ai, dona fea, foste-vos queixar

30 de Setembro, Fundação Calouste Gulbenkian
Marina Pacheco, soprano . André Baleiro, barítono
Ensemble MPMP . Jan Wierzba, maestro
Gonçalo Gato
Comendador, u m'eu quitei

30 de Setembro, Fundação Calouste Gulbenkian
Marina Pacheco, soprano . André Baleiro, barítono
Ensemble MPMP . Jan Wierzba, maestro
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição